IBER : International Business and Economics Review : Revista Internacional de Gestão e Comunicação, nº 4 (2013)

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    Turismo sustentável : porque é que ignora as cidades? 
    (CIGEST, 2013) Stilwell, Diogo Campos de Carvalho
    O termo sustentabilidade tem sido um dos slogans do século XXI. A antigamente chamada “Indústria sem chaminés” por ter sido considerada não poluente, é uma das mais influentes indústrias do mundo sendo responsável por enormes impactos por todo globo. Actualmente não existe praticamente nenhum lugar no planeta onde não se observe a influência do fenómeno do Turismo, por esta razão este deve liderar o movimento da sustentabilidade. Turismo sustentável não deve ser considerado um tipo especial de turismo, uma vez que todo o sector deve procurar ser sustentável. O principal objectivo não pode consistir apenas na criação de novos destinos considerados sustentáveis. É imperativo enfrentar e propor soluções para os problemas existentes nas áreas turísticas. O turismo sustentável é um estado de turismo. As cidades são actualmente o destino turístico de maior importância. Sendo essencial relembrar que mais de metade da população mundial é urbana, onde são gastos 75% dos recursos energéticos do planeta e são emitidas 70% das emissões de GEE. Estamos acostumados a associar turismo sustentável com a ruralidade, golfinhos e longas caminhadas na praia. Mas é na cidade que ela é mais necessária Turismo devido à sua influência, deve servir como uma alavanca para a criação de cidades mais resilientes. Este artigo serve como uma “wake-up call” e menciona um aumento na densidade urbana (uma vez que uma maior proximidade leva a uma redução no transporte) como uma das possíveis soluções.
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    Sustentabilidade no setor do turismo: esquemas de reconhecimento e certificação
    (CIGEST, 2013) Coelho, Ana Cláudia; Llera, Carlos de
    O conceito sustentabilidade, amplamente implementado em alguns setores da economia, tem vindo a adquirir especial relevância, principalmente na última década, na indústria do turismo e das viagens. O presente artigo visa realizar um enquadramento à sustentabilidade no setor do turismo, assim como identificar os principais esquemas de certificação e reconhecimento do turismo sustentável. Estes esquemas poderão passar pela certificação dos agentes do turismo e das viagens (empresas, operadores) até a certificação de edifícios, produtos e outros locais (praias e marinas). A diversidade de esquemas e a falta de informação centralizada sobre os mesmos representa um entrave à informação, sistematização e disseminação de boas práticas, pelo que o trabalho desenvolvido visa efetuar um levantamento e caracterização dos sistemas existentes e aplicados pelas empresas do setor do turismo. Este conhecimento contribui para o planeamento e definição, por parte das entidades do setor, da estratégia de sustentabilidade e definir e implementar.
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    Determinação da aptidão para a prática de desportos de natureza em áreas protegidas. O caso do Parque Natural do Tejo Internacional 
    (CIGEST, 2013) Quinta-Nova, Luís
    A crescente procura de áreas naturais para fins turístico-recreativos, motivada pelos estilos de vida predominantes nas sociedades atuais, levou à necessidade de publicação de legislação específica, com a finalidade de compatibilizar a fruição dessas áreas com a preservação e conservação dos valores naturais em presença. Assim, surge a necessidade de cada Área Protegida elaborar a sua Carta de Desporto de Natureza - CDN (art.º 6 do Decreto Regulamentar n.º 18/99, de 27 de Agosto, alterado pelo Decreto Regulamentar n.º 17/03 de 10 de Outubro), que constitui um importante instrumento de planeamento e gestão do território classificado. Para a determinação das áreas com potencial para a prática das atividades de Desporto de Natureza, recorre-se à pesquisa de informação, complementada com levantamentos no terreno. De modo a recolher informação sobre as especificidades das diferentes modalidades, procede-se ao contacto com as respetivas federações desportivas. Com o objetivo de identificar as condicionantes e potencialidades para a prática das diferentes modalidades, propõe-se a elaboração de uma matriz dos impactes ambientais gerados pelas atividades, bem como uma outra matriz indicativa dos requisitos exigidos para se poder desenvolver essas atividades. Ambas as matrizes servem para determinar os diferentes níveis de aptidão por modalidade, bem como para identificar as áreas interditas a atividades de recreio ativo. Para o efeito recorre-se a operações de análise espacial realizadas com recurso à utilização de um Sistema de Informação Geográfica (SIG). Como resultado são geradas cartas de aptidão para cada uma das modalidades de Desporto de Natureza, que pretendem ser um contributo para a elaboração da Carta de Desporto de Natureza.
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    Analysing postgraduate education for sustainable development in business schools 
    (CIGEST, 2013) Smyth, Barney; FitzHugh, Christian
    Following the recent increase in importance of Education for Sustainable Development [ESD], this paper looks to use secondary research to showcase to what extent the world's top business schools are incorporating ESD courses into their postgraduate programmes. This paper also investigates on a global scale where Masters of Business Administration courses relating to sustainable development [Green MBAs] are taught and what they entail. In light of this, research has also incorporated networks of higher education establishments that aim to promote ESD. Results reveal that only 21 out of 89 top business schools around the world have sustainability related postgraduate courses and that only three countries teach a total of 15 “Green MBAs”. What can also be seen is that beyond higher education institutions, states generally show little commitment to ESD in either policy or strategic statements. However, the rise of research networks in higher education institutions has begun to embed the subject in curricula. To promote the highest standards in teaching and learning for sustainability, institutions must focus upon knowledge transfer, research development, innovation, and student training.
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    Idade e trabalho
    (CIGEST, 2013) Simões, Anabela; Cotrim, Teresa
    As projecções demográficas sobre a evolução do mercado de trabalho apontam claramente para a necessidade de uma extensão da vida activa, o que determina um envelhecimento da população activa acentuado no presente pelo desemprego actual entre a população jovem. Tem-se verificado que os trabalhadores mais velhos são frequentemente excluídos da formação pelo facto de estarem perto do termo da sua vida activa e se considerar que não vale a pena esse investimento. Esta visão terá que mudar até porque a investigação tem posto em evidência a plasticidade cognitiva dos adultos mais velhos e o papel importante da sua experiência. Há apenas que, por um lado, adequar os métodos e estratégias de formação às características desta população, e, por outro, proporcionar condições de trabalho facilitadoras de uma evolução favorável da capacidade de trabalho assente, por seu turno, num envelhecimento saudável e produtivo. Assim, as relações idade/trabalho devem ser estudadas de modo a procurar compreender os efeitos do trabalho e das condições em que é realizado sobre a estrutura e o funcionamento do organismo, a fim de possibilitar a desejável optimização do trabalho. Ao mesmo tempo, devem ser proporcionadas as condições para o desenvolvimento de conhecimento e competências individuais que permitam retardar e/ou compensar o natural declínio das capacidades funcionais ao longo da vida. 
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    Conceitos de controlo aplicados aos sistemas de informação empresariais com foco nas transações de negócio
    (CIGEST, 2013) Guerreiro, Sérgio
    Este artigo apresenta uma solução ontológica para o controlo de transações de negócio em tempo de execução definida em torno dos conceitos de observação, decisão e ação de controlo. Os modelos de transações de negócio prescrevem restrições de liberdade à dinâmica das transações de negócio mas, por si só, não garantem a conformidade das ações dos atores na organização. Os sistemas de controlo dinâmicos empresariais garantem que as prescrições sejam seguidas na operação por intermédio da execução de um ciclo contínuo de controlo. A ação de controlo atua com uma mudança na prescrição dos modelos das transações de negócio por forma a evitar a recorrência de operações não pretendidas ou com uma mudança nas regras de controlo se for reconhecido que o desvio à prescrição constitui inovação. A proposta baseia-se no conceito de transação de negócio que é rigorosamente definido pela teoria do DEMO e que tem sido usada com sucesso em outras investigações académicas e em ambientes empresariais.
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    Communication with customers and its impact on the profitability of quality
    (CIGEST, 2013) Linczényi, Alexander; Nováková, Renata
    Quality management has to consider a lot of new aspects regarding the latest trends in the field. Authors of proposed paper will point at the interconnection of three major aspects: technical, communication and economical aspect. Authors proposed from these aspects Triad of quality. The main aim of quality management is essentially increasing the effectiveness indicators in organisation rather than satisfying customers by certain product properties or focusing on increasing the market share. Authors propose indicators of profitability quality- returns on quality ROQ Authors proposed triad of quality as a new way of perceiving the economical aspects of quality. The paper will comprise a proposal of system of indicators based on communication aspect and economical aspect of quality.
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    Public relations : government relations and lobbying in a european perspective 
    (CIGEST, 2013) Rusu, Carmen-Maria
    The need for transparency and legitimacy in lobbying process has shaped a brand new organizational environment as well as new perspectives in the European Union institutions. This study is aimed to evaluate the significance of EU Green paper on transparency, by establishing a framework for legislation regulation on lobbying, and to explore the role of Public Relations and communication in the lobbying process, focusing on new influences and challenges.
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    Os new media como instrumento de comunicação política : estudo do caso das eleições legislativas em 2011 na península ibérica
    (CIGEST, 2013) Barbosa, Maria; Mota, Joana; Brandão, Nuno Goulart; Filipe, Sandra
    O objetivo geral desta investigação consiste em analisar a comunicação de marketing institucional nos new media dos dois principais partidos que se candidataram às eleições legislativas em Portugal e em Espanha, tendo as primeiras decorrido em Maio/Junho de 2011 e as segundas em Novembro de 2011. Os partidos investigados foram o Partido Socialista (PS) e o Partido Social Democrata (PSD) em Portugal e o Partido Socialista Obrero Espanhol (PSOE) e o Partido Popular (PP) em Espanha. Para efeitos da presente investigação o termo new media foi definido como o conjunto dos canais de comunicação digital, abarcando ferramentas da Web 2.0. (Barbosa & Motta, 2011). A metodologia de investigação utilizada consistiu na análise temática de conteúdo, sendo o corpus constituído pela comunicação institucional constante nos diferentes new media dos quatro partidos referidos. Os resultados indicam que o esforço de marketing total desenvolvido pelos partidos-alvo do estudo é muito idêntico, embora cada um dos quatro partidos tenha recorrido a diferentes tipos de new media ao seu dispor e os utilizados com intensidade distinta.
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    Da performance à produtividade: a influência do clima organizacional
    (CIGEST, 2013) Brandão, Nuno Goulart; Silva, Nuno Santos
    O presente artigo pretende clarificar que fatores do clima organizacional influenciam a performance individual, e consequentemente a sua produtividade. Através da análise sistemática da bibliografia existente sobre o assunto, verifica-se que as conclusões consensuais que existem em relação à correlação entre clima, performance individual e produtividade organizacional são reduzidas, mas existem com alguma consistência em cinco aspetos do clima: valores e processos organizacionais, ambiente de entreajuda, afeto, satisfação no trabalho, e atitude dos gestores.
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    Corporate social responsibility reporting as a challenge for companies
    (CIGEST, 2013) Fijalkowska, Justyna; Sobczyk, Monika
    A growing number of managers consider the issue of Corporate Social Responsibility (CSR) in the activities of their companies. They recognize the increasing importance of ethical behavior in business and are open to the needs of local communities, people in need, educational institutions, and NGOs. However, a serious dilemma appears about companies’ ability to inform their stakeholders about CSR activities and measurable results of these actions in a fair, truthful, understandable and useful way. The recent changes occurring in growing importance of CSR gave rise to the need to revise the social and environmental reporting issues. This article concentrates on the necessity and possibility of expanding traditional accounting system by implementation of CSR approach. It evaluates the state of play in CSR reporting practices. In this article we underline the necessity of the proper CSR communication. We present also the review of the best practices concerning CSR reporting worldwide and the analysis of the existing guidelines and recommendations on CSR information published of a wide range of organizations and institutions that are active players in the field of CSR reporting standardization. We conclude with indication of advantages of CSR reporting and challenges facing companies in that field.
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    Mass media's role in coping moving into a retirement home
    (CIGEST, 2013) Naab, Thorsten; Scherer, Helmut; Dyszy, Agnes
    Postmodern society is labeled as fading out traditional role models and increased geographical dispersed living. Therefore, senior citizens are confronted with a rather dramatic change: moving from their own apartment into a retirement home. This change is associated with an experienced decrease of healthiness and a loss of social and financial capabilities. In this situation the media might be potential catalyzers for social capital. They provide information on the world affairs, strengthen the residents’ social identities and provide a low cost joint action. We investigated with a survey among 195 senior citizens living in German retirement homes whether media use influences subjective well-being and changes when retirement home residents have coped their moving into their new home. The results indicate that the power of the media as socialization instance lies within their lifelong socialization rather than in their short term assistance in coping with social change.
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    Is a corporate social responsability a public relations invention in mobile communication? 
    (CIGEST, 2013) Karlidag, Serpil
    There is currently no consensually framed definition of Corporate Social Responsibility (CSR) which tends to change according to time and culture. Besides, it can be stated that firms, while engaging in economic activities in order to make a profit, aim to meet public demand. Having priorly an altruistic and paternalistic appearance, CSR today encompasses diverse areas such as the environment, human and workers’ rights, work ethics and corporate management along with different actors such as capital, state and public. While corporations act with the goal of social responsibility, developing and implementing various social projects to benefit not only their share holders but also public stakeholders, they are mostly perceived to engage in “window dressing”, or making a “PR exercise”. As Peter Frankental states, those corporations that usually deny and do not accept responsibility for the damage they cause during their operations, end up being a part of crisis management, news management and public relations. The aim of this study is to analyze the social responsibility projects of the firms operating in the mobile communications sector in Turkey and to put forward within the criteria set by Peter Frankental if the CSR realized in this sector is a PR invention. 
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    Gestão da qualidade na prestação de cuidados de saúde: uma aplicação ao serviço de cirurgia geral do hospital de São José
    (CIGEST, 2013) Lucas, João Freitas Garcia; Varela, Miguel Nuno Abreu
    A temática da qualidade em serviços/cuidados de saúde tem sido uma preocupação crescente nos últimos tempos e, tendo em conta que a avaliação da satisfação do utente é um indicador de qualidade, tem sido uma estratégia adotada frequentemente na última década pelos gestores e profissionais de saúde. A assimilação da perspetiva do utente tem como intuito melhor atender às suas expectativas e necessidades e está diretamente relacionada com a qualidade em serviços/cuidados de saúde. Este artigo tem como principais objetivos: conhecer o Grau de Satisfação dos utentes com os serviços/cuidados de saúde e identificar quais os fatores que estão relacionados com o Grau de Satisfação dos utentes. Para cumprir estes objetivos delineou-se um estudo do tipo não experimental, transversal e correlacional, utilizando o método quantitativo. Foram aplicados questionários à amostra selecionada de 60 utentes internados no Serviço de Cirurgia Geral do Hospital de São José, e a técnica de amostragem utilizada foi a probabilística estratificada, sendo, por isso, representativa da população com base na Idade e Género. Após a análise dos resultados concluiu-se que o Grau de Satisfação dos utentes internados no Serviço supracitado é maioritariamente Alto e que a Idade, Género, Estado Civil, Habilitações Literárias, Profissão, Internamento Anterior e ter Familiares Profissionais de Saúde têm uma relação pouco significativa com o Grau de Satisfação.
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    O marketing turístico sustentável orientado para as comunidades locais : a Serra da Estrela
    (CIGEST, 2013) Costa, Inês Elias da
    O objetivo desta investigação é evidenciar a importância das comunidades locais no âmbito do turismo sustentável e a sua influência na experiência da viagem, e consequentemente, na competitividade dos destinos. A região da Serra da Estrela consistiu no objeto de estudo, tendo-se procedido à análise das opiniões e perceções dos residentes locais, de forma a apurar a sua predisposição para se envolverem num futuro plano de marketing para a região. A metodologia seguida incidiu na realização de estudos quantitativos por via da aplicação de questionários a uma amostra de 148 indivíduos residentes nesta região. Os resultados revelam que as comunidades locais desta região têm perceções positivas em relação ao turismo, apresentando um elevado nível de aceitação dos turistas e vontade em participar nas decisões de desenvolvimento turístico local, o que anuncia condições para o seu envolvimento num eventual plano de marketing turístico sustentável, que considere os atributos do destino cuja sobrevivência dependa das comunidades locais – como é o caso da cultura e identidade cultural, da autenticidade, do artesanato e da gastronomia local.
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    Instrumentos de ordenamento do território como promotores do turismo sustentável
    (CIGEST, 2013) Bernardes, Carlos
    A prática turística tem vindo na últimas décadas a ser um fenómeno na sociedade em geral e na europeia em particular. Torna-se assim necessário efetuar uma abordagem teórica sobre a relação entre o ordenamento do território, o desenvolvimento do Homem enquanto membro de uma sociedade global e o turismo sustentável. O objetivo deste artigo é apresentar um conjunto de instrumentos de gestão territorial, interligando os mesmos com a atividade turística e demonstrando que estes podem ser um elemento diferenciador e de relevo para a promoção do turismo sustentável. Neste sentido, existe a necessidade de estudar os vários instrumentos de gestão territorial, visando a promoção de valores e indicadores que possam contribuir para um dos grandes desígnios Organização das Nações Unidas – o desenvolvimento sustentável. Com a elaboração deste artigo pretende-se demonstrar a correlação entre um conjunto de instrumentos de gestão territorial, bem como diversos indicadores e modelos de monitorização e avaliação existentes na União Europeia e o território do caso de estudo - município de Torres Vedras. O município está inserido na Unidade Territorial Estatística de Nível III (Nut III) Oeste, localizado a 45 quilómetros da capital Lisboa, com características multifuncionais do ponto de vista do território, pois consegue agregar o urbano, o rural e o litoral, onde o seu património histórico e natural são referência na oferta turística.
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    Human development and economic growth as determinants of OECD country's competitiveness
    (CIGEST, 2013) Valovská, Zlata
    The competitiveness is often accentuated and its definition in the economic literature review depends on the object. It is evident, that an ability to succeed in the international market is influenced by several factors. Therefore, it is necessary to apply a multidimensional approach to the investigation of a country´s competitiveness and comparing their international position in a competitive ranking. The paper focuses on verification of measured impact of economic growth and also human development of OECD countries on their competitiveness and on the ability to be successful in economic competition. Multivariate classification of OECD countries according selected indicators confirmed a positive relationship between the human development of OECD countries and their competitiveness in the world market. However, the significant impact of economic growth was not confirmed.
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    O comércio de licenças de emissão em Portugal
    (CIGEST, 2013) Santos,Ana Costa
    A crescente preocupação, com o meio ambiente, levou a sociedade a desenvolver várias medidas de combate, referentes ao sector energético, entre elas, o estabelecimento de redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE). No âmbito da estratégia dessa restrição de emissões e como forma de garantir a realização dos objetivos, surgiu na União Europeia, o Comércio Europeu de Licenças de Emissões (CELE). Este é regulamentado a nível nacional, pelo Plano Nacional de Atribuição de Licenças de Emissão de CO2 (PNALE). Já ocorreu em Portugal, o PNALE I (2005-2007), decorrendo atualmente o PNALE II, que se refere ao período de 2008 a 2012. Este artigo investiga, o surgimento do comércio de licenças de emissão, as suas políticas, os limites a emitir pelo país e empresas/sectores abrangidos, quem avalia as emissões, o que se tem que fazer para entrar neste comércio e reduzir GEE, bem como, saber quais as repercussões económicas da redução das emissões, tudo isto a nível de Portugal. Executou-se o método de pesquisa de documentos, que descrevem este tema, versão dos PNALE’s para consulta pública e pesquisa na Internet, em páginas como o da Agência Portuguesa do Ambiente, que tem a responsabilidade a nível nacional do processo CELE.
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    The profitability in the elderly homes
    (CIGEST, 2013) Monllau Jaques, Teresa Maria; Rodríguez Ávila, Nuria
    Now days, the population in Spain older than 65 is the 17,36%. The Instituto Nacional de Estadística thinks, that in 2030, the population older than 65 in Spain will be a 24,1 % of the total Spanish population. The elderly population had specific needs that means business opportunities which must be comply. The companies have to be effective and efficient. Purpose. The aim of this paper is to analyze the effectiveness and efficiency in the elderly homes in the period going from 2004 to 2009. “Law 39/2006, de 14 de diciembre, de Promoción de la Autonomía Personal y Atención a las personas en situación de dependencia” was enactment in Spain in 2006. Desing/methodology/approach: We are going to study the evolution, between 2004-2009, of the following ratios: the trading margin (Operating profit/Net sales average), Net sales to total fixed asset (Net sales/Fixed assets average) and the EBITDA/Net sales average. We are going to study those ratios in 31 companies that belong to the 88.10 and 87.3 sector (NACE rev 2). The methodology is going to be a quantitative research. We are going to use the SABI’s information in order to obtain the accounting data. To analyze the results we will use pivot tables in excel. Findings: We have found that those companies are effective but not efficient. Originality/value: The elderly sector is an unknown sector which needs to be study because is an emerging sector that has large business opportunities.
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    Scaling-up entrepreneurial education models and processes : critical issues for success
    (CIGEST, 2013) Ferreira, José Soares; Albuquerque, Cristina
    The article discusses the axes of a scaling up framework, for entrepreneurial education projects, identifying the critical factors to be considered. The intention is to conceive a way of thinking about the process, identifying its primary components instead of explaining the factors of success or failure. Advocating for a holistic perspective of “intelligent development” and education models towards entrepreneurship, articulating personal and contextual processes and domains, the key analytical and operational minimal factors (minimum common denominator and minimum common method) are identified to ponder about a scaling up strategy.