Mestrado em Gestão Aeronáutica
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Gestão Aeronáutica por assunto "AERONÁUTICA"
A mostrar 1 - 19 de 19
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Análise comparativa do modelo de negócio das companhias aéreas legacy vs low-cost : um estudo empírico aplicado à TAP Air Portugal e Easyjet(2019) Rocha, Diogo João Pereira; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.Esta dissertação de mestrado apresenta um estudo que tem como objetivo analisar o modelo de negócio das companhias aéreas legacy e low-cost, desde as várias componentes que compõem a estrutura base das mesmas (gestão das aeronaves, tripulações, etc.), até às principais vertentes que regem o setor do transporte aéreo internacional (procura, oferta, concorrência, entre outros), aplicando como principal fonte de dados e informação, os resultados auferidos pela TAP Air Portugal e easyJet. Em termos da metodologia implementada, esta baseia-se essencialmente na aplicação de entrevistas (a dois profissionais do setor aeronáutico) e questionários (dando a conhecer a importância dada a certos fatores de escolha ao voar em determinada companhia aérea, do ponto de vista do passageiro comum), complementando a investigação com a utilização de ferramentas como o Estudo de Caso, a Análise Estatística e a Análise das Hipóteses Concorrentes. Relativamente à sua planificação, esta dissertação encontra-se delineada em oito capítulos, em que o primeiro se encontra dedicado à parte introdutória da mesma, do segundo ao quinto capítulo, é feita a revisão do estado da arte abordando tópicos relacionados com a gestão e estrutura de uma companhia aérea, a diferença entre os dois modelos de negócio abordados, a análise da regulação económica no transporte aéreo, entre outros. Os últimos três capítulos, abordam a metodologia de investigação utilizada, a análise dos dados recolhidos mediante a pesquisa implementada e as principais conclusões retiradas, respetivamente. Após a resolução do estudo, os principais resultados obtidos reiteram um possível equilíbrio (e até uma aproximação) entre os dois modelos de negócio abordados, num futuro próximo, sendo que a probabilidade de sucesso de determinada companhia aérea encontra-se bastante associada à capacidade da mesma em fornecer um serviço que possua o maior benefício em termos de qualidade vs preço, para o passageiro, mantendo os padrões de segurança o mais alto possível.Item Atual percepção da cultura de segurança : um caso de estudo no aeroporto Humberto Delgado(2018) Ribeiro, Joana Rita Gonçalves; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.A globalização e liberalização dos mercados, assim como, a conjuntura económica mundial e as questões de segurança, são as grandes preocupações do transporte aéreo comercial. Deste modo, considera-se pertinente que seja averiguado se no aeroporto Humberto Delgado em Lisboa, os diferentes intervenientes nas variadas atividades do aeroporto estão sensibilizados para esta problemática e tem presente no seu dia a dia uma cultura de segurança. Ou seja, se os colaboradores das áreas operacionais, restauração e comércio tem conhecimento desta problemática, o que é que ela envolve e se o aeroporto é capaz de dar resposta em situações relacionadas com a segurança da aviação. Para tal foi preciso averiguar se a formação fornecida aos diversos intervenientes encontra-se adequada e se, as perceções comuns e convicções destes e dos colaboradores do nível da gestão superior estão em sintonia. Uma fragilidade num destes parâmetros pode ser um indicador determinante do estado atual deste problema e contribuir para a necessidade de ações de melhoria. Após análise dos resultados obtidos é possível afirmar-se que existe cultura de segurança no aeroporto Humberto Delgado, no entanto, existiram algumas fragilidades na recolha de informação que deveriam futuramente ser analisadas de modo a obter resultados mais consistentes e contribuir para a necessidade de medidas mitigadoras nesta temática.Item O binómio novas tecnologias e segurança aeroportuária na melhoria das experiências dos passageiros : um estudo empírico aplicado ao aeroporto Humberto Delgado(2021) Moreira, Diana Alexandra da Veiga; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.O setor do transporte aéreo durante estes últimos anos tem crescido de uma forma gradual e cada vez mais rápido. Os aeroportos e as novas companhias aéreas enfrentam cada vez mais novos desafios dos quais serão necessários planos estratégicos para antecipar os riscos, sendo que o mercado é imprevisível e está sempre a mudar. Atualmente a tecnologia faz parte da nossa vida quotidiana, no entanto o impacto da tecnologia na indústria da aviação é notável e está mudando o conceito tradicional sobre os procedimentos das companhias aéreas (por exemplo, check-in, portões de embarque, certas facilidades no espaço aeroportuário), enquanto alguns aeroportos e companhias aéreas estão interessados em melhorar um negócio inteligente para entender a necessidade do cliente e também envolve os passageiros / clientes para esses processos de inovação. Contudo o principal objetivo deste trabalho de investigação visa compreender as novas perspetivas de como um passageiro poderá experienciar as novas tendências tecnológicas nos aeroportos sem qualquer tipo de barreiras e como estas poderão ser benéficas ao utilizarem diferentes tecnologias para obter uma melhor experiência a partir que chegam ao aeroporto até ao embarque, por outro lado, como o aeroporto no que diz respeito ao seu sistema de segurança pode se adaptar a estas novas tecnologias? Sendo assim, o estudo em si engloba certas ferramentas metodológicas tais como entrevista, questionário e estudo de caso. Os resultados esperados no desenvolvimento desta investigação, consistem principalmente em identificar as principais variáveis ou fatores que estão relacionadas com a satisfação dos passageiros relativamente aos novos sistemas tecnológicos existentes no Aeroporto Humberto Delgado. Seguidamente, analisar qualificar e quantificar a avaliação dos inquiridos e opinião dos entrevistados, perceber qual será a visão do aeroporto nos próximos anos, ou seja, quais as novas tendências tecnológicas que irão emergir e modificar a visão dos aeroportos. Em suma, o desenvolvimento desta dissertação acresce valor no mundo académico lusófono, tem um contributo para comunidade científica, principalmente na área da Aeronáutica, sendo uma temática atual e que principalmente irá dar mais valia na tomada de decisão dos utilizadores.Item Caraterização do perfil das ‘soft skills’ na área da aviação civil: um estudo de caso dos profissionais do setor da aviação civil com sede de trabalho no Aeroporto Internacional do Luxemburgo(2020) Sousa, Daniel Fernandes Ribeiro de; Rouco, José Carlos Dias, orient.A presente dissertação de mestrado tem como base a realização de um estudo académico com o objetivo de identificar e caraterizar as competências denominadas de ‘Soft Skills’ presentes nos profissionais da área da aviação civil com sede de trabalho no aeroporto internacional do Luxemburgo (ELLX). Para alcançar o objetivo definido anteriormente, este processo de investigação foi dividido em duas fases distintas, mas complementares. Na primeira fase e através de uma revisão de literatura qualitativa e da análise dos vários modelos conceptuais existentes, foi possível identificar um modelo de ‘Soft Skills’ composto por 15 competências-chave: Assertividade, Comunicação oral, Confiança, Consciência situacional, Flexibilidade e adaptabilidade, Gestão de tempo, Gestão da carga de trabalho, Gestão e resistência ao stress, Liderança, Pensamento crítico, Relações interpessoais, Capacidade de resolução de problemas, Responsabilidade, Capacidade de tomada de decisão e Trabalho de equipa. Na segunda fase e através da aplicação de um questionário desenvolvido exclusivamente para o efeito, foi possível validar este modelo de competências, assim como comprovar a sua principal caraterística: a sua transversalidade em todo o espectro do setor aeronáutico. Ou seja, este modelo conceptual é, uniformemente, aplicado a todos os profissionais, independentemente da sua idade, o seu género ou, até mesmo, a função que desempenham. Nos resultados obtidos, foi possível identificar que, de todas as competências em estudo, os profissionais demonstram, nos seus locais de trabalho, uma maior proficiência nas seguintes competências: Assertividade, Confiança, Flexibilidade e Adaptabilidade e, por fim, a Liderança.Item Caraterização probabilistica de encontro entre aeronaves para a final da pista 03 ao Aeroporto Humberto Delgado: método de alteração dinâmica da well clear area entre aeronaves tripuladas e não tripuladas abaixo dos 1000´(2019) Camacho, Fábio Nuno Dias; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.A aviação moderna, devido às novas tendências tecnológicas nos serviços e na indústria aliada ao digitalismo, entrou numa fase de transmutação de mudança rápida, com o objetivo de permitir a integração de aeronaves não tripuladas no espaço aéreo. A presente dissertação teve como objetivo caracterizar o local na camada a 150 m de altura (500´) e a 300 de altura (1000´) acima da superfície da pista 03 do Aeroporto Humberto Delgado, usando dados das trajetórias de aeronaves tripuladas, onde a probabilidade e o risco de um encontro com uma aeronave tripulada é maior, e a partir do qual a probabilidade de encontro horizontal reduz-se de forma acentuada até ser nula. O estudo efetuado não discrimina qualquer tipo de operação à pista, abrangendo as aproximações visuais e aquelas baseadas em rádio ajudas, desde que o operador tenha submetido um plano de voo para operar no Aeroporto Humberto Delgado. Os resultados demonstram que é possível identificar e caraterizar o local específico onde as aeronaves tripuladas cruzam os 300m e os 150m quando efetuam manobras de aterragem, bem como o local a ter em consideração para definir de forma simples uma Well Clear Area dinâmica de estado 0, 1 e 2, entre aeronaves tripuladas e não tripuladas, com o objetivo de assegurar uma separação mínima entre essas aeronaves na final da aproximação para uma pista. O estudo permite que os operadores de aeronaves não tripuladas a operar no futuro ‘U-space’, de forma a assegurar operações na zona urbana outrora inacessíveis face ao risco no ar. O método baseia-se num método dinâmico dependente do padrão das trajetórias e do fluxo tático de informação digital interoperável entre o prestador de serviços, e entre estes e as aeronaves não tripuladas, de forma a alterar o estado da ‘Well Clear Area’ identificada. Este método dinâmico de garantir uma separação padronizada de acordo com o local possibilita, desde que seja garantido pelo operador ou o construtor o cumprimento do requisitos técnicos específicos relativos à certificação caso esta seja necessária face ao risco, as operações de aeronaves não tripuladas na vizinhança dos aeroportos Internacionais em condições de segurança para com os demais utilizadores do espaço aéreo.Item Como otimizar o processamento e envio de planos de voo reduzindo o tempo e investimento em todo o processo? - um estudo empírico(2021) Martins, Breno Eduardo dos Santos; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.Na aviação é necessário a apresentação de um formulário que contém várias informações concernentes ao voo. Este Formulário é chamado de Plano de Voo. O envio de planos de voo, apesar de ser uma operação simples se comparado com as outras operações aeronáuticas, pode gerar muitos transtornos aos seus usuários a ponto de causar atrasos em voos e inviabilidade das missões. O objetivo deste trabalho é analisar de uma forma profunda os atuais meios disponíveis para apresentação desse formulário bem como os processos que o envolve, identificando as possíveis falhas durante a submissão de um plano de voo e no tratamento de dados, propondo soluções viáveis na tentativa de otimizar esse processo através de uma aplicação para telemóveis. Para tanto, no desenvolvimento, foram analisadas as características dos meios atuais de envio e os serviços atuais de telefonia prestados no Brasil. Também foram abordados os requisitos necessários para a construção da aplicação de maneira que respeite as regras de preenchimento do formulário de envio de planos de voo, as características que a aplicação terá, bem como a comparação da aplicação com os demais meios disponíveis. Como considerações finais supõe-se que a aplicação é um novo meio viável de apresentação de planos de voo, principalmente por sua interface gráfica de fácil utilização e a capacidade de enviar planos via internet e SMS.Item Crew Fadigue Management: análise de estudo empírico numa companhia aérea do Grupo TAP(2013) Nunes, Fernando Cabral da Silva; Reis, Felipa Cristina Henriques Rodrigues Lopes dos, orient.Item Os determinantes responsáveis pelo comportamento das receitas totais numa companhia aérea do tipo tradicional (legacy): um estudo empírico usando a PLSR(2016) Cavaco, Rui Jorge da Trindade Freitas Sampaio Carrilho; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.A liberalização do transporte aéreo originou um ambiente competitivo numa industria altamente regulada no plano operacional, condicionando as estruturas de custos das empresas. O fator competitivo desloca-se assim para a gestão de receitas. O paralelo desenvolvimento das industrias de Informação e Tecnologia cria as condições para o desenvolvimento da “Industrialização da Gestão de Receitas”. Nos últimos 30 anos vários estudos e aplicações desenvolvem modelos de otimização da Receita Total, numa primeira fase por voo e atualmente na rede de transportadora. Estes modelos, na sua maioria utiliza informação estatística para, através de processos diversos, permitir a um analista decidir qual o modelo que melhor se adapta à procura existente. O presente trabalho pretende, determinando os fatores que influenciam a Receita Total, contribuir para o estudo do comportamento desta. Deste modo utilizando o método de Partial Least Squares, pretendeu-se estudar quais os determinantes e comportamento da Receita total numa companhia do tipo Legacy em três tipologias de rotas. Concluímos que é possível a monitorização do comportamento de um sistema de Revenue Management através do observação do comportamento da Receita Total durante o período de disponibilidade das tarifas para um determinado voo.Item A fadiga dos pilotos em voos de longo curso(2019) Leão, Nicolas Ferrero; Ferreira, Pedro Nuno Pacheco, orient.Objectivo: A aviação é um sector em constante evolução e adaptação em que o número de passageiros aumenta a cada ano. Segundo os indicadores da ICAO, em 2018, foram cerca de 4,3 bilhões de passageiros transportados no mundo (mais 6,1% em relação a 2017). O aumento do número de passageiros e das horas de voo, a utilização de aeronaves mais eficientes capazes de percorrer distâncias cada vez maiores, e atravessar vários fusos horários, o que intensifica as perturbações ao nível dos ritmos circadianos, são factores que afetam os níveis de fadiga dos pilotos de longo curso, cujas condições de trabalho nem sempre estão de acordo com as normas de segurança estabelecidas por organizações internacionais como a ICAO. A fadiga dos pilotos é uma realidade e as investigações mostraram que muitas vezes existe uma relação de causa-efeito entre os acidentes e incidentes e a fadiga dos pilotos. Já em 1944 a fadiga era um factor de risco identificado no Anexo 6 da Convenção de Chicago. Os objectivos desta dissertação são a identificação dos níveis, causas e consequências da fadiga dos pilotos de longo curso, e do seu impacto ao nível da segurança das operações de voo, dando seguimento ao trabalho elaborado por Alcéu (2015), sobre a fadiga dos pilotos em voos de médio curso. Metodologia: Foi distribuído a várias associações de pilotos e a pilotos directamente de várias companhias aéreas, um questionário anónimo realizado através do "Google Formulários" para avaliar um conjunto de factores determinantes da fadiga em piloto de longo curso, assim como avaliar os níveis de fadiga percepcionados. O questionário esteve disponível durante o mês de Junho de 2019 e permitiu recolher um total de 41 respostas. Também foram feitas duas entrevistas a pilotos de voos de longo curso. Resultados: Os resultados mostram que as causas de fadiga são muito específicas à profissão, nomeadamente, as longas horas de voo nocturno, diferenças horárias, tempos de voo demasiado longos e períodos de repouso demasiado curtos entre voos. A idade dos pilotos também desempenha um papel importante. Os resultados são edificantes e confirmam os muitos estudos já realizados nos últimos anos; eles demonstram até que ponto, com as regras actuais mais protectoras, a fadiga dos pilotos ainda está muito presente. Conclusões: A fim de aumentar a segurança de voo, é imperativo levar em conta os mais recentes estudos existentes sobre a fadiga dos pilotos de longo curso e incorporar novos padrões aos regulamentos existentes. É necessário valorizar mais a profissão que se sente, por vezes, desvalorizada dando mais descanso entre viagens, organizar melhor a planificação dos dias de trabalho e de descanso, e incentivar as companhias ao diálogo com os pilotos que, muitas vezes, têm receio em falar sobre o tema da fadiga e condições de trabalho.Item A fadiga no contexto das operações de manutenção de aeronaves (um estudo envolvendo empresas de manutenção em Portugal continental)(2020) Virtuoso, Maria Manuela Vicente; Simões, Anabela, orient.O presente trabalho centra-se no estudo das condições técnicas e organizacionais em que se realizam as operações de manutenção de aeronaves na aviação civil, em Portugal continental, bem como nos efeitos dessas condições sobre as capacidades funcionais e sobre o desempenho dos técnicos de manutenção. Serão analisados os vários tipos de fadiga, como eles se instalam, os constrangimentos introduzidos pelo trabalho noturno, quais os erros mais comuns que daí resultam e quais os fatores que mais condicionam o desempenho dos técnicos nestes ambientes, que são caracterizadamente complexos. A partir desse estudo base, pretende-se determinar qual o contributo da fadiga (física e mental) e da organização do trabalho para a ocorrência de erros e quais os riscos daí decorrentes no que se refere às condições de segurança dos próprios trabalhadores da manutenção e, indiretamente, dos passageiros das aeronaves. São também abordados os aspetos relacionados com formação e treino e a sua importância e impacto na indução de stress nos técnicos de manutenção de aeronaves. Por último, será ainda analisado em que medida a vulnerabilidade relativamente à fadiga e ao stress apresenta diferenças significativas em função: (1) da antiguidade: afetam mais as pessoas com maior antiguidade e menos as pessoas com menor antiguidade? (2) da idade: afetam mais as pessoas mais velhas do que as mais novas? De modo a responder às questões de investigação e procurar a existência de sintomas de fadiga entre os Técnicos de Manutenção de Aeronaves (TMA), foi disponibilizado, via Internet, um questionário individual e anónimo, quer relativamente a cada sujeito, quer relativamente à empresa onde o TMA trabalha. Foram abordadas 15 empresas que prestam serviços de manutenção a aeronaves em Portugal continental. O questionário teve 55 respostas, que foram a base do trabalho apresentado.Item O impacto do Aeroporto Francisco Sá Carneiro no desenvolvimento da região norte(2015) Esteves, António Marcos de Sousa; Reis, Filipa Lopes dos, orient.O aeroporto é cada vez mais o elo de ligação entre a região e o resto do mundo, servindo como impulsionador económico, social e cultural. Um aeroporto é tão mais eficiente quanto melhor for a sua inserção no meio que o rodeia. Esta premissa é uma obrigatoriedade nos tempos que decorrem e fruto de uma crise económica mundial que se tende a arrastar. Como é sabido, a Região Norte de Portugal é fortemente povoada por população migratória, que anualmente regressa a Portugal, sendo também cada vez mais um ponto de interesse para os turistas de todo o Globo. A ligação aérea por intermédio do Aeroporto Francisco Sá Carneiro é um fator de sucesso na Região Norte, contribuindo assim para um desenvolvimento mútuo. Desde a liberalização do espaço aéreo no Continente Europeu e com a chegada de companhias Low-Cost a Portugal, se verificou na Região Norte um aumento exponencial a nível turístico e por conseguinte comercial. Este trabalho procurará dar resposta ao real impacto do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, também denominado como Aeroporto do Porto, no desenvolvimento da Região Norte. A Catchment Area do mesmo, vai para além dos limites fronteiriços de Portugal, sendo que cada vez mais, e, fruto da intermodalidade, se alarga ao país vizinho, proporcionando assim novas oportunidades.Item O impacto do transporte aéreo no desenvolvimento do sector da hotelaria em Luanda(2016) Silva, Rui Veiga da; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.O sector do transporte aéreo, é reconhecido pelas principais organizações, tem prestado o seu maior contributo no desenvolvimento da actividade turística. A união directa entre o turismo e o transporte aéreo, tem porém sido motivo de investigação de forma individual pelo turismo e o sector do transporte aéreo. São poucas as ocasiões que as duas actividades chegam a investigar em conjunto esta mesma realidade (F. Abrantes, 2012). Na actual economia de mercado, o progresso do transporte aéreo acompanhado das infras estruturas aeroportuárias, estabelecem um importante elo para o sector da actividade turística. A elaboração deste trabalho de dissertação de mestrado, tem como objectivo compreender a utilidade do transporte aéreo e da infraestrutura aeroportuária, no desenvolvimento do sector hoteleiro em Angola particularmente na província de Luanda. Sendo assim, pretende-se contestar com o presente estudo à seguinte questão: Qual o verdadeiro impacto do transporte aéreo e da infraestrutura aeroportuária “ (Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro) ”, na actividade turistica em Angola, em particular no sector da hotelaria na província de Luanda. Para tal é imprescindível obter resposta a diversos objectivos indicados e identificados no trabalho. O actual trabalho de investigação focaliza, o seu estudo no sector do transporte aéreo e na actividade do turismo em especial no sector da hotelaria em Luanda, pretende-se reconhecer os factores determinantes que o sector do transporte aéreo e o Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, como a principal infraestrutura aeroportuária do país, possam dinamizar a actividade da hotelaria em Luanda. O principal foco do estudo, estará no processo de evolução do tráfego aéreo na província de Luanda, saber se o mesmo tem influência, no comportamento da taxa de ocupação hoteleira, se está a subir, baixar ou estagnada, ter em conta as razões que levam o procedimento da mesma. Por outro lado, analisaremos o crescimento económico de Angola, com impacto no sector da actividade turística, nomeadamente na região de Luanda.Item A importância da regulação vigente para a obtenção de faixas horárias/Slots aeroportuários - caso de Portugal(2013) Monteiro, Suzana Mónica Antunes; Reis, Felipa Cristina Henriques Rodrigues Lopes dos, orient.Este trabalho discute a liberalização do transporte aéreo no mercado Europeu, o sucesso do tráfego aéreo, e a importância da regulação de slots aeroportuários para uma concorrência leal. Presentemente, dado o crescimento e a expectativa que o tráfego aéreo cresça ainda mais, os aeroportos e as companhias aéreas debatem-se com um problema de grande dimensão, que passa pela gestão aeroportuária de slots, uma vez que a capacidade dos aeroportos é limitada, e a procura por estas estruturas tem aumentado drasticamente. Face aos vários aeroportos Europeus, estima-se que essa capacidade seja atingida brevemente, fazendo com que a congestão não se dê só apenas por um curto período diário, mas que aumente não só a sua frequência como também a sua duração. Esta congestão pode ter efeitos sobre a concorrência entre as companhias e entre os aeroportos, o que implica que haja um impacto negativo, tanto no ambiente como na segurança. O estudo terá em atenção a capacidade do Aeroporto de Lisboa, ao pedido de slots aeroportuários, a legislação nacional e internacional, outros meios de afectação de slots aeroportuários, a posição da TAP relativamente à regulamentação existente, e aos meios paralelos.Item Managing fatigue in a regional aircraft operator : fatigue and workload on multi-segment operations(2015) Alcéu, Pedro Miguel de Matos; Simões, Anabela, orient.Introduction: With the constant increase in air travel every year and the downfalls of the World’s economy, airline managers face the need to optimize resources with the goal of reaching profit and reliability targets. This leads to higher utilization rates in commercial aircrews, with more hours of work and the consequence of less sleep and off time. As such, pilots and cabin crew face an increasing number of sleep disturbances, with the consequent alertness impairments and reduced performance. The concept of fatigue resumes these issues and has recently been addressed by several studies and documents, which prove its hazards and identifies them as risks to a flight’s safety. The main goal of this study is the methodic identification of fatigue in a regional aircraft operator that, although not suffering from night circadian disruption has a major rostering structure of multi-flight operations with flights in the early hours of the day. Methodology: The universe and the sample size of this study are equal and correspond to 52 airline pilots, 27 Captains and 25 First Officers, all males and an average age of 39.2 years old. The methodology used in this research consists of two interconnected principles: objective fatigue measurement, using bio-mathematical modeling through the SAFE model and subjective fatigue measurement through a 3 week daily survey applied to real operations, allowing the measurement of individual fatigue in the beginning of work and at top of descend on the last flight of the day. The survey was complemented by an adapted version of NASA’s TLX workload measurement scale, allowing a more complete analysis of an additional fatigue cause that has impact in multi-segment operations. A questionnaire was also distributed in order to identify any variability factors that could influence the measurements and limit pilot’s capabilities and performance.Results: Results were determined by setting a methodic approach to schedule analysis, with 365 days of planned pilot rosters processed. Areas of high risk were identified, in particular on the early hours of the morning and the evening and on days with more than 4 sectors. With the surveys and when comparing both measurements, SAFE model predictions stay short of 5 in the Samn-Perelli Scale (Moderately tired. Let down.) whilst pilot reported fatigue values represent a 6 on the same scale (Extremely tired. Very difficult to concentrate.). A high relation was also found between the increase of fatigue, the number of sectors and time of day, revealing that workload might be caused by multi-segment operations and a hazard to what can be considered an acceptable level of safety to risk management in flight operations. Conclusion: A new approach to workload in the fatigue and safety settings should be considered, and further research should strive to look at the impact of workload in multi-segment operations. This should all lead to new hazard identification and risk mitigation practices to be in place, joining flight safety and rostering departments in better and more robust schedules, with of course increased safety levels and better overhaul performance.Item O processo de gestão de reclamações dos passageiros : o caso TAAG - Linhas Aéreas de Angola, em Portugal(2013) Dinis, Denilson Patrick dos Santos; Reis, Felipa Cristina Henriques Rodrigues Lopes dos, orient.O presente trabalho tem por objetivo explorar os dados sobre o grau de satisfação e insatisfação dos passageiros TAAG - Linhas Aéreas de Angola (TAAG), na rota Lisboa - Luanda, a partir do Aeroporto da Portela, em Lisboa, 2013. Dado que, o estudo de caso qualitativo apresenta fundamentos que foram analisados usando a análise documental; as entrevistas; e o questionário de forma a responder às questões de partida e os objetivos traçados ao longo do trabalho. É evidente que, os resultados encontrados estão relacionados com as respostas obtidas quer nas entrevistas efetuadas e quer também nos questionários realizados junto dos passageiros. Note-se que, foi importante saber quais os mecanismos que a TAAG utilizava para gerir as reclamações dos passageiros e como efetuava o tratamento das questões. Efetivamente, muito dos dados não foram fornecidos devido ao facto de se tratar de dados confidenciais da empresa. Significa isto que, o estudo de caso sobre a companhia se consubstanciou em explorar e descrever todos estes métodos e teorias que foram apresentados pelos gestores relativamente aos passageiros. Em nosso entender, de forma a relacionar todos os dados foi preciso efetuar um estudo de caso de forma a permitir interpretar, descrever e analisar as questões de fundo com vista a saber qual o grau de satisfação e insatisfação do passageiro na rota e as políticas em curso da empresa para responder à procura dos passageiros (pax). Em suma, os resultados apresentados indicam que a análise de satisfação e gestão das reclamações dos passageiros TAAG é de todo aceitável, pelo que a companhia continua a levar a cabo uma política de melhoria dos seus serviços.Item Processo de licenciamento de operadores aéreos em Portugal: um estudo empírico(2018) Guigá, Calpeche Chandracant; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.Este projeto reflete a pesquisa que foi desenvolvida no âmbito de Licenciamento de Operadores Aéreos em Portugal. Com a respetiva pesquisa “limitada” que foi efetuada no ponto de vista geral, pode considerar-se que o processo é muito extenso. Por sua vez, resume-se, que são exigidos vários requisitos pela entidade reguladora e que alguns dos mesmos podiam ser corrigidos e criados de uma forma mais confiante, criando um manual de licenciamento de operadores aéreos de uma forma que seja legal, eficaz e segura. Por isso o autor com este trabalho visa analisar, avaliar os pontos mais essenciais em relação à licença dos operadores aéreos, principalmente, os requisitos obrigatórios para a obtenção do certificado de operador aéreo (COA), como é feito o pedido de licença de exploração, ou seja, resumidamente, qual é o processo e as normas que uma companhia tem de desenvolver e respeitar antes e após de obter o Certificado de Operador Aéreo (COA), incluindo a licença de exploração. Sendo que o principal objetivo é analisar, avaliar e propor as principais ferramentas para a criação de uma companhia aérea. Inicialmente fala-se sobre a introdução do projeto e sobre a revisão da literatura. Dentro desta fala-se sobre a Regulamentação da ICAO (Organização da Aviação Civil Internacional), da entidade reguladora ANAC (Autoridade Nacional de Aviação Civil) e dos regulamentos europeus relativos ao processo de licenciamento de operadores aéreos, ou seja, como obter o COA e como manter o mesmo no mercado aeronáutico, incluindo também a licença de exploração. Por sua vez, foram encontrados pelo autor, vários regulamentos e documentos, que podem ser apresentados e utilizados para a realização deste projeto.Item Qualidade e satisfação como vantagem de fatores competitivos : o caso TAAG - linhas aéreas de Angola(2016) Serra, José Luis; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.A qualidade percebida nos serviços encontra-se associada ao conhecimento sobre o cliente e o mercado, uma vez que quanto maior for este conhecimento maior a possibilidade de se encontrarem melhores soluções que visem a criação de valor de forma sustentada para o cliente e, consequente aumento da competitividade por parte das empresas. A elaboração desta dissertação tem como objetivo estudar de que forma a Qualidade e a Satisfação constituem fatores competitivos na TAAG – Linhas Aéreas de Angola. Com o presente estudo, pretende-se responder à seguinte questão: A Qualidade e a Satisfação são dois fatores competitivos para a TAAG – Linhas Aéreas de Angola? O percurso metodológico adotado no presente trabalho, centra-se na pesquisa qualitativa, com a utilização do método da entrevista/ questionário e do caso de estudo. A dissertação visa contribuir para uma melhoria a nível de enriquecimento da literatura face ao tema escolhido referente ao panorama nacional, bem como, auxiliar os gestores e todos os demais interessados, na melhoria de tomada de decisão, constituindo deste modo, uma mais-valia. De um modo global, os objetivos foram alcançados na sua plenitude. A Qualidade e a Satisfação constituem fatores de competitividade na TAAG – Linhas Aéreas de Angola. No entanto, parece existir um longo caminho a percorrer de modo a se afirmarem na Estratégia Corporativa e contribuindo para a Excelência, não apenas em meras palavras de retórica, mas com resultados práticos e provas dadas.Item A relação dos estilos de liderança e comunicação com a satisfação e esforço extraordinário : estudo de caso dos pilotos de linha aérea(2020) Mendes, Eliana Cristina Agostinho; Rouco, José Carlos Dias, orient.Nas últimas décadas as transformações preconizadas na aviação comercial seja no que respeita ao nível tecnológico ou no crescimento do transporte aéreo provocaram mudanças significativas na relação entre os que exercem funções de direção e os seus colaboradores. Assim, este estudo tem como objetivo identificar qual ou quais os estilos de liderança e de comunicação que um líder deve exercer para satisfazer e levar a um esforço extraordinário dos membros da sua equipa, nomeadamente, quando se trata de equipas sujeitas a elevados níveis de stress como é o caso dos pilotos de linha aérea. Para materializar o objetivo deste estudo utilizou-se o método quantitativo através da aplicação de um questionário com perguntas fechadas a uma amostra de 105 Pilotos de linha aérea membros da Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea. Dos resultados conclui-se que o estilo de liderança participativo e o estilo de comunicação assertivo apresentam-se para as várias variáveis independentes (escalões etários, género, grau académico e situação profissional) como os mais utilizados pelos Comandantes/Pilotos de linha Aérea sendo valorizado pelos restantes membros da equipa assemelhando-se ao interpretado por outros investigadores. Por outro lado, pela interpretação dos nossos dados percebemos ainda que não existem diferenças significativas na forma como os pilotos dos diferentes escalões etários, género, grau académico e situação profissional praticam os estilos de liderança e comunicação. Dos resultados conclui-se ainda que os Comandantes/Pilotos de linha Aérea percecionam que o estilo de liderança participativo e o estilo de comunicação assertivo são os que mais contribuem para promover o esforço extraordinário e satisfação dos membros da suas equipas.Item A segurança do transporte aéreo pós 11 de Setembro e a aplicação do conceito de 'ponto de segurança único'(2018) Coelho, Fernando Manuel Cardoso; Vicente, José Ivo Carvalho, orient.Atualmente quase todos os passageiros que utilizam o transporte aéreo e que tenham de efetuar uma transferência num ou mais aeroportos intermédios antes de chegarem ao destino final são submetidos a um novo controlo de segurança para além daquele que foi efetuado no aeroporto de origem. Tal controlo é igualmente aplicado à sua bagagem de mão e/ou de porão. Apesar de alguns países já aplicarem tal procedimento antes de 2001, a exigência como norma internacional surgiu após os atos ocorridos a 11 de Setembro de 2001. Salvo raras exceções, esta repetição de procedimentos é efetuada porque a maioria dos países não reconhecem entre si as medidas de segurança aplicadas nos aeroportos de origem. Tal duplicação de controlos de segurança provoca ineficiências operacionais com custos elevados para os aeroportos e companhias aéreas assim como a insatisfação dos passageiros afetados. As várias organizações internacionais que regulamentam o setor do transporte aéreo assim como os vários representantes da indústria reconhecem as vantagens do reconhecimento mútuo das medidas de segurança tendo vindo a promover desde há alguns anos a adoção do conceito ponto de segurança único com o objetivo de evitar a repetição de controlos de segurança a passageiros e bagagens em transferência. No entanto a maioria dos Estados pouco têm avançado no sentido de estabelecerem acordos que permitiriam reduzir custos operacionais, aumentar a eficiência dos seus sistemas de transporte aéreo, contribuir para a satisfação do público viajante sem no entanto comprometer a segurança da aviação civil. O objetivo deste trabalho é dar um contributo para que um conceito que vem sendo discutido há mais de duas décadas, faz parte dos objetivos estratégicos do regulador internacional do setor e ter sido apoiado em duas conferências mundiais de alto nível e que seja adotado pelos países que o queiram implementar. Através da análise do sistema técnico-legal da aviação civil internacional tentaremos dar resposta a esta questão e apresentar soluções como é possivel implentar tal princípio mantendo a eficiência e regularidade do transporte aéreo sem comprometer a segurança de pessoas e bens num contexto de ameaça permanente. O trabalho baseou-se numa pesquisa exploratória qualitativa tendo os resultados revelado que o desconhecimento da informação associado ao caratér de confidencialidade condicionam a aplicação do “ponto de segurança único”.