Mestrado em Psicologia do Trabalho em Contextos Internacionais e Interculturais
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Item Ameaça de estereótipo: efeitos da identidade racial, perceção intergrupal e sexo(2014) Paulo, James Octávio da Silva; Brito, Rodrigo, orient.Quando pertencemos a um grupo socialmente estereotipado, o nosso desempenho pode ser afetado. Em situações em que esse estereótipo é saliente, muitas das vezes isso resulta no deslocamento do desempenho na direção desse estereótipo. Por exemplo, os afro-americanos desempenham pior quando pensam que estão a ser avaliados do que quando pensam que não estão. Esta dissertação pretende explicar esse efeito, conhecido como efeito da ameaça de estereótipo sobre o desempenho intelectual. Para isso, testei o efeito clássico e experimentei articular esse efeito com a ansiedade, a identidade racial e com os modelos relacionais que as pessoas usam nas relações com brancos e negros, como mediadores potenciais deste fenómeno. Os resultados mostram, contrariamente ao esperado, a existência do efeito da ameaça de estereótipo apenas nos participantes brancos, nos quais interage com o sexo: as mulheres desempenham pior na condição de ameaça e, ao invés, os homens desempenham melhor nessa condição; não se tendo verificado o efeito da ameaça de estereótipo nos participantes negros. Verificou-se também que a ansiedade-estado é um preditor do desempenho do PMAE e o modelo relacional de Autoridade, também, é um preditor da ameaça nos participantes negros.Item Auto-estima,auto-eficácia e empregabilidade subjectiva em empregados, desempregados e estudantes do ensino superior(2014) Gomes, Nuno Alexandre dos Santos; Brito, Rodrigo, orient.Este estudo tinha como objectivo principal compreender a relação entre a auto-estima, a auto-eficácia (duas dimensões importantes do auto-conceito), e a empregabilidade subjectiva. A amostra foi constituída por 188 pessoas, 80 homens e 108 mulheres, com idades entre os 18 e os 67 anos, que responderam a um inquérito com versões portuguesas de escalas de Auto-Eficácia Geral (Araújo & Moura, 2011), Auto-Estima Global (Santos & Maia, 2003), e Auto-Eficácia na Transição para o Trabalho (Vieira & Coimbra, 2005). Os resultados demonstraram que as três variáveis estão significativamente, moderadamente e positivamente correlacionadas entre si. Surpreendentemente, a auto-estima é a principal preditora da empregabilidade subjectiva, e este efeito da auto-estima não é mediado pela auto-eficácia. Como esperado, os empregados reportam níveis mais elevados destas três variáveis que os desempregados, mas não há efeito de género sobre estas variáveis, e o nível de qualificação também não tem um efeito directo sobre as variáveis.Item Burnout e diferenças de género em professores(2011) Santos, Sara Fernandes dos; Couvaneiro, Maria da Conceição Serrenho, orient.Esta investigação teve como objectivo, conhecer se existem diferenças estatisticamente significativas, tendo em conta a variável género, nos professores das escolas do 2º e 3º ciclos do concelho de Almada. Foram preenchidos 120 inventários, distribuídos igualmente por género, tendo sido utilizado para tal, o Inventário de Burnout de Maslach. As idades dos professores de ambos os géneros (M=45,98; DP=8,267), revelaram uma faixa etária acima dos quarenta anos de idade. Constatou-se que as hipóteses 1 e 3 foram confirmadas, pois os professores do género feminino apresentaram valores mais elevados de exaustão emocional do que os professores do género masculino, enquanto que os professores do género masculino apresentam valores mais elevados de realização no trabalho do que os professores do género feminino, respectivamente. A hipótese 2 foi a única que não se verificou, não sendo possível a sua confirmação. De facto, o objectivo desta investigação foi parcialmente confirmado, uma vez que existem diferenças estatisticamente significativas, nas dimensões exaustão emocional e realização pessoal no trabalho, excepto na dimensão despersonalização, tendo em conta a variável género, no que respeita ao sindroma de burnout nos professores do 2º e 3º ciclos das escolas do concelho de Almada.Item Burnout em professores: a sua relação com a personalidade, estratégias de coping e satisfação com a vida(2011) David, Isabel Alexandra dos Santos Aniceto do Carmo; Oliveira, João Pedro, orient.RESUMO: Foi objectivo do presente estudo relacionar Burnout, personalidade, afectividade, estratégias de coping e satisfação com a vida, numa amostra de 404 professores, do primeiro ciclo ao ensino universitário, com idades compreendidas entre 23 e 64 anos (…)Item Cinismo organizacional(2011) Dias, Maria Inês dos Reis; Couvaneiro, Maria da Conceição Serrenho, orient.O presente estudo fundamenta-se na validação da escala EVLNC (Naus, 2007) para a população portuguesa. Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário constituído por cinco escalas de medida da Saída, Voz, Lealdade, Negligência e Cinismo. O estudo foi realizado com uma amostra de conveniência , constituída por 185 colaboradores pertencentes a três organizações. Através dos resultados obtidos a escala de medida do constructo latente Cinismo não pode ser validada para a população portuguesa. Foram discutidas as implicações deste facto.Item Comprometimento organizacional como preditor das intenções de abandono: cultura organizacional como variável moderadora(2013) Silva, Fátima Patrícia Moreira da; Loureiro, Ana Luísa Cardoso Marques Teixeira, orient.O presente estudo tem como objectivo estudar a influência das três componentes do compromisso organizacional nas intenções de abandono, determinando a componente que pode ser considerada como preditora deste comportamento, analisando o papel da cultura organizacional como moderadora desta relação. A amostra do estudo é constituída por 120 participantes originários de diversas pequenas e médias empresas, sendo que 61 são do sexo feminino e 59 do masculino, com idades compreendidas entre os 19 e 61 anos. No que concerne à metodologia, aplicou-se uma escala para analisar as intenções de abandono, um questionário para o comprometimento organizacional baseado no modelo de Meyer e Allen e por fim uma escala para a cultura organizacional. Os resultados evidenciaram que as estratégias correspondentes às intenções de abandono são determinadas pelo comprometimento organizacional. Contudo, esta relação não é moderada pela cultura.Item Contribuição para a validação dos parâmetros psicométricos do inventário de expetativas e crenças pessoais acerca do álcool para adolescentes do Município do Lubango - Angola(2013) Rodrigues, Sandra Maria Vilela Nunes; Salvaterra, Fernanda, orient.O presente estudo tem como principal objetivo contribuir para uma posterior validação dos parâmetros psicométricos do Inventário de Expetativas e Crenças Pessoais Acerca do Álcool, adaptado à população adolescente do município do Lubango – Angola, bem como investigar os fatores de risco e crenças do uso do álcool nos adolescentes. Numa amostra de 259 adolescentes, constituída por metade jovens do sexo feminino e metade do sexo masculino, com uma média de idades é de 16.65 anos, aplicámos um protocolo de investigação constituído por um Questionário de caracterização, para explorar dados sobre o uso de bebidas alcoólicas, elaborado a partir dos estudos de Oliveira (2007); Breda (1996); Amaral (2009). Foi realizada uma adaptação do Inventário de Expetativas e Crenças Pessoais Acerca do Álcool. O inventário é de autorresposta, destina-se a avaliar as expetativas individuais sobre os efeitos decorrentes da ingestão moderada de bebidas alcoólicas. Concluímos que o consumo de álcool entre os jovens é devido a forças sociais, no qual enfatiza a função do meio cultural com as suas crenças, valores e atitudes que conduzem a comunidade ou seus grupos específicos no caminho da abstenção ou do uso de drogas. Como tal, o consumo de álcool nos jovens inicia-se cada vez mais cedo e por razões que muitas das vezes se tornam perigosas, como esquecer os problemas ou mesmo sentirem-se inseridos num grupo.Item Empregabilidade e side-bets: uma realidade dos estudantes universitários do mestrado(2011) Ferreira, Marta Andreia Lopes; Couvaneiro, Maria da Conceição Serrenho, orient.O conceito de empregabilidade tem sido crucial nos dias de hoje devido às mudanças que têm ocorrido na sociedade em geral. É imprescindível conhecer o este conceito bem como as transformações que têm ocorrido à volta dele e principalmente quais os seus antecedentes. Partindo da ideia que existe um investimento na procura de emprego, os side-bets foram considerados antecedentes da empregabilidade. O presente estudo teve como objectivo estudar a relação de antecedência dos side-bets com a percepção da empregabilidade, num contexto universitário, nomeadamente dos estudantes do mestrado. Os resultados permitiram concluir que os side-bets são antecedentes da empregabilidade. Contudo foram identificadas várias limitações que permitem encontrar estudos futuros bastante interessantes. Foram discutidas as implicações do presente estudoItem Estudo da Motivação e Produtividade laboral(2012) Rodrigues, Ruben Alexandre Santos; Martins, Susana Bento, orient.O estudo da motivação no trabalho bem como dos seus determinantes têm-se assumido de grande importância para os vários domínios da psicologia organizacional. Com este estudo pretende-se analisar a relação entre a motivação e a produtividade, assim como a relação destas com algumas variáveis individuais (sexo, idade, estado civil, habilitações literárias), e com a variável situacional antiguidade na tarefa. Para avaliar a motivação foi utilizada a escala MULTI MOTI de Ferreira et. all, 2006, que contem 28 itens avaliando 4 dimensões da escala referentes à motivação no trabalho (organização no trabalho, desempenho nas tarefas, realização e poder, motivação do envolvimento). Utilizou-se uma amostra de 117 colaboradores de um call center, com idades compreendidas entre 18 e 56 anos (M=24,23; DP=7,665).Item A ética protestante do trabalho e o commitment organizacional : um estudo comparativo entre protestantes e não protestantes(2012) Melancia, Débora Alexandra Duarte; Couvaneiro, Maria da Conceição Serrenho, orient.O commitment é um conceito que tem sido desenvolvido e estudado nas últimas décadas. Só, ou com outras variáveis, o commitment tem sido objecto de estudo em várias culturas. Partindo do princípio que o commitment é afectado pelos valores de cada indivíduo, este estudo procura verificar a sua relação com um sistema de valores de trabalho específico: a Ética Protestante do Trabalho. O estudo tem como contexto a classe trabalhadora, composta por protestantes e não protestantes. Os resultados permitiram concluir que a Ética Protestante do Trabalho não é um construto unidimensional. Contudo, algumas das componentes criadas apresentaram uma relação com as componentes do commitment.Item Expectativas, locus de controlo e auto-eficácia face à actual crise : uma realidade em estudantes universitários(2012) Esteves, Bruno David Dias; Loureiro, Ana Luísa Cardoso Marques Teixeira, orient.O objectivo principal desta dissertação foi estudar a questão das expectativas de empregabilidade em estudantes universitários, no contexto actual de dificuldades do mercado de trabalho. Serão também abordados os conceitos de Locus de Controlo e a Auto-Eficácia, como variavéis determinantes neste processo. Foi feito um estudo com 141 participantes, dos quais 48 são alunos que frequentam a licenciatura e 93 frequentam o mestrado, os quais responderam a um questionário que incluía abordagens face à empregabilidade actual, à procura de emprego na área de formação e à visão global de um emprego. Os resultados vão ao encontro das hipóteses formuladas e acabam por traduzir que mesmo perante o panorama actual de dificuldades, os jovens não desistem e pretendem conseguir um emprego na sua área de formação.Item Impacto da cultura sob os valores sociais : estudo comparativo com portugueses a viver em Macau e em Portugal(2012) Gomes, Pedro André Pinho; Couvaneiro, Maria da Conceição Serrenho, orient.O objectivo principal desta dissertação é estudar qual o impacto do contexto cultural e do local de trabalho sob os valores sociais. Pretende-se averiguar se a “herança cultural” portuguesa em Macau gera, ou não, consenso nos valores de portugueses a viver e trabalhar em Macau e em Portugal. Vai-se verificar se as atitudes sociais dos portugueses a viver em Macau variam das dos portugueses a viver em Portugal. Por outro lado, deseja-se perceber se a cultura chinesa influencia os valores dos portugueses a viver em Macau. Realizou-se um estudo comparativo com 119 participantes portugueses, dos quais 61 viviam em Macau e 58 a viviam em Portugal, os quais responderam a um questionário que apresentava primeiro a medida de valores e de seguida as questões sócio demográficas. A medida usada foi a versão portuguesa da versão reduzida do PVQ (Portrait Values Questionaire; Schwartz, 2001 in Ramos, 2006). Os resultados mostram que há um conjunto de valores e atitudes partilhados por Portugueses em Macau e em Portugal, no entanto, o local de trabalho e o contexto sócio-cultural não tiveram efeito significativo sob os valores.Item A influência da confiança organizacional na estratégia comportamental negligência tendo como variável moderadora o comprometimento organizacional(2012) Quaresma, Rafaela Alexandra Viegas Marques; Couvaneiro, Maria da Conceição Serrenho, orient.O problema que se circunscreve no presente estudo é o sistema de relações entre a confiança organizacional, o comprometimento organizacional e a estratégia comportamental negligência. As principais hipóteses são de que o Construto Confiança influencia a estratégia Comportamental Negligência e que esta relação é mediada pelo Comprometimento Organizacional perspetivado no Modelo das Três Componentes de Allen e Meyer (1991). Foi elaborado um questionário com base em três escalas – Escala de Confiança de Robinson (1996), Escala de Comprometimento Organizacional desenvolvida por Allen e Meyer (1997) e validada para a população portuguesa por Nascimento, Lopes e Salgueiro (2008) e a Escala do Modelo EVLN com plataforma de construção em três escalas utilizadas: uma por Rusbult et al (1998), outra por Withey e Cooper (1989) e outra por Hagedoorn et al (1999), que foi aplicado a uma amostra aleatória. A revisão de literatura do presente artigo teve base em artigos e livros da área organizacional. Identificaram-se como principais evidências que a Confiança influencia a Negligência e de que o Comprometimento Afetivo é moderador desta relação.Item Influência da liderança na satisfação no trabalho em colaboradores de comércio(2014) Ferreira, Joana Sofia da Silva; Brito, Rodrigo, orient.Neste estudo testámos a relação entre as diversas dimensões de dois tipos de liderança – a liderança transformacional e liderança transaccional – sobre a satisfação organizacional. 117 trabalhadores do comércio e serviços (Midade = 26.7; 67.5% mulheres) responderam a um questionário sobre liderança organizacional (Multifactor Leadership Questionnaire) e satisfação organizacional. Os resultados indicam que todas as dimensões de liderança menos a de ‘gestão por exceção’ se encontram relacionadas com a satisfação. No entanto, uma análise de regressão linear múltipla indica que apenas duas – uma dimensão de liderança transformacional (carisma) e uma de liderança transaccional (recompensa contingencial) – explicam a satisfação de forma independente.Item Influência da liderança no comprometimento organizacional mediada pela satisfação com o líder(2012) Caeiro, Ana Lúcia Merca; Couvaneiro, Maria da Conceição Serrenho, orient.Na presente investigação procura-se descobrir qual a influência dos estilos de Liderança Transformacional e Transacional, propostos por Bass (1985), no Modelo das Três Componentes, proposto por Meyer e Allen (1991). Procura-se, ainda, descobrir se esta relação é mediada pela Satisfação com a Liderança, desdobrada entre a faceta Relações Humanas e a faceta Técnica, conforme Weiss, Dawis, England e Lofquist (1967). Foi aplicado um questionário a uma amostra de conveniência de 102 participantes de diversas empresas. As principais conclusões são que os estilos de Liderança determinam o Comprometimento Organizacional, e a Satisfação com o Líder tem uma relação de mediação entre os estilos de Liderança e o Comprometimento Organizacional. São, também, discutidas as implicações teóricas e práticas dos resultados.Item Influência do comprometimento organizacional na estratégia comportamental voz mediada pela satisfação global com o trabalho(2012) Lopes, Tiago João Baptista; Couvaneiro, Maria da Conceição Serrenho, orient.Perante a conjuntura atual, de crescente complexidade e mutação organizacional, a compreensão do comprometimento organizacional tem-se tornado fundamental na gestão de recursos humanos. Na presente investigação procura-se saber qual a influência do “Modelo das Três-Componentes”, proposto por Meyer e Allen (1991) na Estratégia Comportamental Voz do Modelo EVLN, proposto por Farrell e Rusbult (Farrell, 1983; Rusbult et al., 1982). Procura-se ainda saber se esta relação é mediada pela Satisfação Global com o Trabalho, conforme Hackman e Oldham (1980). Foi aplicado um questionário a uma amostra probabilística de 144 colaboradores na empresa EGEAC, composto pela escala de comprometimento organizacional de Meyer e Allen (1997), a escala voz do modelo de estratégias comportamentais EVLN de Farrell e Rusbult (Farrell, 1983; Rusbult et al., 1982) e a escala de satisfação global com o trabalho, de Hackman e Oldham (1980). Perante os resultados obtidos pode-se constatar que a componente organizacional afetiva e normativa determinam a estratégia comportamental voz, e que esta relação é positivamente mediada pela satisfação global com o trabalho. Como contributo para a gestão de recursos humanos o presente estudo demonstra a importância da gestão dos afetos e responsabilidades, visto a preponderância apresentada por estas componentes.Item A influência do comprometimento organizacional na satisfação no trabalho em voluntariado(2012) Nascimento, Diogo Filipe Gaspar de; Nascimento, José Luís, orient.Este trabalho tem como principal objetivo estudar a relação entre o comprometimento organizacional e a satisfação no trabalho em voluntários pertencentes a diferentes organizações de terceiro sector da zona da Grande Lisboa. A amostra em estudo é constituída por 121 voluntários, com idades compreendidas entre os 12 e os 63 anos, de ambos os géneros e com habilitações literárias desde o 4ª ano ao ensino superior. No que concerne à metodologia, é utilizado um questionário que mede o comprometimento organizacional, elaborado por Allen e Meyer (1997) e um inventário sobre a satisfação global com trabalho proposto por Hackman e Oldham (1975). Na análise dos dados utilizou-se o programa estatístico SPSS. Os resultados obtidos confirmam a existência de uma relação entre o comprometimento organizacional e a satisfação global com o trabalho. De entre as dimensões do comprometimento organizacional, aquela que possui um melhor poder preditivo sobre a satisfação global com o trabalho é o comprometimento afetivo, sendo que quanto maior este último maior a satisfação com o trabalho. As implicações teóricas destes resultados são abordadas e discutidas.Item A influência do controlo do acesso à internet na satisfação com o trabalho(2010) Espadaneira, Marisa Isabel Realista; Couvaneiro, Maria da Conceição Serrenho, orient.A presente investigação incide no estudo da influência das dimensões do controlo do acesso à Internet, propostas por Hackman e Oldham (1975), e das facetas da satisfação com o trabalho, propostas por Spector (1985) num contexto organizacional. Os dados foram obtidos através da aplicação de três escalas avaliativas: o "Job Diagnostic Survey" (JDS), o "Job Satisfaction Survey" (JSS), e uma escala criada para avaliar as dimensões do controlo do acesso à Internet. O estudo incidiu numa amostra de conveniência, constituída por 135 colaboradores pertencentes a três organizações. Os resultados obtidos demonstraram que apenas três dimensões revelaram relações de antecedência com as dimensões da satisfação com o trabalho: no bloqueio a páginas e aplicações foram identificadas relações de antecedência com a da satisfação com os benefícios adicionais e com a promoção. Quanto à voz nas políticas da organização foram identificadas relações com a satisfação com os colegas, e com a natureza do trabalho. E na legislação foram identificadas relações com a satisfação com as recompensas contingenciais, com as condições operantes e com a comunicação. Os resultados levaram à não confirmação do modelo em análise, por não estar em linha com o quadro teórico estabelecido. Foram discutidas algumas das implicações dos resultados obtidos.Item Inteligência emocional e a satisfação no trabalho(2013) Tavares, Lúcia; Camilo, Cristina, orient.O objetivo do estudo realizado foi verificar a existência de uma relação entre a Inteligência Emocional e a Satisfação no trabalho num contexto organizacional onde o valor central é a hospitalidade. Para medir as variáveis em estudo foram utilizadas as escalas de medida Job Satisfaction Survey de Paul Spector (1994) e Assessing Emotions Scale (Schutte,Malouff, Thorsteinsson, Bhullar & Rooke, 2007). Tentou-se verificar a possibilidade de existir uma correlação entre a Inteligência Emocional e a Satisfação no trabalho. Os resultados mostram que a relação entre Inteligência Emocional e satisfação só ocorre na parte da amostra que tem contacto direto com os hóspedes.Item O papel das práticas de responsabilidade social percebida na satisfação no trabalho : um estudo em empresas brasileiras e portuguesas(2013) Cavalcante, Sarah de Carvalho; Loureiro, Ana Luísa Cardoso Marques Teixeira, orient.A presente dissertação tem como objetivo estudar a perceção das práticas de responsabilidade social e sua relação com a satisfação no trabalho de colaboradores de duas empresas de tecnologia da informação, sendo uma brasileira e outra portuguesa. Duzentos e dois colaboradores responderam a um questionário que incluía as escalas de perceção de responsabilidade social e satisfação no trabalho, e itens de caracterização sócio demográfica. Esperava-se que quanto maior a perceção dos colaboradores quanto às três dimensões de responsabilidade social: para com os colaboradores, ambiente e comunidade e económica, maior seria a satisfação no trabalho. Os resultados mostram uma correlação positiva entre as três dimensões da responsabilidade social com a satisfação, sendo a dimensão de responsabilidade para com os colaboradores e a económica mais elevada do que a responsabilidade social ambiental. Destaca-se ainda que os colaboradores da empresa brasileira tiveram uma perceção mais alta das práticas de responsabilidade social da empresa na qual trabalham, impactando no aumento da satisfação desses colaboradores.