Mestrado em Administração, Acompanhamento e Regulação da Educação

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    Ação inspetiva na educação : inovação ou continuidade? Diferentes perspetivas
    (2018) Borges, Maria Leonor da Silva; Duarte, José Bernardino, orient.
    Na investigação que denominámos Ação Inspetiva na Educação: Inovação ou Continuidade? Diferentes perspetivas, pretende-se desenvolver uma pesquisa qualitativa. O objetivo primeiro foi procurar apreender o ponto de vista de observadores privilegiados sobre a temática. O estudo está alicerçado num enquadramento teórico oriundo de diversos autores em confronto com informação divulgada pela própria Inspeção Geral da Educação e Ciência. A metodologia traduziu-se num guião de perguntas, explorado através de entrevistas áudio, gravadas com os observadores já mencionados. Após análise cuidada foi feita uma reflexão sobre as funções atribuíveis aos inspetores da Inspeção Geral de Educação e se a ação inspetiva poderia trazer melhoria e inovação do sistema educativo. A pesquisa revela que a IGEC aposta num modelo imbuído de um discurso colaborativo mas, com base nos testemunhos dos observadores, parece não haver uma mudança real de fundo de forma a melhorar as práticas pedagógicas existentes. Assim, afirma-se a necessidade no futuro de uma intensificação da sua ação ao nível do acompanhamento podendo essa mudança contribuir para a melhoria e inovação do sistema educativo nacional.
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    Liderança e gestão: o papel dos directores de turma numa escola angolana do primeiro ciclo de ensino
    (2016) Pedro, Loide Luzolo Benedito; Duarte, José Bernardino, orient.
    O presente trabalho tem como objeto de estudo a liderança e gestão de uma escola sob o ponto de vista dos diretores de turma, questionando estes acerca da promoção do sucesso escolar dos alunos. O sucesso escolar dos alunos tem sido uma temática amplamente discutida e está longe de reunir consensos, o que tem conduzido a sucessivas abordagens do tema. O sucesso escolar dos alunos depende de inúmeros fatores que vão além da própria iniciativa dos alunos. A motivação do seu desempenho é influenciada por fatores externos, sendo a liderança e a gestão dois deles. Assim, os diretores de turma, assumindo um papel de líderes e gestores intermédios no sistema escolar, desempenham um papel determinante nesta temática. O que se pretende indagar é, essencialmente, o que pensam os diretores de turma acerca da promoção do sucesso escolar dos alunos, que iniciativas tomam na senda dessa promoção, quais as boas práticas promotoras do sucesso escolar e que vertentes devem ser melhoradas.
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    O papel do pedagogo na empresa: gestão de uma pedagogia empresarial
    (2016) Santos, Maria Lucineide dos; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.
    O presente estudo tem como objetivo analisar a eficácia da atuação do pedagogo numa empresa, considerando a adequação das suas competências profissionais a contextos empresariais competitivos. A partir de uma breve retrospectiva histórica do campo de atuação do pedagogo, onde mostramos que a pedagogia não se limita a instituição escolar, procuramos dismistificar o paradigma de que o pedagogo atua única e exclusivamente em espaços escolares. No percurso investigativo, seguimos uma abordagem qualitativa, com recurso à entrevista estruturada aplicada a pedagogos e gestores de RH, analisadas através da análise de conteúdo, de duas empresas. Uma é uma multinacional e está ligada ao ramo dos refrigerantes. A outra é pública e está no ramo da hidroelétrica. A partir dos dados coletados conseguimos percepcionar que a Pedagogia Empresarial constitui uma forma de potencialização da qualidade organizacional, transformando as empresas num tempo e num local de aprendizagem e formação constante, valorizando competências humanas de cidadania.
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    Percursos curriculares alternativos nos TEIP - expectativas dos alunos de uma turma de PCA sobre o seu futuro: estudo de caso
    (2016) Gancho, Sónia Cristina Sena; Sousa, Óscar Conceição de, orient.
    O presente estudo empírico incide sobre uma turma de Percursos Curriculares Alternativos (PCA), do oitavo ano de escolaridade onde se abordam as perspetivas destes jovens, no que concerne ao seu futuro escolar, tendo em conta a opinião dos agentes importantes neste processo de ensino e aprendizagem – os professores e os encarregados de educação destes mesmos jovens. Tratava-se de um grupo de alunos inseridos numa EB 2,3 de um Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP), cujo percurso estava pautado pelo insucesso escolar, absentismo, abandono escolar, desmotivação, incumprimento de regras, ausência de relações entre os pares e sentimentos de exclusão. A intervenção assentou numa pesquisa do tipo descritiva com análise qualitativa. Recorreu-se à pesquisa documental, entrevistas e inquéritos por questionário. Os resultados mostram que os alunos da turma, apesar do seu comportamento irregular, consideram a relação professor-aluno positiva, o que contribuiu para o sucesso das suas aprendizagens. Embora este tenha sido um processo lento e difícil, devido à desmotivação dos alunos, o mesmo foi sendo contrariado pelos professores implementando práticas pedagógicas, que visam a adequação da planificação, a diversificação de estratégias de ensino, com o intuito de motivar e ajudar os alunos a ultrapassarem as suas dificuldades/ necessidades e a melhorarem os seus resultados escolares. Ainda neste contexto, também ficou a noção de que a mudança de atitude dos alunos de percursos curriculares alternativos é essencial para as aprendizagens. Isto, sem esquecer a importância do acompanhamento dos encarregados de educação no processo de ensino e aprendizagem dos seus educandos. Este tipo de percursos escolares alternativos revela-se uma oportunidade eficaz para os alunos com insucesso escolar, tendência para o absentismo, abandono escolar e comportamentos desviantes para terem sucesso escolar e poderem mais tarde integrar-se profissionalmente na sociedade.
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    A importância da família na educação da criança num municipio angolano
    (2012) Kassai, Josefina; Duarte, José Bernardino, orient.
    O presente estudo teve por objetivo analisar as conceções de dois grupos de encarregados de educação, um urbano e outro rural, sobre a importância da relação familiar e da sua influência na sociabilização e sucesso escolar das crianças, num Município da Província de Benguela, na República de Angola, e apresentar uma proposta de ação dirigida às famílias deste Município. Compuseram a amostra 50 famílias residentes nas áreas urbana e rural do referido Município, envolvendo um total de 175 pessoas (100 pais e 75 crianças com idades compreendidas entre os 9 e os 12 anos). A pesquisa foi realizada no Município em causa durante o período de 05 de Agosto a 02 de Setembro de 2011. O procedimento fundamental para a coleta e análise de dados consistiu na elaboração de um questionário (que se apresenta em anexo) dirigido às famílias selecionadas que compõem a amostra. Às famílias foi previamente explicado o objetivo do estudo, o conteúdo do questionário e obtido o seu consentimento para o preenchimento do mesmo. Os resultados mostram, em síntese, que o ambiente familiar é, na sua maioria, considerado bom, que os pais se encontram interessados em ajudar e acompanhar a educação escolar dos filhos, embora alguns tenham dificuldade em fazê-lo, que as crianças em sua grande maioria frequentam a escola e têm aproveitamento escolar, embora se verifique que numa franja significativa isso não se verifique. Constata-se também que existe uma correlação entre o bom ambiente familiar e o apoio dos pais nas tarefas escolares dos filhos e o sucesso escolar e comportamento social dos mesmos. E, finalmente, verifica-se que embora os pais, na sua maioria, participem nas atividades propostas pela escola e nas reuniões com os professores, existem uma parte significativa que o não faz pelo que consideramos necessário reforçar o vínculo entre as duas instituições em benefício das crianças nesta fase do seu desenvolvimento.
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    A evolução da inspeção da educação em São Tomé e Príncipe: contributos para a melhoria de qualidade da educação nas escolas
    (2015) Soares, Maria Vaz de Oliveira; Clímaco, Maria do Carmo, orient.
    Esta investigação desenvolve na reflexão com base no estudo dos modelos de inspeção utilizados em muitos países europeus que têm modernizado os sistemas de regulação das escolas e do ensino.Para tal, a investigação envolve gestores escolares, professores, e educadores, procurando conhecer o ponto de vista dos mesmos relativamente à acção inspetiva na Região Autónoma do Príncipe. Este estudo evidencia a falta de conhecimento dos diferentes atores educativos sobre os procedimentos e metodologias utilizadas pela inspeção. Diferentes atores educativos naquela Região reconhecem que o trabalho da inspeção pode servir de grande contribuição para a melhoria do funcionamento das escolas, caso tiver como finalidade o acompanhamento do trabalho das escolas e, em especial dos professores de acordo com a sua experiência. Os professores continuam se sentindo inseguros e amedrontados com a presença da inspeção, por falta de informação depois da observação das suas atividades, ou seja, o silêncio durante e após a observação das aulas pelos inspetores. Clímaco, (s.d.), no seu artigo: “Na esteira da avaliação externa das escolas: Organizar e saber usar o feedback”, refere como estratégia de grande importância, prestar-se “atenção ao uso que deve ser feito da informação de retorno ou de “feedback” (p.3). Se as falhas dos professores forem desconhecidas pelos mesmos, será impossível definir ou encontrar uma solução para a melhoria das suas práticas letivas, porque ninguém poderá corrigir um erro se desconhece a sua existência.
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    Liderança nas escolas : práticas para a equidade e a aprendizagem
    (2015) Sá, Maria Isabel Arruda de; Clímaco, Maria do Carmo, orient.
    Os estudos sugerem que a atuação dos líderes pode ter influência no desempenho e na qualidade das organizações. A liderança na escola é fundamental na motivação, na melhoria dos resultados e na qualidade da educação, deixando de ser responsabilidade individual e passando a ser um processo partilhado, centrado na aprendizagem. A melhoria da qualidade do ensino implica o desenvolvimento de práticas pedagógicas diferenciadas, respeitando a diversidade e as necessidades individuais, o que remete para o conceito de equidade. O grande desafio é criar condições para garantir a todos a aquisição de conhecimentos imprescindíveis à integração social, desenvolvendo a capacidade de aprender a aprender. Partindo da questão “As práticas de liderança no agrupamento XXX favorecem a equidade e a aprendizagem? “ pretende-se verificar se existem práticas de liderança orientadas para a equidade e a aprendizagem. Para a concretização do objetivo do estudo optou-se por um estudo de caso, de natureza mista, combinando análise qualitativa e quantitativa, num agrupamento de escolas da região de Lisboa. A análise dos dados recolhidos, através de questionários e de entrevista, permitenos concluir que as práticas de liderança do agrupamento XXX favorecem a equidade e a aprendizagem.
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    A (des)construção do ensino da religião e moral na escola pública : enquadramento legislativo (1910-2004)
    (2013) Caetano, Ricardo Manuel Gomes; Gonçalves, Maria Neves L., orient.
    Este trabalho visa contribuir para uma melhor compreensão da problemática da (des)construção do ensino da Religião e Moral na escola pública entre 1910 e 2004. Neste sentido, a análise documental privilegiou como fontes principais os diplomas legais considerados significativos e estruturantes, promulgados pelos diferentes governos provisórios e constitucionais. O estudo das obras dos autores de referência, protagonistas de um processo da supressão da disciplina de Religião e Moral no sistema educativo da 1.ª República, tais como Adolfo Coelho, Magalhães Lima e João de Barros, contribuiu para uma melhor compreensão da problemática. Sociólogos e historiadores tais como Rómulo de Carvalho, Rui Grácio, Rogério Fernandes, Luiza Cortesão, Stephen Stoer e António Teodoro, contribuíram para a compreensão das políticas educativas durante o período em estudo. Este estudo da disciplina de Religião e Moral pretende levar-nos para uma reflexão sobre as políticas educativas em Portugal.
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    A liderança das escolas: avaliação externa e perceções dos professores
    (2013) Lourenço, José Augusto Araújo; Bettencourt, Maria Beatriz Gomes, orient.
    O presente trabalho tem por objeto a liderança das escolas públicas em Portugal, área que alcança, no primeiro ciclo da avaliação externa, 33,8% de classificações de Muito Bom, quando o domínio dos Resultados obtém 8,1% das referidas classificações. Com base nas classificações do primeiro ciclo de avaliação externa das escolas e pela aplicação do questionário Leadership Practices Inventory - Observer, procurou-se, à luz da investigação científica relativa à liderança e à eficácia das escolas, compreender o significado das classificações atribuídas e investigar as perceções dos professores relativamente às práticas de liderança das direções escolares avaliadas com Suficiente e com Muito Bom. O estudo quantitativo envolveu 127 professores de 13 escolas da região de Lisboa e Vale do Tejo. Os resultados do estudo empírico demonstraram a existência de diferenças estatisticamente significativas entre a perceção dos professores das escolas avaliadas com Suficiente e com Muito Bom, sendo que os valores obtidos são inferiores aos valores médios de referência e que os comportamentos que induzem à autoavaliação e à agregação de todos em torno de uma visão comum são os menos percecionados. Destes resultados pode-se inferir que a avaliação externa, através da classificação atribuída, tende a reconhecer, nos dois tipos de casos estudados, os líderes que, de acordo com a perceção dos professores, manifestam com mais frequência comportamentos de liderança transformacional; contudo, podemos também afirmar que o perfil dos líderes escolares traçado pelos professores se define mais pelo respeito e liberdade de ação que proporcionam aos professores do que pelas suas características transformacionais.
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    A liderança escolar : diferentes olhares : Portugal 2013
    (2013) Glazar, Ormi Cristina Guimarães; Benavente, Ana, orient.
    Com a presente investigação, que denominamos Liderança escolar: diferentes olhares - Portugal 2013 pretende-se desenvolver uma pesquisa qualitativa. O objetivo central é o de procurar conhecer diferentes olhares dos atores envolvidos diretamente nas lideranças das escolas públicas portuguesas no ano de 2013, em um momento de alterações introduzidas pelas legislações que transformam as regras relativas à liderança. As mudanças são políticas e administrativas no âmbito da direção e da gestão, exercendo um papel importante nas conceções dominantes da liderança, desde o processo de candidatura, ao ato concreto da nomeação do diretor nas escolas públicas portuguesas. Para tanto, buscou-se literatura referente ao tema da liderança e das teorias administrativas. Esta pesquisa desenvolveu-se utilizando a metodologia de entrevistas exploratórias aos participantes envolvidos na conceção e na prática da liderança das escolas. Os atores acima referidos são: o Presidente dos Conselhos de Escola - que também hoje está à frente de uma liderança escolar, um responsável pela educação numa autarquia, professores e ainda pais de alunos de diversos graus de ensino, sendo um deles representante do Conselho Geral. Todos aceitaram participar voluntariamente neste estudo. Para tal, os entrevistados apresentaram suas respostas com base nos dados escolares do ano de 2013. Na revisão de literatura, mostramos a história, a origem, os conceitos, as teorias, os tipos de liderança caracterizados por diversos autores. Destacamos algumas teorias mais marcantes para subsidiar a pesquisa. A metodologia traduziu-se num guião de perguntas, que foi explorada através de entrevistas áudio gravada, com os atores já mencionados. Os dados recolhidos foram analisados tendo em conta os diversos enquadramentos teóricos de referência. Tal análise permitiu-nos caracterizar os conceitos, as opiniões e o papel de cada um quanto a gestão e liderança da escola pública. A pesquisa revela uma predominância de conceitos referentes ao “perfil democrático” com alguns traços de uma “liderança situacional” e outros “autocráticos”. Na conceção dos atores estes estilos de liderança ora adotado, poderá ter resultados comprometedores para aqueles que mais necessitam da escola: “os alunos”.
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    Liderança e gestão de uma escola: o ponto de vista dos Diretores de Turma
    (2014) Lourenço, João Francisco; Duarte, José Bernardino, orient.
    O presente trabalho tem como objeto de estudo a liderança e gestão de uma escola sob o ponto de vista dos diretores de turma, questionando estes acerca da promoção do sucesso escolar dos alunos. O sucesso escolar dos alunos tem sido uma temática amplamente discutida e está longe de reunir consensos, o que tem conduzido a sucessivas abordagens do tema. O sucesso escolar dos alunos depende de inúmeros fatores que vão além da própria iniciativa dos alunos. A motivação do seu desempenho é influenciado por fatores externos, sendo a liderança e a gestão dois deles. Assim, os diretores de turma, assumindo um papel de líderes e gestores no sistema escolar, desempenham um papel determinante nesta temática. O que se pretende indagar é, essencialmente, o que pensam os diretores de turma acerca da promoção do sucesso escolar dos alunos, que iniciativas tomam na senda dessa promoção, quais as boas práticas promotoras do sucesso escolar e que vertentes devem ser melhoradas. Mas entrevistamos cinco diretores de turma empenhados na sua função como fonte de inspiração e reflexão sobre o papel dos diretores de turma.
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    Relação Pedagógica e (In)Sucesso Escolar em Escolas TEIP, na Perspetiva de Diretores de Escolas e Encarregados de Educação
    (2014) Kusese, Juliana da Conceição António; Duarte, José Bernardino, orient.
    Nesta dissertação refletimos sobre a questão da relação pedagógica entre a escola, professores e a família e do seu contributo para o sucesso escolar dos alunos de escolas TEIP. Para isso, recorremos aos relatórios TEIP, bem como aos vários conceitos em torno desta problemática, realizamos entrevistas a cinco representantes de escolas TEIP e cinquenta inquéritos por questionários a encarregados de educação de alunos das mesmas escolas. A metodologia adotada para a análise dos dados teve carater misto, de natureza qualitativa e quantitativa. A pesquisa pôde analisar as opiniões dos encarregados de educação e da escola, na pessoa do representante, principalmente no que respeita a organização da escola e a qualidade do ensino. Contudo, quanto a relação entre as duas entidades, contrariamente as “ideias fixas” de que esta relação é “tumultuosa”, os resultados da pesquisa demostram que a relação entre a escola e a família é moderada e que os métodos pedagógicos privilegiados nestas escolas são adequados a todos os alunos (os mesmos das escolas não abrangidas pelo Programa TEIP) e eficazes para a concretização dos objetivos do Programa.