Mestrado em Psicologia do Trabalho em Contextos Internacionais e Interculturais

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    Influência da liderança na satisfação no trabalho em colaboradores de comércio
    (2014) Ferreira, Joana Sofia da Silva; Brito, Rodrigo, orient.
    Neste estudo testámos a relação entre as diversas dimensões de dois tipos de liderança – a liderança transformacional e liderança transaccional – sobre a satisfação organizacional. 117 trabalhadores do comércio e serviços (Midade = 26.7; 67.5% mulheres) responderam a um questionário sobre liderança organizacional (Multifactor Leadership Questionnaire) e satisfação organizacional. Os resultados indicam que todas as dimensões de liderança menos a de ‘gestão por exceção’ se encontram relacionadas com a satisfação. No entanto, uma análise de regressão linear múltipla indica que apenas duas – uma dimensão de liderança transformacional (carisma) e uma de liderança transaccional (recompensa contingencial) – explicam a satisfação de forma independente.
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    Valores sociais em estudantes universitários portugueses
    (2013) Martins, Marisa Isabel da Silva; Loureiro, Ana Luísa Cardoso Marques Teixeira, orient.
    Os valores estão presentes nas sociedades, nas diversas culturas e modificam-se de geração em geração. O objectivo primordial desta dissertação é abordar os valores sociais dos estudantes universitários de universidades portuguesas, segundo os dez tipos motivacionais analisados na teoria de Schwartz. Neste estudo participaram 314 estudantes, sendo que 151 são do sexo masculino e 163 do sexo feminino. Os estudantes responderam a um questionário composto por uma escala de medida de valores sociais, de atitudes altruístas e obrigação moral, contendo ainda questões de caracterização demográfica. Os resultados demonstraram que existe uma pré-disposição dos jovens para valores de abertura à mudança, à realização de novas experiências, bem como de valores sociais de auto-promoção.
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    Relação entre a cultura organizacional e a satisfação no trabalho
    (2013) Valério, Catarina Sardinha Gomes; Loureiro, Ana Luísa Cardoso Marques Teixeira, orient.
    Este estudo empírico tem como finalidade investigar em que medida a cultura organizacional está associada à satisfação no trabalho, nas suas várias dimensões. Através de um questionário distribuído a uma amostra de cento e trinta e um trabalhadores de vários departamentos numa companhia aérea portuguesa, apurou-se que o tipo de cultura que mais se destaca na organização é a cultura de regras, e que os trabalhadores da companhia áerea se encontram satisfeitos com a cultura de apoio.
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    Auto-estima,auto-eficácia e empregabilidade subjectiva em empregados, desempregados e estudantes do ensino superior
    (2014) Gomes, Nuno Alexandre dos Santos; Brito, Rodrigo, orient.
    Este estudo tinha como objectivo principal compreender a relação entre a auto-estima, a auto-eficácia (duas dimensões importantes do auto-conceito), e a empregabilidade subjectiva. A amostra foi constituída por 188 pessoas, 80 homens e 108 mulheres, com idades entre os 18 e os 67 anos, que responderam a um inquérito com versões portuguesas de escalas de Auto-Eficácia Geral (Araújo & Moura, 2011), Auto-Estima Global (Santos & Maia, 2003), e Auto-Eficácia na Transição para o Trabalho (Vieira & Coimbra, 2005). Os resultados demonstraram que as três variáveis estão significativamente, moderadamente e positivamente correlacionadas entre si. Surpreendentemente, a auto-estima é a principal preditora da empregabilidade subjectiva, e este efeito da auto-estima não é mediado pela auto-eficácia. Como esperado, os empregados reportam níveis mais elevados destas três variáveis que os desempregados, mas não há efeito de género sobre estas variáveis, e o nível de qualificação também não tem um efeito directo sobre as variáveis.
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    Responsabilidade social e percepção do risco de acidentes de trabalho: estudo com motoristas e instrutores de condução
    (2013) Dias, Catarina Alexandra Guerreiro Marques; Loureiro, Ana Luísa Cardoso Marques Teixeira, orient.
    A presente dissertação pretende contribuir para o estudo da percepção das estratégias e políticas de Responsabilidade Social dentro das empresas. Ao abordar este conceito pretende-se obter uma compreensão mais profunda da percepção que os colaboradores de uma determinada empresa têm acerca do seu desempenho tanto ao nível interno como externo da responsabilidade social, bem como tentar compreender de que modo se relaciona com a percepção de risco de acidentes de trabalho. No presente estudo foram questionados cento e sessenta e dois indivíduos, trabalhadores no sector da instrução de condução e motoristas de passageiros. O questionário era composto pelas escalas: Percepção de Responsabilidade Social, Percepção de Acidentes de Trabalho, várias questões relacionadas com a exposição ao factor risco, um conjunto de questões relacionadas com a probabilidade de ocorrência de acidentes de trabalho, e algumas questões de segurança e legislação laboral. A hipótese é, verificar se quando maior são as práticas de responsabilidade social nas três dimensões (colaboradores, ambiente e comunidade e económica), menor vai ser a percepção de risco de acidentes de trabalho. Através dos resultados obtidos verifica-se que quanto maior forem as práticas de Responsabilidade Social por parte da empresa, face ao bem-estar dos colaboradores, menor é a percepção de risco e acidentes de trabalho. Neste sentido a Responsabilidade Social contribui para o bem-estar no contexto do trabalho.
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    Ameaça de estereótipo: efeitos da identidade racial, perceção intergrupal e sexo
    (2014) Paulo, James Octávio da Silva; Brito, Rodrigo, orient.
    Quando pertencemos a um grupo socialmente estereotipado, o nosso desempenho pode ser afetado. Em situações em que esse estereótipo é saliente, muitas das vezes isso resulta no deslocamento do desempenho na direção desse estereótipo. Por exemplo, os afro-americanos desempenham pior quando pensam que estão a ser avaliados do que quando pensam que não estão. Esta dissertação pretende explicar esse efeito, conhecido como efeito da ameaça de estereótipo sobre o desempenho intelectual. Para isso, testei o efeito clássico e experimentei articular esse efeito com a ansiedade, a identidade racial e com os modelos relacionais que as pessoas usam nas relações com brancos e negros, como mediadores potenciais deste fenómeno. Os resultados mostram, contrariamente ao esperado, a existência do efeito da ameaça de estereótipo apenas nos participantes brancos, nos quais interage com o sexo: as mulheres desempenham pior na condição de ameaça e, ao invés, os homens desempenham melhor nessa condição; não se tendo verificado o efeito da ameaça de estereótipo nos participantes negros. Verificou-se também que a ansiedade-estado é um preditor do desempenho do PMAE e o modelo relacional de Autoridade, também, é um preditor da ameaça nos participantes negros.
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    Comprometimento organizacional como preditor das intenções de abandono: cultura organizacional como variável moderadora
    (2013) Silva, Fátima Patrícia Moreira da; Loureiro, Ana Luísa Cardoso Marques Teixeira, orient.
    O presente estudo tem como objectivo estudar a influência das três componentes do compromisso organizacional nas intenções de abandono, determinando a componente que pode ser considerada como preditora deste comportamento, analisando o papel da cultura organizacional como moderadora desta relação. A amostra do estudo é constituída por 120 participantes originários de diversas pequenas e médias empresas, sendo que 61 são do sexo feminino e 59 do masculino, com idades compreendidas entre os 19 e 61 anos. No que concerne à metodologia, aplicou-se uma escala para analisar as intenções de abandono, um questionário para o comprometimento organizacional baseado no modelo de Meyer e Allen e por fim uma escala para a cultura organizacional. Os resultados evidenciaram que as estratégias correspondentes às intenções de abandono são determinadas pelo comprometimento organizacional. Contudo, esta relação não é moderada pela cultura.
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    Contribuição para a validação dos parâmetros psicométricos do inventário de expetativas e crenças pessoais acerca do álcool para adolescentes do Município do Lubango - Angola
    (2013) Rodrigues, Sandra Maria Vilela Nunes; Salvaterra, Fernanda, orient.
    O presente estudo tem como principal objetivo contribuir para uma posterior validação dos parâmetros psicométricos do Inventário de Expetativas e Crenças Pessoais Acerca do Álcool, adaptado à população adolescente do município do Lubango – Angola, bem como investigar os fatores de risco e crenças do uso do álcool nos adolescentes. Numa amostra de 259 adolescentes, constituída por metade jovens do sexo feminino e metade do sexo masculino, com uma média de idades é de 16.65 anos, aplicámos um protocolo de investigação constituído por um Questionário de caracterização, para explorar dados sobre o uso de bebidas alcoólicas, elaborado a partir dos estudos de Oliveira (2007); Breda (1996); Amaral (2009). Foi realizada uma adaptação do Inventário de Expetativas e Crenças Pessoais Acerca do Álcool. O inventário é de autorresposta, destina-se a avaliar as expetativas individuais sobre os efeitos decorrentes da ingestão moderada de bebidas alcoólicas. Concluímos que o consumo de álcool entre os jovens é devido a forças sociais, no qual enfatiza a função do meio cultural com as suas crenças, valores e atitudes que conduzem a comunidade ou seus grupos específicos no caminho da abstenção ou do uso de drogas. Como tal, o consumo de álcool nos jovens inicia-se cada vez mais cedo e por razões que muitas das vezes se tornam perigosas, como esquecer os problemas ou mesmo sentirem-se inseridos num grupo.
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    Inteligência emocional e a satisfação no trabalho
    (2013) Tavares, Lúcia; Camilo, Cristina, orient.
    O objetivo do estudo realizado foi verificar a existência de uma relação entre a Inteligência Emocional e a Satisfação no trabalho num contexto organizacional onde o valor central é a hospitalidade. Para medir as variáveis em estudo foram utilizadas as escalas de medida Job Satisfaction Survey de Paul Spector (1994) e Assessing Emotions Scale (Schutte,Malouff, Thorsteinsson, Bhullar & Rooke, 2007). Tentou-se verificar a possibilidade de existir uma correlação entre a Inteligência Emocional e a Satisfação no trabalho. Os resultados mostram que a relação entre Inteligência Emocional e satisfação só ocorre na parte da amostra que tem contacto direto com os hóspedes.
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    O papel das práticas de responsabilidade social percebida na satisfação no trabalho : um estudo em empresas brasileiras e portuguesas
    (2013) Cavalcante, Sarah de Carvalho; Loureiro, Ana Luísa Cardoso Marques Teixeira, orient.
    A presente dissertação tem como objetivo estudar a perceção das práticas de responsabilidade social e sua relação com a satisfação no trabalho de colaboradores de duas empresas de tecnologia da informação, sendo uma brasileira e outra portuguesa. Duzentos e dois colaboradores responderam a um questionário que incluía as escalas de perceção de responsabilidade social e satisfação no trabalho, e itens de caracterização sócio demográfica. Esperava-se que quanto maior a perceção dos colaboradores quanto às três dimensões de responsabilidade social: para com os colaboradores, ambiente e comunidade e económica, maior seria a satisfação no trabalho. Os resultados mostram uma correlação positiva entre as três dimensões da responsabilidade social com a satisfação, sendo a dimensão de responsabilidade para com os colaboradores e a económica mais elevada do que a responsabilidade social ambiental. Destaca-se ainda que os colaboradores da empresa brasileira tiveram uma perceção mais alta das práticas de responsabilidade social da empresa na qual trabalham, impactando no aumento da satisfação desses colaboradores.
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    A satisfação com a avaliação de desempenho e o comprometimento afectivo
    (2011) Catita, Cristina Sofia Almeida Fontes; Couvaneiro, Maria da Conceição Serrenho, orient.
    A presente investigação incide no estudo da Satisfação com a Avaliação de Desempenho e o Comprometimento Afectivo. A Avaliação de Desempenho é um tema actual e que tem vindo a ser bastante investigado considerando que oferece às empresas instrumentos que medem a relação dos colaboradores com a sua função. Segundo pesquisas recentes existe uma importante relação entre a Satisfação com a Avaliação de Desempenho e o Comprometimento Afectivo (Kuuvas, 2006; Vignaswaran,2005; Cook & Crossman, 2005). Os resultados obtidos na análise das hipóteses colocadas permitiram identificar a existência de uma influência significativa entre a Satisfação com a Avaliação de Desempenho e o Comprometimento Afectivo. Na Satisfação com o Chefe foram identificadas relações com a Satisfação com a Avaliação de Desempenho e com o Comprometimento Afectivo. Na Satisfação com a Avaliação de Desempenho foi identificada uma relação de influência com o Desempenho. Por último, foi estabelecido uma relação significativa entre a Satisfação com o Chefe e o Desempenho mediada pela Satisfação com a Avaliação de Desempenho. Os resultados levaram à confirmação do modelo em análise, estando este linha com o quadro teórico estabelecido. Foram discutidos algumas das implicações dos resultados obtidos e sugestões futuras.
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    Stresse em expatriados : transpor as fronteiras de si
    (2012) Guedes, Bruno Miguel Duarte; Loureiro, Ana Luísa Cardoso Marques Teixeira, orient.
    Esta investigação teve como objetivo avaliar a perceção da Qualidade de Vida nas suas várias dimensões, e como esta pode estar associada à Satisfação no Trabalho. Pretende-se avaliar ainda a relação entre Stresse e a Satisfação no Trabalho, assim como a relação entre perceção do trabalho em contexto de expatriação e a satisfação no trabalho. Na recolha dos dados na plataforma on-line Qualtrics obtivemos 101 questionários válidos. O questionário é constituído pelas seguintes escalas: a WHOQOL-Bref, a 23 QVS de Vaz Serra (2000a), cinco itens da escala de satisfação do trabalho de Lima e colaboradores (1994), e o questionário de expatriados de Camara (2011). Os resultados permitiram concluir que a satisfação com a expatriação apresenta uma relação positiva com a qualidade de vida, assim como também é positiva a relação da satisfação com a perceção do contexto de expatriação. Encontra-se também uma relação negativa da satisfação com o stresse. Com base nos resultados obtidos concluiu-se que a satisfação no trabalho com um processo de expatriação no ponto de vista de quem é o expatriado, depende de vários elementos combinados, sendo, todavia, a maior responsabilidade deste processo atribuída à qualidade de vida.
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    Valores culturais, orientações políticas e classes sociais : consequências nos valores de trabalho
    (2012) Araújo, João Eduardo Luso Soares de Borja; Brito, Rodrigo, orient.
    Aborda-se a temática das estruturas de valores e consequente impacto nas atitudes e comportamentos na sociedade em geral e no trabalho em particular. Uma amostra diversificada de 157 participantes, recrutada em diferentes meios sociais, variando assim em termos etários, de qualificações académicas, de classe social e de simpatia partidária, respondeu a um questionário sobre valores, valores de trabalho e orientações políticas. Primeiro, verificámos que as orientações político-ideológicas são estruturadas em duas dimensões correlacionadas mas independentes: a esquerda-direita e o autoritarismo-liberdade. Também verificámos que diferentes dimensões supraordenadas de valores do modelo de valores universais de Schwartz estruturam os valores de trabalho e as orientações político-ideológicas, com impactos específicos sobre as funções laborais desejáveis e as preferências socioeconómico-culturais. Finalmente, os efeitos das dimensões de classe social (detenção de capital e qualificação académica) sobre as orientações político-ideológicas sugerem que as dimensões direita-esquerda e autoritarismo-liberdade, apesar de estarem correlacionadas, têm motivações e origens sociológicas diferentes.
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    Valores sociais e cidadania organizacional : um estudo com voluntários
    (2012) Silva, Ana Gabriela Cordeiro; Loureiro, Ana Luísa Cardoso Marques Teixeira, orient.
    Este estudo visa investigar a relação entre os Valores Sociais e os Comportamentos de Cidadania Organizacional. O objetivo para este estudo é procurar perceber a relação entre os valores sociais e o comportamento de cidadania organizacional. Em particular pretende-se testar a hipótese de que quanto mais elevados os valores de auto transcendência e de abertura à mudança, maior tendência para haver manifestação de comportamentos de cidadania organizacional em voluntários, assim como quanto mais valores de auto transcendência, maior a motivação para praticar voluntariado e, quanto maior a motivação, maior tendência para a manifestação de comportamentos de cidadania organizacional. Para testar estas hipóteses recorreu-se a um estudo correlacional, com uma amostra de 52 voluntários de várias associações, com idades compreendidas entre os 13 e os 58 anos de idade e de ambos os sexos, que responderam a 2 questionários: um para medir os valores sociais e outro para medir os comportamentos de cidadania organizacional e três questões sobre motivação para o voluntariado. Os resultados obtidos revelam correlação positiva entre a dimensão dos valores de Auto transcendência e todas as dimensões do Comportamento de Cidadania Organizacional, bem como a motivação ser um fator que influencia a manifestação de comportamentos de cidadania organizacional.
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    Estudo da Motivação e Produtividade laboral
    (2012) Rodrigues, Ruben Alexandre Santos; Martins, Susana Bento, orient.
    O estudo da motivação no trabalho bem como dos seus determinantes têm-se assumido de grande importância para os vários domínios da psicologia organizacional. Com este estudo pretende-se analisar a relação entre a motivação e a produtividade, assim como a relação destas com algumas variáveis individuais (sexo, idade, estado civil, habilitações literárias), e com a variável situacional antiguidade na tarefa. Para avaliar a motivação foi utilizada a escala MULTI MOTI de Ferreira et. all, 2006, que contem 28 itens avaliando 4 dimensões da escala referentes à motivação no trabalho (organização no trabalho, desempenho nas tarefas, realização e poder, motivação do envolvimento). Utilizou-se uma amostra de 117 colaboradores de um call center, com idades compreendidas entre 18 e 56 anos (M=24,23; DP=7,665).
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    A influência do comprometimento organizacional na satisfação no trabalho em voluntariado
    (2012) Nascimento, Diogo Filipe Gaspar de; Nascimento, José Luís, orient.
    Este trabalho tem como principal objetivo estudar a relação entre o comprometimento organizacional e a satisfação no trabalho em voluntários pertencentes a diferentes organizações de terceiro sector da zona da Grande Lisboa. A amostra em estudo é constituída por 121 voluntários, com idades compreendidas entre os 12 e os 63 anos, de ambos os géneros e com habilitações literárias desde o 4ª ano ao ensino superior. No que concerne à metodologia, é utilizado um questionário que mede o comprometimento organizacional, elaborado por Allen e Meyer (1997) e um inventário sobre a satisfação global com trabalho proposto por Hackman e Oldham (1975). Na análise dos dados utilizou-se o programa estatístico SPSS. Os resultados obtidos confirmam a existência de uma relação entre o comprometimento organizacional e a satisfação global com o trabalho. De entre as dimensões do comprometimento organizacional, aquela que possui um melhor poder preditivo sobre a satisfação global com o trabalho é o comprometimento afetivo, sendo que quanto maior este último maior a satisfação com o trabalho. As implicações teóricas destes resultados são abordadas e discutidas.
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    Impacto da cultura sob os valores sociais : estudo comparativo com portugueses a viver em Macau e em Portugal
    (2012) Gomes, Pedro André Pinho; Couvaneiro, Maria da Conceição Serrenho, orient.
    O objectivo principal desta dissertação é estudar qual o impacto do contexto cultural e do local de trabalho sob os valores sociais. Pretende-se averiguar se a “herança cultural” portuguesa em Macau gera, ou não, consenso nos valores de portugueses a viver e trabalhar em Macau e em Portugal. Vai-se verificar se as atitudes sociais dos portugueses a viver em Macau variam das dos portugueses a viver em Portugal. Por outro lado, deseja-se perceber se a cultura chinesa influencia os valores dos portugueses a viver em Macau. Realizou-se um estudo comparativo com 119 participantes portugueses, dos quais 61 viviam em Macau e 58 a viviam em Portugal, os quais responderam a um questionário que apresentava primeiro a medida de valores e de seguida as questões sócio demográficas. A medida usada foi a versão portuguesa da versão reduzida do PVQ (Portrait Values Questionaire; Schwartz, 2001 in Ramos, 2006). Os resultados mostram que há um conjunto de valores e atitudes partilhados por Portugueses em Macau e em Portugal, no entanto, o local de trabalho e o contexto sócio-cultural não tiveram efeito significativo sob os valores.
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    Responsabilidade Social e Satisfação no Trabalho : estudo numa Organização Angolana
    (2012) Santos, José Rodrigues dos; Loureiro, Ana Luísa Cardoso Marques Teixeira, orient.
    Foi objetivo deste estudo analisar a relação entre a perceção da responsabilidade social e a satisfação no trabalho numa amostra de trabalhadores de uma empresa da área petrolífera de Angola. A amostra foi constituída por 135 profissionais. Foram utilizados como instrumentos um questionário de dados demográficos, a Escala de Percepção de Responsabilidade Social e uma escala de Satisfação no Trabalho. Os resultados mostram que quanto mais positiva é a perceção da forma como a empresa trata os seus recursos humanos e como contribui para o seu bem-estar e quanto maior é a perceção da responsabilidade social ao nível económico, maior é a satisfação no trabalho. Contudo, não foi encontrada uma relação significativa entre a perceção da responsabilidade social ao nível da comunidade e ambiente e a satisfação no trabalho.
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    Socialização e Satisfação nos diferentes tipos de estágios
    (2012) Relvas, David José Nunes; Couvaneiro, Maria da Conceição Serrenho, orient.
    O objectivo do presente estudo é perceber se a satisfação de estagiários é influenciada por alguma das dimensões da medida de estabelecimento de relações, especialmente da socialização. A amostra é constituída por 144 participantes, 52 do sexo masculino e 92 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 19 e os 45 anos. Os instrumentos utilizados foram os seguintes: Estabelecimento de Relações propostas por Ashford e Black, que é constituída por três subescalas (socialização, relação com o orientador e estabelecimento de redes sociais), e a segunda foi a da Satisfação Global com o Trabalho propostas por Hackman e Oldham Os resultados revelaram que a satisfação é influenciado por algumas das dimensões da medida de estabelecimento de relações, assim quanto maior for a socialização do individuo maior será a satisfação no trabalho, maior será o bem-estar vivido no trabalho ou na situação do trabalho, sendo maior o seu empenho em relação à organização e ao seu estágio.
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    Valores de trabalho, satisfação global com o trabalho e satisfação com a vida : um estudo exploratório das diferenças sócio-demográficas em institutos de saúde
    (2012) Pacheco, Joana Manuel Amorim Padrão; Couvaneiro, Maria da Conceição Serrenho, orient.
    Foram objetivos do presente estudo proceder à análise das relações entre Valores de trabalho, Satisfação no trabalho e Satisfação com a vida em profissionais do sector da saúde e perceber se dimensões como antiguidade na empresa, os anos de experiência e o número de organizações, função, definição de objetivos, avaliação do desempenho, idade, escolaridade, sexo e estado civil tinham um papel nas dimensões principais do estudo. Foi recolhida uma amostra de 214 profissionais da saúde, sendo 24% do sexo masculino e com idades entre 21 e 71 anos (M=40.06; DP=10.93). Foram utilizados os instrumentos WVS (Schwartz, 1994), QSGT (Hackman & Oldham, 1975) e SWLS (Diener, 1984). Os resultados mostraram que existe uma relação positiva entre a satisfação na vida e a satisfação no trabalho; que quanto mais elevados eram os valores de trabalho Poder, Realização, Hedonismo, Estimulação, Auto direção, Benevolência, Conformismo e Segurança, maior era a Satisfação no trabalho; que quanto mais elevados são os valores de trabalho Poder, Realização, Hedonismo, Estimulação, Auto direção, Universalismo, Benevolência, Tradição, Conformismo e Segurança maior era a Satisfação com a vida; e que existem diferenças entre sexos, idade, estado civil e escolaridade ao nível dos valores de trabalho. Contudo, apesar da satisfação com a vida ser influenciada pela satisfação no trabalho e pelos valores de trabalho, estas dimensões, por si só, não explicam fortemente a satisfação com a vida.