FCSESE - Faculdade de Ciências Económicas, Sociais e da Empresa
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Percorrer FCSESE - Faculdade de Ciências Económicas, Sociais e da Empresa por autor "Candeias, Maria Teresa Ribeiro, orient."
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Item Análise da tendência de adoção dos veículos elétrico em Portugal : o papel dos atributos instrumentais e simbólicos(2021) Nascimento, Verônica Nunes Avelar; Candeias, Maria Teresa Ribeiro, orient.O objetivo do presente estudo é compreender de que forma a percepção dos portugueses sobre os atributos dos veículos elétricos, pode afetar a intenção de adoção de um VE nas suas próximas aquisições. Com a necessidade dos fabricantes de automóveis em cumprir as novas metas de redução de emissão do CO2, as empresas estão a investir nas suas fábricas para se adaptar a um aumento de VEs a médio prazo, e com isso há a expectativa dos fabricantes de automóveis de que os altos investimentos feitos terão retorno o quanto antes. Tal fato, faz com que os estudos sobre o comportamento do consumidor nesse setor se tornem cada vez mais importantes. Os dados são obtidos a partir de um inquérito nacional on-line a potenciais adotantes de VE em Portugal. Os resultados indicam que os atributos instrumentais e simbólicos são importantes, porém inconclusivos para garantir a sua relevância na decisão de adotar um VE. Também é possível concluir que, para os elementos que compõe a amostra, as pessoas que acreditam que uma autoidentidade pró-ambiental se ajusta à sua autoimagem têm mais probabilidade de ter percepções positivas dos atributos de VE. A partir do trabalho de Skippon et al. (2013), usando uma escala de Likert de cinco pontos, tornou-se possível efetuar o trabalho de pesquisa descritiva por inquérito a partir de um questionário, para verificar a relação entre os atributos instrumentais e simbólicos dos veículos elétricos, além da identidade pró-ambiental dos entrevistados e a intenção de adoção dos mesmos por parte do consumidor em Portugal.Item Brand equity: o caso da marca Açores(2019) Ponte, Daniela Carvalho; Candeias, Maria Teresa Ribeiro, orient.A criação de valor e a força da marca são extremamente importantes para a diferenciação e a valorização das empresas. Face à atualidade da marca Açores e ao crescimento que a mesma tem verificado desde a sua criação, esta investigação, por meio de uma análise quantitativa, procura analisar os aspetos essenciais do Brand Equity na marca Açores. Tendo por base o modelo de Brand Equity proposto por Aaker, através de questionário, pretende-se verificar se existe Brand Equity na marca Açores pelas dimensões lealdade à marca, qualidade percebida, reconhecimento da marca e associações à marca. O estudo teve por base uma amostra por conveniência que era constituída por indivíduos de nacionalidade portuguesa e de nacionalidade estrangeira. Os resultados obtidos na investigação sugerem que a marca Açores é reconhecida pelos consumidores e associada, essencialmente, à natureza, aos produtos regionais e à experiência global. A marca Açores é reconhecida mesmo antes do selo de origem e os consumidores afirmam a qualidade, a confiabilidade e a funcionalidade dos bens/serviços desta marca, conduzindo à fidelidade e ao consumo recorrente desta marca. Pela facilidade de reconhecimento, pela identificação, pela superação das expetativas e pela satisfação do consumidor é possível afirmar que a marca Açores tem impacto a nível nacional e internacional. Consequentemente, verifica-se a existência de Brand Equity na marca Açores e o seu sucesso, sendo este estudo um ponto de partida para outros estudos relacionados com a temática.Item Comportamento de consumidor de vinho e denominação de origem: um estudo relativo a três regiões demarcadas(2018) Soares, Ricardo Miguel dos Santos; Candeias, Maria Teresa Ribeiro, orient.Sendo o vinho um produto caraterizado por vários atributos, intrínsecos e extrínsecos, a região de origem está na mente do consumidor aquando da sua decisão de compra do produto. Cada vez mais se acredita que a utilização das denominações de origem como marcas se transformou numa nova estratégia de marketing, que é uma mais-valia para o setor agroalimentar. Assim sendo, a presente dissertação tem como principal objetivo analisar a perceção do consumidor sobre a influência da denominação de origem, no seu comportamento enquanto consumidor, relativamente às regiões do Douro, Dão e Alentejo. Para a realização desta investigação recorremos a uma metodologia de abordagem quantitativa, com recurso a um inquérito por questionário, com um forte quadro de teor exploratório. Os resultados do estudo sugerem-nos a concluir que a origem geográfica do vinho é um fator que afeta a decisão do consumidor. Ainda de referir que os atributos sabor, qualidade, preço, são, por esta ordem os atributos mais valorizados.Item Consumer innovativeness: estudo do perfil do consumidor de vinho(2022) Espínola, Fábio Miguel Sousa; Candeias, Maria Teresa Ribeiro, orient.Este estudo visa perceber o perfil do consumidor de vinho português, bem como os fatores influenciadores da frequência de consumo. Pretendeu-se sobretudo perceber se o consumidor de vinho português está apto para a inovação neste mercado e se essa inovação influenciará o processo de decisão de compra e consumo por parte dos consumidores. Importa para a condução teórica desta investigação compreender o perfil do consumidor de vinho. Assim, e de forma a alcançar o objetivo proposto, procedeu-se primeiramente à construção de um modelo de análise que comporta a problemática teórica centrada essencialmente nos conceitos de innovativenes e comportamento do consumidor de vinho. Tratando-se de uma pesquisa de natureza quantitativa recorreu-se ao inquérito por questionário para a de recolha de dados. Verificou-se que os consumidores dão uma maior preferência aos atributos intrínsecos, em destaque o “sabor”, “tipo de vinho” e “aroma” ao invés dos atributos extrínsecos, pelo que assim sendo, para a inovação ter alguma influência no processo de decisão de compra e consumo por parte dos consumidores terá que ocorrer neste tipo de atributos. Palavras-chave: innovativeness; vinho; comportamento do consumidorItem O estudo do comportamento do consumidor de vinhos da região do Douro: comparação do perfil dos consumidores portugueses e estrangeiros(2018) Alves, Ana Lúcia Teixeira; Candeias, Maria Teresa Ribeiro, orient.O vinho tem sofrido um alvo exponencial de crescimento devido ao enorme reconhecimento por parte do consumidor dos dias de hoje. O vinho cada vez é mais caraterizado por parte do consumidor como um estilo de vida e um produto de ostentação. Um produto tão peculiar com atributos intrínsecos e extrínsecos que compete aos profissionais do marketing, utilizar incentivos e estratégias de marketing. O comportamento do consumidor sofreu alterações nos últimos anos e é necessário adequar a sua forma de pensar e de efetuar uma compra pois, na opinião do profissional de marketing este produto é considerado atraente e complexo devido à enorme necessidade de influenciar o consumidor no ato da compra como pós-compra. A Região Demarcada do Douro é considerada um excelente ex-libris devido ao seu enorme historial de ter sido exploradora a nível internacional na demarcação de um espaço vitícola. Nada melhor do que entender o que o consumidor procura para que futuramente se pratique estratégias mais coesas.Item Gestão empresarial e análise económico-financeira: estudo setorial da hotelaria com restauração em Portugal(2019) Ribeiro, João Filipe Monteiro; Candeias, Maria Teresa Ribeiro, orient.Normalmente são realizados e publicados estudos globais relativos aos grandes setores de atividade económica, contudo esses dados poderão ser insuficientes para suportar estratégias de crescimento e sustentabilidade de empresas com uma atividade específica, podendo por outro lado não ser suficientemente claros para que a equipa de gestão possa segmentar os indicadores onde deve focar a sua atenção. Com indicadores comparativos de gestão de empresas do seu universo de negócio, ou subsetor, os gestores podem perceber o posicionamento das suas empresas face à concorrência direta. Neste trabalho, analisam-se os principais indicadores de gestão das empresas do sector da Hotelaria com restauração no ano 2016 premiadas pelo IAPMEI com “Estatuto PME Líder”. A opção pela análise de um núcleo restrito de empresas, teve em conta a similaridade entre elas: em primeiro lugar são empresas com excelente performance no seu setor de atividade, permitindo uma comparação entre elas, em segundo, poderão servir de referência para as restantes empresas desse sector. Os resultados da análise são muito interessantes; salienta-se o facto de, nas empresas estudadas, a rentabilidade das empresas ser proporcional ao seu volume de negócios, assistindo-se a um grande crescimento do EBITDA quando o volume de negócios ultrapassa os quatro milhões de euros.Item O impacto do preço do petróleo: análise da vulnerabilidade dos países exportadores de petróleo(2019) Bamana, Margareth Rosa da Silva; Candeias, Maria Teresa Ribeiro, orient.Dada a sua importância na economia mundial, o preço do petróleo é uma importante variável para os agentes económicos para tomada de decisões. As variações dos preços do petróleo influenciam diretamente os mercados financeiros internacionais, o comércio exterior e os investimentos. Compreender como indicadores macroeconómicos respondem a essas variações pode ser de grande valia para formuladores de políticas económicas na tomada de decisões em geral. A presente investigação incide sobre a Vulnerabilidade Produtiva; comercial; fiscal e Macroeconómica dos países exportadores de petróleo, se propõe a classificar os países exportadores de petróleo quanto a sua vulnerabilidade em relação as variações do preço do petróleo, que abrangem aspetos macroeconómicos, comercial, fiscal e social. Estes indicadores são aplicados aos países da OPEP, os EUA, a Rússia e ao Brasil. Para tal, foram utilizadas a análise descritiva e análise de Clusters. Da análise dos resultados derivam-se implicações das vulnerabilidades em termos de taxa de crescimento do PIB, taxa de desemprego, maior vulnerabilidade comercial, variação da taxa de câmbio e vulnerabilidade fiscal. Os resultados apontaram que o 4º Cluster, formado pela Venezuela e pela Rússia. apresenta maior exposição a variações no preço do petróleo em termos de taxa de crescimento do PIB, taxa de desemprego e maior vulnerabilidade comercial. O 3º Cluster formado apenas pelo Qatar representa o grupo dos países mais vulneráveis do ponto de vista fiscal. O 2º Cluster formado pelos Estados Unidos da América maior variação da taxa de câmbio. O 1º Cluster formado pelos restantes países apresenta maior variação da taxa de inflação, grande variação na taxa de crescimento do PIB e vulnerabilidade fiscal face a variações do preço do petróleo.Item O impacto do Working Capital na rentabilidade: análise de empresas vitivinícolas de Portugal, Espanha, França e Itália(2019) Ferreira, Vasco Manuel Martins; Candeias, Maria Teresa Ribeiro, orient.O Working Capital é uma ferramenta fundamental na gestão das empresas. Deloof (2003) estudou o impacto deste nas empresas da Bélgica e concluiu que existe uma relação com a rentabilidade das empresas. Lazaridis (2006) encontrou também uma relação entre o Working Capital (WCM) e a rentabilidade das empresas da Grécia. O objetivo deste estudo é encontrar a relação entre a rentabilidade das empresas vitivinícolas de Portugal, Espanha, França e Itália e a sua rentabilidade através da correlação de Pearson e de redes neuronais. Os dados foram obtidos através da base de dados europeia “Amadeus” e foram estudadas 324 empresas após a remoção de outliers. As redes neuronais são um tópico abordado cada vez mais no âmbito empresarial e é uma ferramenta que tenta encontrar a melhor forma de se prever o resultado baseando-se nas variáveis estudadas. Através deste estudo encontrou-se que existe uma correlação negativa entre o Ciclo Operacional e a rentabilidade das empresas francesas, uma correlação negativa entre o Prazo Médio de Recebimento e a rentabilidade das empresas italianas e uma correlação positiva entre o Ciclo de Conversão de Caixa e a rentabilidade das empresas portuguesas. A rede neuronal utilizada neste estudo não foi capaz de gerar uma previsão exata. No entanto, consegue prever uma tendência para as variáveis do Working Capital.Item A influência do Facebook e Instagram na escolha da cidade do Porto pelos turistas brasileiros: um estudo quantitativo(2019) Schardong, Vanessa Suelen; Candeias, Maria Teresa Ribeiro, orient.A natureza interativa da internet e das redes sociais acrescenta novas possibilidades para o marketing de destinos turísticos. Conforme apresentado na revisão da literatura, a indução da imagem do destino turístico depende da produção e disseminação de informações do conteúdo, integrando assim, recursos tecnológicos nos processos de comunicação. Assim, uma experiência online é capaz de tornar o destino mais tangível às pessoas e melhorar a imagem que os potenciais turistas possuem ao seu respeito, a influenciar desta forma na decisão do destino de férias. Sendo assim, este estudo tem como propósito verificar se as páginas, perfis e publicações relacionados a cidade do Porto, no Facebook e Instagram, são efetivamente relevantes, resultam em uma imagem positiva e influenciam os turistas brasileiros a visitarem o destino. Efetuou-se uma investigação de natureza quantitativa, exploratória e não probabilística, baseada na literatura e aplicação de um questionário online (a amostra é constituída por 225 questionários válidos). Para análise dos resultados obtidos foi feita uma análise estatística descritiva. Os resultados obtidos nesta investigação evidenciam que as informações disponíveis no Facebook e Instagram podem influenciar os turistas brasileiros que escolhem a cidade do Porto como destino a visitar. Para além, foi possível corroborar, de forma significativa, a relação entre as redes sociais e a imagem do destino turístico, assim como, a relação entre as redes sociais e a intenção de visitar o destino turístico. Destaca-se, pelos resultados alcançados, a confirmação da importância das estratégias de marketing nas redes sociais pelas organizações de turismo e a interação gerada no ambiente online também por parte dos turistas. Neste contexto, sugere-se um maior esforço por parte das organizações de turismo para o planeamento e desenvolvimento deste tipo de estratégias específicas, para que se possa melhorar a imagem do destino e estimular a intenção de visita de potencias turistas, neste estudo em específico de turistas brasileiros.Item A internacionalização no sector da cortiça – o caso da Portugaliacork S.A(2022) Santos, Cristiano Henriques Rios dos; Candeias, Maria Teresa Ribeiro, orient.In an increasingly globalized world, driven by the growing industrial professionalization in all parts of the planet and the reduction of various trade barriers, there has been an increase in business competition in all international markets. This increase in competition, combined with an insufficient internal market, has led Portuguese companies to increasingly focus on internationalization as a tool for growth. Cork, a product so intrinsically linked to Portugal and its economy, emerged as the starting point for this dissertation, in which the intention is to design a case study of one of the companies linked to this sector. In order to understand the theme of internationalization, the dissertation based its initial methodology on articles and scientific journals, aiming to create a strong and comprehensive theoretical basis. The case study of the company Portugaliacork was the option chosen to confront these theoretical data in a real context, in order to study the phenomenon of internationalization in a real context. Four foreign markets, where the company has commercial activity, were also studied so that they could be analyzed based on several theoretical concepts. Finally, a semi-structured interview was made to the CEO of Portugaliacork in order to obtain informal data and compare them with the formal data provided by the company. With this dissertation it was possible to understand the need to optimize the strategic planning of companies and how it overlaps with the exclusive concept of profit maximization, being necessary to study the external markets, what characterizes them and what barriers they present. The cork sector represents an opportunity of high potential for Portuguese SMEs like Portugaliacork, provided they develop their projects based on a strategy adapted to their reality and dimension. Keywords: internationalization, cork, target markets, entry modes, case studyItem Orientação para o mercado e inovação : estudo aplicado ao setor do calçado(2019) Souza, Satria Schinidher; Candeias, Maria Teresa Ribeiro, orient.O estudo aplica-se a 70 empresas do setor do calçado do polo I (Felgueiras). Como as empresas orientadas para o mercado tendem a ser mais inovadoras, ao procurar satisfazer os desejos bem como as necessidades de seus compradores prevendo o que o seu cliente quer antes que esse o saiba permitindo que os seus produtos possam ser inovados antes que se tornem obsoletos, criando valor ao seu cliente, para que possa usar como ferramenta estratégica competitiva. Porém com a presente globalização o mercado torna-se mais competitivo, as empresas desenvolvem mecanismos para manter os seus clientes fidelizados, e estudam cada vez mais o mercado de modo a perceber o comportamento dos compradores, o que os leva a optar por determinada empresa ou marca. A pesquisa se destaca por ser um estudo que tem crescido, onde na visão de alguns autores a orientação para o mercado deveria ser a cultura de qualquer empresa, uma vez que o setor do calçado tem grande importância no mercado Português, pois mesmo em tempo de grande crise ainda impõe-se de forma significativa. A partir do trabalho de Narver e Slater (1990), através da escala de Likert de cinco pontos, tornou-se possível efetuar o trabalho de pesquisa descritiva por inquérito a partir de um questionário, para verificar a relação entre a orientação para o mercado e a inovação, através da análise dos dados.Item O perfil do enoturista na região do Vale de Tâmega e Sousa(2017) Sousa, Stéfanie Roque; Candeias, Maria Teresa Ribeiro, orient.A presente dissertação visa averiguar qual o perfil do enoturista na Região do Vale do Tâmega e Sousa sendo que paralelamente será analisado se a região está a responder às expetativas dos mesmos. Para responder a principal pergunta que é: Qual o perfil do enoturista no Vale de Tâmega e Sousa? Será efetuado um questionário que será facultado aos enoturistas da região. O trabalho está estruturado nas seguintes partes: na primeira é apresentado uma breve revisão da literatura sobre o marketing, segue-se a revisão da literatura sobre o enoturismo; os tipos de turistas e seus consumos e por último uma breve descrição da região vitivinícola do Vale do Tâmega e Sousa. A segunda parte está relacionada com os prossupostos teóricos e metodológicos onde apresentar-se-á a temática e a metodologia, os objetivos as questões e as suas hipóteses, será também analisado o guião do questionário. Por último será a análise e a discussão dos resultados obtidos, onde iremos abordar temas como a fiabilidade das escalas, a análise descritiva e a análise das hipóteses.Item O sistema de controlo interno na execução do orçamento geral de estado: comparação entre a Guiné-Bissau e Portugal(2016) Coiaté, Bubacar; Candeias, Maria Teresa Ribeiro, orient.O principal objetivo deste trabalho é estudar um dos mais importantes instrumentos de gestão na Administração Pública e Privada, em particular na Guiné-Bissau, numa visão comparativa com Portugal, o Sistema de Controlo Interno (SCI) na execução do Orçamento Geral de Estado. Este sistema, que serve de base para toda a atividade de controlo da Administração Pública e Financeira do Estado, deriva do poder que essa Administração detém sobre os seus próprios atos e agentes na execução do Orçamento Geral de Estado como também nos programas das entidades privadas. Neste estudo, usamos como metodologia o estudo empírico de natureza qualitativa. Com o objetivo de gerar hipóteses de investigação, esta metodologia utiliza técnicas como a observação minuciosa e a análise de documentos escritos, como relatórios, teses e composições. Além disto, procura-se, neste estudo, enquadrar o SCI na Execução do Orçamento de Estado pelo Governo Central do país e indicar as práticas que poderão ser melhoradas tendo por referência o contexto do Governo de Portugal. Far-se-ão também algumas considerações importantes sobre a estruturação do SCI. Para alcançar este objetivo, serão analisados os pressupostos e instrumentos de fiscalização interna relacionados com o controlo externo e social e outras regras de implementação do SCI, dado que todos estes fatores são fundamentais para um sistema que busca a verificação constante da realização do interesse público advindo da atuação da Administração.Item The effect of working capital management on firms’ profitability : comparative study on Middle East and West Europe companies(2015) Husaria, Mhd Anas; Candeias, Maria Teresa Ribeiro, orient.This thesis investigates the relationship between working capital management and profitability of firms in the Middle East and Europe. This study used a sample of 54 firms listed in the Middle East and West Europe for the period of 2012-2013. The aim of this research is to test the effect of working capital management in the form of cash conversion cycle measurements on the profitability of firms in the Middle East and Europe. The results of this study revealed that there is no statistically significant relationship between cash conversion cycle measurements and profitability of firms measured as Return on Asset. Moreover, managers should use other tools and strategies to improve their firm’s profitability rather than managing the working capital efficiently.