Caleidoscópio : Revista de Comunicação e Cultura nº 03 (2002)

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    Pluralismo no campo: os estudos narrativos como pesquisa interdisciplinar
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2002) O´Connor, Ellen S.; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
    Este texto explora o pluralismo na Pesquisa Organizacional (PO) numa perspectiva disciplinar. Assume os estudos narrativos como um pluralismo teórico e metodológico que procura articular a PO e as humanidades. As abordagens narrativas são aqui apresentadas quer como bem posicionadas para conduzir a PO em direcções promissoras, quer como necessitando ainda de manter um diálogo mais amplo com a PO tradicional de modo a conseguir aquele objectivo. O artigo está estruturado em cinco secções principais: (1) um enquadramento dos estudos narrativos que os insere numa pesquisa mais vasta sobre a importância e as operações da linguagem, remontando para o efeito à filosofia do século XIX e início do século XX; (2) algumas definições de narrativa, quanto à forma e ao conteúdo, com insistência neste último; (3) uma digressão sobre a natureza interdisciplinar dos estudos narrativos, incidindo-se muito em particular na filosofia, na psicologia e na antropologia; (4) um relance sobre o contributo das abordagens narrativas para os estudos organizacionais até ao presente; (5) uma crítica das contribuições e sugestões de tendências promissoras para o futuro.
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    Da teoria das organizações às instituições
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2002) Rosa, António Machuco; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
    Neste artigo são passadas em revista algumas das principais teorias da organização empresarial à luz da moderna teoria dos grafos. Analisa-se, em primeiro lugar, a teoria clássica da gestão teorizada por H. Fayol, mostrando-se como ela pode ser revista de acordo com a teoria dos grafos hierárquicos. De seguida, analisa-se o conceito de rede dinâmica, o qual leva a abandonar a teoria neoclássica quer da empresa quer do mercado e a caracterizar as empresas evoluindo nos ambientes das tecnologias da informação. São passados em revista os casos da Cisco Systems e da Microsoft Inc., salientando-se o tipo de grafos que lhes correspondem. É finalmente destacado o papel dos standards em tecnologias da informação, concluindo-se serem necessários mecanismos de regulação institucional em dinâmicas empresariais que tendem a favorecer a emergência de monopólios.
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    Depois de Chicago, a caminho de lado nenhum
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2002) Baptista, Carla; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
    O Jornalismo faz hoje parte de uma poderosa indústria de conteúdos. Integrando esse vasto mundo da comunicação, a informação compete com outros géneros discursivos – como o entretenimento, a publicidade ou o marketing – pela atenção e preferência das audiências. O Jornalismo tem revelado, neste processo, uma extraordinária capacidade de adaptação. Entre os primórdios da profissão e os múltiplos produtos prêt-à-porter que hoje são oferecidos, houve um desvirtuamento ou apenas uma evolução natural? Como se articula o ensino do jornalismo nas universidades com a prática efectiva das redacções? Este texto lança várias interrogações sobre o presente e o futuro do Jornalismo, a partir de um “momento de ouro” ou uma “oportunidade perdida” na sua istória: quando, em Chicago, nas primeiras décadas do século XIX, Jornalismo e Sociologia andaram quase de mãos dadas.
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    Identidade e mudança
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2002) Faia, Maria Amélia; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
    No presente artigo propomos uma reflexão e uma desconstrução do conceito de Identidade, de modo a explicitar o respectivo conteúdo conceptual. Pretendemos clarificar as inúmeras acepções implicadas no referido conceito, de modo a permitir um uso mais rigoroso do mesmo. Ao longo de todo o artigo, o problema da identidade é pensado segundo uma perspectiva relacional com o problema da mudança. Assim, é nossa intenção contribuir para a desmistificação de uma pretensa antino mia entre estas duas questões.
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    As marcas e o valor da imagem. A dimensão simbólico das actividades económicas
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2002) Ruão, Teresa; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
    O fenómeno marcas de comércio tem conhecido uma expressiva investigação nos últimos 20 anos, em consequência do crescimento da paisagem de marcas no universo económico. Na verdade, estamos hoje perante mercados sobrepovoados de sinais de distinção que procuram, a todo o custo, atingir a memória dos consumidores. Neste contexto, as marcas têm constituído fontes de valor acrescentado para as empresas e seus clientes, promovendo a diferenciação e apelo ao consumo. E um dos pilares desse capital-marca assenta na imagem positiva, ou percepção favorável que conseguem estimular na mente dos públicos-alvo. O presente artigo discute, precisamente, os conceitos marca, valor e imagem, procurando reflectir sobre a forma como a percepção das marcas se pode traduzir em valor simbólico e económico para as empresas.
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    Mitos, organizações e mudança : uma entrevista a James G. March
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2002) March, James G.; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
    Como concebe James G. March, professor da Universidade de Stanford e considerado um dos maiores teóricos actuais das organizações,a mudança ou, pelo menos, as condições para a sua existência numa organização? Evocando os mitos da gestão, James G. March aborda o tema de um modo original.
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    Processos de decisão em ambiente de complexidade
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2002) Pena, António de Oliveira; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
    Neste artigo, interligam-se problemáticas decisórias com projectos comunicacionais integrados em ambientes de complexidade protagonizados por conflitos económicos e de segurança, assimétricos, com referências à Sociedade de Risco. O quadro conceptual apresentado tem inspiração do campo militar e está norteado por considerações económicas. Neste último aspecto referem-se conceitos de Prémios Nobel de Economia para justificar a Sociedade de Partilha (1998) e as Informações Assimétricas (2001). Na problemática da decisão releva-se a coerência, a intuição e a influência, apresentando-se a comunicação e o controlo como instrumentos fundamentais para cumprir as decisões.
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    Sobre o poder da imagem nas organizações
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2002) Martins, Margarida Ayres; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
    Nas sociedades de informação, a imagem é objecto de interesse e investimento progressiva - mente maiores no planeamento e desenvolvimento estratégico das Organizações, devido ao poder que possui de interferir no comportamento dos consumidores. O poder da imagem “produz” a legitimação do poder da Organização orientando, pelo simbólico/imaginário, o comportamento dos consumidores. A correlação entre o poder que tem a imagem de representar, para os consumidores, o poder de resposta da Organização às necessidades, desejos e vontades, permite, por sua vez, entender a forte relação entre imagem e estratégias da Organização. Assim, o investimento em imagem equivale e representa um investimento em poder.
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    Um olhar possível sobre o poder na empresa
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2002) Gama, Maria Gabriela; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
    O conceito de poder tem sido recentemente revalorizado como objecto de estudo da comunicação empresarial. No entanto, hoje reconhece-se que a questão do poder é uma parte primordial do processo pelo qual uma empresa, através das práticas discursivas constitui e reconstitui a sua realidade social. Alguns autores abordam o poder numa perspectiva de gestão encarando-o como um aspecto prioritário do processo de gestão. Mas, o que pretendemos salientar, é que nos parece relevante teorizar a relação que existe entre a comunicação e o poder como domínio.
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    O desafio das marcas ou o contínuo desenho da vida
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2002) Vasconcelos, Maria João; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
    O desafio da operacionalização da identidade concebido a partir do design enquanto disciplina de gestão de marcas. O processo da re(construção) vivido e reflectido através de um caso concreto – a mudança de imagem da GALP ENERGIA. A gestão de marcas como a reinvenção permanente da vida.
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    Entre prisão e exílio: rompendo com a cartografia do feminino
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2002) Álvares, Cláudia; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
    Neste artigo pretende apontar-se para uma crítica da representação da subjectividade feminina, sendo a representação sinónima de territorialização ou cartografia do feminino. A tentativa de se descentrar o mapeamento vigente envolve uma ruptura no modelo que pressupõe uma coincidência entre significante feminino e significado dominante, dando lugar ao jogo infinito de significação enquanto acto político. A geografia feminista da década de 80, refém dos conceitos marxistas de produção e reprodução, conceitos esses alusivos às esferas pública e privada respectivamente, ainda se movimenta no âmbito do essencialismo feminino. Contudo, ao admitir a ideia de excesso, de uma suplementaridade que escapa irremediavelmente a qualquer tentativa de contenção, ao mesmo tempo que indicia os perigos decorrentes de uma política rizomática totalmente descentrada, o feminismo contemporâneo abre caminho a uma nova geografia assente num ‘essencialismo estratégico’, apelando a uma vigilância constante no sentido de não extra-polar do local para o global.
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    Mentores, Tutores e redes masculinas dominantes nas organizações
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2002) Reis, Helena Santos; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
    Neste estudo começaremos por avaliar as estruturas materiais e simbólicas que facilitam ou dificultam as carreiras profissionais de mulheres nas organizações, como sejam o apadrinhamento individualizado (tutoria ou mentoring) ou, ainda, as redes masculinas de entreajuda e protectorado (homofilia). Esta é, na verdade, uma questão que se coloca a ambos os sexos mas que nos parece mais delicada para as mulheres, pois são estas, mais do que os homens, que acabam por conhecer o verdadeiro sentido dos “tectos de vidro”, ou seja, os múltiplos constrangimentos, nem sempre óbvios, que dificultam a sua mobilidade profissional. Recorreremos frequentemente a um estudo que realizámos em 2000 com agências de viagens, um sector da indústria do turismo com forte impacto na economia, e no qual procurámos compreender por que são tão acentuados os desequilíbrios no acesso e desenvolvimento de carreiras profissionais, nomeadamente à chefia de topo, por parte de mulheres.
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    Recensões : Carolyn Kitch, The girl on the magazine cover : the origins of visual stereotypes in american mass media
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2003) Cardoso, Carla Rodrigues; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
    Ao longo de cerca de duas centenas de páginas, Carolyn Kitch traça em The Girl on the Magazine Cover a genealogia dos estereótipos visuais que caracterizam os media contem - porâneos. Analisando 75 imagens que fizeram capa em publicações norte-americanas tão famosas como, por exemplo, The American Magazine, Collier’s, Good Housekeeping, The Ladies’ Home Journal, Life e The Saturday Evening Post, durante o fim do século XIX e início do século XX (1895-1930), Kitch descobre padrões culturais que marcam a definição de feminilidade, masculinidade, família e da própria essência do «estilo de vida americano».
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    As histórias das organizações e o processo de as contar: uma revisão crítica
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2002) Boyce, Mary E.; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
    As histórias contadas nas organizações oferecem aos investigadores e aos especialistas de Desenvolvimento Organizacional um acesso privilegiado à compreensão e à intervenção na(s) cultura(s) de uma organização. Inspirando-se em perspectivas teóricas como o construtivismo social, o simbolismo organizacional e a teoria crítica, esta nossa revisão examina alguns estudos fundamentais sobre as histórias das organizações (“organizational stories”) e o processo de contar histórias (“storytelling”), identifica fundamentos multidisciplinares e lança alguns desafios para que mais aplicações do trabalho com histórias venham a ter lugar nas organizações.
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    As análises institucionalistas nas organizações e o conceito de "institucional"
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2002) Andrade, Rogério Ferreira de; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
    A apreensão global desse vasto campo de estudos que designamos por teorias e análises institucionalistas revela-se tarefa difícil, senão mesmo impossível. W. Richard Scott diagnostica muito bem a situação quando afirma que “embora haja alguns temas recorrentes e básicos (…) nas actuais teorias institucionais das organizações, quando alguém anuncia que está a desenvolver uma análise institucional a questão seguinte é: usando que versão?” (Scott, 1987: 501). Por essa razão, iremos passar em revista os seguintes pares de distinções (ou tensões) que operam no campo institucionalista, o estruturam e lhe dão vigor: a) organizações e instituições; b) institucionalismo e neo-institucionalismo; c) ambientes técnicos e ambientes institucionais das organizações; d) micro e macro-institucionalismo; e) actores individuais e actores colectivos da institucionalização; f) instituições e extituições. Em todos estes pares de distinções acabaremos por nos referir, directa ou indirectamente, aos aspectos simbólicos das organizações e dos seus ambientes, o que corresponde, afinal, aos nossos interesses actuais de investigação.
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    Recensões : Manuel Castells, The internet galaxy : reflections about internet, economy, and society
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2003) Reis, Alberto José Delgado dos; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
    Imaginar uma viagem intelectual pela história da Internet, («a Internet nasceu da insólita encruzilhada entre a grande Ciência, a investigação militar e a cultura libertária (p. 31)»), pela cultura das suas bases, pelas comunidades produtoras de conhecimento, pelos valores e contra-valores da Nova Economia, pela crise das Empresas dotcom, pela geografia e política da rede (incluindo temas como privacidade e liberdade) e pela fractura entre internautas e info-excluídos, eis a que obriga esta proposta de Castells.