Mestrado em Engenharia Civil

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    Contribuições para o desenvolvimento de um sistema de gestão de obras de arte municipal
    (2023) Pinto, Sandra Isabel da Silva; Figueiredo, Eloi João Faria, orient.
    Em Portugal, a responsabilidade pela gestão de obras de arte distribui-se por várias entidades. Os principais gestores de obras de arte em Portugal são a IP e a Brisa, existindo também um vasto parque de obras de arte sob domínio dos municípios. No entanto, as informações sobre as obras de arte sob jurisdição municipal e a sua gestão são escassas, o que torna difícil efetuar a sua caracterização. Desconhece-se a quantidade e a condição deste património, pois a maioria das autarquias não possui um inventário das suas estruturas, não realiza inspeções periódicas e ações de manutenção regulares, e não possui um sistema de gestão de obras de arte. Também não existem atualmente documentos normativos ou legislativos que estabeleçam requisitos de conservação mínimos das estruturas ou que regulem a gestão de obras de arte sob domínio municipal. A implementação de um sistema de gestão de obras de arte é imprescindível para assegurar o investimento que as obras de arte representam, garantir a segurança e um adequado desempenho funcional das estruturas durante o seu período de vida útil, e apoiar a decisão dos decisores na gestão racional dos limitados recursos financeiros disponíveis e no planeamento das atividades de manutenção e conservação. O inventário é uma componente fundamental nestes sistemas, uma vez que precede e serve de base para a futura realização das inspeções periódicas e dos trabalhos de manutenção ou conservação. Através da implementação do “Projeto Reconhecer” foi realizado o inventário de 116 obras de arte sob a responsabilidade direta da Câmara Municipal de Barcelos (CMB). Este projeto de investigação e desenvolvimento resultou da celebração de um protocolo envolvendo a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), o Laboratório Nacional de Engenharia Civil e a CMB. Os objetivos principais da presente dissertação são: (i) conhecer as atuais práticas de gestão de obras de arte municipais e caracterizar as estruturas sob jurisdição dos municípios; (ii) identificar as dificuldades e necessidades dos municípios para efetuar a sua gestão; (iii) descrever a metodologia desenvolvida pelo Projeto Reconhecer para a realização do inventário das obras de arte do Concelho de Barcelos, constituída por um conjunto de procedimentos normalizados e na qual a ficha de inspeção de inventário é o elemento mais relevante; e (iv) caracterizar estas estruturas. Palavras-chave: sistema de gestão de obras de arte, obras de arte municipais, inventário, ficha de inspeção de inventário.
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    Economia circular na pavimentação rodoviária com a avaliação da reciclagem futura dos materiais
    (2023) Campos, Ricardo Ribeiro de; Antunes, Vítor Filipe Silva, orient.
    As substituições de pavimentos rodoviários têm associados elevados orçamentos anuais aliados a uma enorme produção de resíduos, e consequentemente um grande consumo de recursos naturais. Desta forma, a multi-reciclagem de mistura betuminosa reciclada (MBR) apresenta-se como solução para parte de um problema, evitando assim a sua classificação como resíduo. Ao longo dos sucessivos ciclos de reciclagem é necessário a utilização de rejuvenescedores para recuperar as propriedades da fração de betume presente na MBR, logo se for utilizado rejuvenescedores diferentes a sua interação necessita de ser avaliada. De forma, a avaliar a interação entre dois rejuvenescedores de diferentes origens considerando dois ciclos de reciclagem de MBR em misturas com elevadas taxas de incorporação (75%) para camadas de desgaste para pavimentos rodoviários, foram realizados ensaios de caracterização do betume rejuvenescido, de comportamento mecânico, das características superficiais e das propriedades Marshall e volumétricas. Os resultados foram comparados com um caso de estudo anterior que utilizou três tipos de misturas betuminosas e sempre o mesmo rejuvenescedor para recuperá-las. Portanto, a interação entre dois rejuvenescedores diferentes, de amostras similares, no mesmo ciclo de reciclagem, não apresentou grandes variações nos ensaios e nas características da MBR, demonstrando uma boa compatibilidade entre os rejuvenescedores.
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    Estudo das patologias de betão armado em edifícios: : identificação e tratamento
    (2021) Costa, Juliana Rodrigues Pereira da; Cunha, Sandra Raquel Leite da, orient.
    Atualmente, temos vindo a assistir a um crescimento da construção civil, tendo-se observado que o recurso a estruturas de betão armado e produtos de betão pré-fabricados são soluções construtivas muito utilizadas. Contudo, também se verifica um vasto número de edificações que apresentam patologias nas suas soluções construtivas. Desta forma, o presente trabalho discorre sobre as principais patologias de betão ocorrentes em edificações, tendo como objetivo estudar as suas características, causas e metodologias de reabilitação, de forma a evitar que os mesmos problemas venham a acontecer no futuro. As manifestações patológicas trazem transtornos não só para o dono de obra, mas também para o construtor, pois os custos de uma eventual intervenção posterior a uma entrega de obra, são maiores se comparados aos custos de uma execução bem-feita. A primeira parte desta dissertação irá abordar os conceitos gerais relacionados ao tema como: o que é o betão armado, as suas características e definição do que é patologia. Em seguida, irá apresentar-se os principais tipos de patologias, suas causas, recuperação e mecanismos para o seu diagnóstico. Serão ainda apresentados alguns estudos de casos reais, com registos fotográficos das diferentes patologias encontradas. Em seguida será exposto às causas das anomalias e as suas medidas de reparação. A metodologia utilizada na primeira parte foi uma revisão bibliográfica com base em documentos científicos e na segunda parte foi realizado um trabalho de campo através da observação de patologias em edifícios localizados ao redor de Lisboa, Vale do Tejo e Alentejo. Desta forma foi feito uma análise pelo método GUT com o intuito de classificar a gravidade, urgência e a tendência de cada manifestação encontrada e uma análise estatística dos resultados que foram recolhidos. Como principais resultados, as patologias que observei com maior número foram fissuras e corrosão de armadura. Portando, podemos constatar que esses resultados são devido à localização dos edifícios em ambientes agressivos próximo ao mar e aos erros ocorridos em fase de projeto ou execução de obra.
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    A marmorite no património construído português : contributos para a recuperação da técnica tradicional e para a sua conservação
    (2020) Ferreira, Fernando Manuel da Silva; Cunha, Sandra Raquel Leite da, orient.
    Por marmorite designa-se o revestimento de imitação de pedra que ao longo do século XX teve elevada expressão arquitetónica e ampla aplicação em edifícios, como revestimento de paredes exteriores e interiores nas principais cidades, mas também difundido por todo o país. Com origens remotas, foi um revestimento importado de fora do país e cuja aplicação é visível ainda hoje numa grande parte do parque urbano nacional. Atualmente uma grande parte destes revestimentos está ocultado por pintura, como resultado do desconhecimento das formas de manutenção destes revestimentos ou simplesmente por opção estética. Está provado a durabilidade da marmorite, pois existem fisicamente edifícios construídos desde os anos 30 até ao presente com revestimentos desta técnica. Portanto, é uma técnica com reduzidos custos de manutenção. A sua manutenção resume-se a lavagem e as pequenas correcções de microfissuras ou fissuras que ao longo do tempo foram aparecendo. A marmorite é uma técnica ancestral, devendo –se assim criar condições para a sua preservação e não tentar contra a sua história remendando e pintando de forma aleatória e sem critério. De aplicação artesanal, as técnicas tradicionais envolvidas foram-se perdendo no tempo e na memória dos artesãos aplicadores. Pretende-se com esta dissertação recuperar as técnicas de execução deste revestimento tradicional, as dosagens e as principais caraterísticas dos agregados e dos ligantes utilizados, com base em conhecimentos formais cuja aplicação em obra foi e é experienciada pelo autor (que também é aplicador). Para além deste contributo, será apresentado um levantamento de anomalias mais frequentes em diversos edifícios situados em áreas urbanas que ainda apresentem este tipo de revestimentos, assim como as causas dessas anomalias. Serão ainda apresentadas soluções corretivas de reparação, numa perspetiva de reabilitação e conservação destes revestimentos.
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    Adequação e uniformização de conteúdos do Pronic ao faseamento de um projeto de arquitetura
    (2020) Tenreiro, Cyntia Larissa Burity da Silva Rodrigues; Cabaço, António Manuel Gardete Mendes, orient.
    O projeto de um edifício é composto por diversas especialidades que, pela necessidade de interligação e comunicação entre os intervenientes, se relacionam entre si ao longo das várias fases do projeto. Para um projeto de obra pública, essas fases encontram-se especificadas na Portaria n.º 701-H/2008, de 29 de julho. A aplicação ProNIC (Protocolo para a Normalização da Informação Técnica na Construção) integra funcionalidades para a elaboração de especificações técnicas de um caderno de encargos, pressupondo que a informação esteja detalhada ao nível de um projeto de execução. Da utilização do ProNIC nas empreitadas da Parque Escolar, P.E. ficou patente a necessidade de que a inserção dos conteúdos das soluções construtivas fosse ajustada às fases de elaboração do respetivo projeto. Esta dissertação tem como objetivo apresentar uma proposta para a realização desse ajuste ao nível dos conteúdos do projeto de arquitetura. A proposta tem em conta as fases de projeto constantes da referida Portaria, o modo de estruturar e pormenorizar o projeto de arquitetura e a articulação deste com os das restantes especialidades. São apresentadas outras propostas com alterações a conteúdos técnicos e uniformização de especificações de artigos. Pretende-se assim contribuir para o aperfeiçoamento da aplicação, perspetivando a sua futura utilização nas empreitadas de obras públicas.
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    Avaliação do comportamento de misturas betuminosas do tipo stone mastic asphalt, incorporando fibras celulosicas revestidas com cera poliolefinica
    (2020) Salvador, Patrícia de Oliveira; Figueiredo, Eloi João Faria, orient.
    Nos últimos anos tem-se verificado uma crescente aplicação de misturas betuminosas do tipo Stone Mastic Asphalt (SMA), como uma alternativa às soluções convencionais. Esta aposta deve-se ao facto destas misturas proporcionarem ao pavimento uma maior durabilidade e um menor custo no ciclo de vida. As misturas do tipo SMA são constituídas por agregado de granulometria descontínua, composta por um esqueleto de agregado britado grosso e por um mastique betuminoso rico em betume. Devido ao seu relativamente elevado conteúdo de ligante, e por forma a evitar o seu escorrimento, são usualmente utilizados aditivos estabilizadores. Em Portugal, os aditivos estabilizadores são, em geral, granulados de fibras de celulose revestidas com betume, embora noutros países sejam utilizados outros tipos de aditivos estabilizadores. Com o objetivo de responder ao interesse/necessidade da utilização de fibras celulósicas revestidas com cera poliolefínica, no presente trabalho avalia-se o comportamento e desempenho das misturas betuminosas do tipo SMA contendo este tipo de fibras comparativamente a misturas betuminosas do tipo SMA incorporando fibras de celulose revestidas com betume. Para tal, este estudo teve por base uma empreitada de beneficiação com a aplicação, em camada de desgaste, das misturas betuminosas do tipo SMA com incorporação dos dois tipos de fibras celulósicas, permitindo o acompanhamento das várias etapas da obra, bem como o estudo comparativo entre as misturas através de ensaios realizados no âmbito do controlo de qualidade do pavimento e em campanha laboratorial. A realização do presente trabalho permitiu concluir que, independentemente, do tipo de revestimento das fibras celulósicas incorporadas nas misturas, os procedimentos construtivos são idênticos, bem como são semelhantes os resultados das diversas propriedades avaliadas. Assim, este trabalho contribuiu para a possibilidade de inclusão das fibras celulósicas revestidas com cera poliolefínica em Caderno de Encargos, como alternativa à utilização de fibras celulósicas revestidas com betume. Palavras-chave: Mistura betuminosa; Stone Mastic Asphalt (SMA); fibras celulósicas revestidas com betume; fibras celulósicas revestidas com cera poliolefínica; formulação; desempenho; durabilidade.
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    Análise de vibrações da passagem superior de Campo Grande
    (2020) Marques, Manuel Liumba; Figueiredo, Eloi João Faria, orient.
    Neste trabalho apresenta-se um estudo numérico e experimental que visa a avaliação do conforto da ponte pedonal de Campo Grande, em Lisboa, a qual envolve o desenvolvimento de modelos numéricos e a realização de ensaios dinâmicos ambientais e forçados para identificar experimentalmente os parâmetros modais da ponte (frequências naturais, modos de vibração e coeficientes de amortecimento) e os níveis de conforto imposto pela regulamentação internacional. Assim, na primeira parte deste trabalho faz-se uma revisão sobre os conceitos e fundamentos de análise dinâmica, nomeadamente para osciladores de um grau de liberdade e para os sistemas de vários graus de liberdade, no domínio do tempo e da frequência. Além disso, efetua-se uma revisão sobre a caracterização da ação de um peão sobre pontes pedonais e faz-se uma revisão sobre os critérios de conforto humano de acordo com vários regulamentos. A segunda parte do trabalho começa por apresentar uma breve descrição da estrutura da passagem superior pedonal de Campo Grande, das vigas longitudinais e dos materiais utilizados, do equipamento de aquisição dinâmica de dados e dos oito ensaios dinâmicos, nomeadamente os ensaios em excitação ambiente e com pessoas a caminhar e a saltar de forma aleatória e sincronizada. De seguida, desenvolvem-se modelos analíticos e numéricos, devidamente calibrados com dados experimentais, para validar os parâmetros modais da obra. Por fim, procede-se à análise dos níveis de vibrações dos ensaios dinâmicos, à verificação de conforto de acordo com vários regulamentos através da limitação à aceleração vertical máxima associada à passagem de um peão, e à verificação de conforto em projeto, recorrendo à norma EUR 23984 EN, criada com a finalidade de servir como base no dimensionamento de pontes pedonais suscetíveis às ações induzidas pelos peões.
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    Dimensionamento de um muro cais para os Açores
    (2019) Machado, João Pedro Fernandes; Figueiredo, Eloi João Faria, orient.
    O objetivo desta dissertação é estudar as alterações estruturais necessárias a implementar, no projeto do novo Porto de Gibraltar, caso este fosse construído na Ilha do Pico, nos Açores, mais concretamente em São Roque do Pico. Para isso, e de forma a consolidar conhecimentos de base sobre portos, primeiro é analisado e redimensionado o muro cais do novo Porto de Gibraltar, executado pela empresa WW - Consultores de Hidráulica e Obras Marítimas, S.A. Posteriormente, a geometria do muro cais é implantada em São Roque do Pico e são realizadas verificações de segurança necessárias para garantir a estabilidade do mesmo. Tendo em consideração que os Açores, nomeadamente a Ilha do Pico, encontram-se numa zona de atividade sísmica superior à de Gibraltar, serão também estudadas as alterações necessárias a introduzir no muro para que este cumpra a legislação aplicável, nomeadamente os Eurocódigos Estruturais. Tanto para o redimensionamento da estrutura do Porto de Gibraltar, como para posterior implementação do mesmo em São Roque do Pico, são tidos em conta os seguintes elementos específicos de cada região: estudos de maré, ondulação, geotécnicos e topográficos.
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    Desenvolvimento de um sistema de gestão de manutenção aplicável a uma empresa com lojas em centros comerciais
    (2018) Cohen, David Leite; Cabaço, António Manuel Gardete Mendes, orient.
    Os Sistemas de Gestão da Manutenção são sistemas que prevêm utilização disciplinada das funções de gestão: planear, organizar, dirigir e controlar uma organização no que diz respeito à manutenção. Estes Visam melhorar os processos de manutenção das organizações que os implementam. A presente dissertação tem por objetivo o desenvolvimento de um Sistema de Gestão da Manutenção aplicável a uma empresa retalhista com lojas em Centros Comerciais. Para tal, foram levantados os principais problemas e ineficiências associados aos procedimentos de manutenção em prática na empresa e foram identificadas melhorias a aplicar a esses procedimentos. Com base nesse levantamento e nas melhores práticas de gestão, é apresentada uma proposta para o Sistema de Gestão da Manutenção a implementar, baseada na escolha e na adaptação à empresa de um software específico de Gestão da Manutenção. O trabalho efetuado apresenta o interesse académico de aplicar o conceito e os procedimentos da manutenção planeada e da manutenção corretiva a uma empresa cuja natureza de atividade, o retalho, não é habitualmente abordada em literatura científica de referência e em casos de estudo.
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    Edifícios com painéis pré-fabricados de alvenaria do sistema construtivo fiorio : análise sísmica de um edifício de 11 pisos
    (2019) Silva, André José Cândido Patrão Frade da; Serra, Carlos Luís de Oliveira Macedo, orient.
    Durante o final dos anos 60 até meados dos anos 80 foram construídas várias urbanizações com edifícios de 5 e 11 pisos utilizando um sistema de pré-fabricação de painéis pesados de alvenaria designado por “FIORIO” que foi abrangido por documentos de homologação do LNEC. Este trabalho consiste na avaliação do desempenho face à ação sísmica de um edifício de 11 pisos da urbanização de Santo António dos Cavaleiros, construído com este sistema de pré-fabricação. O comportamento dos painéis de alvenaria, nomeadamente a determinação das suas resistências à flexão composta, à fendilhação diagonal e ao deslizamento, foi baseado nas definições da regulamentação italiana e dos Eurocódigos Estruturais, tendo em consideração o definido no documento de homologação do LNEC para este sistema construtivo e o projeto de execução do edifício. A avaliação do desempenho sísmico implicou a modelação do edifício através do método SAM (Simplified Analysis of Masonry buildings), utilizando o programa de cálculo SAP2000®. A análise consistiu na verificação da segurança através da análise modal por espetro de resposta com coeficiente de comportamento e numa análise estática não linear (pushover) considerando as rótulas plásticas associadas aos mecanismos de rotura dos elementos. Utilizou-se o método N2 do Anexo B do Eurocódigo 8-1 para a determinação do ponto de desempenho e o respetivo deslocamento-alvo da estrutura face à ação sísmica.
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    Reconhecimento de padrões estruturais, construtivos e materiais nas Pontes da Casa Eiffel em Portugal
    (2018) Nunes, Nuno Manuel Aires; Figueiredo, Eloi João Faria, orient.
    Desde o tempo dos romanos que as pontes são desafios da Engenharia Civil para ultrapassar obstáculos na ligação entre dois locais, nomeadamente rios e vales acentuados. Na história, as pontes metálicas surgiram em massa com o advento das linhas ferroviárias no século XIX, onde Gustave Eiffel foi um dos grandes pioneiros na arte de construir pontes em ferro, pelo que o seu legado deve ser esclarecido para as gerações atuais e eternizado para as futuras. Assim, esta dissertação pretende contribuir para um melhor conhecimento das pontes de ferro da Casa Eiffel. Para isso, este trabalho começa por retratar a evolução histórica das pontes metálicas e depois efetua um reconhecimento de padrões nas pontes metálicas da Casa Eiffel em Portugal, no que respeita à configuração estrutural, aos processos construtivos, aos materiais estruturais utilizados e, de forma sumária, aos métodos de cálculo e de dimensionamento. Com base nos documentos da época, tanto nos próprios projetos das pontes como nos testemunhos refletidos na imprensa, foi possível compilar informação detalhada de cada uma das pontes metálicas realizadas em Portugal. Uma análise conjunta da informação permitiu identificar os principais materiais utilizados na superestrutura, o ferro pudelado e ferro fundido, e as suas características à época. A análise dos projetos originais permitiu constatar que a opção por um determinado tipo de elemento estrutural estava diretamente ligada ao nível de solicitação, como a utilização de treliça de rótula dupla, em tramos com solicitações mais elevadas, e de treliça em Cruz de Santo André, para os restantes casos. Desta análise foi ainda identificado um padrão na proporção entre os tramos das pontes metálicas, sendo o seu dimensionamento otimizado de modo a uniformizar os momentos máximos negativos. Foi também possível constatar o rigor no dimensionamento e na escolha dos materiais estruturais, bem como a evolução e a implementação pela Casa Eiffel de métodos construtivos inovadores, como os aplicados para a construção de fundações através de caixões de ar comprimido, a ancoragem dos pilares metálicos às suas bases e a utilização de treliças nas vigas principais. Considera-se que o presente trabalho pode contribuir para um melhor conhecimento sobre a construção de pontes metálicas em Portugal e para uma melhor compreensão das obras existentes, com vista à sua futura conservação e reabilitação. Além disso, o mesmo pretende promover a consciência social, nacional e internacional, para a importância da conservação e da reabilitação do património histórico deixado pela Casa Eiffel.
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    Estruturas mistas de aço-betão e de betão armado em edifícios correntes : dimensionamento e custo
    (2018) Semedo, Hironilsa Lenira da Veiga; Figueiredo, Eloi João Faria, orient.
    Numa economia onde são cada vez mais recorrentes as críticas ao setor da construção civil por atrasos e falta de produtividade, e numa sociedade cada vez mais rigorosa em todos os aspetos técnicos e estéticos, torna-se imprescindível que as empresas realizem os seus planos de trabalho em função das necessidades dos clientes. Neste trabalho foca-se sobre o estudo de um edifício de habitação corrente de betão armado, onde os elementos estruturais foram substituídos por elementos mistos aço-betão. Assim, o estudo consistiu no dimensionamento dos elementos mistos aço-betão e na análise e comparação de custos das duas soluções estruturais aço-betão e betão armado. O dimensionamento dos elementos mistos foi realizado com base em estudos académicos e normativos, apresentando-se os cálculos para o dimensionamento dos elementos estruturais, de acordo com o Eurocódigo 4, tais como lajes mistas com chapa perfilada, vigas de aço e pilares tubulares com secção retangular, onde o aço e o betão trabalham como um único elemento. Posteriormente, recorrendo ao levantamento de medições das duas soluções em questão, foi possível avaliar o custo de execução de cada solução estrutural, de forma a definir a solução mais económica. Por fim, com os resultados dos custos das duas soluções conclui-se que, a estrutura mista aço-betão apresenta menor custo comparado com a estrutura tradicional de betão armado.
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    Caraterização e análise sísmica da passagem superior do Campo Grande
    (2018) Monteiro, Liliana Catarina Lourenço; Figueiredo, Eloi João Faria, orient.
    Um sismo manifesta-se por libertações de energia a partir do interior da terra, obtidas pelo movimento das placas tectónicas. A este fenómeno reúne-se um conjunto de caraterísticas, tais como: frequência, localização, magnitude e intensidade, que são registadas ao longo de um período de tempo numa dada região. A correta quantificação da ação sísmica, bem como a correta definição dos efeitos da mesma nas estruturas, são importantes para evitar o colapso das mesmas durante a ocorrência de sismos bem como para garantir um bom comportamento das mesmas durante a ocorrência de sismos de magnitude moderada. O Eurocódigo 8 quantifica a ação sísmica numa dada região e preconiza metodologias de dimensionamento (mais detalhadas em comparação ao RSA e REBAP), que vêm ajudar na obtenção de resultados mais refinados relativamente aos comportamentos dinâmico e sismo-resistente das estruturas. Assim, no presente trabalho foi feita uma análise sísmica à Passagem Superior Pedonal (PSP) do Campo Grande, situada junto à Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, recorrendo à utilização de um programa de cálculo automático de estruturas, visto que atualmente este tipo de ferramentas são fundamentais para a análise e o dimensionamento de estruturas. A análise sísmica consistiu nas seguintes fases: (i) desenvolvimento de modelos numéricos de elementos finitos para a fase de projeto e para a fase de serviço, devidamente calibrados de acordo com os resultados obtidos da análise modal experimental efetuada na PSP; (ii) comparação da resposta do tabuleiro sob diversos registos sísmicos obtidos nas últimas décadas; foram obtidos espetros de resposta para cada cenário e confrontados com os espetros de resposta regulamentares; (iii) comparação das acelerações espetrais elásticas de acordo com o RSA e EC8, bem como dos esforços internos, de acordo com as condições de massa e rigidez da estrutura definidas em projeto e em serviço; e (iv) verificação da segurança das ligações do tabuleiro aos pilares.
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    Análise de soluções de reforço de estruturas de betão armado
    (2017) Santos, Cláudia Sofia Folgado; Figueiredo, Elói João Faria, orient.
    Num país desenvolvido como Portugal, com uma área densa de infraestrutura e de edifícios construídos, o reforço de estruturas é cada vez mais comum quer através da reabilitação, da alteração do uso, erros de dimensionamento ou erros de construção. Atualmente, existem várias soluções de reforço de estruturas no mercado, no entanto, algumas delas não têm a documentação técnica e económica necessária. Neste contexto, esta dissertação tem quatro objetivos. O primeiro objetivo centra-se na identificação e descrição das técnicas de reforço existentes. O segundo objetivo consiste na análise técnica das soluções de reforço. O terceiro, depende diretamente do segundo, consiste na análise económica das soluções de reforço através da criação de mapas de quantidades, fichas de rendimento e orçamentos. O quarto objetivo consiste na comparação económica das técnicas de reforço utilizadas, por metro quadrado. Por questões de análise prática, nesta dissertação analisam-se apenas duas soluções de reforço. A primeira são as chapas de aço por serem uma solução de reforço mais tradicional, e a segunda são os laminados de compósitos reforçados com fibras de carbono por ser recente e menos utilizada. Na presente dissertação conclui-se que para a mesma solicitação, a área de reforço necessária é maior para a solução de reforço com chapas de aço. Demonstra-se, ainda, que o que mais influencia os custos são a quantidade ou área de vigas a reforçar e os desperdícios que têm de ser contabilizados, referentes aos materiais. Da comparação das duas soluções de reforço constata-se que solução mais económica é a dos laminados de CFRP.
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    Contributo para a definição em portugal das funções de um gestor de empreendimentos de construção (GEC)
    (2018) Rolim, Pedro Ricardo Santos; Cabaço, António Manuel Gardete Mendes, orient.
    Numa sociedade cada vez mais exigente e numa economia competitiva, é indispensável a satisfação das necessidades dos clientes por parte das entidades que com eles se relacionam. Estas entidades são confrontadas com múltiplas variáveis, indefinições e riscos que necessitam da adoção de metodologias e procedimentos que conduzam a uma otimização do resultado final. Neste contexto, as práticas de gestão revelam-se de grande utilidade, em particular no setor da construção, materializadas no que se designa de gestão de empreendimentos de construção. Em Portugal, a figura de um Gestor de Empreendimentos de Construção (GEC) não é comum, contrariamente ao que sucede noutros países e em Projetos de outro âmbito, onde é frequente a contratação de um Gestor de Projeto. A nível internacional, a Gestão de Projetos encontra-se normalizada e é objeto de legislação específica, contrariamente ao que sucede em Portugal. Neste sentido, a presente dissertação tem por objetivo contribuir para a definição das atribuições de um GEC, em Portugal, no âmbito das suas funções de gestão. O desenvolvimento do trabalho tomou por base um conjunto de orientações internacionais de referência, nomeadamente as áreas de conhecimento definidas no guia PMBOK® – Project Management Body of Knowledge, editado pelo Project Management Institute (PMI), adaptando-se as mesmas à realidade nacional.
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    Deteção de dano em pontes integrando algoritmos de aprendizagem, modelos de elementos finitos e dados da monitorização estrutural
    (2018) Campos, Pedro Miguel Ferreira; Figueiredo, Elói João Faria, orient.
    Nas últimas décadas, a monitorização da integridade estrutural de estruturas de engenharia civil tem sido realizada com base em duas abordagens distintas: modelos numéricos de elementos finitos e análise direta de dados da monitorização. A primeira abordagem tenta identificar o dano relacionando os dados medidos da estrutura com a previsão retirada de modelos numéricos devidamente calibrados. A última abordagem baseia-se na medição de respostas estruturais ambientais ou sob ações conhecidas, onde os dados medidos (ex. acelerações, deslocamentos e extensões) ou caraterísticas extraídas (propriedades modais) numa dada condição são comparados com uma condição de referência. Contudo, em ambas as abordagens, a identificação de dano requer uma comparação entre duas condições da estrutura: a condição de referência (não danificada) e a condição danificada. Portanto, de uma forma geral, as duas abordagens fazem uso de técnicas de reconhecimento de padrões. Assim, esta dissertação pretende ser um contributo científico através da combinação das duas abordagens, isto é, integrando numa única abordagem os algoritmos de aprendizagem automática, a modelação de elementos finitos e o uso dos dados extraídos da monitorização de estruturas. Nesta combinação, dados de cenários estruturais sem dano, simulados através dos modelos de elementos finitos, são introduzidos no processo de aprendizagem juntamente com os dados da monitorização, permitindo assim treinar os algoritmos de aprendizagem com respostas estruturais que não foram medidas experimentalmente. A passagem superior Z24, da Suíça, é usada como estrutura de teste, devido à disponibilidade de dados da monitorização contínua de sensivelmente um ano.
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    Regras de medição na construção de edifícios : proposta de um modelo de regras de medição de trabalhos de construção para Angola
    (2018) Pascoal, Francisco Diogo; Cabaço, António Manuel Gardete Mendes, orient.
    Em Angola, não se encontram estabelecidos nem definidos critérios de medição de trabalhos de construção aplicáveis às obras públicas e/ou particulares. Essa indefinição, quer normativa quer de cadernos de encargos, tem frequentemente conduzido à existência de conflitos entre diversas entidades intervenientes nos empreendimentos de construção e, consequentemente, a desvios de custo, de prazos e da qualidade nas obras. É incontornável a influência histórica que o setor português de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) tem tido em Angola, pela presença e representatividade das empresas portuguesas na conceção, execução e gestão de obras em Angola. Por isso, justifica-se estudar e ter presente a boa experiência portuguesa, brasileira e de outros países nesse setor e, em particular, a forma como tem definidas e têm aplicado as regras de medição de trabalhos de construção de edifícios. Esta dissertação insere-se na linha de projetos de investigação que o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) tem desenvolvido, tendo por objetivo propor uma estrutura de modelo de regras de medição de trabalhos de construção de edifícios que seja ajustado à realidade de Angola. Para atingir os objetivos propostos, fez-se uma idenficação e uma análise comparativa dos vários documentos de referência internacionais sobre medição de trabalhos de construção, nomeadamente quanto ao tipo de estrutura dos seus modelos, aos conteúdos das regras contidas neles e às formas como estão organizadas nos respectivos modelos (organização por capítulos e/ou artigos). Foram realizadas entrevistas ao meio técnico e empresarial do setor AEC angolano e analisada documentação técnica por eles disponibilizada, com o intuíto de registar a sua experiência e as sugestões relacionadas com a aplicação de critérios de medição de trabalhos de construção. Com base no cruzamento dessa informação, é proposta a estrutura de um modelo de regras de medição de trabalhos de construção, aplicável à fase final de projeto, à orçamentação e à execução de obra, ajustado à realidade e necessidades de Angola.
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    Integração da análise dos custos do ciclo de vida na aplicação PRONIC : estruturação de informação para edifícios de betão armado
    (2017) Simões, Catarina Isabel Ferreira; Silva, Maria João Serpa da Lança Falcão da, orient.
    Genericamente, o conceito Custo do Ciclo de Vida (CCV), na designação anglo saxónica Life Cycle Cost (LCC), consiste na análise de todos os custos de um produto, processo ou atividade ao longo da sua vida, tendo como propósito a otimização dos seus custos totais. A presente dissertação visa promover a aplicação do conceito CCV, como ferramenta de gestão de ativos no setor da Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO), incluindo uma pesquisa bibliográfica alargada, tendo como assuntos base os conceitos de CCV e Análise de Custos do Ciclo de Vida (ACCV) na designação anglo saxónica Life Cycle Cost Analysis (LCCA). A ACCV é uma abordagem útil, embora necessite de mais estudo e desenvolvimento, uma vez que ainda apresenta muitos problemas, principalmente relacionados com a falta de quantidade e fiabilidade de informação relativa a todos os seus aspetos. Para a resolução desses aspetos, deixam-se algumas recomendações a considerar para desenvolvimentos futuros. O ProNIC – Protocolo para a Normalização da Informação Técnica da Construção, permite fazer a gestão de parte do ciclo de vida do empreendimento, desde o projeto de execução até ao final da obra, contendo ainda alguma informação sobre manutenção. No entanto, não apresenta custos de manutenção e existem lacunas de informação técnica que necessitam de ser preenchidas ao nível de toda a etapa da Operação (manutenção, reabilitação e exploração). Neste sentido, a presente dissertação apresenta uma proposta de metodologia de ACCV, com o objetivo de incorporar os custos e toda a informação acerca dos trabalhos de ciclo de vida no ProNIC, permitindo assim efetuar uma análise de um empreendimento ao longo do seu ciclo de vida. A metodologia proposta contempla uma intervenção no ProNIC ao nível dos Artigos, Fichas de Materiais (FMAT), Fichas de Execução de Trabalhos (FET) e Fichas de Custos. O caso de estudo corresponde a um edifício hospitalar com estrutura de betão armado, para o qual foram analisadas as suas necessidades de operação ao longo do ciclo de vida nos elementos estruturais de betão construídos (vigas, pilares, lajes, fundações), assim como os acabamentos, tendo como finalidade a estruturação de informação normalizada do ciclo de vida no ProNIC, para estas duas componentes.
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    Estudo do comportamento dos materiais lateríticos em pavimentos rodoviários
    (2017) Santos, Carlos Henrique Alves dos; Figueiredo, Elói João Faria, orient.
    O tema desta dissertação surgiu da observação, durante atividade profissional do autor no Malawi, da impressionante capacidade estrutural dos materiais lateríticos encontrados na rodovia M1, que apesar de não cumprirem com os requisitos mínimos das especificações tradicionais, desempenhavam satisfatoriamente sua função, mesmo tendo a vida útil do pavimento há muito findado. Embora existam diversos estudos sobre as peculiaridades dos materiais lateríticos, não há um consenso quanto às razões do seu excepcional desempenho em pavimentos rodoviários. Tentou-se nesta dissertação estabelecer alguns fatores que justifiquem o bom e insatisfatório comportamento desses materiais, através da análise dos diversos resultados de ensaios laboratoriais e in situ realizados na rodovia M1 no Malawi, o caso de estudo desta dissertação. Salienta-se que a rodovia do caso de estudo pode ser basicamente dividida em duas secções: a primeira, com camadas de base e sub-base do pavimento compostas por materiais lateríticos, de baixo custo e reduzido impacto ambiental; e a segunda, com camada de base composta por agregado britado, de custo elevado. A primeira secção, apesar de não cumprir com as especificações tradicionais ou regionais, demostrou um desempenho similar ao da segunda secção, mesmo quando sujeita a volumes de tráfego consideravelmente superiores. São ainda analisadas nesta dissertação diversas publicações sobre este tema bem como algumas especificações desenvolvidas exclusivamente para os materiais lateríticos. Expõe-se ainda o facto de as especificações tradicionais negligenciarem certas características mecânicas peculiares aos materiais lateríticos. Através da quantidade significativa de resultados de ensaios apresentados e analisados no caso de estudo desta dissertação, da extensa pesquisa literária sobre as características dos materiais lateríticos e da análise de diversas especificações desenvolvidas para estes materiais, busca-se contribuir de forma cientifica para o desenvolvimento do tema deste trabalho.
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    Interoperabilidade entre modelos bim e aplicação PRONIC : reabilitação de um edifício público
    (2016) Giollo, Rodrigo Bartmer; Silva, Maria João Serpa da Lança Falcão da, orient.
    O cenário económico mundial, cada vez mais globalizado, exige que o setor da Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO) acompanhe a evolução tecnológica que os outros setores da economia apresentam. Já não é aceitável que uma área de grande representatividade na geração, direta e indireta de empregos e, consequentemente, no Produto Interno Bruto (PIB), ainda não seja um exemplo de qualidade e boa gestão de recursos materiais e humanos. Surge como uma necessidade que o setor passe a apresentar melhor estruturação, orientação e gestão para que assim se ganhe em qualidade e eficiência. Neste sentido, os processos colaborativos de criação e gestão de informação que proporcionem ao utilizador uma antecipação na deteção de erros, constrangimentos, sobreposições de elementos, testes de soluções construtivas e até mesmo avaliações de eficiência energética de edifícios, como o que acontece no caso do Building Information Modelling (BIM), tanto no âmbito da construção nova quanto na reabilitação, são fundamentais para o desenvolvimento do setor onde a competitividade é cada vez maior. O desenvolvimento de uma metodologia que aproveite as vantagens da modelação em BIM, trará ganhos muito relevantes para o setor AECO preenchendo as suas eventuais lacunas com conteúdos técnicos e económicos normalizados, voltados para o cenário nacional, retirados do Protocolo para Normalização da Informação Técnica da Construção (ProNIC), um projeto de investigação desenvolvido em Portugal que visa facilitar, organizar e padronizar toda a parte da produção de informação técnica exigida nos diferentes projetos e ainda, agregar para cada trabalho construtivo específico as melhores práticas construtivas e as normas técnicas aplicáveis a cada situação. A associação entre a metodologia BIM e o ProNIC que seja capaz de gerar, de uma forma simples e normalizada, toda a informação escrita e desenhada necessária à execução de um empreendimento, contribuirá em muito para a melhoria da qualidade no setor.