Revista Lusófona de Ciência das Religiões Ano XII, nº 18/19 (2013)

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    A dinâmica positiva da secularidade como fundamento ético-religioso da ordem social que visa o bem comum e a felicidade privada
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Dimas, Samuel; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Ao dinamismo negativo da secularização opõe-se o dinamismo positivo da secularidade, enquanto movimento social de separação entre o poder temporal e político e o poder espiritual e religioso. A tolerância religiosa e política da democracia ocidental desenvolve-se neste princípio evangélico judaico-cristão. Um princípio que foi esquecido no império da Cristandade e que foi corrompido pela revolução das luzes,mas que foi recuperado na ordem social contemporânea dos estados de Direito. A fundamentação ética da ordem política democrática atual assenta nesta ideia de que as religiões são concretizações históricas e relativas da universal e absoluta verdade divina.
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    A viagem de Frei André de Faro à Guiné (1663 e 1664)
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Recheado, Carlene; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Este artigo tem como objetivo fazer uma análise sobre a viagem missionária do capucho português André de Faro aos rios da Guiné. Faro fez parte da segunda missão capucha na diocese de Cabo Verde, esta missão, a nível de fontes para o estudo do quotidiano missionário, é muito rica, graças a relação de frei André de Faro sobre as missões da Guiné, nos anos de 1663 e 1664. Inserido no âmbito das literaturas de viagem, o relato do capucho português, constitui uma importante fonte no que toca à história da missionação dos capuchos portugueses na Costa Ocidental africana no século XVII. Dos muitos franciscanos da província da Piedade que trabalharam na diocese de Cabo Verde, apenas cinco missionaram na Guiné, daí a importância deste relato missionário.
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    Crenças angelológicas no Cristianismo primitivo : reflexões à luz do livro : I Enoque
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Guimarães, Filipe de Oliveira; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    O livro pseudo epígrafe de I Enoque é de importância ímpar quando se busca a compreensão da epistemologia do cristianismo na sua história primitiva. O escrito, diferente da compreensão popular do mito diluviano, descreve o dilúvio como um acontecimento gerado pela corrupção de seres angelicais, seres humanos e dos descendentes homo-angelicais conhecidos como Nephilins. A pesquisa buscou trazer a tona algumas crenças cristãs acerca dos primórdios da humanidade que foram esquecidas na história por vários séculos. Este descortinar é importante na medida em que dilata o arcabouço da compreensão das crenças cristãs na história, ampliando o conhecimento da mentalidade do cristã em seu primórdio, que é fruto da hermenêuticade seus líderes em diálogo com o livro de I Enoque.
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    Verdade escrita, Deus criador, estruturação do sagrado
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Santos, António Ramos dos; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Os textos bíblicos e mesopotâmicos possuem muitas semelhanças temáticas. A criação do mundo é uma delas. tentaremos neste artigo a comparação entre várias obras para compreendermos as tradições em causa, como é o caso do Génesis e do Enumaelish.
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    Fundamentalismo protestante e pentecostalismo : distanciamento e proximidade
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Carvalho, Osiel Lourenço de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Enquanto os fundamentalistas consideravam os dogmas a base do cristianismo, os pentecostais não se preocupavam com doutrinas. Para eles a essência cristã estaria além da dogmática, pois o encontro com Deus seria intermediado não pelo texto bíblico, mas sim pela experiência com o Espírito Santo; além disso, não se explicaria a realidade pelos conceitos e pela razão. Para os pentecostais “O espírito intercede pornós com gemidos inexprimíveis”, desse modo Deus excedia a linguagem racional. O presente artigo pretende descrever a origem do fundamentalismo e do pentecostalismo, de modo a estabelecer as possíveis relações entre esses dois movimentos. A metodologia empregada consistiu em pesquisa bibliográfica a respeito do tema. Algumas de nossas conclusões são de que no início do século XX fundamentalismo protestante e pentecostalismo possuíam mais distanciamentos do que proximidades.
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    Os «Funcionários de Deus» : a vocação religiosa a partir da Psicologia profunda de Eugen Drewermann
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Almeida, Tatiene Ciribelli Santos; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    A igreja Católica Apostólica Romana entende a vocação para a vida religiosa (como no caso de padres, freiras, irmãos consagrados) como um chamado específico somente para alguns homens e mulheres especiais. Esta vocação é fundamentada pela existênciade três votos obrigatórios: a pobreza, a obediência e a castidade. Aqueles que são chamados para esta função são compreendidos como especiais a partir de Deus. Porém, Eugen Drewermann, em sua obra Funcionários de Deus, problematiza este modelo ideal. A partir da Psicologia Profunda, ele busca entender os motivos psicológicos inconscientes que levam um jovem a buscar como opção de vida a vocação religiosa. Partindo das constatações feitas pelo autor, o objetivo desta pesquisa é analisar algumas questões, como os motivos que levam um jovem a buscar como ideal de vida a opção pelo sacerdócio na Igreja Católica, quais aspectos psicológicos interferem nesta escolha, como se sente quem se julga chamado, verificar o seu entendimento a respeito dos três conselhos evangélicos e discutir as propostas feitas à Igreja Católica para que os conflitos vivenciados pelos «eleitos» sejam minimizados.
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    Portugal e a história do futuro do mundo no pensamento utópico do Padre António Vieira
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Franco, José Eduardo; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Este nosso breve estudo pretende analisar a ideia messiânica de Portugal patenteada na reflexão identitária e utópica do Padre António Vieira. Destacaremos os principais textos e ideotemas do grande pregador jesuíta onde são cinzeladas visões de Portugal e do futuro da europa e do mundo, de modo a ensaiarmos a compreensão do seu significado no contexto da sua produção retórica e tendo em conta as preocupações nacionalizantes e/ou religiosas que estão na base do discurso em torno do continente em que o seu país se situava e onde estava situada a sede temporal da sua igreja. Portanto, a compreensão da ideia de Portugal em vieira será umbilicalmente interligada com o seu ideário católico fundamental, isto é, com a sua eclesiologia, e coma sua afeção nacionalizante, ou seja, com a sua lusitanologia.
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    Multiplicidade religiosa : paradoxo ou convergência?
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Cyrous, Sam Hadji; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Ao longo dos séculos de evolução humana, a religião tem acompanhado à humanidade nesse processo, trazendo educação e permitindo resolver problemas existentes das populações, aumentando o conhecimento: esse foi o caso de Moisés que institui na Torá regras básicas de relacionamentos, de Zoroastro que estabeleceu no Avesta o caminho para a primeira declaração de direitos humanos, ou Maomé que uniu os nômades árabes através dos preceitos do Alcorão. Considera-se portanto que a religião tem como característica fundamental não só re-ligar o humano ao transcendente, como re-ligar o humano a si mesmo e aos demais humanos. O propósito deste ensaio é, assim, com base em autores da Psicologia e da História, analisar a aparente multiplicidade das religiões, procurando estabelecer pontos transversais e comuns a elas.
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    Textos didáticos : o resgate da diversidade na educação
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Este artigo é o resultado de uma primeira etapa da pesquisa sobre a história dos livros didáticos do ensino religioso no brasil, pesquisa essa qualitativa, documental financiada pela Fundação Araucária do Paraná, que reflete sobre a compreensão da diversidade por meio de uma educação, que pretende permitir o reconhecimento da pluralidade da sociedade, além de favorecer uma experiência do diálogo entre leituras diferenciadas. Um destes campos é o das questões religiosas, cuja compreensão pode colaborar no resgate da identidade cultural deste país. Estes caminhos plurais é operacionalizado, por exemplo, pelo currículo escolar, materializado em cada disciplina, ministrado na escolarização, em especial por meio dos textos didáticos. Especificamente o ensino religioso, por meio de sua estrutura curricular pode contribuir para implantar esta nova perspectiva de diversidade, cujo resultado de pesquisa foi a localização de três coleções produzidas no período de 1997 a 2014 que já permitem aferir isso desta nova proposta, retomando inclusive aspectos como a espiritualidade.
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    O empreendedorismo educativo dos Jesuítas
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Santos, Fernanda; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    A partir de um conceito de empreendedorismo, os autores José Eduardo Franco e Maria Isabel Morán Cabanas destrinçam o percurso educativo percorrido pela Companhia de Jesus desde a sua fundação, no século XVI, à sua extinção, no século XVIII. Numa abordagem sistemática, os autores apresentam a história da Companhia desde a sua criação até à sua consolidação, e posterior decadência, formatada numa visão antijesuítica, que visava denegrir a Ordem, e posteriormente derrubá-la. Não apresentando novidades aos mais recentes estudos da Companhia de Jesus, objeto de debates historiográficos das mais variadas frentes, ressalta-se, nesta obra, a publicação de um importante documento intitulado información en la causa de los estudios de Portugal /informação sobre a causa dos estudos no reino de Portugal (representação dos Jesuítas Portugueses ao rei de Espanha), que contrapõe toda uma argumentação contra os estudos preconizados pelos inacianos. Confronto e capacidade empreendedora foram palavras de ordem na história da Companhia, que constantemente se debateu com opositores, graças ao acúmulo de riquezas e ao capital econômico gerado, para sustentar os seus colégios.
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    Natal 2006 : Deus adveniens
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Mourão, José Augusto; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
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    Sintaxe de polaridade nas experiências humana, religiosa e mística : coplas da cópula do divino-humano
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Abrantes, Eugénia; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    A experiência humana, irrepetível no seu acontecimento e enquanto condição de ser humano, encerra em si, a singularidade, a subjetividade e a memória de quem a vivencia. encerra, igualmente, a liberdade dela se falar e a possibilidade da pessoa ser mais e melhor. A experiência religiosa e espiritual insere-se nesta experiência humana, onde a pessoa humana faz a experiência de relação com o absolutamente Outro. Uma relação que permite a experiência singular da interioridade e da afetividade. Por seu turno, a experiência mística, nomeadamente a cristã, nasce do eixo matricial revelação-fé. Ela vive do Credo na Trindade, da centralidade cristológica, da comunhão eclesiológica e da práxis na temporalidade da Fé, esperança e Caridade. Mais ainda, habita na vivência amorosa e erotizada da união com o Divino.
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    Experiência mística ou loucura? : uma distinção sociocultural?
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Assis, Denise de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Em 1989, o psicanalista indiano Sudhir Kakar, enquanto preparava um ciclo de conferências para a universidade de Chicago, ao comentar incidentalmente sobre seu trabalho a respeito do grande místico Ramakrishna, chamou a atenção da filósofa francesa Catherine Clément, ao descrever seus sintomas. O livro de Pierre Janet (De l’angoisseà l’extase), que Catherine tinha em sua biblioteca, narrava a história da “louca” Madeleine, paciente de Janet por vinte anos, que apresentava fenômenos muito semelhantes aos do mestre indiano: êxtases, sintomas orgânicos e hábitos místicos. Havia apenas uma única diferença e que se constituía como viga mestra entre ambos:enquanto o místico vivia em Calcutá, a doente francesa foi hospitalizada durante longos anos no hospital da Salpetrière, por delírio místico. Este artigo é baseado no livro A louca e o santo e tem por objetivo demonstrar o quanto a cultura influencia no diagnóstico com base em fenômenos relacionados a estados alterados de consciência.
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    Igreja Evangélica Assembleia de Deus : movimento, continuidade e mudanças
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Meneses, Jonatas Silva; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    O presente artigo realça a Igreja Evangélica Assembleia de Deus e os seus diversos ministérios no interior do campo religioso brasileiro, considerando as principais mudanças ocorridas ao longo dos seus cem anos de existência. As capitais mutações aqui focadas foram as seguintes: mudanças em relação ao uso e evidência dos dons carismáticos; mudanças nos usos e costumes, antes recatados e excludentes, mas que, nas duas últimas décadas, têm se modificado em total adequação aos modelos da modernidade;mudanças nas práticas políticas no universo da prática partidária, agora bem mais flexível. Conclui-se, nesse artigo, pela importância da instituição e a permanente adequação das suas práticas aos princípios da modernidade na sociedade brasileira.
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    António Vieira, nosso contemporâneo : depoimento por ocasião do início da publicação da Obra Completa
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Marques, Viriato Soromenho; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
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    Freud, Jung e a religião : embates e diálogos entre ciência e religião nos clássicos da psicanálise
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Rodrigues, Marcel Henrique; Groppo, Luís António; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    O artigo analisa o debate ciência e religião no interior da psicanálise, destacando algumas obras de Freud e Jung, grandes clássicos do pensamento psicanalítico. A investigação que deu origem ao texto tinha como objetivo o estudo da história deste debate no início da psicanálise, ponderando sobre as teorias dos dois citados estudiosos. A pesquisa se fundamentou em um levantamento bibliográfico das obras de Freud e Jung, bem como de comentadores, como Peter Gay e Michael Palmer. Destaca-se a relação entre a concepção sobre a religião de cada autor, Freud e Jung, com suas histórias de vida e experiências na comunidade científica anteriores à psicanálise. Freud, apesar de sua família, que cultivava algumas tradições culturais judaicas, trouxe à psicanálise sua formação universitária em tempos de cientificismo avesso à religião. Jung, cujo pai era pastor protestante, foi muito marcado por experiências algo místicas de alguns de seus pacientes. A teoria do Complexo de édipo de Freud explica sua concepção de religião como momento menor da humanização, como expõe em«totem e tabu». Jung constrói sua teoria da individuação e do inconsciente coletivo,considerando a religiosidade e seu simbolismo como possíveis caminhos para a evolução dos sujeitos.
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    O conceito de justiça social no profeta Amós : uma leitura teológica cristã
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Catarino, Fernando; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    O artigo fala-nos do Profeta amós, um profeta pouco estudado mas com uma mensagem profundamente atual no contexto de crise que atualmente aflige Portugal. uma mensagem que ganha atualidade e que é dona de uma pertinência e assertividade arrebatadoras. A doutrina de Amós, será, mais tarde, recuperada pelo próprio Jesus Cristo.
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    Cultural interactions in ancient christianities : theoretical and methodological issues
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Barroso, André Luís; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Este artigo pretende ser uma abordagem metodológica viável para a pesquisa histórica do cristianismo primitivo em geral, e interações culturais na história do cristianismo , na costa norte-africano, em particular. O tema deste artigo não é para reflectir ou discutir as comunidades cristãs sócio-históricas , ou judaico-cristã em Alexandria e/ou o Egito, porque esta é parte integrante da pesquisa que venho desenvolvendo no Programa de Pós-graduação em História na universidade de Campinas (São Paulo - Brasil ) sob a orientação do prof . Dr. André Leonardo Chevitarese. O que eu quero aqui é apresentar um arcabouço teórico e metodológico adequado para a construção do conhecimento em história antiga e História das Religiões, onde a pesquisa acumulada em diversas áreas podem ser usados para reconstruir o ambiente sócio- cultural e histórico da região, costa norte-africana(Egito e Alexandria), bem como o desenvolvimento de comunidades judaico-cristãs nos dois primeiros séculos da nossa era.
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    A questão da viabilidade de Portugal na obra de Fialho de Almeida : figuras estereotípicas como ícones de decadência
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Franco, José Eduardo; Santos, Fernanda; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    O artigo pretende apresentar uma proposta de análise da obra de Fialho de Almeida, tendo por escopo destacar hermeneuticamente a sua função de crítica social. As mentalidades, os comportamentos, as figuras e classes sociais são tratadas na literatura fialhiana como tipos e como expressão de um tempo que é lido à luz do mito da decadência portuguesa que, no final do século XIX e princípios do século XX, conheceu o seu auge, tendo modelado uma visão do passado e questionado fortemente a viabilidade de Portugal como país capaz de garantir uma existência autónoma no curso da história da humanidade.
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    Identidade e alteridade em Teixeira de Pascoaes : leitura estético-metafísica da figura do Santo como estrangeiro
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Carvalho, Sofia; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    A presente análise estético-metafísica do pensamento de Teixeira Pascoaes, figura incontornável da cultura portuguesa, parte de uma dialéctica de precipitações entre as categorias de identidade e alteridade que não se dissocia de uma cartografia do estrangeiro. A figura do santo recusa a (in)existência pessoal e difunde, no excesso de um processo de saída de si, a admiração do mundo e da alteridade, não como espectador,mas como categoria criativa de todos os existir. O santo propulsiona a tensão plástico-cósmica entre temporal/intemporal e integração/desintegração, numa hierarquia ontocosmogónica que se fundamenta numa metafísica amorosa do procurar(se). Trata-se de uma escatologia do desmascarar ontológico do eu e do absolutamente Outro, o tornar-se estrangeiro nos aspectos plurais de libertação e reclusão.