Mestrado em Estudos Cinematográficos

URI permanente para esta coleção:

Navegar

Entradas recentes

A mostrar 1 - 20 de 42
  • Item
    A relação entre cinema e poesia: análise do projeto “guia-me”
    (2023) Murbach, Rebecca Coelho; Damásio, Manuel José, orient.
    O presente trabalho propõe uma reflexão sobre A relação entre cinema e poesia: análise do projeto “Guia-me”, sob a perspetiva das imagens e da banda sonora, como forma de terapia meditativa no cinema. Esta experiência traz uma abordagem que tem o objetivo de analisar os elementos poéticos para a elaboração de uma narrativa fílmica com o propósito de criar uma atmosfera que seja capaz de transmitir emoções ao espectador, através dos efeitos sensoriais da imagem e som, para gerar um estado de meditação, paz e autoconhecimento. Queremos identificar os processos básicos para compreensão dos conceitos utilizados na realização do projeto prático da curta-metragem: “Guia-me”. Ao desenvolver este projeto procuramos analisar a linguagem poética assim como as influências do cinema sensorial para a pesquisa. Através da trilha sonora, tivemos a intenção de motivar o espectador a realizar uma jornada meditativa. Este trabalho tem como objetivo analisar como a sensibilidade pode ser despertada através do cinema sensorial. Palavras-chave: cinema sensorial, poesia, yoga, meditação, som
  • Item
    Nós-outros : cinema na fronteira galego-portuguesa
    (2022) Garrido, Lucía Alonso; Alves, Júlio Manuel Lopes, orient.
    Este trabalho investiga o papel da paisagem na representação da fronteira galego-portuguesa. A sua metodologia empírica incluiu a realização de um filme durante o período da investigação, a curta metragem Nós-Outros (2022) 12”. O filme constitui o corpo essencial do trabalho, na medida em que é a partir deste que se procura testar a hipótese segundo a qual, através da representação da paisagem desta região de fronteira, nos encontramos frente a um território único onde os limites estão diluídos. A antítese da identidade e a não identidade é convocada em Nós-Outros sugerindo que uma depende da outra, e assim, que ao olhar para as paisagens de Portugal se possa compreender a Galiza e vice-versa. A curta-metragem tem como protagonista o Rio Minho que durante os seus últimos 75 km atua como fronteira entre os dois países, colocando a representação da natureza no centro da atenção, Nós-Outros trata de ocupar o espaço existente entre duas partes, o encontro entre duas forças. O tema da representação da paisagem em geral e o seu uso no cinema galego em particular são abordados visando compreender a relação entre os cineastas galegos com a paisagem desta fronteira. Os filmes Arraianos (2012) de Eloy Enciso e A Raia (2012) de Iván Castiñeiras, fazem parte desta análise, pois constituem, a nosso ver, exemplos práticos da relação do cinema com a paisagem da fronteira galego-portuguesa.
  • Item
    Nelson Pereira dos Santos : o corpo ritualizado como corpo político
    (2022) Spitz, Renata Henrique dos Santos; Damásio, Manuel José, orient.
    Esta dissertação pretende investigar como a representação das religiões afro-diaspóricas no cinema de Nelson Pereira dos Santos nos fazem pensar no corpo ritualizado como corpo político. A partir da teoria decolonial e do processo histórico da colonização no Brasil, perceberemos como esses rituais e esses sujeitos foram despidos de subjetividade e relegados a função de seres-objeto tal como aponta Aníbal Quíjano e Achille Mbembe. O processo histórico da colonização na América estabeleceu o que Quíjano cunhou como colonialidade do poder, do saber e dor ser. Assim sendo, epistemologias fora do padrão Europeu-Ocidental se viram diante das justificativas de dominação por serem consideradas primitivas e atrasadas. Portanto, esses espaços que até os dias de hoje ritualizam podem ser lidos como espaços de resistências dessas comunidades escravizadas no passado. Analisaremos os três filmes de Nelson Pereira dos Santos que tematizam essas religiões - O Amuleto de Ogum, Tenda dos Milagres e Jubiabá - contextualizando o que essas obras significam e significaram no contexto de produção do cinema brasileiro e como o agenciamento da linguagem cinematográfica, da escala de planos, da construção sonora, a montagem e a presença das imagens de arquivo, produzem uma possibilidade de leitura fílmica condicionada à epistemologia dessas religiões. Pelo corpo ritualizado a partir da câmera de Pereira dos Santos, investigaremos como esse corpo é um aporte de resistência ao colonialismo, como ele produz território e como ele se faz político pela própria ritualização.
  • Item
    Dos processos criativos as influências das artes plásticas no cinema
    (2022) Oliveira, Thiago Maceno de; Miranda, José Bragança de, orient.
    Este trabalho investiga as influências da pintura no cinema. Para isso, durante o processo de ela boração desse trabalho até o seu final, incluindo a curta metragem documentário que abrange esse projeto, propusemos repensar a relação entre o cinema e a pintura, ressaltando o meio cinemato gráfico como acrescentador e transformador dessa outra arte. É essa idéia que tentaremos resgatar nesse trabalho, buscando uma reflexão que propõem por meio do cinema e de seu poder estético, oferecer uma visão do artista e do tempo pictórico. A sua metodologia empírica envolveu a reali zação de uma curta-metragem documental durante o período da investigação, intitulado: Merege (2021). Essa obra também serve como uma espécie de conclusão prática, uma ação com efeito concreto ou, poderíamos dizer: um produto das discussões que nos propusemos a fazer aqui. A curta-metragem também representa uma parte relevante dessa investigação, na medida em que é através dela que se coloca em prática as hipóteses que veremos a seguir e segundo a qual o cine ma desempenha um papel transformador na obra pictórica. Também buscamos nesse estudo, atra vés de um trabalho empírico, contribuir através da análise de dois filmes: O Sol do Marmeleiro (1992), de Víctor Erice e O mistério de Picasso de Henri-Georges Clouzot (1956), que constitu em, a nosso ver, exemplos significativos da relevância que a pintura pode adquirir nos filmes. Pois ambos apresentam de uma forma concreta o que acontece quando essas duas artes se tocam. Justamente porquê essa capacidade cinematográfica é potencializada a favor da criação de um novo ser estético, de uma obra que revela essa ligação íntima entre o tempo pictórico e o espaço cinematográfico. A partir dessa ligação entre esses dois estudos, a dissertação e a curta, avança remos para a intenção de pensar a representação da pintura no cinema. Por propormos discutir essa relação estética entre o cinema e a pintura, teríamos então que partir desse aspeto. Daí então, o porquê da parte literária dessa tese se iniciar por uma discussão sobre o cinema como forma de arte.
  • Item
    Aspectos documentais da mise en scène do filme – Aguarde! Por Favor
    (2010) Cravidão, Tiago Delgado; Cordeiro, Edmundo, orient.
    Este trabalho reflecte sobre a definição de cinema documental a partir da experiência de montagem do filme – Aguarde! Por favor. Parte assim do ponto de vista do montador para, com as suas ferramentas discursivas, reactualizar aquela discussão em torno das ideias de homeostasia, escala e resistência.
  • Item
    A adaptação televisiva como extensão da voz do autor
    (2022) Doranti, Filipe de Carvalho; Cachapa, Possidónio, orient.
    Tomando como objeto principal de análise a série televisiva American Gods, adaptada de romance homônimo escrito por Neil Gaiman, a presente pesquisa tem como finalidade constatar a presença da Voz do Autor na obra audiovisual resultante deste processo de adaptação. Além disso, considerando a longevidade de um projeto no formato seriado, será motivo de atenção, também, os efeitos ocasionados nesse elemento, decorrentes das possíveis variações estéticas ocorridas nas transições entre temporadas. E, para que se verifique a hipótese de que uma adaptação televisiva pode ser considerada uma extensão da voz do autor original, a prática analítica buscará examinar, em minucias, tanto as características do texto narrativo apresentado em obras literárias de Neil Gaiman, quanto daquele que se observa nas três temporadas do seriado, lançadas de 2017 a 2021. Dessa maneira, acredita-se, será possível confrontar, para além do conteúdo que constitui o enredo, a forma como é contada essa mesma história em diferentes meios por diferentes equipes de escrita e, assim, constatar se é possível que algo que remeta a essência dessa forma original de se contar a história seja mantido, mesmo que sofrendo as modificações inerentes ao processo de adaptação e, em caso de confirmação, quais são as condições para que isso ocorra.
  • Item
    Cinema e realidade
    (2018) Silva, Nuno André Mourisco Ferreira da; Miranda, José Bragança de, orient.
    A modernidade, com o advento da fotografia, traz consigo um novo paradigma em relação à obra de arte. A esfera intocável do objecto artístico desmembra-se numa era em que tudo está em movimento, onde a representação da realidade na película ultrapassa as barreiras do tempo e do espaço. A câmara de filmar, segundo processo mecânico de impressão do real na película, desvela um mundo diferente daquele que vemos a olho nu. As imagens não têm mais significado, apresentam-se como objectos na sua forma pura e cabe ao cineasta encontrar uma maneira de lhes voltar a dar significado. O cinema, na sua tentativa de construir uma realidade verosímil, começou por permitir ao espectador uma experiência de hipnose onde ele participaria em tempo real no filme através da excitação das suas funções sensório-motoras. Contudo, com a chegada de meados dos anos quarenta, numa Europa devastada pela guerra, vemos surgir um outro paradigma através de uma nova representação do mundo. Este tipo de representação vem criar situações puras onde a realidade e imaginação se entrecruzam. A imagem-tempo está ao nível do pensamento, da nossa construção cognitiva ao observar uma acção nas suas várias camadas de significação.
  • Item
    "Doente mas... nem tanto", longa metragem de ficção
    (2017) Alho, Teresa Cristina Lopes Antunes; Cachapa, Possidónio, orient.
    Este projecto tem como intenção o desenvolvimento de um guião para uma longa metragem, segundo a estrutura narrativa clássica. Tentei, com este guião, que estivessem presentes todos os «ingredientes» da estrutura narrativa clássica (estrutura em três actos; personagens, estando bem definido o protagonista, sua motivação e antagonista; progressão dramática com respectivo climax e conclusão). Ao trabalhar há vários anos com pessoas invisuais e também com pessoas com algum problema mental ou cognitivo, deparei-me com histórias de abandono a vários níveis, apercebendo-me do quanto isso afecta toda a vida do individuo. A história que apresento é, além de um trabalho ficcional puro, uma tentativa de passar uma «mensagem» positiva a quem passa por problemas semelhantes. Este trabalho é a primeira versão desse guião, havendo, certamente, ainda muito para alterar. Para além do guião, acrescento dois pequenos capítulos. Num deles, falo um pouco sobre a estrutura narrativa clássica e situo o meu guião no género/tom, e um outro onde faço uma pequena comparação com outro filme onde o protagonista, embora bastante diferente do meu, tem por base a falta de afecto, o que origina alguns comportamentos semelhantes. Em anexo, acrescento a caracterização das personagens e respectiva sinopse. Por último, espero que este meu trabalho contribua para ajudar, a quem de uma maneira ou de outra vive, situações semelhantes às vividas pelas personagens, possibilitando um olhar diferente. Termino com uma citação de Sílvia Marques (2003) “Porém, se treinarmos os nossos sentidos e intelecto, perceberemos que o cinema vai muito além da catarse, do entretenimento, da informação. O cinema educa, conscientiza, sensibiliza, faz-nos pensar e sentir, faz nos reavaliar conceitos, reorganizar estruturas. Este processo é lento, porém, profundo. Por meio de filmes diversos, aprendemos sobre variadas culturas e também sobre aquilo que existe de mais subjacente na alma humana.”
  • Item
    Humor para tratamento de temas complexos
    (2020) Vieira, Cristina Pinto Iria de Abbadia; Damásio, Manuel José, orient.
    Este trabalho realizado através da investigação em ação tem como ponto de partida um estudo através de uma peça artística - Documentário de Curta metragem “O outro lado do Humor” onde é realizado um comparativo entre duas narrativas distintas de abordagem sobre o tema TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo. O Guião está direcionado a um tema central que aborda os transtornos de humor (TOC) diagnosticados em um humorista. O filme tem como objetivo sensibilizar o espectador para a importância das percepções comportamentais das pessoas que nos rodeiam independente do suposto bom humor que elas possam demonstrar. A Análise de conteúdo e tipologia binária foi a metodologia escolhida para apresentação do tema de maneira menos complexa a partir da utilização das teorias de humor.
  • Item
    Profissão acordeonista : documentário cinematográfico
    (2021) Benedito, Samuel Amaro Guerreiro; Damásio, Manuel José, orient.
    Este relatório técnico explora a existência de músicos que tocam acordeão e que fazem desse modo de vida a sua profissão. Foi criada uma pergunta de partida, onde se questiona a existência do músico que toca acordeão de forma profissional. Posteriormente adotou-se o método de análise qualitativo, com o recurso a entrevistas que seriam filmadas para a produção de um documentário cinematográfico. Ao longo do documentário, ficamos a saber a ligação que cada personagem do documentário desenvolveu com o acordeão, desde a aprendizagem, passando pelos primeiros concertos até à data atual, onde tocar acordeão é a sua profissão. Em alguns casos, o músico não tem qualquer outra profissão, noutros casos a profissão de acordeonista é completada com outra atividade profissional. Neste relatório temos a exposição da metodologia, a análise dos resultados e a conclusão como a resposta à problemática inicial. No documentário cinematográfico vemos as nossas personagens em ação no mundo real, conseguimos registar imagens muito orgânicas, onde os equipamentos de registo de som e imagem foram complemente esquecidos.
  • Item
    Hope and despair : exploring sad endings in LGBT cinema
    (2021) Bernardo, Fábio dos Santos; Gil, Inês, orient.
    In the ambit of the unit ‘Projecto de dissertação’ I have decided to create a short film, which in my own way I wanted to portray a similar situation to a previous project, but in a more sophisticated way; to create a film that doesn’t necessarily fall into the conventional pattern of LGBT filmmaking usually ending up being unashamedly sad.
  • Item
    A geometria no quadro cinemático de Kurosawa : um estudo sobre forma e estilo
    (2017) Neto, Mário Granado Gonçalves; Viveiros, Paulo, orient.
    Partindo de uma premissa que considera a estética como um importante elemento narrativo do exercício cinematográfico, é possível destacar o cineasta Akira Kurosawa como um dos mais exímios realizadores a ativarem este traço estilístico em seu repertório cinemático. Suas obras são notórias, seja pela exuberância de suas imagens, seja pela capacidade de estímulos sensoriais exercidas no processo de recebimento do conteúdo dramático por parte do expectador. Percebe-se, no entanto, certa particularidade metodo lógica na cinematografia de Kurosawa, uma tendência a arranjar os elementos no quadro cinematográfico, de maneira que a disposição destes componentes remeta a construção de formas geométricas primárias, tais como: triângulos, quadrados e círculos. Estas for mas podem funcionar como simbolismos visuais para determinada situação do enredo, sugerindo o potencial narrativo deste aspecto fotográfico em seu cinema. Posto isso, pretende-se com a dada dissertação, investigar a hipótese da incidência de padrões geométricos presentes no processo de composição imagética dos filmes de Akira Kurosawa, através do experimento de observação e contagem de frequência, inten tando-se compreender de que modo esta técnica é utilizada como ferramenta narrativa.
  • Item
    Chechens in Germany : the conflict between integration and assimilation
    (2021) Malinowski, Igor
    ;Islamists, terrorists, bandits. Chechens worldwide are associated with their very negative reputation. But very little is known about this small ethnic group whose culture has a long ancient history. As long as their cultural heritage goes back, their war-torn history is also an elementary part of their identity. Since round about 400 years there have been various armed conflicts and wars between Russia and Chechnya. After the collapse of Soviet Union in 1991 Chechnya declared itself as the independent state “Chechen Republic Of Ichkeria”. This resulted in two Chechen wars, the first one endured from 1994-1996 with the Chechens defeating the Russian troops. The second Chechen war took place between 1999 and 2009 and was declared as an anti-terror campaign. Afterwards a pro-Russian government has been established with Ramzan Kadyrov1 who is frequently accused by NGOs, journalists and human rights activists of massive human right abuses, arbitrariness, corruption and an exaggerated personal cult. Reasons for more than 300.000 refugees living in Europe coming along the last 25 years. Diverse studies have been developed to understand the political situation between Chechnya and Russia, but barely any studies deal with the new living conditions in the countries of their new residence, nor how their integration works in combination with their Adats (characteristic way of living/honor code). Through this research I am giving an overview of Chechen behavior rules called Adat, what difficulties they face between integrating in order to start a new life and maintaining their own identity, which has been exposed to repression, war and the fight for surviving for the last four centuries. But also how the actual “Being Chechen Like” identity changes along the process of integration far away from their homeland.
  • Item
    Do cinema à narrativa seriada : um estudo da transposição do filme Psycho para a série Bates Motel
    (2021) Dias, Vinicius de Oliveira; Cachapa, Possidónio, orient.
    O caminho que percorremos na condução desse trabalho foi o de uma estrada árdua e desafiadora: com suas curvas perigosas, vias de mão dupla e o compromisso por parte do condutor de tentar fazer as melhores escolhas, ainda que algumas mais arriscadas. A proposta de investigação é analisar a transposição do filme Psycho - realizado em 1960 por Alfred Hitchcock - para a série Bates Motel, lançada em 2013 pela Universal Television. Primeiro, apresentamos o contexto cinematográfico e televisivo, de forma geral, para depois trazer à tona os principais debates em torno do conceito de ‘adaptação’, passando tanto pela questão da fidelidade à ‘obra original’ quanto pelas ideias de ‘intertextualidade’ e ‘transtextualidade’. Como nossa análise está calcada nos cinco elementos básicos da ‘narrativa’, também mostramos a visão de referenciados teóricos sobre esse amplo conceito. Num segundo momento, nos dedicamos a explicitar a metodologia de investigação escolhida e a efetivamente estudar a transposição do filme para a série. Mas tendo em conta que os Estudos em Adaptação estão num movimento de ebulição constante, não é nosso intuito formular dogmas. Nosso objetivo é encontrar possíveis respostas para as questões colocadas e, especialmente, contribuir para a área de conhecimento formulando novos enunciados.
  • Item
    Representing capital in cinema
    (2020) Guichet, Tomás; Miranda, José Bragança de, orient.
    The work is about the analysis of the representation of capital in cinema. There were analyzed different attempts to present it and clarified the main ideas of Karl Marx. The history of capitalism criticism in cinema; the book Representing Capital from Jameson; Toskano & Jeff Kinkle´s book Cartographies of the Absolute, Sergei Eisenstein´s attempt to film the book The Capital and Alexander Kluge´s movie News from the ideological antiquity to find my own way of presenting the capital. The second chapter is the film report of the final movie O Tapete which shows my way to criticize the capital system and concludes the third part of the thesis.
  • Item
    Escrita, produção e realização de “Secreto LX” e a narrativa dramática de final feliz
    (2020) Orlando, Patrick; Cachapa, Possidónio, orient.
    Na sequência do aprofundamento da websérie “Secreto” e da construção de uma temporada especial intitulada de “Secreto LX”, serão analisados os conceitos de websérie e o porquê do crescimento da temática LGBT independente para a plataforma do YouTube, como também a justificativa que esse trabalho traz da narrativa de um guião dramático com final feliz. A ideia inicial de um argumento que consiste em finais felizes para os diferentes dramas apresentados é justificada através da prática de um guião que defende e aborda de forma natural os conflitos que personagens LGBT´s enfrentam diante de toda sua luta perante as conquistas dos seus direitos.
  • Item
    A interrogação do real a partir de uma estratégia ficcional no cinema contemporâneo
    (2020) Pereira, Lucas Rached; Miranda, José Bragança de, orient.
    Com o advento da tecnologia digital no início do século XXI, houve uma significativa transformação nas dimensões estéticas e políticas de conteúdos audiovisuais produzidos para os mais diversos tipos de telas que mediam a comunicação e a arte. A partir do contemporâneo, esta dissertação procura por meio da análise das diferentes práticas cinematográficas e teorías do cinema, estabilizar o conceito de documentário em sua distinção aos outros domínios do cinema: a ficção e o cinema experimental. Com a fusão contínua entre os domínios do cinema, no passado e no contemporâneo, procuro evidenciar outras práticas alternativas ao modelo industrial de produção cinematográfica em sua possibilidade de afetar o real. Ao cinema produzido por desterrados (diásporos, imigrantes ou exilados) dedico um capítulo em que procuro evidenciar sua potência de transformação da linguagem cinematográfica e, consequentemente, do pensamento em uma sociedade globalizada. Ao oferecer pluralidade ao conceito de identidade nacional, o cinema produzido por desterrados entra em choque direto com as elites políticas e econômicas nacionais, ao diversificar o debate político em um mundo globalizado. Procuro evidenciar que o cinema praticado por desterrados demonstra características de desestabilização de estruturas até então cristalizadas do cinema afetar a linguagem audiovisual e consequentemente a sociedade, ao contrário do que Walter Benjamin postulou em relação ao cinema industrial em “A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica”.
  • Item
    A new approach to the y generation. Visual and narrative representations of millennials in the spanish cinema of the 21st century
    (2019) Bullón Moreno, Ana Luz; Álvares, Cláudia, orient.
    The Y generation, also known as millennials, are the next workforce who are entering the financial market and the labour world. Diverse studies have been developed to understand, tag and anticipate the consumption patterns of this generation, as well as their behaviours towards the labour world. However, not many studies contemplate their cultural background, and there is a gap regarding their frustrations, aspirations and values. Through this research, we compare the image of millennials described in these articles with the one offered by the Spanish press and diverse magazines. We have also performed an analysis of cinematographic objects of a selection of films in which they appear represented. This has helped us get a clear definition of millennials from: the academic atmosphere, the main newspapers and magazines, films whose main characters are millennials, and the documentary project The nineties made me do it, that contains the interviews of eleven Spanish millennials who were asked about all the topics brought up in articles and films. Through a thematic analysis of this material all the representations are compared and divided in topics to clarify some of the stereotypes that are attributed to this generation and to define millennials in all aspects of their life, including the psychological impacts of the world they were raised in.
  • Item
    O fenómeno da gentrificação no guião cinematográfico "Terramoto"
    (2019) Pinto, Pedro Guilherme de Pontes Galliez; Cachapa, Possidónio, orient.
    O presente trabalho de dissertação desenvolve uma experiência prática no âmbito da construção narrativa cinematográfica. Como produto final é apresentado um projeto de longa-metragem de ficção, com todo o design da história desenvolvido e uma versão inicial do guião do longa. Em termos teóricos, apresenta uma pesquisa ampla sobre um processo sociocultural presente atualmente em Portugal, mais especificamente, na cidade de Lisboa. Estabelece uma reflexão sobre a integralização das temáticas da habitação, imigração e turismo na cidade. Esferas amplamente discutidas atualmente pelos principais meios de comunicação, órgãos públicos e movimentos sociais em Portugal. O desenvolvimento, as personagens e a construção narrativa deste projeto, e claro, do guião do longa-metragem, estão baseados numa realidade atual e presente na cidade e na sociedade no momento da conclusão desta referida tese de mestrado. E o projeto em si estará acompanhado de uma observação empírica, fundamentada em pesquisas teóricas e referenciais estéticonarrativos. Assim, pretende estabelecer um olhar pessoal, criativo e artístico sobre uma das possíveis realidades de Lisboa, uma capital cosmopolita, que alia a História com a contemporaneidade. E essa realidade é apresentada em forma de ficção, para estimular o aprofundamento da reflexão e da discussão sobre a complexa relação entre as temáticas da habitação, da imigração e da gentrificação nas grandes cidades do Mundo.   
  • Item
    Guião cinematográfico Feliz aniversário
    (2019) Bento, Tiago Manuel de Melo; Viveiros, Paulo, orient.
    Trabalho de Projecto para Mestrado em Estudos Cinematográficos de que resultou um Guião Cinematográfico denominado Feliz Aniversário. Uma história de amor entre duas personagens que termina em virtude dos acontecimentos políticos em Portugal decorria o ano de 1975 durante o período que ficou denominado como “Verão Quente de 75.” A relação entre Cinema e História apresentando o cinema como uma fonte histórica que embora só recentemente seja assim considerado como tal, cada vez mais se afirma nesse sentido e a análise de alguns filmes de ficção criados sobre um fundo de história como o Couraçado de Potemkine e O Nascimento de uma Nação. Feliz Aniversário teve como base o estudo da imprensa regional e nacional da época, as comunicações telegráficas no seio da diplomacia norte-americana, a história familiar do seu autor e uma pesquisa bibliográfica relacionada com o tema. Surge como um contributo para a análise do período histórico que lhe serve de pano de fundo e aumenta o acervo cinematográfico português no que ao tema em destaque concerne.