Mestrado em Ciências da Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação por autor "Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient."
A mostrar 1 - 20 de 40
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Ações afirmativas : o sistema de cotas da UFPE(2012) Cadena, Igor Fontes; Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.Este trabalho teve como tema de pesquisa: Ações Afirmativas: O Sistema de Cotas da UFPE . Tendo como objetivos investigar a eficácia do bônus de 10% nas notas dos alunos oriundos de escolas públicas para o ingresso dos mesmos, por meio de vestibular, na UFPE. Para isso, observamos o número de alunos inscritos no vestibular de cada curso oferecido pela referida Universidade e os índices de alunos que procuram ser beneficiados pelo bônus em cada curso da mesma. Observamos, também, quais os cursos mais procurados pelos alunos auxiliados pelo bônus e os índices de ingressos desses alunos e quais os cursos mais frequentados pelos mesmos. A pesquisa se deu de forma quantitativa e qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados para a pesquisa qualitativa as entrevistas semiestruturadas e como instrumento de análise dos dados a análise de discurso por meio de 05 Formações Discursivas (FD): globalização, exclusão, democracia, cidadania e igualdade. Buscou-se a opinião de 10 entrevistados sobre o tema, sendo 05 aprovados no vestibular da UFPE utilizando-se do bônus de 10% em sua nota e 05 não aprovados no vestibular da UFPE mesmo utilizando-se do bônus. Constatou-se que nos vestibulares dos anos de 2010/2011 da UFPE foram aprovados, proporcionalmente, mais alunos beneficiados pelo bônus, do que alunos não beneficiados e que os alunos oriundos de escolas públicas alcançam bons índices de aprovação nos cursos que mais almejam. Evidencia-se ainda que os entrevistados apontam o déficit na qualidade de ensino das escolas públicas como o principal fator de desigualdade de concorrência.Item Alfabetização e letramento : o discurso e as compreensões de professores da educação infantil(2013) Pedroza, Kacilândia Cesário Gomes; Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.A inquietação fundamental desta investigação foi entender como as professoras da educação infantil se expressam e compreendem a alfabetização e letramento. As categorias eleitas foram alfabetização e letramento, educação infantil e discurso. O referencial teórico teve como principais autores: Ferreiro (1985, 1987, 1988, 1993, 2003), Kramer (1995, 2008, 2010), Soares (1998, 2001, 2002, 2003, 2004, 2006, 2008, 2010), Machado (2004), Oliveira (2005), Rosemberg (2002, 2003), Zabalza (1998), Fairclough (2001, 2008), Iñiguez (2004), Orlandi (1994, 2005), Dijk (2004) e Henry (1997). A investigação foi conduzida com cem professoras da educação infantil, e dez professoras que lecionam no Infantil II, última etapa da educação infantil, em seis instituições de ensino da cidade de Garanhuns, Pernambuco, Brasil. Procedeu-se à aplicação de um questionário adaptado e validado às professoras de todas as etapas da educação infantil e uma entrevista semiestruturada às professoras do Infantil II. A análise dos dados quantitativos foi realizada por meio do programa SPSS 18.0; enquanto a análise dos dados qualitativos foi orientada pela análise de discurso na linha francesa. Os resultados evidenciaram a relevância, dada pelas professoras, aos processos de alfabetização e letramento na educação infantil. Todavia emergiu da opinião e do discurso de algumas professoras, apesar dessas demonstrarem afinidades com os conceitos e aplicabilidade dos processos de alfabetização e letramento, insegurança, dificuldade e contradições ao refleti-los, ora como processos distintos ora como imbricados entre si.Item Os artesões do Alto do Moura: uma investigação etnomatemática(2015) Silva Júnior, Alcindo Bezerra; Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.Esta pesquisa tem como objetivo, fazer um estudo crítico, que envolva uma reflexão analítica sobre a construção de peças de cerâmica de arte figurativa do Alto do Moura da cidade de Caruaru, Pernambuco, Brasil. Por meio dela pretendemos compreender e analisar o conhecimento matemático que os envolve. Neste sentido observaremos também como os ceramistas transmitem seu conhecimento para futuras gerações. A pesquisa foi conduzida com 6 artesões do Alto do Moura. Procedeu-se à aplicação de uma entrevista semiestruturada aos artesãos. A análise dos dados qualitativos foi orientada pela análise do discurso. Os resultados demostraram que existe uma linguagem da matemática popular que expressa o conhecimento criado/recriado no contexto popular. E verificamos que esta linguagem nos revela que algumas conceções veiculadas na escola como sendo únicas, na verdade não o são. Quando aplicamos na escola os pressupostos da Etnomatemática é necessário estarmos recetivos a aceitar, compreender e respeitar conceções diferentes daquelas que geralmente são veiculadas como únicas.Item Bullying : averiguando as percepções de educadores sobre o bullying(2011) Macambira, Geísa Conceição Teixeira; Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.O presente estudo busca averiguar as percepções de educadores sobre o bullying promovidos nas escolas, verificando as características de extensão das intervenções no cotidiano escolar. Nesse sentido, o nosso objeto de estudo é o bullying que vem ganhando destaque dentro do cenário acadêmico nacional, como uma dentre várias dimensões da violência dentro do ambiente escolar. Adotamos como perspectiva teórica compreender o bullying para além de determinismos biológicos que justificam a condição tanto de indivíduos perpetradores dessa violência e daqueles predispostos a sofrerem suas consequências. Tratar do bullying em contexto escolar inclui adotar estratégias preventivas da agressividade que envolvam estudantes, professores e pais. Assim, os nossos objetivos foram averiguar as percepções de educadores sobre o bullying e a opinião dos mesmos sobre a intervenção da escola face ao bullying. A pesquisa foi dividida em duas fases, sendo que na primeira procedemos à aplicação de um questionário, junto a 110 educadores de quatro escolas públicas municipais. O questionário versou sobre o entendimento que os professores têm sobre o bullying, bem como as formas de enfrentamentos por eles indicadas, Na segunda fase realizamos uma entrevista com 1 gestora, 4 vices gestores e 3 coordenadores pedagógicos que concordaram participar dessa fase da pesquisa, totalizando assim uma amostra de 119 sujeitos. O roteiro de entrevista foi o mesmo para todos os sujeitos. Os resultados encontrados nas duas fases da pesquisa indicaram que a maioria dos professores percebe a presença do bullying em suas escolas e que reprovam as condutas relacionadas a esse tipo de violência. Destarte, os professores creditam à família, amigos, gestores e demais integrantes da esfera escolar as possibilidades de poderem contar com seu apoio na resolução das situações a que são submetidos.Item A ciência física: ensino com enfoque na literacia científica(2013) Neta, Maria Luiza dos Santos; Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.Este trabalho tem como objetivo investigar as contribuições de uma proposta de Ensino de Física de cunho investigativo voltado a promover a Literacia Científica dos estudantes do Ensino Médio de uma escola pública da Rede Estadual de Ensino, localizada na cidade de Sirinhaém, no litoral sul do Pernambuco-Brasil. Neste sentido, procurou-se investigar as contribuições decorrentes do uso de uma proposta de Ensino de Física voltada a promover a Literacia Científica nos estudantes. Esta pesquisa apresenta caráter quali- quanti e contemplou como parte dos procedimentos metodológicos a aplicação de um pré e um pós–teste, baseado no teste: The Heat and Temperature Concept Evaluation (HCTE), bem como a metodologia do Laboratório Aberto do LaPEF – Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física da Faculdade de Educação da USP. Como tema central, foram trabalhados conteúdos referentes à curva de aquecimento da água, sendo o desenvolvimento das habilidades cognitivas estimulada a cada etapa: aplicação da metodologia do Laboratório Aberto, sistematização e discussão dos resultados obtidos como também a leitura do texto que abordava o aquecimento global ameaça à mata atlântica. Com base na leitura os educandos foram solicitados a se posicionar diante de quatros indagações propostas. Por fim, buscou-se identificar as habilidades cognitivas desenvolvidas nos estudantes a partir das intervenções como também a construção dos conceitos científicos de calor e temperatura tendo por base a análise de entrevistas. Como resultado constatou-se que para que os processos de ensino e de aprendizagem ocorram de maneira satisfatória e exitosa não são necessários recursos e metodologias sofisticadas; para compreender aspectos de sua vida cotidiana é necessário que o aluno desenvolva algumas habilidades cognitivas; as habilidades cognitivas enfocadas contribuíram para que os conceitos científicos pertinentes aos conteúdos trabalhados fossem construídos de maneira a auxiliar na resolução do Pós – Teste, o qual apresentou resultado relevante em relação ao Pré-Teste; o texto suporte oportunizou os educandos na manifestação de habilidades cognitivas; a atividade experimental foi um momento de grande relevância tanto para os educandos como para o educador pesquisador; as habilidades cognitivas desenvolvidas nos educandos contribuíram para ampliar a sua capacidade de realizar processos investigativos. Porem alguns problemas impuseram fragilidades e dificuldades ao desenvolvimento do trabalho, gerando falhas que devem ser minimizadas. Assim entende-se que é necessário dar continuidade a pesquisa investigando até que ponto as dificuldades e fragilidades encontradas na realização do Laboratório Aberto visando o desenvolvimento de habilidades cognitivas interferem na Literacia Científica desejada.Item As concepções dos professores acerca da didática na prática docente(2014) Gomes, Maria Gislene Tenório; Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.Este trabalho analisa as concepções dos professores acerca da relevância da disciplina didática junto aos conteúdos específicos de cada área do conhecimento para o exercício da docência superior.Neste estudo a metodologia utilizada privilegiou a abordagem quantitativa e qualitativa com a utilização de entrevista semi- estruturada e questionário, envolvendo cinco docentes de uma instituição pública e cinco docentes de uma instituição privada e noventa e sete alunos do curso de pedagogia, sessenta e sete de instituição particular e trinta de instituição pública. A investigação teve como teóricos: Alarcão(2011,2002), Cunha (1989,1998,2004), Libâneo (1999,2005), Luckesi (1996), Masetto (2003,2005) entre outros. Os resultados apontam para a relevância do papel da didática na prática docente, sendo percebido pelo inquérito junto aos alunos e também ressaltado no discurso dos professores.Item A construção das identidades nas aulas de Educação Física(2015) Câmara, Helder Cavalcante; Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.Embora se fale que os homens são diferentes, não podemos conceber isso como uma verdade absoluta, pois o homem é também constituído socialmente, sofrendo influência significativa no meio em que vive, o objetivando. Também não podemos dizer que o homem é produto do meio. Na verdade o homem é “produto” da relação existente entre objetividade/subjetividade, constituindo dessa maneira sua identidade. Nesse percurso de formação, a escola e as disciplinas do currículo, apresentam importante papel, pois também atuam nesse processo formativo, que se dá de forma “silenciosa”. Partindo dessa perspectiva, encontra-se a Educação Física, disciplina dos currículos escolares que, de certa forma é relegada a um segundo plano, quando comparada em nível de importância com as outras disciplinas, isto porque, como destacam Bourdieu e Passeron (2008), há uma relação entre o sistema escolar e o sistema econômico. Por conseguinte, os saberes tratados por essa disciplina não representariam os capitais necessários para distinção social. Não vamos ratificar ou refutar essas assertivas, todavia nos perguntamos: qual a importância dessa disciplina nos currículos escolares? Esse questionamento nos fez pensar e, a partir dessa reflexão, surgiu nossa questão partida: a prática pedagógica da Educação Física no espaço escolar possibilita a formação de determinados tipos de identidade pessoais e sociais dos alunos? Para discutir essa problemática realizou-se uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa nas escolas públicas do município de Pau dos Ferros/RN. Os sujeitos investigados foram os professores de Educação Física que atuam no ensino fundamental II das escolas públicas do citado município. Os instrumentos de coleta de dados foram a entrevista guiada e a observação. As discussões apresentadas nesse trabalho possibilitaram reflexões sobre a importância da Educação Física no processo educacional, as quais servirão como parâmetros para a valorização da disciplina enquanto parte integrante dos currículos escolares. Os resultados mostraram que as práticas pedagógicas da Educação Física tem conduzido predominante à formação de identidades projetadas a inserção social, portanto reproduzindo e se constituindo a partir da hegemonia dominante. Constroem-se assim identidades ordeira, pacíficas e produtivas, materializando-se em uma formação identitária para o outro. No entanto, perceberam-se também práticas que convergem para a formação de identidades para si, portanto reflexivas e emancipadas, embora ainda precisem se tornar mais efetivas para mudar o quadro em que a Educação Física ora se insere.Item Contemplando a matemática : a geometria espacial da pintura renascentista e suas interações com o ensino acadêmico(2015) Sanches, Antonio Messa; Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.Neste trabalho procura-se discutir algumas relações epistemológicas existentes entre a arte da pintura do Renascimento e a Matemática sob o foco geométrico. Apresentam-se algumas evidências de técnicas geométricas na conceção tridimensional da realidade sob a ótica da bidimensionalidade de uma pintura renascentista. Quanto aos procedimentos empíricos de investigação, investiga-se sobre a possibilidade da utilização de pinturas, deste período, ser facilitadora do processo de ensino e de aprendizagem. Estes são realizados com alunosdo curso superior de Licenciatura em Matemática e seus professores. Os resultados demonstraram que a maioria dos acadêmicos e dos professores manifestou interesse no aprofundamento de tais metodologias. Apresentaram também dificuldade no acesso a um conteúdo pedagógico com abordagem direta. As possibilidades interdisciplinares entre a Arte e a Matemática, observadas nesta dissertação, são emolduradas por outras áreas de conhecimento que compõem a grade curricular das escolas públicas brasileiras. Durante a observação das obras, procura-se direcionar o olhar do observador, não apenas para a Geometria Euclidiana e Geometria Espacial, mas também para os aspectos sociais, econômicos, religiosos, culturais e filosóficos que compunham o cenário renascentista. Desta forma, pretende-se oferecer uma análise das formas pragmáticas da pintura do Renascimento como um vislumbre metodológico no processo cognitivo do homem contemporâneo.Item Cordel : saberes da literatura popular local-global e sua interação com a cultura e o cotidiano de uma escola do campo(2012) Cortez, Cláudia Michelly Alves Tavares; Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.A preocupação central desta pesquisa foi compreender como a literatura popular de cordel, em contexto global, tem contribuído, através da interdisciplinaridade, para o processo de ensino-aprendizagem voltado para o cotidiano e a cultura dos alunos de uma escola rural. A pesquisa foi desenvolvida com 03 professores e 09 alunos do ensino fundamental I de uma escola rural, pertencente à rede municipal de Mossoró RN. Na busca por respostas em torno do objeto pesquisado, foi realizada uma abordagem qualitativa. No primeiro momento, foi feita a observação de campo, onde todos os detalhes eram anotados em um diário de campo, e em seguida foram realizadas as entrevistas e a análise dos dados, esta guiada pela análise de discurso. Os resultados demonstraram que no contexto atual globalizado, a literatura popular de cordel, é um importante instrumento para educação e quando inserido na sala de aula, contribui para o resgate de saberes, valorizando o cotidiano e a cultura local. Sendo assim, o cordel pode ser visto como um instrumento integrador, onde o professor, de forma interdisciplinar, consegue realizar o diálogo com outras disciplinas, diminuindo as barreiras do conhecimento, favorecendo a superação da fragmentação atual entre os saberes.Item Cotidiano e violência simbólica : a desconstrução do preconceito étnicorracial nas escolas.(2012) Quirino, Daisy Rodrigues; Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.A preocupação central desta pesquisa é analisar a concepção de cinco professores de unidades diferentes da rede municipal do Recife que vivenciam o preconceito étnicorracial nas salas de aulas. Elencamos o estudo bibliográfico do período XIX ao XXI referentes ao racismo no Brasil, o currículo escolar, a proposta da lei 10.639/03, a literatura apresentada pelos professores em relação a temática. O processo investigativo foi realizado com entrevistas aos professores do primeiro e segundo ciclo, aplicação de questionário aos estudantes na faixa etária entre sete aos quatorze anos, observação em sala de aula. Foi utilizada a metodologia quali-quantitativa. Sendo a análise do discurso e o programa SPSS 18.0. Utilizando uma tabela e gráficos. Observamos as questões do preconceito racial apontado pelos professores e seus estudantes, a reprodução de padrões etnocêntricos gerados pela mídia. Observamos que há a carência de uma formação acadêmica referente à Lei 10.639/03 para que estes profissionais consigam perceber atitudes de preconceito racial em suas salas de aulas e tenham subsídios para construírem atividades pedagógicas voltadas para a desconstrução do preconceito racial.Item Educação ambiental e interdisciplinaridade : um olhar sobre as concepções dos docentes e gestores(2012) Souza, Janine Cordeiro de Sá Leitão de; Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.Dentre os desafios colocados para a educação, encontramos a crise ambiental decorrente do modelo de produção imposto à sociedade, proveniente da transição de paradigmas da relação entre o homem e a natureza, perpassando pela visão natural, racional e histórico-social. Esse modelo provocou impacto nunca ocorrido na história, trazendo diversos transtornos. O que parecia responder à necessidade da humanidade, nas últimas décadas, vem sendo questionado por não atender mais às promessas proferidas, desconsiderando a complexidade das relações envolvidas no meio ambiente e provocando a busca de um novo paradigma que aponte para um desenvolvimento que atenda ao interesse de todos os cidadãos. Com o foco voltado para novos padrões de vida e interação com a natureza, a educação ambiental vem sendo pensada como maneira de despertar a sociedade para um desenvolvimento centrado na sustentabilidade do planeta, isso implica uma nova ordem que exige políticas públicas voltadas às necessidades sociais. Sendo a escola uma instituição promotora da educação formal, deve estar aberta a essa discussão, que indica a reorganização curricular para que esse espaço se torne um terreno fértil para a educação ambiental. Sendo assim, este estudo buscou mapear as concepções de educação ambiental e de interdisciplinaridade adotadas pelos professores e gestores das escolas públicas estaduais, localizadas na cidade de Abreu e Lima, no estado de Pernambuco, objetivando compreendê-las para identificar as principais dificuldades desse fazer pedagógico. Utilizamos uma abordagem qualiquantitativa, gerando uma triangulação dos dados e uma análise dos discursos dos sujeitos. Concluímos que, apesar da interdisciplinaridade ser indicada como ponte para a abordagem dos temas globais, especialmente, o da educação ambiental, na realidade, esse conceito ainda está muito distante das práticas pedagógicas que são trabalhadas por todas as escolas de Abreu e Lima- PE.Item Educação ambiental e sustentabilidade: estudo sobre as concepções dos docentes e discentes do ensino superior em direito(2016) Costa Filho, Wellington de Carvalho; Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.O presente trabalho teve o objetivo de realizar um estudo do modo como a Educação Ambiental vem sendo trabalhada no ensino superior, no curso de direito das Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Norte. O estudo sobre as práticas de Educação Ambiental no ensino superior é pertinente por se tratar de um parâmetro curricular recente, desenvolvido muitas vezes de forma superficial e isolada. A pesquisa procurou identificar as concepções de Educação Ambiental dos professores, relacionando com o entendimento dos alunos acerca da EA obtido atrvés dos questionários aplicados. Levantou informações baseadas em entrevistas com professores de disciplinas que possuem na sua ementa relação com a temática ambiental, bem como com aplicação de questionários aos alunos do curso de direito, procurando identificar o modo de abordagem da educação ambiental nos conteúdos ministrados. A metodologia da pesquisa recorre a uma abordagem mista, qualitativa e quantitativa. Foram realizadas entrevistas junto aos professores das disciplinas de direito ambiental, direito agrário e ética, de quatro IES situadas no Rio Grande do Norte. Complementando a pesquisa, utilizamos ainda elementos da pesquisa quantitativa, aplicando questionários junto aos alunos do curso de direito, especificamente aos alunos concluintes. Os resultados apontam que a temática da Educação Ambiental no âmbito da sustentabilidade é pouco presente na prática quotidiana do ensino superior em direito, sendo notório que a temática não está devidamente incorporada nos processos de formação dos professores. Além disso, observamos como agravantes a necessidade de aprofundamento da temática referida pelos alunos, diante da declarada importância que estes conferem ao tema. Pôde-se constatar que a Educação Ambiental não vem sendo devidamente inserida no ambiente acadêmico do ensino superior em direito, sendo notada sua presença de maneira superficial, isolada, sem planejamento, contribuindo pouco para a formação do aluno do curso de direito.Item Educação ambiental na perspectiva da sustentabilidade no ambiente do projovem urbano(2012) Silva, Paulo Henrique Cavalcanti da; Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.A preocupação central dessa pesquisa foi compreender se dá o ensino da Educação Ambiental na perspectiva da sustentabilidade, no cotidiano da sala de aula no Projovem Urbano na região metropolitana do Recife, Pernambuco, Brasil. A pesquisa foi desenvolvida com 110 alunos de ambos os sexos, de escolas públicas da RMR e matriculados no curso do Projovem e 10 professores que lecionam nesse projeto. Para isso aplicamos o questionário adaptado com os alunos e com os professores utilizamos uma entrevista semi-estruturada. Na realização da Análise dos dados quantitativos utilizamos o Software Package for Social Sciences – SPSS versão 18.0 e na elaboração dos gráficos o Software Microsoft Excel 2007; enquanto a análise dos dados qualitativos foi orientada pela Análise do Discurso – AD. Os resultados demonstram que apesar de A Educação Ambiental e a Sustentabilidade serem um tema recente, já está fazendo parte das salas de aulas objetivando a formação de cidadãos conscientes das suas atitudes para com o meio ambiente. Podemos verificar que ainda faz necessário o investimento cada vez mais na educação para que possamos formar cada vez mais cidadãos a fim de mantermos uma relação harmoniosa entre o homem e a natureza, possibilitando com isso um ambiente sustentável para a presente e futuras gerações. Com base na pesquisa, podemos verificar que ainda é pouco o investimento em palestras, reuniões e eventos voltados para os professores, para que os mesmo possuam mais conhecimento para aplicar de melhor forma de acordo com a necessidade da comunidade em que a escola está inserida com o intuito de promover sempre a EA e a sustentabilidade, além de proporcionar um melhor ambiente para a comunidade, com a minimização dos problemas enfrentados pelos mesmos, como é a questão do lixo, que não é apenas uma questão ambiental, mas também de saúde, já que o mesmo pode transmitir várias doenças através dos insetos, roedores e outros.Item Educação escolar indígena : uma análise da educação intercultural do povo Xukuru do Ororubá(2012) Souza, Alécio Leudo Braga de; Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.Esta pesquisa procurou compreender a Educação Escolar Indígena (EEI), a partir da estadualização do ensino no Estado de Pernambuco, mais especificamente, do povo Xukuru do Ororubá, que tem suas terras nos municípios de Pesqueira e Porção, na região agreste de Pernambuco, bem como analisar interculturalidade dentro da cultura e costume desse povo. Os locais das entrevistas aconteceram nas terras do povo Xukuru, na Universidade Federal de Pernambuco (Campus Caruaru), e no Recife, na Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. A pesquisa foi conduzida através de entrevistas com oito professores indígenas, Xukuru do Ororubá e com dois professores indigenistas, em eventos culturais do povo Xukuru, em intervalos de aulas na Universidade e nas reuniões do Conselho Educacional Escolar Indígena (CEEIN) do Estado de Pernambuco. Os resultados da pesquisa mostram que: quanto à estadualização do ensino, há um grau de satisfação por ter ocorrido a mudança de responsabilidade da esfera municipal para a estadual. Relativo à Interculturalidade, há uma desenvoltura categórica desses povos em respeitar a cultura do outro, sem que para isso seja desmerecida a sua. Não só o povo Xukuru, mas também os outros povos indígenas de Pernambuco tem se relacionado muito bem entres os mesmos como também com os demais estudantes não indígena na Universidade.Item Educação inclusiva : entrelaços, discursos e prática no ensino público GRE-Recife-Sul Pernambuco(2011) Tavares, Maria Lêda Débora de Oliveira; Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.O presente estudo busca compreender a relação entre os discursos e a prática no ensino regular nas escolas da Gerência Regional de Educação (GRE) Recife-Sul, referente à sua prática educativa numa perspectiva inclusiva. Para isto, a pesquisa de cunho eminentemente qualitativo teve como locus ao campo pesquisado quatro escolas pertencentes à (GRE) Recife-Sul. Os sujeitos da pesquisa foram professores do ensino regular que ministram aulas no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, para tanto, optamos por dois instrumentos para a coleta de dados, que constou da aplicação de uma entrevista semi-estruturada e observação direta, que nos possibilitou a organização dos dados da pesquisa. O principal objetivo de análise deste estudo é entender os muitos efeitos de sentido que surgem nos discursos dos docentes em relação a sua prática educativa numa perspectiva inclusiva, levando em consideração a memória discursiva, o interdiscurso e as diferentes formações discursivas, para tanto é utilizada, como suporte teórico, a análise do discurso (AD), metodologia usada na análise dos dados, que nos permitiu concluir que há uma distância entre o que diz a legislação e sua implementação na prática, onde a maioria dos docentes desconhece essas leis no âmbito internacional e nacional, leis que legitimam os direitos dos educandos com NEE. Percebemos uma lacuna entre os discursos e a prática pedagógica efetiva numa perspectiva inclusiva, noutras palavras, pode-se dizer que a prática educativa inclusiva é pontual, que a mesma já teve avanços, mas não é uma realidade abrangente nas escolas públicas da GRE-Recife-Sul.Item Educação, qualificação profissional e mercado de trabalho : estudo sobre os impactos na educação da expansão econômica do complexo industrial de SUAPE/PE/Brasil(2013) Araújo, Joseane Fatima de Almeida; Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.Essa pesquisa teve como preocupação central conhecer a avaliação que os estudantes do 3° ano do ensino médio da educação básica acerca da educação fornecida pela rede estadual de ensino no estado de Pernambuco quanto à preparação para o mercado de trabalho, especialmente na região do Complexo Industrial de Suape em Pernambuco, Brasil. A pesquisa contou com a participação de 130 alunos que estudavam em duas escolas do município de Ipojuca - onde se localiza o referido Complexo Industrial -, e com 07 autoridades ligadas a educação – responsáveis pelas políticas públicas nessa região e em todo estado – em Pernambuco e nas cidades do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca. Foram aplicados um questionário validado aos alunos e uma entrevista semi-estruturada as autoridades (secretários de estado, gerentes regionais) em educação. Na análise quantitativa fizemos uso do programa SPSS; enquanto que na análise qualitativa utilizamos a análise de discurso. A partir dos dados obtidos conseguimos como resultado que os alunos acreditam que a escola não os prepara adequadamente para o ingresso e permanência no mercado de trabalho, e acreditam ainda, que para que essa constatação possa ser modificada é preciso que haja um investimento maior na qualidade da educação como prioridade em nosso estado e em nosso país. Nesse sentido, analisamos que mesmo com todos os avanços que estão ocorrendo no Brasil, com programas e leis de incentivo a educação básica e profissional, a sociedade globalizada exige cada vez mais investimentos em educação, e que ela deixe de ser dual e torne-se integrada e onilateral, fazendo com que os alunos consigam acreditar na educação e, a partir dela se tornem sujeitos críticos e com oportunidades de ingresso no mercado com as competências que lhe são exigidas para tal fim.Item As entrelinhas do processo de implementação das políticas públicas para inclusão : um estudo comparativo entre escolas(2011) Silva, Patrícia Ferreira da; Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.Esta pesquisa visa compreender o processo de implementação das políticas públicas voltadas para alunos com NEE, a partir de um estudo comparativo entre escolas, tendo como embasamento as concepções de estudiosos e documentos legais da segregação à proposta inclusiva. Na pesquisa a coleta de dados foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas, direcionadas aos gestores, aos coordenadores pedagógicos, aos professores e questionários dirigidos aos pais dos alunos das escolas públicas pesquisadas. Os resultados serão apresentados de forma qualiquanti e como aporte metodológico optamos pela Análise de Discurso (AD) para analisar as entrevistas por acreditarmos ser mais apropriado a fim compreender os sentidos da linguagem entre os interlocutores. A análise dos dados da nossa investigação nos permitiu concluir que os conhecimentos dos gestores, coordenadores pedagógicos e professores ainda precisam ser ampliados no que diz respeito às concepções inclusivas e as políticas públicas que visam garantir o acesso e permanência dos alunos com NEE, nas salas do ensino regular, uma vez que é perceptível a sensibilidade dos inquiridos, em relação à inclusão dos mesmos, além de diferenças entre os discursos e os fundamentos da proposta inclusiva. Pelos professores é apontada a formação docente como diferencial, no âmbito de mudanças em sua prática pedagógica e pelos pais o hiato entre a compreensão da proposta inclusiva e o cotidiano que observam na escola. Constata-se, portanto, que o processo de implementação da proposta inclusiva é um tema que ainda necessita de maiores discussões e está longe de ser esgotado.Item A evasão escolar dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas públicas do Município de Tamandaré – PE(2015) Silva, Zuleide Maria Chaves da; Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.A dissertação apresentada é resultado do trabalho de pesquisa em escolas públicas municipais, que teve como objetivo geral analisar os fatores que contribuem para a evasão dos alunos da Educação de Jovens e Adultos das escolas pública do Município de Tamandaré – PE. Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa de nível descritivo e explicativo, onde 140 alunos, 04 professores e 03 gestores fizeram parte desse trabalho, em 03 escolas do Município de Tamandaré onde funciona a EJA, tendo sido utilizados questionários e entrevistas na coleta de dados que depois de organizado e analisados, o material final da pesquisa nos mostra que 42% dos educandos garantem deixarem à escola porque precisam trabalhar, por viverem numa cidade turística onde o período de veraneio é esperado com grande expectativa afasta os alunos da sala de aula por não terem flexibilidade no horário determinado pela escola, e mais, com a chegada do verão 67% dos estudantes que já estão trabalhando e são requisitados para outras funções, afirmam estarem muito cansados para permanecerem na sala de aula depois de uma intensa jornada de trabalho. Outros motivos contemplados são: problema com saúde, desinteresse pela escola, falta de transporte e outros. Ficou claro que dos alunos que se evadem, voltam a matricula-se na tentativa de melhorar a qualidade de vida para sua família. Entretanto, com uma nova leitura feita a partir dos resultados dos trabalhos concluídos e analisados, se percebe o outro lado da questão, entre os resultados óbvios, e os entendidos no âmago do problema, essa reflexão leva a desafios que possam ajudar a diminuir a ausência do aluno EJA na sala de aula, como: rever a metodologia e o processo avaliativo utilizado na prática pedagógica dessa modalidade de ensino, promover formação continuada para os professores, provocando-os à pesquisa. Os resultados apontam para a necessidade de gestores das instituições de ensino formular estratégias para suprimir a evasão escolar principalmente nas turmas de EJA, pois o fracasso escolar atribuído ao aluno está camuflado nos fatores socioeconômico e politica pública educacional. Na tentativa de erradicar a evasão escolar são necessárias transformações racionais e pertinentes à realidade do educando.Item Formação continuada: saberes mobilizados pela sequência didática: o olhar no programa de formação do ensino médio(2013) Souto, Maria de Fátima dos Santos; Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.O presente estudo está voltado para os saberes mobilizados pela formação continuada, analisa o Programa de formação continuada para professores do Ensino Médio, em duas regionais no Estado de Pernambuco, idealizado e ofertado pela Secretaria de Estadual de Educação – SEDE, aos professores das dezessete regionais da rede pública estadual. A Gerência de Políticas Educacionais do Ensino Médio – GPEM foi responsável pela idealização, logística, construção, dinâmica, execução, e a orientação instrucional aos professores formadores. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e quantitativa cujos procedimentos básicos utilizados foram questionário e entrevista. Tomamos como categorias: formação continuada, saberes e sequência didática. Essas categorias são compreendidas a partir dos estudos de Nóvoa (1992, 1995); Tardif (2002) Imbernón (2010); Schön (2000); Pimenta (1997 e 2002); e Freire (1997 e 2000); Schneuwly e Dolz, (2004); Machado (2006); Zabala (1998), entre outros. Com respeito à formação continuada percebemos como um processo dinâmico que associa uma variedade de possibilidades ao trabalho docente por meio da reflexão no processo de ação-reflexão-ação. Saberes, entendidos como um conjunto de conhecimentos, atitudes e competências necessárias ao exercício da docência. Sequência didática como um conjunto de atividades planejadas, ordenadas, e articuladas que procura favorecer a mudança, a promoção dos estudantes ao domínio dos gêneros e das situações de comunicação. A pesquisa foi conduzida a 128 professores do Ensino Médio, assim distribuídos: 1 questionário aplicados a 120 aos professores cursistas, sendo 60 da Regional Agreste Meridional Garanhuns e 60 da Regional Recife Sul. Foram aplicadas 8 entrevistas, 3 em cada Regional, uma entrevista a professora idealizadora do programa uma a professora coordenadora. A análise dos dados quantitativos foi realizada por meio do programa SPSS, enquanto a análise dos dados qualitativos foi orientada pela análise de discurso. A pesquisa aponta para algumas conclusões no que se refere à importância da formação continuada, aos saberes por ela mobilizada na metodologia sequência didática, tendo em vista, possibilitar reflexões na prática pedagógica ao mesmo tempo em que abre espaço para novos questionamentos, estudos e colaborar para a ressignificação do saber fazer docente a partir das necessidades e desafios do cotidiano escolar.Item Formação continuada: seus impactos na prática docente: um olhar sobre o programa pró-letramento(2011) Vitorino, Wilza Alexandra de Carvalho Rodrigues; Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.A preocupação central desta pesquisa foi compreendermos qual o impacto da formação continuada Pró-Letramento na prática pedagógica do professor a partir das necessidades e desafios do cotidiano escolar. Buscamos conhecer o conceito que os sujeitos da pesquisa têm sobre formação continuada, abordando a mesma como elemento da prática docente, comparamos o cotidiano de sala de aula de professores que passaram pela formação Pró-Letramento com os que não tiveram acesso a essa formação. Com respeito à formação continuada a percebemos como um processo dinâmico, reflexivo, que combina uma variedade de possibilidades e modalidades de aprendizagens, em que o professor vai adequando a sua formação às exigências sociais, culturais, educacionais. A formação continuada se dá, por meio da reflexão sobre a própria prática profissional no processo de ação-reflexãoação, adquirindo significado na medida em que desenvolve e promove os diversos saberes docentes. A pesquisa foi conduzida com 90 professores do Ensino Fundamental – Anos Iniciais -, com oito coordenadoras que acompanham pedagogicamente os professores sujeitos dessa pesquisa e a observação em sala de aula. Procedeu-se à aplicação de um questionário validado e adaptado aos professores e uma entrevista aos coordenadores. A análise dos dados quantitativos foi realizada por meio do programa SPSS; enquanto a análise dos dados qualitativos foi orientada pela análise de discurso. A pesquisa aponta para algumas conclusões no que se refere a importância da Formação Continuada Pró-Letramento, tendo em vista a mesma possibilitar mudanças na prática pedagógica e colaborara para formação de um professor reflexivo, ao mesmo tempo que abre espaço para novos questionamentos e novos estudos.