Mestrado Integrado em Arquitetura
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Item A casa do emigrante "brasileiro" na construção do ideal na arquitectura : o caso paradigmático da Arquitetura da "Casa de Brasileiro", construída na transição do século XIX para o século XX, na evolução do programa da casa e dos seus significados. Estudo de caso aplicado ao Município de Oliveira de Azeméis(2011) Deus, António José Sequeira Afonso de; Costa, Francisco António Ribeiro da, orient.O presente estudo desenvolve uma pesquisa sobre as transformações que se verificam na Casa, na moradia Unifamiliar, construída pela ação do emigrante luso-brasileiro na transição do século XIX para o século XX, concretamente no período que decorre entre 1890 a 1910. No período objecto de estudo verifica-se a construção de inúmeras casas, sobretudo nos lugares que tiveram um êxodo expressivo de emigração, dirigida ao Brasil, operando-se uma transformação na paisagem das vilas e cidades do Noroeste Peninsular, situação que caracteriza algumas das antigas vilas na actualidade, algumas com o estatuto de cidades. É o caso da vila de Oliveira de Azeméis, sede administrativa de um concelho marcado por um êxodo marcado pela emigração, estando patente nas «marcas do retorno», nas casas e nalgumas indústrias, que os emigrantes constroem após o regresso. Para o presente estudo, que se desenvolve com base numa amostra, suportada por um trabalho de levantamento realizado na autarquia, procura-se identificar a existência de elementos constantes associados ao processo de construção das casas de emigrantes «brasileiros», que variam em função dos períodos de saída, e consequente retorno, revelando as variações dentro dos temas que se projetam para a Arquitetura das casas, condição que será comum a outros períodos, como é o caso da emigração dirigida para França, para o norte da Europa, de uma maneira geral, em meados do século XX. Nos renovados gestos relacionados com o habitar o emigrante amplia o significado expresso no edifício, particularmente na organização do espaço, e no significado expresso na imagem conferindo à casa um ideal concreto, de materialização dos sucessos alcançados. Enquanto ensaio, o presente estudo formula a hipótese da «casa de brasileiro» introduzir uma inovação / valorização, redefinindo o significado de objecto arquitectónico, o que corresponde a uma evolução do programa da habitação unifamiliar no contexto nacional, permitindo comparar com a realidade existente noutros países europeus, sobretudo no que concerne à influência da estética em curso, a Arte-Nova. O preconceito inerente ao estatuto de emigrante, para além de participarem distintos elementos da sociedade nas sucessivas vagas de emigração, de diferentes estratos sociais, e provenientes de diversos locais, principalmente do Norte de Portugal, dificulta a leitura do enquadramento histórico/sociológico. No contexto da cultura arquitectónica portuguesa, na vertente da História da Arquitectura, e do Urbanismo, importa aclarar a validade, a originalidade das casas edificadas pelos emigrantes luso-brasileiros, algo que se propõe realizar com o presente estudo, através da formulação de um modelo de «Casa de Brasileiro».Item Requalificação urbana: espaço público e património arquitetónico(2013) Carvalho, Flávio José Aguiar; Oliveira, Vítor, orient.O quarteirão é um elemento de forma urbana muitas vezes esquecido na análise e no desenho da cidade. No entanto, este elemento é incontornável na formação e na transformação da cidade, sendo determinante no desenho da malha urbana. O interior do quarteirão apresenta-se, geralmente, como um elemento secundário devido à sua condição mais ‘privada’ que acaba por torna-lo desconhecido da população em geral. Esta condição não o torna menos importante para a identidade da cidade, sendo, pelo contrário, um espaço pleno de potencialidades e desafios. Este trabalho assenta em dois pontos fundamentais. Primeiro, tem como objetivo observar a cidade do Porto para além das suas fachadas, contribuindo para tornar o interior do quarteirão num espaço de habitabilidade plena. Segundo, o trabalho deverá encontrar respostas para a atual condição em que se encontram alguns quarteirões da cidade do Porto, abrindo a ‘porta’ para a vivência destes espaços, promovendo a sua requalificação e regeneração. Será tomado como exemplo privilegiado nesta dissertação o Quarteirão do Parque das Camélias. Tão importante como a reabilitação do interior do quarteirão é melhorar a relação que este estabelece com o resto da cidade, sendo importante perceber o resto da cidade que o envolve. Nesse sentido, esta intervenção de reabilitação do quarteirão não deve ser vista como uma intervenção isolada, mas sim complementar ao planeamento da cidade nas suas diferentes escalas.Item Propostas do arquiteto José Loureiro para a mudança do perfil da cidade do Porto na década de 50 e 60(2013) Valente, José Manuel Portugal Couto; Rosa, Edite Maria Figueiredo e, orient.Esta dissertação pretende analisar a importância dos fundamentos modernos, na formação do Arquiteto José Carlos Loureiro e da consequente utilização dessas influências nas suas primeiras obras. Não podemos realizar uma correta analise dessas obras, sem avaliar ainda de que de forma limitada, os fundamentos modernos internacionais e as condicionantes Portuguesas, especialmente a situação da Escola do Porto, local de formação do Arquiteto e docência. Os avanços tecnológicos do início do século XX permitem o surgimento do fenómeno moderno na arquitetura e nas artes, sustentado pelo crescimento das cidades e pela consequente necessidade de habitações e equipamentos. Este crescimento origina problemas de espaço e organização urbana. Em função dos novos desafios os arquitetos organizam-se, de forma a acompanhar o processo evolutivo das cidades, com o recurso às novas técnicas construtivas disponíveis. Faltava no entanto uma fórmula que permitisse resolver os problemas das cidades do fim do séc. XIX. Para isso os arquitetos formaram o movimento denominado CIAM «Os Congressos Internacionais de Arquitetura Moderna», com o objetivo de criação de regras e princípios, em resultado do debate de ideias e na experimentação, que permitissem solucionar os problemas das cidades. Este debate terá dado origem á Carta de Atenas, que servirá durante alguns anos como regulamento geral para a arquitetura e urbanismo das cidades modernas. É nesse panorama que surgem nomes como Le Corbusier, Mies Van der Rohe ou Alvar Aalto, Frank Lloyd Wright que em diferentes tempos e países, criarão diferentes interpretações formais do Moderno, influenciando várias gerações de arquitetos em vários países. Em Portugal, por questões de isolamento, a influência terá um maior impacto nos anos 50 do século XX. Com a mudança de paradigma na forma de projetar a Cidade, que do modelo mecanicista passa ao modelo aberto, com um enquadramento local de vertente natural ou vernacular, terá um destaque nas intervenções urbanas, principalmente na Cidade do Porto. De facto as tendências artísticas presentes no trabalho de alguns arquitetos modernos moldaram e influenciaram a obra e método do arquiteto José Carlos Loureiro, tendo feito o arquiteto se debruçar sobre os novos modelos para as Cidades Parque, Habitação/Equipamento em Altura, e as novas Formas de Habitar. A liberdade relativa dos arquitetos no Porto, demostrada por uma relativa abertura da Escola de Belas Artes do Porto às novas experimentações formais modernas, terão dado origem a novos profissionais, com a força necessária para a criação de um movimento fundador de divulgação dos ideais modernos, a Segunda Geração de Arquitetos Modernos, tendo esta geração deixado marcas no 1.º Congresso de Arquitetura Portuguesa em 1948. Por consequência, os novos arquitetos modernos formados neste período, alguns pertencentes ao grupo ODAM, apresentaram novas soluções urbanas, relacionando as novas formas modernas com as condições locais, dando origem a projetos como o Edifício Parnaso ou o Conjunto Luso, do Arquiteto José Carlos Loureiro.Item (Re)utilização do interior do quarteirão : Parque das Camélias no Porto(2013) Vaz, Maria Teresa Simões Fernandes Correia; Campelo, António Cabral, orient.A (Re) Utilização do interior do Quarteirão Parque das Camélias no Porto inclui, uma interiorização de um modo de viver a cidade, onde o espaço vazio e de interação entre os seus habitantes se alia a uma construção que protege os seus utilizadores não só dos elementos exteriores e de uma envolvente ruidosa, mas também da diversidade das vivências do exterior da cidade, criando espaços de descanso com diferentes momentos de pausa. Também os conceitos de como os urbanistas propõem novas formas de habitar, a relação entre o espaço público e espaço privado e a relação entre estes no atual modelo de espaço urbano na cidade tradicional, são fatores relevantes no estudo da tipologia dos espaços privados de interiores de quarteirão, sendo que é desta relação que irá depender o sucesso ou o insucesso destes espaços. Podendo um interior de quarteirão urbano conter um mundo alternativo ao mundo exterior ou assumir um carácter de uma simples relação entre a habitação proposta, a sua utilização ao longo do tempo de vida das cidades e a sua vitalidade na atual configuração dos espaços da cidade. Como conclusão deste estudo, verificou-se que através da idealização de um espaço semipúblico, fruto de vivências tanto públicas como privadas é possível gerar novas dinâmicas na cidade, capazes que atrair mais pessoas à cidade, e à sua permanência nestes locais.Item Transformação da habitação portuense no caso das Fontaínhas(2013) Azevedo, André Filipe Pires de; Moreno, Manuel Joaquim Soeiro, orient.A habitação é mutável, ou seja, vai-se adaptando às novas ocupações e cria a sua própria forma de vivência no espaço, é por este motivo que a palavra transformação se apresenta como palavra-chave ao tema do trabalho. No início do trabalho, para uma compreensão concreta do desenvolvimento da habitação portuense, foram analisados setores urbanos de habitação unifamiliar e multifamiliar para detetar as suas alterações ao longo do tempo. Para ir de encontro à realidade em estudo, foram selecionados dois edifícios relevantes na avenida Gustavo Eiffel e rua Augusto Rosa devido aos seus elementos tipológicos, para posteriormente fazerem uma interligação com a proposta realizada para a área de intervenção a norte da rua do General Sousa Dias. Após análise dos seus processos de transformação ao longo do tempo, pode concluir-se que são vários os aspetos em que a habitação atualiza a sua linguagem ao longo do tempo até aos nossos dias, não desvirtuando o fim a que se destinam. A proposta para a área de intervenção introduziu uma nova linguagem, baseada na habitação existente, mediante parâmetros preservados e outros alterados para permitir a evolução da habitação. Os elementos relevantes consistem em unir a parte com o todo, o objeto arquitetónico ao espaço publico. É nesta fusão que a proposta para a intervenção tende a resultar, na medida que está direcionada para a população poder usufruir dos usos introduzidos, comércio, habitação e serviços. Pretende-se uma proposta humanizada, que disponha de percursos e através deles seja possivel comunicar com os edificios implantados. O objeto arquitetónico é importante na medida em que cria uma combinação de cheios e vazios, conferindo dinâmica ao espaço, ou seja, o próprio volume que se implanta cria percursos próprios e dinâmicos. O exemplo concreto é a habitação multifamiliar, as suas formas irregulares criam cenografia, a quem percorre a arquitetura. Na escultura também existe o fator tempo, necessário para percorrer e explorar a mesma, o que diferencia é não conter o vazio, espaço para habitar. Faz-se referência também à pintura, onde os artistas para se exprimirem desenvolveram uma quarta dimensão, a simultaneadade das vistas para apreender determinado objeto. Com esta abordagem permite-se dizer que esta proposta através da diversidade de elementos e referências contribui para que o espaço seja valorizado e se interligue com o resto de cidade. A habitação tende a acompanhar o tempo, como a cidade se desenvolve, também o espaço de habitar de cada um é alterável. Como se transforma e que tipo de solução é aceitável, tendo em consideração as referências portuenses? São algumas das razões que serão referidas através de exemplos praticos de análise e apresentadas pela proposta de habitação e intervenção urbana que compõem o conjunto e realidade do território que a envolve. O objetivo proposto neste trabalho é o de descobrir um novo modelo de habitação para as Fontaínhas, que seja atual e versátil, tornando a intervenção colaborante com os habitantes e visitantes da cidade. Pretende-se fazer uma ruptura com os modelos antigos, nomeadamente aspetos que não dignificam este sistema urbano. Os habitantes devem ter a possibilidade de usufruir dos espaços urbanos, não ligar apenas o edificio à rua mas sim integrar o edificio na rua e também na praça interior Para concretizar as ideias inerentes à proposta, fez-se referência a elementos importantes integrantes da habitação existente, com intuito de conduzir a uma reinterpretação morfo-tipológica.Item A cor na obra do arquiteto Eduardo Souto de Moura(2013) Oliveira, Rogério Manuel Marques de; Nunes, Lígia, orient.O presente trabalho propõe estudar o uso da cor na obra construída em Portugal do arquiteto Eduardo Souto de Moura. Pretendemos compreender a matriz do uso da cor na obra de Souto Moura. Para interpretativa da obra de Souto de Moura, apoiando-nos nos estudos desenvolvidos pelo arquiteto, nas suas referências e visões preferidas no desenvolvimento de um projeto, no que respeita ao espaço, ambiente, natureza, forma e cor. Pretende-se analisar a influência dos fatores culturais na obra de Eduardo Souto de Moura, principalmente nas escolhas cromáticas do seu trabalho. O objetivo deste trabalho surge da importância de refletir acerca da cor na obra do arquiteto Souto de Moura, integrando-a no contexto arquitetónico português. A análise da cor no trabalho desenvolvido por Souto de Moura não pretende ser uma análise aprofundada das opções e métodos utilizados pelo arquiteto, mas antes uma análise reflexiva e interpretativa da sua obra. Através da pesquisa efetuada, este trabalho suportar-se-á na revisão da literatura acerca do trabalho de Souto de Moura. Le Corbusier, Mies van der Rohe, Luiz Barragan, Álvaro Siza Vieira e particularmente o arquiteto Fernando Távora, enquanto referências importantes para Souto de Moura, serão destacados nesta abordagem.Item O jardim hortícola como novo elemento do programa de habitação urbana(2013) Reis, Antonio Alexandre Barbosa da Silva; Moreno, Manuel Joaquim Soeiro, orient.A presente dissertação consiste na reflexão do Jardim Hortícola na arquitectura portuguesa da habitação urbana. O novo paradigma da cidade urbana e a relação do arquitecto com as novas técnicas de construção e socialização são o ponto de partida para este estudo. Numa sociedade em profunda alteração, a problemática da habitação tipológica urbana anuncia-se como saturada de programas, existe uma necessidade de acompanhar este novo conceito por parte da arquitectura e promover novas temáticas habitacionais. Este estudo procura abrir espaço a novas ideias morfológicas da habitação colectiva, de forma a resolver e situar a necessidade da arquitectura nas cidades contemporâneas. O jardim Hortícola como tema escolhido, é sem dúvida um conceito em franca ascensão e muito bem aceite pelas sociedades contemporâneas desenvolvidas, seja pelo seu significado, seja pelo seu simbolismo. Cabe ao arquitecto de hoje, albergar a responsabilidade de implementar todo um novo pensamento social e de vivência colectiva na sua arte da fazedura da arquitectura. Promover a transição da típica habitação colectiva urbana sem vegetalismo para novos programas e espaços que contemplem um novo rumo mundial para a adaptação entre espécies é de certa forma colocar a arquitectura e os arquitectos na vanguarda deste novo paradigma.Item Os espaços públicos de permanência de Vila Nova de Gaia(2013) Moreira, Manuel Augusto Alves; Oliveira, Vítor, orient.Os espaços públicos de permanência (praças, largos, jardins, entre outros) são um elemento fundamental na estrutura e forma das cidades. Esta dissertação propõe-se analisar os espaços públicos de permanência de Vila Nova de Gaia. Para isso utiliza uma metodologia de análise apresentada por Magda Barbosa, no livro ‘As praças da cidade do Porto’ publicado em 2011, e que como o nome indica foi aplicada aos espaços públicos de permanência da cidade do Porto. Para esta dissertação selecionaram-se dez espaços públicos de permanência de Vila Nova de Gaia, que são posteriormente analisados segundo três dimensões fundamentais: forma, função e evolução histórica. Para além de uma aplicação da metodologia a uma outra cidade, com um conjunto de características diferentes da cidade do Porto, esta dissertação questiona algumas das opções da própria metodologia. Deste modo, contribui não só para a compreensão do sistema de espaço público da cidade de Vila Nova de Gaia, mas também para o desenvolvimento da metodologia utilizada.Item Sistemas solares passivos 'parede de trombe'(2013) Jesus, Manuel Augusto Araújo de; Almeida, Dulce Marques de, orient.Ao longo dos últimos anos o aumento do nível de vida da população tem contribuído para um elevado consumo energético dos edifícios. Na Europa os edifícios são responsáveis por 40% do consumo energético, em Portugal os números andam nos 29,3% do consumo total (Retirado de: www.dgeg.pt). O esgotamento dos recursos naturais e o aumento dos níveis de poluição ambiental, da temperatura média no planeta, bem como a elevada produção de resíduos resultantes das atividades humanas tornaram-se temas atuais de destaque na sociedade. É cada vez mais fundamental o recurso ao aproveitamento de fontes de energias renováveis, como o Sol, contribuindo para a adopção de um processo que se enquadre nos princípios do desenvolvimento sustentável. Antevendo a degradação ambiental “é determinante repensar o futuro antecipando cenários previsíveis e contrapondo-lhe soluções possíveis” (Baptista, 2010). Por isso é cada vez mais imperativo recorrer a soluções que contribuam para uma utilização mais eficiente, como os sistemas solares passivos, reduzindo o consumo energético dos edifícios e utilização de combustíveis fosseis. Os sistemas solares passivos são tecnologias construtivas integradas nos edifícios, onde a energia térmica é captada e transmitida naturalmente por convecção, condução, e radiação, sem recorrer a meios mecânicos e artificiais contribuindo para o aquecimento ou arrefecimento natural do edifício. Um exemplo de um sistema solar passivo é a parede de trombe, estudo particular deste trabalho, designada com o nome do seu inventor Félix Trombe. A Parede de Trombe é constituída basicamente por um vidro exterior, uma caixa de ar e de seguida uma parede de armazenamento, podendo ser introduzidas aberturas de circulação de ar no vidro ou na parede. Este sistema solar passivo coleta e retém a energia solar, baseia-se fundamentalmente no principio do efeito de estufa e capacidade térmica da parede, podendo ser melhorado o seu desempenho recorrendo à ventilação/convecção. Este trabalho pretende apresentar a parede de trombe como um elemento solar passivo integrante num edifício de habitação e mostrar como pode ser uma solução viável num projeto de arquitetura em Portugal, através do estudo de três casos de referência, analisando a evolução conceptual, que tem vindo a sofrer ao longo dos anos. Esta analise vai permitir comparar e identificar a evolução dos mecanismos e materiais associados, concluindo qual o desempenho mais adequado deste sistema para um melhor conforto térmico e redução do consumo energético dos edifícios, alertando os arquitetos para o uso deste tipo de sistemas, que parece estar um pouco esquecido no nosso país.Item A cidade dos mortos: o caso do cemitério de Canelas(2013) Espanhol, Jorge Miguel Félix Pinto; Moreno, Manuel Joaquim Soeiro, orient.O presente projecto de investigação com o tema “A cidade dos mortos – O caso do cemitério de Canelas”, estuda a arquitectura cemiterial e salienta a importância do cemitério nas comunidades locais. Esta arquitectura multifacetada sofreu alterações com a evolução dos tempos. De uma maneira geral, todos os cemitérios acarretam um passado histórico importante para a sociedade presente e futura, estes revelam a cultura de cada povo e de cada civilização. Deve-se, por isso ter sempre em conta a preservação dos valores tradicionais e culturais das populações que usufruem destes locais, bem como de todo o seu edificado arquitectónico. Espaços, cada vez mais abandonados dos seus valores tradicionais, procuram novas relações de adaptação à sociedade contemporânea. O interesse dessa relação reside em encarar uma nova área problemática, de modo a obter sucesso na readaptação, salvaguarda e valorização do património cemiterial. A dissertação encontra-se delineada por três capítulos. O primeiro capítulo desenvolve a contextualização do tema. O segundo capítulo incide sobre os espaços de referência do tema, subdividindo-se em duas temáticas: O cemitério Monumental e o cemitério Paisagista. Por último, o terceiro capítulo consiste no estudo do caso do cemitério de Canelas, estruturado em cinco subcapítulos: O lugar e a implantação, caracterização e análise tipológica, a forma e a distribuição, análise patológica e por fim a proposta de intensão.Item Intervenção como mediação entre o novo e o antigo(2013) Gomes, António Vasco Tavares; Gigante, José Manuel dos Santos, orient.Os novos modos de habitar assentam principalmente em necessidades tendências, de conforto, e técnicas infra-estruturais específicas que hoje se apresentam com relevante significado e com grande importância no desenvolvimento do projecto de uma habitação. A cidade do porto, assim como outras grandes cidades europeias, tem sofrido uma perda de população, sendo este um fenómeno que tem vindo a evoluir de uma forma gradual e constante. Esta fuga dos centros urbanos para zonas periféricas reflecte-se ao nível social, económico e cultural, verificando-se simultaneamente um desgaste e alguma incapacidade de evolução das antigas formas tipológicas, para os novos modos de vida e consequentemente, novas formas de habitar. Estes novos modos de habitar reflectem-se em necessidades formais e espaciais que por vezes entram em conflito com as linguagens que os edifícios pré-existentes apresentam. No caso do Porto, onde a construção predominante é a Casa Burguesa, são visíveis intervenções que procuram novas imagens para os edifícios e que na maioria das vezes provocam um conflito entre a pré-existência e a intervenção. Esta dissertação vem assim, contribuir para uma maior compreensão acerca da metodologia, das linguagens e dos processos construtivos utilizadas na reabilitação da Casa Burguesa do Porto, de forma a procurar o entendimento entre o novo e o antigo.Item Reconversão da Real Vinícola em Matosinhos: a problemática da iluminação nos museus(2014) Costa, Daniela Filipa Machado; Santos, João Carlos Martins Lopes dos, orient.A reconversão de espaços industriais para uso cultural é um processo recorrente, em Portugal. A crescente valorização do património deve-se à necessidade de revitalizar a cidade, onde o cidadão pode reviver o espaço antigo e desfrutar da nova função cultural. Os museus representam uma solução para a revitalização urbana, devido à sua capacidade de mover multidões de visitantes. Contudo, a musealização de espaços industriais comporta diversas necessidades, que devem ser respeitadas. A iluminação constitui um elemento importante no museu, pois pode influenciar o espaço e muitas vezes a caracterização do interior do edifício é determinado sobretudo pela relação entre a luz e o espaço. A presente dissertação tem como objetivo compreender como a iluminação, natural e artificial, deve ser efetuada nos espaços industriais reconvertidos a museus ou espaços de exposição. A Real Companhia Vinícola, classificada como monumento de interesse público, tem características peculiares e diferentes dos outros armazéns de vinho do Porto. Para problematizar a questão da iluminação deste espaço industrial foi feita uma análise da luz natural e artificial nos dois casos de estudo: o Museu Nacional de Soares dos Reis e a Graham’s 1890 Lodge. A investigação foi concretizada através de visitas aos complexos fabris, da recolha de informação sobre os edifícios e por fim de uma análise descritiva e sensorial dos diversos espaços expositivos dos edifícios em estudo. Várias questões são colocadas ao elaborar a proposta de iluminação de uma espaço industrial reconvertido para um uso cultural: deve-se restaurar as caixilharias existentes? Ou optar por uma nova abordagem radical? Colocar um Lanternim? Fechar os vãos? Escolher a luz natural ou a luz artificial? Ou ambas? Deve existir uma harmonia entre o espaço expositivo, a luz e o objeto exposto de forma a cativar as pessoas, e levá-las a visitar o museu novamente.Item 'Percurso pelo Movimento Natural' : ensaio para a requalificação marginal em Amarante : abordagem sintática(2014) Ferreira, Pedro José Santos; Almeida, Dulce Marques de, orient.O rio como objeto dinâmico, suas margens como elemento fixo e estático. Da união entre estes dois elementos, surge a ideia de um ensaio de projeto, onde o dinâmico e o estático se unem e confundem. A água como sendo um dos principais inimigos do Arquiteto, tem a árdua tarefa de afastar as possíveis construções, mas por sua vez, ordena e organiza praticáveis arranjos exteriores e envolventes. No caso em estudo, pretende-se que a água seja o ex-libris da intervenção, tendo a função principal na intercessão em estudo, organizando percursos, gerando relações, contemplações do espaço público envolvente. Em suma, proceder-se-á ao estudo e investigação do tema, para um ensaio posterior do projeto de requalificação das margens do Rio Tâmega em Amarante. Numa fase inicial, procede-se ao enquadramento do tema, pesquisando a evolução histórica deste tipo de intervenção, desde a seu aparecimento, até aos nossos dias, tendo como base de referência, casos de estudos já realizados nas cidades, abordando finalmente o tema do espaço público em estudo. Numa segunda etapa, fazer-se-á abordagem ao tema proposto, tendo como base fontes bibliográficas, iniciando-se assim, a análise do caso de estudo e sua realização. Por fim, nas conclusões finais, relacionar-se-ão os aspetos positivos e negativos, a relação do espaço público com o peão e com os diversos eixos hierárquicos, tendo como possibilidade a complementação de equipamentos públicos motivando a aproximação do público, criando espontaneidade, momentos, contemplações e bem estar.Item Segundas fachadas como superfícies de mediação(2014) Maia, Danilo Sá; Nunes, Lígia, orient.A fachada é o escudo do edifico, a superfície de mediação entre o exterior e o espaço interior, que lhe confere vida, textura, forma e cor. Ao longo da História da Arquitectura a fachada foi conhecendo diferentes formulações, que evoluíram a par de novas descobertas construtivas com o progresso das consequentes formas arquitectónicas. A redução do vão controlava a quantidade de perdas energéticas para o exterior. Posteriormente, o rompimento da parede deu origem a novos estilos de fachadas, mais elaboradas. A disposição de novas tecnologias e materiais tornou a fachada num elemento independente em relação ao edifício. Actualmente, a pele consiste no rosto do edifício, um elemento que não apenas o protege assim como procura resolver a sua imagem. As características únicas e singulares de uma segunda fachada, proporcionadas pelo trabalho, empenho e imaginação dos arquitectos da actualidade, tornam os edifícios verdadeiros ícones fazendo com que sejam reconhecidos e admirados pela sua imagem. Com base em casos de referência pretende-se analisar características comuns e particulares, tais como, localização, materiais e conceitos, de forma a extrair elementos fundamentais na concepção projetual. O projecto a desenvolver na Rua Augusto Rosa, no Porto, permite aplicar os conhecimentos extraídos do estudo efectuado, que se reflectem tanto no desenho da fachada como na sua concepção funcional. Para sintetizar as soluções aplicadas recorre-se a modelos tridimensionais para simular a relação que a pele do edifício estabelece na sua percepção espacial.Item Museus de Arte : a ampliação como requalificação do preexistente(2014) Silva, Telmo Lauro Ferreira Alves; Gigante, José Manuel dos Santos, orient.A presente dissertação trata do estudo subordinado ao tema do Museu de Arte enquanto edifício (equipamento público) sujeito a Ampliação. Aborda o Museu através de um enquadramento geral, pretendendo compreender a sua evolução e transformação tipológica ao longo da Historia. Seguidamente à anterior contextualização, particulariza-se o estudo do objecto em análise – o Museu, incidindo na temática da Ampliação, no panorama internacional e nacional, com a caracterização e análise de um conjunto de exemplos representativos. Com o intuito de uma análise específica e concreta, implícita à temática presente nesta dissertação, procedeu-se à selecção de casos de estudo, recaindo sobre dois museus portugueses, o Museu Municipal Amadeo Souza-Cardoso, em Amarante e o Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra. No âmbito das disciplinas de Projecto 5.1 e Projecto 5.2, desenvolveu-se um projecto arquitectónico que pretende materializar-se como resposta aos novos propósitos e desafios lançados sobre os Museus do século XXI, expondo-se a sua caracterização através de uma memória crítica e descritiva complementada por desenhos apresentados em anexo. A Dissertação enquadra-se na perspectiva de uma integração operativa e reflexiva com a prática do Projecto, de acordo com o Plano de Estudos do Curso, e por isso tal trabalho realizado naquelas disciplinas constitui parte indissociável do presente estudo. Assim, e em coerência com o projecto realizado, não se pretende centrar o tema na reabilitação em si dos edifícios preexistente mas sim privilegiar o entendimento da importância da sua ampliação no carácter transformador da ideia de projecto, face à natureza, memória e lugar do edificado existente e respectiva articulação com o edificado novo e com a sua envolvente urbana.Item O parque linear como equipamento urbano: ensaio sobre a cidade de Três Rios, Brasil(2014) Corrêa, Bianca Vieira; Almeida, Dulce Marques de, orient.Este estudo teve como objetivo analisar um espaço em Três Rios , uma cidade de porte médio do estado do Rio de Janeiro,no sudeste do Brasil, para uma proposta de implantação de um parque urbano linear, situado na entrada e saída norte da cidade de Três Rios, onde a linha férrea e o ribeiro fazem parte da urbanização local,com quatro freguesias no entorno. Para tanto, foram realizadas pesquisa bibliográfica; análise comparativa, no que se refere ao cenário de parques urbanos em outros locais e países; para justificar como a implantação da proposta de parque urbano linear na cidade de Três Rios pode se revelar, como um equipamento estratégico em prol da urbanização, da melhoria na qualidade de vida local, além de ter realizado um estudo de implantação, pesquisa em loco e análise do cenário do local da proposta na cidade de Três Rios. Unindo essas formas de coleta de dados (pesquisa bibliográfica, análise comparatória de outros casos similares e investigação do local do estudo de caso), foi possível concluir que a proposta apresentada para Parque urbano linear nas margens de um ribeiro e de uma linha férrea em Três Rios procura seguir os conceitos da sustentabilidade, um conceito amplo de Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social e que envolve aspectos sociais, econômicos, ambientais e culturais, conforme mostrado na proposta deste estudo. Nesse sentido, pretende contribuir para o local da proposta e da cidade em geral, com a implantação deste parque linear visando a integração de freguesias do entorno, a conexão dinâmica de pedestres e ciclistas a equipamentos como escolas, hospitais e área central da cidade, preocupação com o bem estar da comunidade e a proteção ambiental, incentivando a cultura, perpetuando e disseminando conhecimentos, ajudando moradores locais a reduzir seus próprios impactos ambientais,como é apresentado na proposta de estudo, buscando continuamente a qualidade de vida, oferecendo locais de lazer com qualidade e proteção ambiental.Outras contribuições se constituem com viabilizações de outros parques em locais degradados do pais.Item A reabilitação e recuperação de aldeias abandonadas: o caso de Quintandona(2014) Sousa, Paulo José de; Almeida, Dulce Marques de, orient.Comecei com a apresentação, justificando a motivação que me levou a escolher este tema, as metodologias empregadas para a pesquisa e investigação do mesmo, assim como os objetivos que se pretende atingir com esta Dissertação. Também se levantou a problemática de como entender o abandono das aldeias rurais, como recuperá-las e revitalizá-las. Neste trabalho, foi aplicado um conjunto de vários princípios de intervenção a desenvolver na recuperação e reabilitação das aldeias em Portugal, de modo a utilizar-se uma metodologia das boas práticas de intervenção. Atualmente, tem-se verificado uma procura bastante alargada no património rural, que se traduz no conceito de beleza, descanso e estabilidade, onde todo o seu património deve ser preservado e protegido, criando assim uma nova dinâmica de desenvolvimento. As aldeias históricas, devem ser reabilitadas utilizando assim um plano fundamental na sua renovação e desenvolvimento rural, proporcionando melhor qualidade de vida dos seus habitantes, bem como desenvolver as economias locais. Todo o património deve ser salvaguardado de modo a potencializar-se, todas as vertentes ao nível, paisagístico, edificado, histórico e cultural, apostar no turismo, fomentando assim um conjunto de vertentes específicas, ao seu desenvolvimento económico e sustentável. Procurou-se, de acordo com toda a pesquisa de investigação realizada, ir ao caso de estudo, a aldeia Quintandona, uma aldeia pertencente ao Concelho de Penafiel. Assim, num primeiro momento procurou-se caracterizar Geográfica e Historicamente, assim como do ponto de vista urbano e demográfico. Após longas visitas à aldeia, verifica-se que a mesma, começa a ser lentamente recuperada e reabilitada, ao abrigo da legislação vigente. Não temos a menor dúvida que, se levarem a cabo os projetos que estão em curso, ela tornar-se-á, assim como as outras, uma Aldeia Histórica sustentável.Item De armazém a museu - projeto de reconversão da Real Companhia Vinícola : o tratamento da térmica em espaços museológicos(2014) Pichel, Marta Rita Soares; Santos, João Carlos Martins Lopes dos, orient.Esta dissertação tem por base o projeto de Recuperação da Real Companhia Vinícola para Museu, e tem como problemática mostrar se são necessárias todas as infraestruturas de térmica utilizadas em projetos deste tipo. Trata-se de uma intervenção num complexo fabril do século XIX, classificado como Monumento de Interesse Público, com características arquitetónicas importantes a preservar. Através do estudo da térmica, de decretos-lei e bibliografia sobre inércia higroscópica pretende-se entender como os museus evoluíram no tratamento desta problemática e mostrar se são necessárias as infraestruturas utilizadas atualmente. No seguimento do estudo sobre térmica, analisam-se duas obras do Arquiteto Eduardo Souto Moura, a Reconversão do Convento de Santa Maria do Bouro e a Remodelação e valorização do Museu Grão Vasco como exemplos no tratamento desta problemática. Por fim, apresenta-se o projeto de Reconversão da Real Companhia Vinícola e com base no estudo elaborado nesta dissertação, conclui-se que poderiam ser prescindidas algumas das infraestruturas projetadas. Os sistemas ativos, mecânicos, utilizados poderiam ser substituídos por sistemas passivos para garantir o clima adequado a cada sala do Museu. Com esta dissertação comprova-se que um museu deve ser projetado e tratado termicamente em função dos acervos que poderá conter, e não em função do conforto térmico.Item Crescimento e evolução da cidade de Luanda : no contexto colonial, pós colonial e pós guerra civil(2014) Capapinha, Bertine Manuel; Campelo, António Cabral, orient.O trabalho de dissertação irá focar o estudo do crescimento e a evolução da cidade de Luanda na medida em que este influencia o estudo do desenvolvimento urbano da cidade. O estudo incidirá também numa analise dos planos e das cartas existentes da cidade de Luanda. Também será abordado questões como a falta de planeamento ou construção em transgressão, associados a este crescimento. Este estudo insere-se no contexto socio/histórico e urbano que abrange os períodos colonial e pós colonial, estando o período pós colonial subdividido em período de guerra civil e pós guerra civil. A ocupação territorial, a fragmentação social e a descentralização da cidade, bem como a consequente transformação do lugar devido a estes fatores, também será objeto de estudo.Item Revitalização urbana: modelos e estratégia para a Avenida Dr. Lourenço Peixinho(2014) Leite, Romeu Marquez de Oliveira; Almeida, Dulce Marques de, orient.O presente estudo pretende refletir no papel da Revitalização Urbana enquanto mecanismo capaz de desenvolver uma estratégia de atuação para a revitalização do espaço público da Avenida Dr. Lourenço Peixinho em Aveiro. Inicia-se por uma abordagem ao conceito da Revitalização Urbana na sua essência. Partindo de um enquadramento geral das causas de desvitalização dos centros urbanos, é feita uma introdução ao caso de estudo no qual se irá proceder à caracterização do problema e sua relevância. Feito um breve percurso histórico da Avenida, é dado a conhecer o processo de participação pública que envolveu técnicos, especialistas e políticos na sua discussão. Analisam-se as questões mais em concreto, já com uma perceção global, que tornam a Avenida num espaço sem vitalidade. A pesquisa incide em modelos de intervenção no espaço público que possam participar de uma regeneração da Avenida enquanto elemento caracterizador da cidade. São referidos os conceitos de Acalmia de Tráfego, Espaços Partilhados, Rua Principal e Urbanismo Tático. Estabelece-se um plano de ação fundamentado na pesquisa realizada onde são abordadas as questões do edificado, mobilidade, estacionamento, comércio, espaço verde e espaço público. A parir destas conjugações é definida uma estratégia de atuação que permita criar um período anteprojeto no qual diversas experimentações possam ocorrer “in loco” quanto às formas de apropriação do espaço. São avaliados os contributos desta proposta e analisados os seus limites e possíveis problemas.