Percorrer por autor "Duarte, Maria Isabel Alves, orient."
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Item Análise do comportamento do consumidor ciclista na cidade de Goiânia-GO, Brasil : um estudo comparativo(2019) Oliveira, Sandro Rodrigues de; Duarte, Maria Isabel Alves, orient.O ciclismo é, principalmente, uma atividade aeróbica, o que pode melhorar o nível geral de condicionamento físico, bem como o aumento da aptidão cardiovascular, aumento da força e flexibilidade muscular, melhor mobilidade articular, diminuição dos níveis de estresses, melhor postura e coordenção, preservação ou evitar doenças e redução da ansiedade e depressão. O objetivo geral da pesquisa foi analisar e identificar o perfil do consumidor ciclístico da cidade de Goiânia, capital do Estado de Goiás, Brasil, bem como identificar na literatura, quais as características da prática de ciclismo, o perfil genérico do consumidor de bicicleta, os benefícios que induzem à prática do ciclismo, o processo de decisão de compra do consumidor e as influências da bicicleta relacionada aos ciclistas de Goiânia. O modelo proposto teve as seguintes dimensões: comportamental, ambiental e mercado. Trata-se de um estudo bibliográfico, descritivo e exploratório com base em fontes de uma pesquisa empírica realizada entre os meses de outubro e novembro de 2017. Foram utilizados dois instrumentos metodológicos; o primeiro foi um questionário aplicado a 306 respondentes, contendo 30 perguntas fechadas e abertas, por meio do aplicativo Google Forms, e o segundo um Roteiro de Entrevista Semiestruturada com a participação de 18 ciclistas. Os resultados a partir das duas abordagens, indicaram que o consumidor de bicicleta em sua maioria é de classe “C”, com renda entre 3 a 5 salários mínimos (23,2%), comunhão estável, disposto a comprar uma bicicleta pela funcionalidade, tendo a influência de amigos, possui curso de graduação e/ou pós-graduação, afirmaram não ter recebido direta influência da marca. Consideram que a pratica do esporte proporciona prazer de estar na natureza; melhoria do condicionamento físico/humor e evitar o estresse.Item Fatores chave de sucesso das equipas virtuais de tecnologias de informação e comunicação (TIC) em regime de outsourcing, do ponto de vista dos membros da equipa(2015) Santos, José Fernando Fernandes; Duarte, Maria Isabel Alves, orient.Este estudo pretende identificar quais os fatores que contribuem para o sucesso das equipas virtuais de tecnologias de informação e comunicação em ambiente de outsourcing. Sabendo, à priori, que as equipas participantes no estudo eram consideradas equipas de sucesso - de acordo com as métricas utilizadas internamente para medir os níveis de serviço – partiu-se de uma abordagem inovadora. Ao invés de se proceder à investigação segundo o modelo tradicional, optou-se por dar aos membros das equipas participantes parte ativa na investigação. Através de um questionário online feito a todos os membros das equipas participantes, e recorrendo a uma escala de Likert, foram analisadas trinta e nove variáveis cobrindo todo o espetro de uma equipa virtual: seleção, constituição da equipa, ambiente de trabalho e liderança. Os dados recolhidos foram analisados através de metodologias Estatísticas, tendo sido utilizado a Análise de Componentes Principais para Dados Categóricos (CATPCA) para validar as dimensões das hipóteses levantadas. Esperava-se que, do ponto de vista dos membros das equipas participantes, os temas cultura, comunicação, objetivos, oportunidades de carreira e gestão de conflitos tivessem uma maior relevância do que aqueles que efetivamente foram observados. No entanto, a tónica é colocada nas principais variáveis que afetam o seu dia-a-dia: ferramentas e processos estandardizados, definição clara de funções e responsabilidades e processo de escalonamento. Verificou-se que, em todas as hipóteses, a variável «Team members should know what is expected of them individually and collectively» obteve valores muito elevados, o que pode levar a concluir que os membros das equipas consideram a definição clara das tarefas a realizar por cada membro, em interação com os outros, o elemento central para a sua própria motivação e empenho no trabalho em equipa. O conhecimento, quer do papel que cada um desempenha, quer dos resultados esperados é o fator essencial que lhes permite ultrapassar dificuldades interpessoais, alcançar o sucesso individual e, em última análise, que promove o envolvimento pessoal e a satisfação profissional que geram o sucesso das equipas.Item Gestão da informalidade no mercado de trabalho e suas respostas às políticas publicas implementadas no Amapá entre 2000 - 2010(2014) Dantas, Ivanaldo Raimundo do Nascimento; Duarte, Maria Isabel Alves, orient.A dissertação apresentada tem por objetivo laçar luz sobre o comportamento do mercado de trabalho informal na economia amapaense, bem como avaliar os impactos das políticas implementadas no Estado entre 2000 e 2010 e seus reflexos sobre esse mercado. Essas políticas conforme Santos (2005), tiveram foco na assistência ao pequeno empreendedor, no campo, no período analisado também houve a retomada da mineração enquanto atividade produtiva no Amapá. Neste sentido, os indicadores utilizados para análise da informalidade foram os dados do Censo 2000 e 2010, a Pesquisa Nacional por amostra de Domicílios – PNAD/IBGE nos entre os anos de 2001 e 2009 e outros indicadores econômicos. Os resultados indicam que houve pouca redução da informalidade na economia amapaense indicando que os resultados das politicas públicas e econômica implantada no Amapá no período obtiveram pouco êxito na redução da informalidade no Amapá.Item A gestão da integração das tecnologias na educação básica: um estudo comparado em escolas públicas da Amazônia Brasileira(2014) Salgado, Maria da Conceição Spinola; Duarte, Maria Isabel Alves, orient.Esta pesquisa analisa o trabalho do gestor escolar para integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo educacional. Através de método quantitativo, a pesquisa comparou dados de duas escolas da rede estadual, de maior e de menor rendimento, fazendo um cruzamento de dados como o tipo de liderança que os gestores exercem, com o uso das TIC e o papel da administração nessa utilização, para estabelecer uma ligação entre gestão e uso das tecnologias na educação. Foram utilizados questionários com respostas fechadas, baseados em instrumentos criado pela Fundação Victor Civita (FCV) e IBOPE que analisa a inserção das tecnologias no processo educacional e o perfil dos diretores das escolas públicas brasileiras. Pela tabulação e análise qualitativa, buscou-se entender como se faz uma gestão que integre as TIC no contexto escolar de forma eficaz. Percebeu-se que um gestor eficaz, democrático, com boa liderança, e que acredita no bom resultado do uso das tecnologias na educação, consegue minimizar muitos problemas enfrentados na integração das TIC na educação e melhorar os rendimentos dos alunos. A inserção de novos métodos e ferramentas a serem adotados deve ir ao encontro das reais necessidades da comunidade escolar, e a equipe gestora tem papel fundamental para efetivação destas ações.Item A gestão de desempenho dos colaboradores no setor hoteleiro na Região Autónoma da Madeira(2016) Noite, Luís Carlos Caldeira; Duarte, Maria Isabel Alves, orient.O setor hoteleiro tem uma elevada importância para a economia da Região Autónoma da Madeira, de acordo com os “Censos de 2011”, cerca de 25% da população da Região Autónoma da Madeira desempenha funções que estão direta ou indiretamente ligadas à hotelaria e contribui com 28% para o PIB da região. Com este estudo pretende-se averiguar como está a ser realizada a gestão de desempenho dos recursos humanos na hotelaria na Região Autónoma da Madeira. Foram escolhidas quatro áreas principais de análise dentro do tema; o Recrutamento e Seleção, Remunerações e Carreira, Formação e Avaliação de desempenho. Foi feito o enquadramento teórico do setor turístico e a revisão bibliográfica, onde ficou clara a necessidade de estudos na área de gestão de recursos humanos neste setor de atividade. Procedeu-se também a uma investigação empírica, em que foram aplicados questionários, depois de devidamente testados (aplicação de um pré-teste a 21 trabalhadores), a 294 colaboradores de unidades hoteleiras de 4 e 5 estrelas da Região Autónoma da Madeira, (população alvo ) sendo o estudo feito durante os anos de 2014-2015. As atitudes diferentes em relação à gestão de recursos humanos dos hotéis tem impacto diverso na gestão de desempenho dos colaboradores. Neste estudo os colaboradores da amostra foram divididos em dois grandes grupos: o primeiro com 70% dos inquiridos, pertencente a hotéis que assumem a gestão de desempenho dos recursos humanos como importante, o segundo grupo, 30% dos colaboradores, que demonstra um menor interesse pela gestão profissional de recursos humanos. Este estudo pode contribuir para uma maior sensibilização para a importância da gestão de desempenho dos colaboradores no sector, e também para uma melhoria da gestão dos hotéis de modo a retirar mais rendimento dos seus colaboradores. Durante o estudo verificamos que já se começa a dar importância à Gestão de Recursos Humanos nos hotéis da região, apesar de ainda haver algumas falhas. Ainda é necessário criar uma visão que vá ao encontro de um sistema integrado, em que cada área da gestão de recursos humanos não seja vista de forma isolada, mas sim, como fazendo parte de um todo da Gestão de Recursos Humanos.Item Gestão intercultural : o trabalhador brasileiro nas empresas portuguesas : visão qualitativa(2012) Caires, Willy Figueiredo; Duarte, Maria Isabel Alves, orient.O Objetivo deste estudo exploratório é obter informações sobre a qualidade do relacionamento entre o trabalhador brasileiro e as empresas portuguesas, tomando como base o ponto de vista holístico. Geralmente consideradas “pessoas despreparadas” de visão estreita, o estudo pretende não só verificar se estas opiniões são de fato aplicáveis ao perfil dos trabalhadores brasileiros bem como verificar também, se a mesma influência o estabelecimento de uma relação “saudável” dentro das organizações e por fim se as mudanças no comportamento dos empresários portugueses estão levando a um melhor desempenho desses trabalhadores. O estudo compreende uma descrição que constituem vários suportes de argumentações em variados campos da ciência e a prática administrativa, uma vez que elas não estão dissociadas. Os resultados do presente estudo mostram um período de transição, coerente com a mudança de paradigma que está ocorrendo na teoria das organizações. Também revela alguns problemas, tais como a dificuldade de comunicação, e, um perfil tradicional influenciando fortemente a atitude dos trabalhadores brasileiros e dos gestores nas empresas portuguesas.Item Gestão Pública : Avaliação da gestão de Projetos/programas educacionais, um Estudo no Município de Portel - Pará(2015) Gomes, Danielle Pereira; Duarte, Maria Isabel Alves, orient.A administração pública vem buscando ao logo dos anos aprimorar a qualidade dos serviços, visando alcançar sua missão precípua de melhor atender as necessidades demandadas da sociedade. A metodologia adotada consiste na pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa através da aplicação de questionários com perguntas fechadas e abertas. A coleta dos dados deu-se pela consulta bibliográfica e de campo do tipo exploratório descritivo, tendo como amostra o universo da população sendo 12 coordenadores e dois diretores de programas educacionais desenvolvidos no município. Identificou-se nos resultados obtidos que não existem avaliadores específicos para o sistema em geral e os avaliadores existentes não se sentem preparados e nem sempre são encorajados a construírem, em conjunto, tanto o instrumento de avaliação, como sua respectiva periodicidade. Uma das propostas apresentadas seria a criação de cargo direcionado especificamente para avaliação dos programas/projetos, seja a nível federal, estadual ou municipal, com o objetivo de diagnosticar os déficits apresentados durante a execução do mesmo, para posteriormente apresentar proposta para alcançar os superávits no município. Conclui-se que as proposta apresentadas no final do trabalho provavelmente contribuirão para futuros pesquisadores que tiverem interesse na mesma área e assim apresentar novas propostas ao serviço público pesquisado.Item O impacto da gestão de recursos humanos na competitividade das pequenas e médias empresas no concelho de Lisboa(2016) Soares, Marisa Cláudia Filipe; Duarte, Maria Isabel Alves, orient.Ao longo dos últimos anos as empresas têm-se preocupado, cada vez mais, em como se destacar dos seus concorrentes, e atingirem o seu objetivo, a competitividade. As empresas têm dificuldade em se destacar umas das outras, e por isso estão a consciencializar-se da importância da Gestão de Recursos Humanos (GRH) para atingirem a competitividade. A presente investigação pretende perceber se as Pequenas e Médias Empresas (PME) do Concelho de Lisboa consideram a GRH importante para a sua competitividade. Foi efetuado um estudo através de um inquérito aplicado, com 29 perguntas fechadas a 110 pequenas e médias empresas de diversas atividades económicas do Concelho de Lisboa. Concluiu-se que as PME em causa consideram a GRH um influenciador positivo na sua competitividade. Apesar de algumas limitações, nomeadamente o limite de tempo e a restrita colaboração das empresas inquiridas, este estudo serve para demonstrar que a par das grandes empresas, as pequenas e médias também reconhecem à GRH um papel muito importante no alcance dos seus objetivos.Item O impacto do sistema de recompensas na motivação dos trabalhadores : caso de uma empresa do ramo automóvel(2021) Adão, Rafael Alexandre da Silva; Duarte, Maria Isabel Alves, orient.A gestão estratégica do sistema de recompensas é muito importante para os gestores. Daí a necessidade de perceber a relação entre a gestão estratégica do sistema de recompensas e a motivação dos trabalhadores. O objetivo desta investigação é portanto identificar o impacto do sistema de recompensas na motivação dos trabalhadores numa empresa do ramo automóvel no estado do Paraná- Sul do Brasil. Utiliza-se o método de pesquisa quantitativo que compreende a análise de 65 respostas ao questionário aplicado aos trabalhadores da empresa no período de 28 de Outubro de 2020 a 06 de Janeiro de 2021. A análise das respostas foi realizada através de programas Excel 2013 do Microsoft Office, JASP e SPSS 21. Os dados obtidos permitem-nos concluir que os trabalhadores da empresa se sentem mais motivados através das recompensas intrínsecas, destacando-se a identificação com a função (gosto do trabalho que faço) e o feedback recebido pelo seu desempenho. Os resultados permitem-nos fazer algumas sugestões à empresa, como por exemplo, implementar uma componente salarial que tenha em consideração o tempo de empresa e a experiência adquirida, para assim conseguir reter os trabalhadores.Item O impacto do sistema de reconhecimento, validação e certificação de competências na vida social, profissional e formativa dos indivíduos(2011) Calisto, Andreia Carina Pires; Duarte, Maria Isabel Alves, orient.Diariamente somos confrontados com a ideia de que mais conhecimento, mais e melhores competências são a forma mais eficaz para alcançar o sucesso e realização pessoal ao nível profissional, social e económico. Tendo consciência da importância de que a educação, e qualificação têm nos dias de hoje, pensou-se ser interessante observar qual o impacto que estes têm na vida dos indivíduos nas dimensões social, formativa e profissional. O presente trabalho assentou por isso em dois objectivos gerais principais: Conhecer qual o impacto que uma qualificação de nível secundário tem na vida pessoal, social, económica e profissional dos adultos e de que forma o discurso da formação ou da „gestão dos recursos humanos‟ é a melhor forma de resolver os problemas sociais de maior impacto da sociedade portuguesa. Para obter dados válidos, optou-se por orientar um estudo de natureza qualitativa, seguindo uma estratégia indutiva, por isso, o instrumento de recolha de dados privilegiado foi a entrevista semi-directiva que foi aplicado a 14 adultos que realizaram até ao final de 2009 a certificação de nível secundário através do sistema de Reconhecimento Validação e Certificação de Competências na cidade de Faro. Constatou-se através dos dados recolhidos que a população que opta por esta oferta apresenta um percurso profissional diverso e rico em experiências que lhes permitiu adquirir conhecimentos e competências que pensava não ter. Observou-se também que o impacto que a formação tem na vida dos entrevistados traduz-se, geralmente, em sentimentos de realização pessoal e aumento da auto-estima. Pela análise dos mesmos dados verificou-se que, dificilmente a realização de uma certificação de nível secundário resultou em situações de progressão de carreira ou melhoria ao nível da condição dos indivíduos enquanto trabalhadores. Finalmente podemos constatar que a situação actual está a produzir mudanças na condição laboral da população activa, ou seja, há uma grande consciência da agudização de problemas como a precarização da condição laboral e a vulnerabilidade dos indivíduos a situações insegurança, incerteza e risco em relação à manutenção de um posto de trabalho seguro e protegido.Item A importância da liderança e da comunicação nas organizações: o caso de uma empresa angolana(2015) Chimuco, Elias Piedoso; Duarte, Maria Isabel Alves, orient.O objecto da presente pesquisa foi o de analisar a liderança e a comunicação numa organização turística angolana. Fez-se uma revisão da literatura sobre liderança e comunicação tendo como suporte o Manual de Comportamento Organizacional e Gestão de Cunha et al. (2014). Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa e que adopta o procedimento de estudo de caso. Fez-se uma aplicação de um questionário a uma amostra aleatória de 42 pessoas de uma organização turística angolana. Efetuou-se, igualmente, a análise da consistência do questionário através do índice de Alpha de Cronbach a qual se revelou muito boa (=0,987). Concluiu-se que a ampla maioria dos inquiridos “concorda totalmente” ou “concorda moderadamente” com a importância da liderança e da comunicação para a eficácia na organização estudada. Estimou-se, também um modelo de regressão linear onde se utilizou como variável dependente a comunicação e como variáveis independentes a confiança e o negócio. A regressão permitiu concluir que a confiança que os elementos depositam no líder e o modo como os elementos da equipa consideram que o líder “gere” o negócio, tem uma influência positiva na comunicação.Item A influência do absentismo no ambiente de trabalho: estudo de caso numa instituição de ensino de saúde Angolana(2015) Lelo, Clemente Kumbo; Duarte, Maria Isabel Alves, orient.O principal objetivo desta dissertação é de estudar o que é o absentismo e a sua influência no ambiente de trabalho/meio académico de uma Universidade de Medicina Angolana. Trata-se de um estudo de caso qualitativo de cariz descritivo cujo propósito é identificar, a ausência e presença dos trabalhadores, as causas e consequências do absentismo e como as prevenir, de modo a que essa realidade se venha a alterar ao longo do tempo e que a realidade da redução do absentismo esteja presente nos objetivos das empresas ou instituições. A pesquisa qualitativa permite analisar o grau de comprometimento entre os estudantes e a sua relação com uma instituição de ensino da saúde e extrapolar o modo como se irão comportar como trabalhadores, como vão encarar o seu vínculo laboral e o seu nível de absentismo e, em que medida isso se reflete no seu desempenho, avaliação e expectativas profissionais. Os resultados obtidos permitiram avaliar a importância do absentismo no desempenho dos alunos de medicina e na condução dos seus estágios no hospital. Também contribuíram para criar um manual de procedimentos e estratégias comuns para determinar, como a redução do absentismo poderá influenciar positivamente o desenvolvimento do emprego, a comunicação e a participação e envolvimento de todos os funcionários. Contribuíram para a criação também, de modo positivo, de um conjunto de valores para que o trabalho tenha um peso significativo no desenvolvimento económico, social e organizacional das empresas e instituições.Item Liderança numa IPSS : papel da liderança servidora(2022) Zambujo, Dora do Anjo Marques; Duarte, Maria Isabel Alves, orient.A valorização das pessoas a nível pessoal e profissional, tem vindo a ganhar importância. Os/As líderes da atualidade reconhecem a importância dos/as colaboradores/as e da necessidade da sua capacitação para que possam desempenhar um bom trabalho. O principal objetivo deste trabalho é perceber que tipo de liderança predomina na organização Associação Beneficência Casas S. Vicente de Paulo (ABCSVP), e qual o seu impacto nos/as colaboradores/as. Pretende-se também verificar se a liderança servidora é predominante. Com os objetivos específicos pretende-se analisar a liderança presente na organização; identificar se a liderança exercida na organização corresponde à liderança servidora.; analisar os propósitos e compromissos desenvolvidos pela organização com os/as colaboradores/as ao nível dos fatores: empatia, humildade, confiança poder, mapeamento persuasivo e intendência organizacional; verificar os valores relevantes para uma liderança servidora e compreender a influência da liderança organizacional nos colaboradores/as. A liderança servidora é uma liderança que é caracterizada pelo serviço aos outros. O/A líder servidor/a constrói a sua autoridade sempre que serve os outros e se sacrifica pelos mesmos. Esta liderança exige, no entanto, autodisciplina e o firme compromisso de criar no local de trabalho eficácia e produtividade, bem como oportunidade para o crescimento pessoal de todos. O/a líder na sua ação deve usar o soft power, o poder da influência, a capacidade de inspirar e mover os outros em prol de causas justas, corretas e nobres. Quanto á metodologia o tipo de pesquisa é a exploratória, a recolha de dados usada é a pesquisa documental e bibliográfica, a observação é a participante e em algumas situações é a não participante, quanto às técnicas de análise de dados são as qualitativas e as quantitativas. Realizou se um pré-teste a 7 pessoas fora da organização. A organização apresenta um universo de 230 colaboradores/as, a amostra é de 83 pessoas. Foram aplicados 70 questionários aos/as colaboradores/as e 8 entrevistas às chefias, foi também realizado o focus group a 5 colaboradores/as da organização. Quanto aos principais resultados obtidos, observa-se que as chefias apresentam diferentes tipos de liderança para com os/as colaboradores/as, em alguns dos/as líderes denota-se traços mais acentuados de liderança servidora como por exemplo: delegação de tarefas, valorização do trabalho, atribuição de autonomia, tratamento justo e equitativo dos/as colaboradores/as, promoção de ambientes saudáveis de trabalho e bem-estar. Os/As A valorização das pessoas a nível pessoal e profissional, tem vindo a ganhar importância. Os/As líderes da atualidade reconhecem a importância dos/as colaboradores/as e da necessidade da sua capacitação para que possam desempenhar um bom trabalho. O principal objetivo deste trabalho é perceber que tipo de liderança predomina na organização Associação Beneficência Casas S. Vicente de Paulo (ABCSVP), e qual o seu impacto nos/as colaboradores/as. Pretende-se também verificar se a liderança servidora é predominante. Com os objetivos específicos pretende-se analisar a liderança presente na organização; identificar se a liderança exercida na organização corresponde à liderança servidora.; analisar os propósitos e compromissos desenvolvidos pela organização com os/as colaboradores/as ao nível dos fatores: empatia, humildade, confiança poder, mapeamento persuasivo e intendência organizacional; verificar os valores relevantes para uma liderança servidora e compreender a influência da liderança organizacional nos colaboradores/as. A liderança servidora é uma liderança que é caracterizada pelo serviço aos outros. O/A líder servidor/a constrói a sua autoridade sempre que serve os outros e se sacrifica pelos mesmos. Esta liderança exige, no entanto, autodisciplina e o firme compromisso de criar no local de trabalho eficácia e produtividade, bem como oportunidade para o crescimento pessoal de todos. O/a líder na sua ação deve usar o soft power, o poder da influência, a capacidade de inspirar e mover os outros em prol de causas justas, corretas e nobres. Quanto á metodologia o tipo de pesquisa é a exploratória, a recolha de dados usada é a pesquisa documental e bibliográfica, a observação é a participante e em algumas situações é a não participante, quanto às técnicas de análise de dados são as qualitativas e as quantitativas. Realizou se um pré-teste a 7 pessoas fora da organização. A organização apresenta um universo de 230 colaboradores/as, a amostra é de 83 pessoas. Foram aplicados 70 questionários aos/as colaboradores/as e 8 entrevistas às chefias, foi também realizado o focus group a 5 colaboradores/as da organização. Quanto aos principais resultados obtidos, observa-se que as chefias apresentam diferentes tipos de liderança para com os/as colaboradores/as, em alguns dos/as líderes denota-se traços mais acentuados de liderança servidora como por exemplo: delegação de tarefas, valorização do trabalho, atribuição de autonomia, tratamento justo e equitativo dos/as colaboradores/as, promoção de ambientes saudáveis de trabalho e bem-estar. Os/As líderes servidores/as apresentam comportamentos humildes, autocontrolados e respeitadores, e promovem o diálogo. Os resultados do estudo demonstram que apesar de existirem alguns traços de liderança servidora tais como: a confiança a adaptabilidade, criatividade, empatia, alguma flexibilidade e motivação para fazer cada vez melhor, não se pode concluir que a liderança na organização seja na sua totalidade uma liderança servidora.Item Modelo de gestão de empresas de logística: um estudo comparativo entre prestadoras de serviços rodoviários(2019) Santos, Érika Suzana; Duarte, Maria Isabel Alves, orient.Este trabalho apresentou uma proposta de modelo de gestão para empresas de transporte rodoviário de carga, a partir de quatro estudos de caso de empresas que atuam com a prestação de serviço de transporte, buscando o que há de melhor em cada uma para contribuir na elaboração do modelo. O referencial teórico justificou a importância do modelo de gestão, gestão de processos, Sistema de Informação (SI) de transportes e gestão de transporte, como esses assuntos correlatos devem estar integrados e a gestão automatizada dos processos de transportes. Discorre-se sobre esses diversos conceitos fazendo-se compreender o porquê do modelo de gestão proposto. Foram realizadas observações in loco nas instalações das quatro empresas estudadas; aplicação de entrevistas aos gestores e envolvidos com os processos; levantamento da estrutura da organização e dos processos identificados na área logística. Ao realizar uma análise comparativa entre as quatro empresas e realizar um comparativo com os conceitos apresentados na literatura, foi entregue como resultado uma proposta de modelo de gestão para empresas de logística, a fim de permitir uma gestão automatizada e integrada dos processos, facilitando a gestão a ter informações de qualidade e assim realizar tomada de decisão. O modelo proposto tem as seguintes dimensões organizacionais: estrutura; estrutura de informação e processo decisório; pessoas; e tarefas.Item Motivação e satisfação dos colaboradores estudo do caso: sociedade caboverdeana de tabacos, sa(2015) Soares, Ayline Arienne dos Santos; Duarte, Maria Isabel Alves, orient.O presente trabalho intitulado “MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES, Estudo do Caso SOCIEDADE CABOVERDEANA DE TABACOS, SA” (SCT, SA) é parte Integrante dos requisitos para Obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas pela Universidade Lusófona de Portugal. O nosso estudo realizado na SCT, SA., cujo objectivo foi analisar os factores determinantes no aumento de estímulos, da satisfação e da motivação no trabalho dos colaboradores na referida empresa. Há uma crise geral de satisfação e motivação que afecta as diversas categorias profissionais dificultando a Gestão de qualquer actividade humana quando o trabalho perde completamente o sentido. Diante deste cenário procura-se analisar a questão da Satisfação e Motivação no seio dos ambientes organizacionais através de uma caminhada por diversas teorias, pesquisas e estudo sobre o Tema. A nossa pesquisa é empírica, utilizamos a metodologia descritiva aplicada, qualitativa e quantitativa, apoiadas na observação directa, revisões bibliográficas e documental indirecta publicada em livros, revistas, materiais acessíveis ao público e colectados em fontes primárias e secundárias. A obtenção dos resultados obtidos na pesquisa da empresa encontrará a melhor forma de estruturar programas de incentivos que venham a melhorar a qualidade de vida no trabalho e consequentemente funcionários motivados, aumentando a satisfação e a produtividade.Item Sistema de compensações como fator motivacional nas organizações(2015) Sinre, Pedro Laso; Duarte, Maria Isabel Alves, orient.Num cenário em constante transformação é de extrema importância salientar as necessidades de modificação dos sistemas de compensação. Os recursos humanos satisfeitos e motivados são vistos como os pilares de qualquer organização, o capital intelectual que a faz funcionar. A adoção de uma estratégia organizacional tem implicações ao nível da estratégia de Recursos Humanos e, logo, ao nível da satisfação/motivação dos colaboradores. Por isso, um sistema de compensações está centrado no pressuposto de que os colaboradores são ativos essenciais da organização e que o seu valor pode ser aumentado e potenciado através de uma abordagem sistemática e coerente de investimento no mesmo. Neste estudo de caso, de caráter exploratório, utilizou-se como ferramenta o inquérito por questionário para obter os dados necessários que permitam aferir a satisfação e o nível de e motivação extrínseca e intrínseca dos colaboradores com o sistema de compensações da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A. e portanto o seu nível de eficácia. A análise dos resultados permitiu perceber que a satisfação dos colaboradores com o sistema de remunerações praticado na empresa é elevado; mais de metade, 66% considera-se satisfeito ou muito satisfeito com o sistema de compensações. Foi identificada uma grande discrepância entre os valores da motivação extrínseca e intrínseca no nível de excelente, onde a motivação intrínseca apresenta valores muito mais elevados do que a extrínseca, respectivamente 51% e 20%, o que nos permite concluir que o nível de motivação intrínseca dos colaboradores da empresa é superior ao seu nível de motivação extrínseca. Os resultados demonstraram tratar-se de um sistema salarial que promove a satisfação e a motivação tanto extrínseca como intrínseca.Item Sustentabilidade e responsabilidade social numa empresa do setor petrolífero angolano(2014) Lopes, Ilcia Vissolela Benge; Duarte, Maria Isabel Alves, orient.As empresas atuam atualmente num mundo globalizado, onde a competitividade é cada vez maior e onde todos os aspetos podem ser diferenciadores e criadores de valor no âmbito da sua atividade. A responsabilidade social e a sustentabilidade são temas que se encontram cada vez mais nas agendas tanto das empresas de maior dimensão, como em empresas de dimensão mais pequena. Cada vez mais se entende que a adoção deste tipo de práticas é, desde logo, um aspeto diferenciador e valorizador da imagem da empresa, como pode também ser um aspeto encarado como estratégico, uma vez que a adoção deste tipo de práticas tem mostrado ser capaz de tornar as empresas mais eficientes, melhorando a médio e longo prazo os resultados operacionais. Uma vez que Angola está em grande desenvolvimento importa entender se as empresas que atuam no país desenvolvem preocupações a nível da sustentabilidade e da responsabilidade social, de forma a maximizarem os impactos positivos e diminuírem os impactos negativos que a sua atividade possa ter na região em que atuam. Deste modo, foi realizado um estudo de caso junto de uma empresa do setor petrolífero, relevante para a economia angolana, de forma a percecionar se possui uma política de sustentabilidade e responsabilidade social. Os resultados obtidos mostram que a empresa estudada ainda não possui práticas de responsabilidade social e sustentabilidade eficazes. Neste sentido, é fundamental investir na consciencialização e formação, uma vez que se verifica ainda uma certa falta de informação sobre a valorização desta temática.Item A valorização do sistema de recompensas na ótica do colaborador : um caso prático na empresa Alpar do Brasil(2021) Guichard, Jerusa Ambrosini; Duarte, Maria Isabel Alves, orient.O sistema de recompensas ligado à motivação extrínseca dos colaboradores continua a ser um tema de grande preocupação para os gestores. O objetivo desta investigação é identificar se a empresa Alpar do Brasil possui um Sistema de Recompensas valorizado pelos seus colaboradores. Esta identificação é resultado da descrição da valorização das diversas componentes salariais. Inicialmente, é feita uma contextualização teórica, através de análise bibliográfica secundária e, de seguida, é realizado um estudo empírico, em que a metodologia utilizada é o método quantitativo (aplicação de um survey aos colaboradores da empresa Alpar do Brasil). A análise de resultados permite proceder à hierarquização das diversas componentes do sistema salarial, com base na Escala Comparativa de Soma Constante. Este inquérito foi aplicado em julho de 2020, a uma população de 59 colaboradores. A análise dos resultados permite-nos concluir que a empresa possui um Sistema de Recompensas valorizado por seus colaboradores, no que tange as componentes extrínsecas e que as componentes que atualmente fazem parte do Sistema de Recompensas são mais valorizadas do que as que o próprio não inclui. Relativamente à hierarquização das componentes, observa-se que o salário-base é o mais valorizado, dado o fato de ser um valor fixo e garantido, seguido dos subsídios de combustível e alimentação pagos em cartão, do auxílio para estudos, do Plano de Participação por Resultados e do benefício não-oficial de descontos para a aquisição de produtos comercializados pela empresa, conhecido como Alpar Shop. Os resultados possibilitam algumas sugestões futuras como, por exemplo, a introdução de um salário fixo (plano de cargos e salários - BR), dado que não existe no Sistema da Alpar esta componente.