Mestrado em Ciências da Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação por autor "Agrello, Marisa Pascarelli, orient."
A mostrar 1 - 15 de 15
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A afetividade na relação pedagógica: concepções de alunos e professores do ensino médio(2018) Parente, Ana Virginia Aragão Dantas; Agrello, Marisa Pascarelli, orient.Com o objetivo de avaliar a importância da afetividade na relação pedagógica professor-aluno do Ensino Médio, esta pesquisa foi desenvolvida em dois períodos. No primeiro buscou-se, através de um estudo bibliográfico, analisar os conhecimentos que existem nos acervos literários acerca dessa relevância e, dentre essas literaturas foi selecionado como referencial dessa pesquisa os autores: Pichon-Rivière (2016), Vygotsky (2008), Piaget (2003; 2013), Wallon (1981; 2007), Cabral (2012) e Saltini (2008), entre outros, que estudaram o assunto sobre as relações entre os vínculos afetivos, as concepções de alunos e professores para a aprendizagem significativa, a construção das estruturas afetivas e cognitivas entre alunoprofessor do Ensino Médio e a relevância das emoções no ato de aprender. Inicialmente se faz uma síntese de como aconteceu o processo histórico do significado de afetividade à educação e a relação dos aspectos afetivos no processo de aprendizagem, apresentando as colocações dos autores acima citados sobre a afetividade e sua relevância para o processo de ensinoaprendizagem. No próximo momento apresenta-se a relação professor e aluno na construção da aprendizagem do adolescente o que busca mostrar o ensino significativo relacionado com o desejo de aprender, bem como, apresentar a Escola Pública do Ensino Médio e os Parâmetros Curriculares Nacionais para analisar como esses alunos são orientados profissionalmente considerando a visão da escola, família e sociedade. A metodologia desenvolvida neste trabalho foi realizada por meio de uma pesquisa de campo na qual se investigou as práticas de professores e alunos no cotidiano escolar, as suas percepções sobre a afetividade, sobre o vínculo professor-aluno e a influência que tais aspectos trazem para a aprendizagem dos mesmos. Tendo como população alunos e professores do Ensino Médio de uma Escola da Rede Pública Estadual de Ensino da cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará. A pesquisa foi realizada numa Escola do Ensino Fundamental e Médio localizada geograficamente próximo à pesquisadora, uma escolha feita aleatoriamente, pelo facto da escola servir aos méritos da pesquisa, favorecendo a coleta dos dados, sem outros motivos que possam influir nas respostas, ou direcionar a pesquisa para os seus resultados. Conclui-se que os professores e alunos que foram investigados nesta pesquisa deram claros sinais de que a afetividade precisa ser incluída como prioridade na relação pedagógica professor-aluno e no ambiente escolar, embora também se possa inferir que os problemas no espaço educacional possam ser minimizados e, com o tempo, até deixar de existir se todos os envolvidos na questão educacional: governantes, gestores educacionais, professores e alunos passarem a considerá-la como tal e a trabalhar conjuntamente por sua aplicação no contexto educacional.Item Análise reflexiva da importância da educação infantil : estrutura básica para as aprendizagens formais no município de Bom Lugar - MA(2023) Silva, Lourisval Mendes da; Agrello, Marisa Pascarelli, orient.A presente dissertação apresenta uma reflexão acerca da importância da Educação Infantil de qualidade para o desenvolvimento do ser humano em todas as dimensões biossocioculturais. Perfilou como objetivo analisar a primeira etapa da Educação Básica no Município de Bom Lugar/MA, no que se refere à estrutura de preparação para a aprendizagem formal. Nessa toada, destacam-se os seguintes aspectos: profissional, espaço físico, recursos e metodologia. A pesquisa empírica, com âncora na abordagem qualitativa e com método descritivo, documental e interpretativo, envolveu 02 (dois) gestores e 20 (vinte) professores de duas instituições escolares que oferecem Educação Infantil no Município de Bom Lugar/MA. Para a coleta de dados realizou-se a observação e aplicou-se uma entrevista semiestruturada, assim como foram utilizados documentos oficiais legislativos, em nível escolar, Projeto Político Pedagógico-PPP, Resolução do Conselho Municipal de Educação - RCME, em nível nacional, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN. Os subsídios teóricos para tal discussão foram auferidos pelas informações trazidas por pesquisadores da área que contribuíram na confecção desta pesquisa, são eles: Vygotsky (1896 - 1934), Piaget (1896 - 1980), Wallon (1879-1962), Santos (2006) Kramer (2000), Oliveira (2002), entre outros, enfático na ampliação da educação de qualidade da Educação Infantil. Os dados obtidos deixam patente a insuficiência no que toca a momentos específicos atinentes na qualidade da Educação ofertada e assim necessitando de melhoria em todos os itens analisados.Item Educação profissional e mercado de trabalho na região centro sul do Ceará : demandas e inserções para profissionais na área de eletrotécnica(2018) Neto, José Tavares de Luna; Agrello, Marisa Pascarelli, orient.Esta pesquisa apresenta um breve contexto histórico da Educação Profissional Brasileira, onde fica claro que a formação do trabalhador no Brasil começou a ser feita desde o período da colonização (FONSECA, 1961), e desde então passou por transformações que foram abordadas aos longos dos capítulos. Ela tornou-se acessível, gratuita e chegou ao Cedro que é uma das primeiras cidades do interior cearense, objeto de ações do MEC e do IFCE – Campus de Fortaleza, com vista a instalação de uma Escola Industrial Federal, hoje IFCE (LEANDRO NETO, 2013). Tendo assim, como objetivo analisar as condições de inserção de emprego na Região Centro Sul do Ceará para os profissionais com formação em Eletrotécnica realizada pelo IFCE, Campus Cedro no período de 2002 a 2015. Para tanto, foi realizado coleta de informações acerca das condições trabalhistas em que se encontram esses profissionais. Houve de fato a elaboração de um questionário sendo a ferramenta utilizada para obtenção das informações desejadas. Foram considerados dados com referência aos períodos que variam do estágio até a atuação profissional. Com efeito, os resultados coletados foram tabulados e realizadas as análises, com propósito de diagnosticar as problemáticas do objeto investigado, bem como avaliando as questões positivas também encontradas.Item Educação profissional na Ibiapaba : novas perspectivas para o mercado de trabalho no estado do Ceará – Brasil(2019) Soares, Aldânia Maria de Melo Lima; Agrello, Marisa Pascarelli, orient.A presente dissertação tem por objetivo compreender a percepção dos professores sobre a integração curricular no Ensino Médio Integrado da Serra da Ibiapaba, buscando em suas falas, como percebem a interdisciplinaridade e a integralidade nas escolas pesquisadas e a inserção dos alunos no mercado de trabalho. A Educação Profissional foi implantada no Estado do Ceará-Brasil no ano de 2008, objetivando disponibilizar aos jovens uma educação de qualidade, além de oportunizar à sociedade profissionais com qualidade e com competência eficaz para desenvolver várias funções na economia e consequentemente no mercado produtivo. A partir do estudo realizado, da análise das entrevistas e dos documentos institucionais, podemos concluir que a organização curricular está estruturada na integração dos conteúdos das disciplinas entre as áreas técnica e geral, desenvolvidos de forma interdisciplinar pela pedagogia de projetos, havendo dessa forma a integralidade dos conhecimentos conferindo sentido de unidade para os educandos.Item O efeito do fundo financiamento estudantil na educação superior: uma pesquisa de campo no interior do Ceará(2018) Júnior, Francisco Linhares Ponte; Agrello, Marisa Pascarelli, orient.O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. analisar o efeito do Fundo de Financiamento Estudantil no Ensino Superior em uma Faculdade Privada de um município localizado na zona norte do Ceara. Este é um estudo de natureza descritiva com abordagem quantitativa. Para aplicação desta pesquisa, o estudo de caso foi a opção que melhor se encaixou por facilitar o entendimento sobre os índices de engajamento. Foi elaborado um questionário com 15 perguntas de múltipla escolha. O cenário da pesquisa foi uma faculdade privada situada no município de Sobral – CE, no período de agosto a dezembro de 2015. Os alunos pesquisados descreveram bem os proveitos do uso do FIES, pois a vantagem de pagar o curso depois de formado traz mais tranquilidade para estudar, sem se preocupar com as mensalidades, e também a possibilidade, para jovens que não têm condições financeiras de pagar agora, de cursar o nível superior. A pesquisa conseguiu alcançar a problemática, a hipótese e o objetivo, pois foi adquirido muito conhecimento através dos questionários, constatou-se que o uso do FIES realmente traz um aumento significativo de alunos matriculados na faculdade.Item Fazenda da Esperança : ressignificando vidas(2022) Mouta, Luisiany Prado; Agrello, Marisa Pascarelli, orient.A presente pesquisa qualitativa teve como objetivo principal analisar a efetividade das atividades ofertadas na Fazenda da Esperança São Bento de Sobral/CE aos acolhidos como tratamento da dependência química, dando enfoque especial ao trabalho desenvolvido no campo da educação, para a amostragem da pesquisa foram escolhidos pelos diversos tipos de dependências químicas e período de permanência em tratamento. Todos do sexo masculino, na faixa etária de 16 a 35 anos de idade. Concebendo como principais questões a dependência química; as formas de tratamento; e o papel Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas (SISNAD) dentro deste cenário, e a Política Nacional sobre Drogas. Sendo discutidos principalmente por autores como Fontes (2013); Fonseca & Lemos (2011); Rigoni, Oliveira & Andretta (2006); Paini, Casteletto e Fonseca. (2010); Costa (2009) e outros. Por fim, discutimos a temática a partir dos resultados: o conhecimento sobre a dependência química, sobre as causas e feitos da mesma; conhecimento sobre as formas de tratamento; sobre as políticas de enfrentamento as drogas (SISNAD e PNSD); e principalmente a efetividade das Comunidades Terapêuticas no tratamento de pessoas com dependência química.Item Formação continuada no ensino médio: uma análise reflexiva das vozes dos professores(2019) Sousa, Liduina de; Agrello, Marisa Pascarelli, orient.A presente Dissertação, com o tema FORMAÇÃO CONTINUADA NO ENSINO MÉDIO: Uma análise reflexiva das “vozes” dos Professores tem como objetivo entender a importância do processo de Formação Continuada e compreender como esta Formação contribui (ou não) para a mudança da prática pedagógica. Esta Pesquisa é embasada no respaldo teórico de autores consagrados: Libâneo (1998), Pimenta (1999), Alarcão (2003), Gatti (2003), Ferreira (2007), Nóvoa (2009), Kramer (2010), Ibernón (2010), Tardif (2014), entre outros, bem como na Portaria Ministerial Nº 1.140, de 22 de novembro de 2013, que tem como objetivo promover a valorização da Formação Continuada dos Professores que atuam no Ensino Médio público. A Pesquisa de Campo foi realizada, através de um questionário com perguntas fechadas e abertas a um público alvo de 30 (trinta) Professores de 03 (três) escolas públicas da rede estadual, no município de Várzea Alegre, sobre a Formação Continuada dos Professores do Ensino Médio. Os dados obtidos revelaram que as propostas dos cursos de Formação Continuada dos professores, executadas nas escolas da rede pública estadual de ensino do município Várzea Alegre, estado do Ceará, embora valorizem a qualificação profissional, ainda não comprazem a materialização da teoria e prática, diante dos variados saberes produzidos na ação pedagógica e não promovem, também e ainda, a competência capaz de contribuir, de forma ativa e impactante, na melhoria da prática docente, entendendo e atendendo a demanda escolar.Item O impacto da legislação no ensino médio : percepções dos professores de uma escola pública brasileira(2019) Freire, Maria Lucimar da Silva; Agrello, Marisa Pascarelli, orient.A presente Dissertação tem como objetivo perceber o que os professores pensam sobre o impacto da Legislação do Ensino Médio, na escola pública em que trabalham. Inicia-se com o estudo, a partir da chegada dos Portugueses e Padres Jesuítas, passando então a analisar cada Século em que a Educação foi se desenvolvendo. Apresenta-se ainda a análise do papel da sociedade em relação à Educação e suas inovações. Tem como destaque a Constituição Federal – 1988; Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Nº 8.069/1990); as Leis de Diretrizes e Bases (Nº 4.024/61, Nº 5.692/71 e Nº 9.394/96); leis importantes, que tratam de contributos para a melhoria dentro das nossas escolas e consequentemente a tão esperada aprendizagem que é o resultado de uma Educação de qualidade. A pesquisa empírica foi feita através de entrevistas em que os professores entrevistados apresentam depoimentos do seu dia-a-dia na sala de aula nas diferentes disciplinas que compõem o Ensino Médio Brasileiro. Os resultados da análise das entrevistas apontam que a Escola precisa melhorar seus resultados, que a Legislação não condiz com a prática, principalmente no tocante a infraestrutura da Instituição no incentivo a compra de equipamentos tecnológicos, didáticos e pedagógicos.Item O impacto e a importância da experiência internacional na ONG ARCA na vida de profissionais e no mercado de trabalho: percepções de exestagiários e voluntários holandeses que participaram desta ONG entre 2002 a 2014(2018) Raadsen, Milza Gomes; Agrello, Marisa Pascarelli, orient.Apesar de estudos sobre Mobilidade internacional dentro do contexto da educaçao fomal já aparecer com certa frequencia em estudos academicos, vimos por outro lado que somente recentemente algumas pesquisas enfocam a Mobilidade internacional em contexto de educação não formal. A pesquisa tem como objetivo compreender a influência e o impacto da experiência internacional realizada por um grupo de 23 holandeses, que, entre 2002 e 2014 fizeram estágio extracurricular e voluntáriado na ONG ARCA – Brasil, a partir de suas próprias opiniões e avaliações. Optou-se pela metodologia de estudo de um caso através de uma pesquisa exploratória, quantitativa realizada na ONG ARCA, juntamente com a revisão bibliográfica e também foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com os participantes. Os principais resultados apontam que os sujeitos declaram que por meio deste tipo de atividade, vivenciam uma experiência profissional no exterior, aliada a motivos como ter uma experiência de vida desafiante. Os sujeitos da pesquisa também apontam que os maiores ganhos da experiência são na dimensão pessoal e interpessoal e que este tipo de experiência tem um caráter único de formação experiencial para toda a vida que agrega ao mesmo tempo crescimento pessoal e profissional. Da análise dos dados obtidos, conclui-se que a realização de experiência internacional se mostra satisfatória para a aquisição de competências profissionais, em especial, as competências transversais e/ou softskills, atuando como um elemento de mais valia e muito significativo para a carreira profissional.Item A importância do psicopedagogo no processo de ensino aprendizagem: paralelo entre duas unidades educacionais no Município de Eusébio do estado do Ceará – Brasil(2019) Brás, Anny Wanneska Loureiro; Agrello, Marisa Pascarelli, orient.A presente dissertação tem por objetivo verificar a importância do psicopedagogo no processo de ensino aprendizagem realizando um paralelo entre duas unidades escolares no Município de Eusébio no Estado de Fortaleza – Brasil com e sem o profissional psicopedagogo. Foram realizadas comparações entre as taxas de rendimentos e análise dos Projetos Políticos Pedagógicos das referidas escolas com o propósito de identificar as atuações do profissional em Psicopedagogia na implementação de ações metodológicas e pedagógicas de orientação aos professores e as modificações no ambiente escolar decorrentes da sua atuação na equipe multidisciplinar. A partir do estudo realizado, da análise dos questionários e dos documentos institucionais, podemos concluir que é de suma importância a sua presença no cotidiano escolar e nas nossas observações constatamos as suas contribuições para a construção do conhecimento do aluno e a retomada e sucesso do seu processo de aprendizagem.Item Os jogos de língua inglesa como meio facilitador para a interdisciplinaridade no ensino médio e profissional no Ceará : estudo de um caso(2019) Oliveira, Helangia Gonçalves de; Agrello, Marisa Pascarelli, orient.Este trabalho tem como objetivo relatar estratégias utilizadas na aprendizagem de Matemática e de Língua Inglesa, com alunos do Ensino Médio da Escola Doutor José Iran Costa, Várzea Alegre, Ceará, onde se utilizou como metodologias: relacionar conhecimentos matemáticos, envolvendo jogos das disciplinas de Língua Inglesa e Matemática. Em Língua Inglesa, através da interdisciplinaridade, que possui um vasto e rico material de estudos relacionados a essas disciplinas, objetivando levar os alunos a se interessarem por essa ciência, passando a vê-la como um instrumento para compreender e atuar na realidade, a partir do diálogo, a interação entre os alunos e a valorização da habilidade de cada um, sendo esta compartilhada, mas de forma também prazerosa. Para esta pesquisa, foram observados dois grupos de alunos, cada grupo foi composto por 10 (dez) alunos, em que uns trabalharam com jogos, e outros, sem jogos. O suporte teórico teve por base os estudos de Aranha (2006), Skovsmose (2010), Freie (2011), Fazenda (2013), Oliveira e Kishimoto (2014), Almeida Filho (2015), Philippi Jr (2015), entre outros especialistas em Matemática, Educação, Ensino de Língua Inglesa, interdisciplinaridade e jogos. Os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram as observações nas mais variadas formas de trabalho no campo com os jogos, sua confecção e aplicação às atividades de análise e intervenção coletiva do desempenho nas atividades avaliativas e diagnóstico com professores das duas disciplinas. A análise dos dados revelou um aumento significativo do rendimento escolar do grupo que estudou a partir dos jogos em suas respectivas disciplinas. Nesse sentido, este estudo ressalta a importância de explorar a Matemática com outras disciplinas, para que o aluno compreenda que ela está presente em tudo e é necessária para a vida em sociedade e para a compreensão do mundo. Bem como que é possível superar dificuldades quando há participação integrada de todos, que a interdisciplinaridade permite ir além de equilibrar as médias de Inglês e Matemática, construindo autonomia, desenvolvimento pessoal e coletivo, e que todos são capazes de construir com suas habilidades.Item A participação da família na formação e educação escolar dos filhos no século XXI(2022) Rodrigues, Lindomar Jémison Moura; Agrello, Marisa Pascarelli, orient.A discussão sobre a participação da família no processo de formação escolar tem sido muito exaltada, pois muitas pesquisas apontam que o envolvimento dos pais com a escola dos seus filhos, facilita o processo da aquisição da aprendizagem, diminuindo os traumas que essa etapa muitas vezes pode trazer. A frequência dessas discussões deve-se ao facto de que, muitas vezes, os pais, apesar de saberem dessa importância, ainda acham que o processo de ensino-aprendizagem é uma responsabilidade exclusiva do professor. O objetivo da pesquisa é analisar a importância da participação dos pais de forma efetiva na vida escolar dos seus filhos. A metodologia da pesquisa foi de natureza exploratória, descritiva e apresenta abordagem quantitativa. Realizada com pais e professores de duas escolas sendo uma da Educação Básica do Município de Sobral - CE e a outra Escola de cunho Evangélico. Quanto aos pais foram entrevistados 106 (cento e seis) da rede particular e 77 (setenta e sete) da rede pública. Em relação aos professores foram entrevistados 30 (trinta) da rede particular e 40 (quarenta) da rede pública. No estudo foram citados autores de referência tais como: Assmann & Sung (2012), Azanha (2011), Campos (2011), Castro (2012), Chalita (2011), Codo (2009), Cunha (2010) entre outros que tratam do assunto. Os resultados da pesquisa evidenciaram que muitas vezes, os pais se abstêm da sua obrigação em visitar a escola, tal comportamento deve-se ao facto de, na maioria das vezes, não possuírem um relacionamento estreito e afetivo com o professor e a escola, ou acreditam que sua participação é dispensável, ou ainda, não sabem como participar. Diante disto, a problematização que se apresenta é a criação de uma parceria entre a família e a escola onde depende muito da conscientização dos professores e de toda a instituição para uma mudança desta situação. As reuniões entre pais e mestres são sempre cansativas, baseadas em temas teóricos e abstratos, em que muitas vezes os pais ouvem uma lista de problemas dos filhos, que vão desde mau comportamento às notas ruins e somente o professor fala. Os pais precisam ter um espaço para falar, apresentar suas ideias, demonstrar o que pensam sobre o trabalho do professor e, em geral, de toda a escola. Ao mesmo tempo, a escola deve promover programas para o envolvimento familiar, além das datas comemorativas. Reuniões específicas para orientação da participação efetiva dos pais na educação escolar dos filhos, fazendo com que os mesmos percebam o quanto podem colaborar com o trabalho do professor e o quanto essa parceria pode ser positiva para todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem do discente. É uma alternativa interessante para o início da mudança de postura dos pais em relação à vida escolar de seus filhos. Nesse contexto, a conclusão que se chega é que embora ainda seja tímida a participação da família e muito há o que ser feito, cabe também aos educadores comprometidos verdadeiramente com a aprendizagem dos alunos, buscar o estreito relacionamento das relações, numa parceria entre aluno - professor - família e escola.Item A prática profissional do assistente social em uma escola da rede pública do Cerá : conhecimento, competências e resiliência(2022) Vasconcelos, Érika Valquíria; Agrello, Marisa Pascarelli, orient.A presente pesquisa faz uma revisão sobre a perspectiva da prática profissional do Assistente Social dentro do cenário da área educacional. Isso porque sentiu-se a necessidade a fim de identificar os conhecimentos, competências e resiliências do assistente social no âmbito educacional, tendo como objetivo geral analisar a prática profissional do Assistente Social na escola pública. Os objetivos específicos que se propôs atingir com esta pesquisa foram: identificar os conhecimentos necessários/presentes e ou exigidos na atuação do assistente social no âmbito da escola; verificar as competências do assistente social no âmbito escolar; identificar por parte dos assistentes sociais a resiliência ao estarem no ambiente escolar. Desse modo, a pesquisa foi baseada na revisão da literatura de obras, como Iamamoto (2000), Almeida (2000) Minayo (2011), CFESS/ABEPS (2011), Netto (2011) dentre outros que nortearam a presente discussão. Com isso, o trabalho se constitui de quatro capítulos, a introdução, o capítulo 1 em que se apresenta a evolução histórica do serviço social no Brasil, o surgimento das escolas de serviço social no Ceará, o capítulo 2 aborda a formação inicial à formação continuada dos professores do curso de serviço social, o capítulo 3 traz a metodologia da pesquisa. Por conseguinte, o capítulo 4 explana a apresentação e análise dos resultados. As discussões sobre as atribuições e competências do assistente social na política educacional. A pesquisa realizada esclareceu alguns aspectos relacionados a essa complexa temática da identidade profissional, onde a prática e a identidade profissional da categoria ainda estão em construção, marca de uma profissão, que, apesar de regulamentada e socialmente reconhecida, é fruto de contradição do sistema que se origina.Item Processo de inclusão : o papel do núcleo de atendimento pedagógico especializado na percepção dos seus profissionais(2022) Sales, Flaviana Costa Gondim; Agrello, Marisa Pascarelli, orient.Objetivou-se com a pesquisa analisar como os profissionais do Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE) percebem o papel do NAPE no processo de Inclusão na comunidade onde está inserido. Caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa. De acordo com Minayo (2012), é uma atividade da ciência, construtora da realidade em um nível que não pode ser quantificado, trabalhando com o universo de crenças, valores, significados e outros construtos profundos das relações, não podendo ser reduzida à operacionalização de variáveis. Foram selecionados 06 (seis) sujeitos para a pesquisa empírica: 03 (três) psicopedagogas, 01 (um) professor de informática, 01 (uma) terapeuta ocupacional e a diretora do NAPE. Uma das técnicas utilizadas para recolher os dados foi a Roda de Conversa que de acordo com Campos (2000), é uma técnica para analisar a dinâmica dos coletivos. E a outra foi o Projeto Político Pedagógico (PPP) do NAPE. Conforme o documento, a proposta de inclusão preconiza o Plano Educacional Individualizado, a avaliação para identificação das necessidades educacionais especiais dos alunos, a avaliação por desempenho de alunos com dificuldade de aprendizagem e a adaptação curricular. Baseado nisso, o NAPE, através de sua equipe multidisciplinar, tem promovido encontros com temas sobre educação inclusiva. Também, mediante os encaminhamentos realizados pelas escolas, tem realizado visita institucional para prestar auxílio ao professor, orientando acerca de estratégias pedagógicas em sala de aula aos alunos que estejam em atendimento no referido núcleo. Portanto, os profissionais do NAPE o veem, nesse processo de inclusão no município, como apoio, promovendo autonomia nos alunos atendidos.Item A utilização da língua portuguesa em duas regiões do Estado do Ceará(2023) Castro, Francisca Mailza Bezerra de; Agrello, Marisa Pascarelli, orient.A presente Dissertação de Mestrado, intitulada: A utilização da Língua Portuguesa em duas regiões do estado do Ceará, analisa a língua falada em duas cidades do estado do Ceará, Brasil (distam cc.600 Kms). São elas: Pentecoste e Juazeiro do Norte, investigando principalmente, as diferenças lexicais e suas causas, embasando-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio – Parte II – Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, Nacionais (1997) e em linguistas como: Bagno (2015), Traváglia (2017) e Lucchesi (2012, 2015, 2017). A Literatura que propõe novos caminhos para o ensino da Língua Portuguesa, considerando os diversos dialetos que a compõem. E historiadores como: Aranha, (2020) e Fausto, (2019). A metodologia é qualitativa, tendo como campo empírico de pesquisa uma escola de cada município estudado. Os sujeitos participantes são os coordenadores, professores e alunos. A coleta de dados foi realizada através de sessões de entrevistas semiestruturadas e individuais (2018). E sua análise baseada no método ―análise de conteúdo‖ de Bardin (2015). As conclusões indicam que: há um dialeto para cada uma das cidades pesquisadas, devido a poucas convergências encontradas, paralelamente, apresentam-se as causas elencadas para estas diferenças, sobressaindo-se as questões diatópicas e culturais