Percorrer por autor "Cunha, Paulo Jorge Rodrigues, orient."
A mostrar 1 - 15 de 15
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Efeito da idade relativa em competições europeias de juniores(2021) Frederico, Francisco Henrique Freire; Cunha, Paulo Jorge Rodrigues, orient.O Efeito da Idade Relativa (EIR), corresponde à eventual vantagem atribuída a uma data de nascimento se verificar no início do ano civil, que terá correspondência com um processo de maturação antecipado, comparativamente com indivíduos com nascimentos datados nos meses finais do mesmo ano. Tal como noutras modalidades, na natação pura desportiva (NPD), este efeito também parece ocorrer (Cobley, Abbott, Dogramaci, Kable, Salter, Hintermann & Romann, 2018) O objetivo do nosso estudo foi verificar se o EIR ocorre na elite europeia júnior da NPD. Como método, foram recolhidas as datas de nascimento das 6236 inscrições nas eliminatórias e das 1089 participações em finais, das provas individuais, dos Jogos Europeus (JE) de 2015 e dos Campeonatos da Europa de Juniores de 2017, 2018 e 2019. Em cada competição, as inscrições dos participantes foram agrupadas por sexo, idade e quartil em função do mês de nascimento - 1º quartil (de janeiro a março), 2º quartil (de abril a junho), 3º quartil de julho a setembro) e o 4º quartil (de outubro a dezembro). Para a análise inicial dos dados recorremos à estatística descritiva utilizando os valores das frequências absoluta e relativa. Para verificar o EIR recorreu-se ao Teste do Qui-quadrado de independência. Conclusões: Verificou-se o EIR para a totalidade da amostra (masculinos + femininos) nas inscrições das eliminatórias, das quatro competições em análise, onde o 1º e 2º quartis apresentaram um número de participantes maior. No entanto, quando a análise foi realizada por sexo, as diferenças não foram significativas. O mesmo sucedeu quanto à idade dos participantes, onde os dois anos mais velhos tiveram uma maior percentagem de inscrições, quer nas eliminatórias quer nas finais, contudo, sem que essas diferenças apresentassem significância.Item Efeito da idade relativa na composição dos planteis dos clubes de futebol do campeonato nacional da 1ª divisão - escalões sub-15, sub-17 e sub-19(2021) Silva, Vilson Britto da; Cunha, Paulo Jorge Rodrigues, orient.O efeito da idade relativa (EIR) pode ser definido como as diferenças na idade cronológica entre atletas jovens pertencentes a mesma faixa etária, com maior prevalencia de atletas nascidos nos primeiros meses do ano nos elencos das equipas desportivas. Há muitos estudos na literatura científica que trata do tema EIR, contudo, em Portugal no Futebol são poucos, dando relevância ao estudo feito nesta investigação sobre a temática. A presente pesquisa teve por objetivo verificar a influência da idade relativa na composição dos plantéis das equipas de formação no Campeonato Nacional da 1ª divisão Portuguesa de Futebol, época 2019/2020, tendo como referencial as equipas participantes na 2ª fase da competição nos escalões Sub-15, Sub-17 e Sub-19. Na busca de dados concretos para a pesquisa, utilizou-se do site . A população total da amostra foi de 2.028 atletas jovens do futebol, dos quais 665 pertenciam ao escalão Sub-15, 504 ao Sub-17 e 859 ao Sub-19. Os atletas foram classificados de acordo com suas datas de nascimentos no ano, em quatro quartis: Q1 (jan/fev/mar), Q2 (abr/mai/jun), Q3 (jul/ago/set) e Q4 (out/nov/dez). Para análise dos dados foi utilizada a análise estatística descritiva, utilizando os valores das frequências absoluta e relativa. No presente estudo verificou-se um maior percentual de atletas nascidos nos dois primeiros quartis do ano, em termos globais. Também foi verificado que em todos os escalões e em todas as posições, o número de jogadores decrescia sucessivamente do Q1 para o Q4. Como conclusão principal, existirá uma influência da idade relativa na composição dos plantéis, em todos os escalões estudados, bem como em todas as posições.Item Planificação e execução de uma época desportiva(2013) Martins, Sérgio Manuel de Freitas; Cunha, Paulo Jorge Rodrigues, orient.Este trabalho teve por objetivo a obtenção de um dossier que pode servir de base a qualquer época que queira começar futuramente. Para tal, realizei um estágio, ao longo da época 2011/2012, na secção de Voleibol do Vitória Sport Clube, mais concretamente, integrando a equipa Sénior feminina, como treinador adjunto da mesma. Os principais objetivos para este estágio foram adquirir mais conhecimentos da modalidade, de planeamento, organização e gestão de treinos, de gestão de equipas e atletas, assim como capacidades apropriadas para esta profissão. No meu entender foi uma época relativamente boa ao nível pessoal, em que deu para aprender e desenvolver as minhas capacidades, ao estar presente no planeamento dos treinos, dos micro, meso e macrociclos e na avaliação das atletas e dos adversários. Apesar da minha aprendizagem, coletivamente não foi alcançado tanto sucesso quanto o desejado, não tendo sido alcançados os objetivos a curto prazo. Foi no entanto conseguida uma evolução de todas as atletas e de qualidade de jogo, que poderão possibilitar o alcançar dos objetivos estabelecidos pela direção a médio prazo.Item Relatório de estágio : Clube de Natação Colégio Vasco da Gama no escalão de infantis(2017) Pinheiro, João Miguel Machado; Cunha, Paulo Jorge Rodrigues, orient.A presente Dissertação tem como objetivo apresentar e analisar as atividades realizadas e desenvolvidas no âmbito do Estágio em Treino Desportivo – Especialização em Treino de Jovens, da Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, que decorreram no Clube de Natação Colégio Vasco da Gama (CNCVG) com um grupo do escalão de infantis durante a época 2015/2016. Para além da assessoria no enquadramento do processo de treino da globalidade da equipa de Infantis, o presente relatório de estágio centrou-se, predominantemente, no trabalho realizado de modo completamente autónomo: acompanhamento do processo de treino técnico de três nadadores, integrados na equipa de infantis do CNCVG. Para a deteção de erros recorreu-se à observação diferida e sistemática, através da recolha de imagens vídeo em duplo meio, as quais foram tratadas através da utilização de fichas de observação referentes às quatro técnicas de nado - mariposa, costas, bruços e crol. A nível técnico os objetivos inicialmente definidos para estágio foram cumpridos, uma vez que na primeira observação da época foram detetados 69 erros e na última apenas 24, o que se traduz numa evolução de 65%. Esta evolução, em paralelo com os treinos efetuados e a natural maturação dos atletas, contribuíram significativamente para a evolução positiva dos tempos efetuados pelos três atletas em análise. Esta análise e intervenção permitiu obter um conhecimento mais abrangente da organização, gestão e planeamento dos treinos de uma equipa de natação e possibilitou adicionar aos conhecimentos teóricos existentes, um conjunto de vivências proporcionadas pelo contacto com as atletas em observação. Para além disso permitiu efetuar uma análise critica com base nos conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico.Item Relatorio de estágio : Escola Academia Sporting- Sintra : época desportiva 2017/2018(2018) Torres, Luís Filipe Batista; Cunha, Paulo Jorge Rodrigues, orient.A estruturação do processo de treino assume-se como um fator determinante na preparação de uma equipa de Futebol. Particularmente no contexto do Futebol de Formação, a Metodologia de Treino adotada destaca-se como fator capital, já que o objetivo é desenvolver a capacidade do jovem se tornar competente no jogo. Este relatório surge no âmbito da realização do estágio profissionalizante integrado no Mestrado em Treino Desportivo com especialização em Alto Rendimento ministrado pela Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa. Estando contextualizado no futebol formação, o estágio realizou-se na equipa de Juniores C (Sub-14) da Escola Academia Sporting-Sintra (EAS-Sintra) que disputou o Campeonato Distrital de Juniores “C” II Divisão organizado pela Associação de Futebol de Lisboa (AFL) na época desportiva 2017/2018. Neste relatório descreve-se toda a atividade realizada durante a presente época, o modelo de jogo adotado, a metodologia de ensino, os objetivos pretendidos para a equipa e jogadores, os métodos e meios utilizados no processo de treino, a planificação existente e a avaliação efetuada conforme o estipulado entre a EAS e a sua equipa técnica. Uma última parte foi destinada a um trabalho cuja temática seria á escolha do Mestrando visando um problema concreto com que se depararia no decurso do seu estágio. O estágio profissionalizante revela-se, de facto, como uma mais-valia no que toca á aprendizagem, promotor de diversas aquisições e capaz de conferir um desenvolvimento de competências profissionais e pessoais, constituindo-se como um excelente ponto de partida para uma carreira que se espera longa e repleta de êxitos.Item Relatório de estágio nas equipas seniores do Sporting Clube Linda-a-Velha e Casa Pia Atlético Clube 2018-2019(2019) Silva, Vasco José Dias Duarte; Cunha, Paulo Jorge Rodrigues, orient.O processo de estágio, enquadrado no Mestrado em Futebol – da Formação à Alta Competição, foi realizado em duas equipas distintas: na equipa de seniores A do Sporting Clube Linda-a-Velha (SCLV) e, posteriormente, na equipa de seniores A do Casa Pia Atlético Clube (CPAC). As diferentes realidades vão ser exploradas ao longo deste relatório, que se inicia com a introdução ao contexto do estágio e aos seus objetivos, seguindo-se a caracterização dos clubes, equipas técnicas e plantéis. Posteriormente, são abordadas as filosofias dos treinadores principais e a definição de objetivos para a temporada, os modelos de jogo, de treino e de observação e análise de performance. Através da análise aos métodos de treino utilizados nos períodos competitivos verificou-se um volume total de 9565 minutos de atividade. Os Métodos Específicos de Preparação (MEP) foram os mais utilizados, ocupando 44% do volume total de treino no SCLV e 41% no CPAC, fruto da procura de trabalhar em especificidade relativamente ao modelo de jogo adotado por cada equipa. A presença nas competições foi também alvo de análise. Finalmente, é apresentado um estudo de revisão bibliográfica sobre os estilos de tomada de decisão do treinador, o que os influencia e os seus efeitos na satisfação dos atletas e na sua intenção de continuar a prática da modalidade.Item Relatório de estágio pedagógico de educação física na Escola Secundária Pedro Alexandrino(2023) Cristina, Carlos Manuel Gonçalves; Cunha, Paulo Jorge Rodrigues, orient.Este documento apresenta e analisa criticamente todo o processo decorrido durante o ano letivo como professor de Educação Física na Escola Secundária Pedro Alexandrino durante o ano letivo 2019/2020. Todo o planeamento deste ano letivo teve como base o planeamento por etapas, incidindo sobre as 4 áreas de intervenção, nomeadamente a Lecionação, Desporto Escolar, Direção de Turma e Seminário. No que se refere à Lecionação, a minha intervenção ocorreu com uma turma do 8º ano, em foi possível trabalhar com os alunos de modo a que conseguisse resultados importantes, em termos de atitudes e comportamentos e, também, de progressão das aprendizagens, principalmente nos jogos desportivos coletivos e na aptidão física. Na direção de turma, o nosso contributo mais específico foram as aulas de Projeto e Atividades Multidisciplinares, cujos temas forma escolhidos com a diretora de turma, para responder e ultrapassar dificuldades e problemas concretos dos alunos ao longo do ano. No caso do Desporto Escolar intervim com alunos das diversas escolas do agrupamento, sendo a maioria do ensino secundário. O meu grande objetivo foi planear e realizar treinos motivantes para manter a participação de todos, visto que a maioria já iniciou nos níveis elementar ou avançado, havendo alguns mais novos no nível introdução. Um resultado mais evidente que importa destacar foi a aprendizagem dos novos alunos, que foram chegando durante o ano, desenvolvendo a sua autoeficácia e o gosto pela modalidade, para que pudessem dar continuidade aos treinos nos anos seguintes. Conseguimos assim manter a qualidade do grupo equipa no que diz respeito ao desempenho, mas principalmente com o espírito de equipa que foi sendo criado, desenvolvido e fomentado. No seminário para o grupo de educação física, destacamos o estudo, análise e discussão das vantagens das tecnologias de informação e comunicação nas aulas de educação física, resultando daí especificações do uso das TIC como meio de demonstração, feedback ao aluno e avaliação. Palavras-chave: lecionação, desporto escolar, direção de turma e seminárioItem Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire(2023) Carrapiço, Fábio Afonso Dias; Cunha, Paulo Jorge Rodrigues, orient.Neste relatório de estágio, estão refletidas todas as minhas ações relativas ao mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário, realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire, com uma turma de 11º ano. O relatório divide-se em 4 capítulos principais. No capítulo da lecionação abordo todo o processo evolutivo relativo à minha turma bem como a sua preparação para o seguinte ano, no que toca à disciplina de Educação Física. Estão refletidas todas as minhas opções quanto à área de lecionação, com uma principal reflexão sobre a modalidade de dança. Abordo também a semana do Professor a Tempo Inteiro que foi uma experiência enriquecedora para o meu futuro enquanto profissional, onde acabo por refletir sobre a diferenciação de ensino e o tempo potencial de aprendizagem pelas diferentes turmas que passei. Na direção de turma, acompanhei e participei ativamente nas funções de direção de turma, preparando reuniões de Conselho de Turma. Fui também responsável por desenvolver um trabalho de mentoria entre os alunos da turma, de forma a melhorar o aproveitamento da mesma. No âmbito do Desporto Escolar, fui responsável pela lecionação dos treinos do Núcleo de Badminton. Nesta área destaco o trabalho heterogéneo dos alunos bem como as minhas intervenções para colmatar a pouca adesão dos alunos à modalidade. No capítulo do seminário desenvolvi um estudo relacionado com o Desporto Escolar que culminou com uma boa discussão com inúmeras intervenções, abrindo uma hipótese de alterações no ano letivo seguinte com o intuito de aumentar a adesão dos alunos ao Desporto Escolar. Palavras-chave: Educação Física, Lecionação, Professor a Tempo Inteiro, Direção de turma, Desporto Escolar, Seminário.Item Relatório final de estágio : equipa de futebol sub-13 do Sporting Clube Portugal - época 2018/2019(2020) Tudela, João Miguel Vaz; Cunha, Paulo Jorge Rodrigues, orient.A preparação desportiva dos jovens é hoje considerada uma das principais razões de futuros êxitos ou abandonos extemporâneos da prática desportiva, consoante os responsáveis pela intervenção nessa área de prática fomentem, ou não, uma especialização precoce (Araújo, 2009). A realização deste relatório teve lugar durante o estágio em futebol, na equipa de Infantis A - sub-13 - do Sporting Clube de Portugal, durante a época desportiva 2018/2019. O estágio teve um grau de desafio muito grande, no que à prática diz respeito, pois foi realizado enquanto Treinador Adjunto Principal da equipa, o que implicava ser Treinador Principal na competição. A equipa esteve inserida em diversas competições, nomeadamente no campeonato distrital C1 sub-14 da Associação de Futebol de Lisboa, e em vários torneios nacionais e internacionais. O modelo de jogo da equipa assentou em grandes princípios ofensivos como o controlo do jogo em posse de bola, e defensivos como a recuperação rápida da posse da mesma. Para cada princípio existiram vários subprincípios que conferiram uma modelação do jogo da equipa comum a todos. O modelo de treino foi pensado segundo a abordagem baseada nos constrangimentos, onde as informações do contexto suportam as ações dos atletas (Davids et al., 2004; Davids et al., 2005). O treino foi dividido em mesociclos, pensados num processo cíclico de aprendizagem, desenvolvimento, consolidação e avaliação. Foram realizados seis mesociclos, onde o foco foi sobretudo em métodos específicos de preparação, sobretudo em contexto de jogo. O estágio permitiu vivenciar diversas experiências em treino e competição, seja enquanto treinador adjunto, seja como treinador principal, que permitiram uma reflexão sobre a atenção despendida a cada atleta e as oportunidades dadas a cada um, que deverá ser ponto de partida para ações a tomar em épocas seguintes. Foi realizado um estudo com revisão bibliográfica para perceber o efeito da idade relativa na equipa onde foi realizado este estágio. Crianças da mesma idade cronológica apresentam diferentes níveis cognitivos, físicos e emocionais (Malina, 1994). Para além disto, um jogador que tenha nascido em Janeiro, terá outro tipo de experiência de prática do que outro nascido em Dezembro, que jogue no mesmo escalão (Helsen, Winckel & Williams, 2005). Os resultados demonstraram que foram recrutados para a equipa mais jogadores de primeiro semestre e que estes disputaram mais jogos pela equipa A, em comparação com os jogadores de segundo semestre. A maioria dos jogadores do segundo semestre foram dispensados do clube no final da época.Item Relatório final de estágio Clube Atlético e Cultural da Pontinha: seniores época desportiva 2020/21(2022) Sousa, José Eduardo Bruno de; Cunha, Paulo Jorge Rodrigues, orient.Este relatório tem como objetivo apresentar o percurso da minha formação como treinador estagiário, bem como o processo de treino da equipa sénior masculina do Clube Atlético e Cultural da Pontinha, na época 2020/21, descrevendo os microciclos, métodos de treino e modelo de jogo nas diferentes fases da época desportiva. O microciclo padrão foi respeitado ao longo período competitivo, havendo apenas variações no volume dos métodos de treino. No período pré-competitivo, os métodos de treino com maior volume foram métodos específicos de preparação, com jogos reduzidos com e sem apoios, e com número de balizas assimétrico. Os métodos de treino com menor volume foram os métodos de preparação geral. O clube jogou 3 jogos amigáveis por semana. Na primeira fase do período competitivo, antes da segunda paragem devido à pandemia por Covid-19, a percentagem de métodos específicos de preparação foi maior, chegando quase a 75% dos treinos, com o objetivo de dotar o plantel das exigências técnico-táticas associadas à competição. O sistema tático usado foi o 1-4-4-2. Durante a segunda paragem, ao qual se chama neste relatório de período de transição, que durou mais de três meses, houve sempre treinos online e autodirigidos, mas onde sempre sobressaíram as dificuldades de realizar este tipo de treino em certas condições, como estar num apartamento ou haver várias falhas de ligação de rede. Na segunda fase do período competitivo, com uma nova equipa técnica, os métodos específicos de preparação perderam volume para 50%, tendo os métodos de preparação geral, com menor volume de todos, o maior ganho de volume, ficando idêntico aos métodos específicos de preparação geral, com aproximadamente 25%. O maior foco nos treinos foi a basculação do sector defensivo e as transições ofensivas, com foco para o último passe e finalização. Tentou implementar-se um sistema 1-4-3-3, mas após resultados menos positivos, houve um regresso ao 1-4-4-2. Finalmente, procurou-se apresentar uma ferramenta de análise da qualidade de cruzamentos. Esta ferramenta teve como propósito permitir a recolha de vários dados estatísticos sobre os cruzamentos observados por meio da mesma. Palavras-chave: Futebol, Métodos de Treino, Microciclo, CruzamentoItem Relatório final de estágio na Equipa B do futebol sénior do Sporting Clube Linda-a-Velha 2019/2020(2021) Miguel, João Castelo Branco Rangel; Cunha, Paulo Jorge Rodrigues, orient.O presente documento relata o trabalho desenvolvido pelo Treinador Estagiário e equipa técnica integrada por este, durante a época 2019/2020. O estágio foi realizado em duas equipas distintas: Juniores A (Sub-19) do Atlético Clube de Portugal e equipa Sénior B do Sporting Clube Linda-a-Velha. Este iniciou-se em Agosto de 2019, na primeira equipa mencionada, e estava previsto terminar em Junho de 2020. Devido à situação pandémica causada pela COVID- -19, este viu-se forçado a ser terminado em Março de 2020. Para a elaboração do presente relatório foram discriminadas unicamente as actividades respeitantes ao trabalho realizado na última equipa mencionada. Este trabalho teve como objectivo a conjugação entre a formação de jogadores para a equipa A e a conquista de resultados desportivos na competição disputada. Para tal, seguiram-se os princípios do Modelo de Ensino pela Compreensão e da Game Sense Approach, assim como se adoptou o modelo da Periodização Táctica. O modelo de jogo foi a base dos modelos de treino e modelo de observação e análise. Este focou-se na formação duma equipa dominadora com bola e pressionante defensivamente. O modelo de treino focou prioritariamente o treino do modelo de jogo, complementando-o com trabalho de preparação geral. Dessa forma, dividiu-se em “treino de preparação para o treino do jogo” e “treino do jogo”. Os métodos de treino fundamentaram-se nas perspectivas ecológicas, pelo que os métodos específicos de treino foram os que mereceram maior percentagem de volume de treino. Por fim, no âmbito desses ideais ecológicos, foi descrita a influência das variáveis situacionais no estilo de jogo adoptado pela equipa. O estudo, embora careça de validade científica, demonstrou que as variáveis contextuais influenciaram os processos de tomada de decisão dos jogadores.Item Relatório final de estágio na equipa de juvenis de natação do Sporting Clube de Portugal na época 2019/2020(2021) Candeias, José Miguel Raposo Canhoto Gonçalves; Cunha, Paulo Jorge Rodrigues, orient.No âmbito do plano de estudos do Mestrado em Treino Desportivo, teve lugar o estágio curricular efetuado na modalidade de Natação Pura Desportiva, no escalão de juvenis no Sporting Clube de Portugal, na época desportiva de 2019/20, cujo trabalho desenvolvido se consta do presente relatório. O estágio esteve centrado em 3 nadadores – 1 juvenil A masculino, 1 juvenil B masculino e 1 juvenil B feminino – todos com um nível desportivo de elite nacional. O principal objetivo desportivo destes nadadores passava pela integração no Plano de Alto Rendimento – Pré-Júnior, como consequência da conquista de medalhas e de marcas de referência nos Campeonatos Nacionais da categoria. O estágio acabou por ser um processo mais curto do que o normal, infelizmente, devido às limitações resultantes da pandemia do Covid-19. Por este motivo, tivemos de nos reinventar e arranjar soluções de treino em situação de confinamento, naturalmente, muito distintas do planeado e desejado. Todo o processo de preparação, realizado até esta paragem, foi bastante positivo, sendo cumpridos a maioria dos objetivos definidos. A evolução física e técnica foi evidente e refletiu-se nos resultados do torneio zonal de juvenis, onde os atletas atingiram os seguintes resultados relevantes: atleta A: 1º lugar nos 200m livres com 1:53.73; atleta C com 1º lugar na prova de 100m mariposa com 1:06.97; atleta B falhou este torneio por motivo de doença, contudo, também registou uma melhoria das suas marcas ao longo da época. O controlo e avaliação do processo de treino, mereceu-nos um cuidado especial, refletido no capítulo 7 através de uma cuidada revisão de literatura, que também serviu de base à operacionalização do controlo e avaliação dos 3 nadadores, nomeadamente a nível físico e técnico. Os controlos realizados foram importantes na avaliação da evolução dos nadadores ao longo da época. O processo de estágio permitiu-me ter um conhecimento mais aprofundado sobre os vários domínios que um treinador deve ter para dirigir uma equipa de natação. Esta vivência deu-me a possibilidade de comparar e analisar de forma crítica de acordo com o que foi aprendido durante o percurso académico. Permitiu-me ainda ter mais uma etapa prática na minha formação como treinador nesta área.Item Relatório final de estágio numa equipa de sub-11 da Escola de Futebol Central 32 na época desportiva 2018/2019(2021) Martins, João Leite; Cunha, Paulo Jorge Rodrigues, orient.O estágio realizou-se na Escola de Futebol Central 32, no escalão de Benjamins “A”, tendo-se procedido à análise da operacionalização do processo de treino, aplicado na época desportiva 2018/2019, caracterizando-se os métodos e conteúdos de treino abordados nos diferentes períodos do planeamento da época. Da análise a 111 sessões de treino, destaca-se, no Período Pré-Competitivo (PPC), a aplicação de Exercícios Complementares com Oposição - Manutenção da Posse de Bola com Duas Equipas, em 13% do tempo útil de prática, devido à importância dada ao contacto com bola, essencial na transmissão de conhecimentos técnico-táticos em fases precoces de aprendizagem. No Período Competitivo, a incidência verificou-se em Exercícios Essenciais de Forma III - Jogo Formal, em 12% do tempo útil de prática, devido ao foco na aplicação dos princípios em situações de jogo, permitindo o conhecimento referente à ocupação de espaços e à organização do jogo. Por último, é apresentado um estudo de revisão da literatura onde se procura entender quais os fatores influenciadores de desempenho desportivo em atletas da mesma idade cronológica e perceber quais as estratégias para o melhor rendimento possível dos mesmos, tendo em conta a literatura analisada, pôde verificar-se a elevada importância do nível de maturação do atleta, assim como o comportamento dos pais e treinadores no processo de evolução do mesmo, no que respeita ao desenvolvimento e desempenho do jovem jogador de futebol.Item Relatório final de estágio realizado no Grupo Desportivo de Marinhais – Equipa de Futebol de Sub-19 – Masculino(2023) Custódio, Bruno Gonçalo Pedro; Cunha, Paulo Jorge Rodrigues, orient.O presente relatório de estágio foi realizado no Grupo Desportivo Marinhais, no escalão de Juniores – Sub19, o qual disputou o Campeonato Distrital de 2º divisão da Associação Distrital de Santarém, no âmbito do Mestrado em Treino Desportivo. A referida época desportiva foi bastante atípica, dado a situação de pandemia, bem como os atletas terem estado proibidos de praticar a modalidade desportiva devido às restrições. Com o evoluir da situação pandémica, aliado aos resultados desportivos a equipa ganhou dinâmica e conseguiu superar as dificuldades. Foram definidos os objetivos de estágio, dividos por qualitativos, quantitativos, formativos desportivos e sociais, bem como a análise do calendário competitivo, abordando posteriormente o planeamento da época, o processo de treino e o modelo de jogo adotado. Abordando os resultados quantitativos da equipa, a mesma terminou o Campeonato em 3º lugar, 18 vitorias, 6 derrotas e 2 empates, com 58 golos marcados e 36 golos sofridos. Com estes resultados foi obtida a promoção à 1º Divisão Distrital do escalão de Juniores – Sub19. O estudo Técnico Científico, consistiu numa análise da evolução da capacidade aeróbia dos jogadores, quando sujeitos a dois tipos de treino diferentes, o HIIT versus o treino convencional de futebol. O estudo teve uma amostra de 6 (seis) jogadores, tendo o grupo HIIT obtido uma melhoria de 7.05% e o grupo de treino convencional de futebol uma melhoria 1.16%. Conclui-se que o processo de estágio, bem como a elaboração do presente relatório, possibilitou a aquisição de conhecimentos técnicos e científicos que me levaram à evolução como treinador. Palavras Chave: Futebol, HIIT, evolução, convencional. O presente relatório de estágio foi realizado no Grupo Desportivo Marinhais, no escalão de Juniores – Sub19, o qual disputou o Campeonato Distrital de 2º divisão da Associação Distrital de Santarém, no âmbito do Mestrado em Treino Desportivo. A referida época desportiva foi bastante atípica, dado a situação de pandemia, bem como os atletas terem estado proibidos de praticar a modalidade desportiva devido às restrições. Com o evoluir da situação pandémica, aliado aos resultados desportivos a equipa ganhou dinâmica e conseguiu superar as dificuldades. Foram definidos os objetivos de estágio, dividos por qualitativos, quantitativos, formativos desportivos e sociais, bem como a análise do calendário competitivo, abordando posteriormente o planeamento da época, o processo de treino e o modelo de jogo adotado. Abordando os resultados quantitativos da equipa, a mesma terminou o Campeonato em 3º lugar, 18 vitorias, 6 derrotas e 2 empates, com 58 golos marcados e 36 golos sofridos. Com estes resultados foi obtida a promoção à 1º Divisão Distrital do escalão de Juniores – Sub19. O estudo Técnico Científico, consistiu numa análise da evolução da capacidade aeróbia dos jogadores, quando sujeitos a dois tipos de treino diferentes, o HIIT versus o treino convencional de futebol. O estudo teve uma amostra de 6 (seis) jogadores, tendo o grupo HIIT obtido uma melhoria de 7.05% e o grupo de treino convencional de futebol uma melhoria 1.16%. Conclui-se que o processo de estágio, bem como a elaboração do presente relatório, possibilitou a aquisição de conhecimentos técnicos e científicos que me levaram à evolução como treinador. Palavras Chave: Futebol, HIIT, evolução, convencional.Item Relatório final de estágio: Sport Clube Sanjoanense seniores: época desportiva 2017/2018(2018) Santos, Luís Miguel Fonseca dos; Cunha, Paulo Jorge Rodrigues, orient.A realização deste relatório, tem como objetivos, a conclusão do mestrado em futebol, a demonstração de como é e funciona um clube amador no distrito de lisboa, relatando as dificuldades e os proveitos em treinar uma equipa de seniores de um clube “pequeno” que é o Sport Clube Sanjoanense e acima de tudo, dar a perceber como é que eu e a minha equipa técnica trabalhamos globalmente e como nos adaptámos a este contexto. Foi uma época longa, um processo demorado, que teve a envolvência de 114 sessões de treino, organizados em 41 microciclos e em cerca de 10.260 minutos de treino. Para a classificação de exercícios de treino, foi escolhida a taxionomia do professor Silveira Ramos, derivado à sua classificação ser devidamente validada. A partir daqui, foram demonstrados quais os exercícios utilizados e em que frequência nas várias sessões de treino que foram realizados. Exercícios como os essenciais de forma III e os complementares especiais com oposição, foram os mais utilizados derivado à nossa ideia de jogar. Apesar do ano complicado e irregular, conseguindo posicionar-se em diversos lugares durante todo o decorrer da época desportiva, no final a equipa conseguiu classificar-se em 2º lugar, dando lugar à tão desejada subida de divisão, objetivo estipulado desde início por todos. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre “a transição do escalão de juniores para o escalão de seniores”. Dando me a possibilidade de perceber o porquê do abandono de muitos jogadores neste período das suas vidas. Mas ao mesmo tempo, também consegui averiguar fatores que podem ajudar na diminuição desse abandono, existindo assim várias soluções que os clubes possam utilizar e implementar para que os jogadores continuem a praticar esta modalidade com o mesmo prazer enquanto jovens. Conseguindo concluir que, basta paciência e trabalho por parte dos clubes no momento da transição dos jogadores do escalão de juniores para seniores, para que a percentagem de abandono nesta altura diminua e para que a adaptação a um novo paradigma seja realizada com sucesso. São exemplos disso, a preferência de desenvolver um jogador inteligente em detrimento do jogador formatado, a introdução de um modelo de jogo igual em todos os escalões do clube, a existência de equipas B, de clubes satélites e de competições sub23.