Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Administração Escolar
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Item Avaliação externa e desempenho escolar : o papel da etnomatemática no desenvolvimento curricular da disciplina matemática(2016) Lima, Jorge Antônio Cavalcante; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.A Matemática nasceu das necessidades diárias da humanidade. Seu processo de construção teve início a partir do uso de raciocínios simples, artifícios de cálculos e práticas desenvolvidas para resolver problemas cotidianos, que foram se aperfeiçoando, até chegarem às formas mais sofisticadas de conhecimento existentes hoje no universo acadêmico. Entretanto, para D’Ambrósio (1998), a supervalorização de algumas culturas e a teorização do conhecimento matemático acabou distanciando a matemática acadêmica da prática cotidiana e tornando-a uma disciplina descontextualizada da realidade para muitos estudantes. Ele destaca ainda que o uso da etnomatemática em sala de aula pode ser uma ferramenta poderosa de contextualização do currículo de matemática. Para Apple (1991) o currículo deve incorporar também elementos tecnológicos que vão se aperfeiçoando e mudando a relação das pessoas com as formas de produção, socialização e uso do conhecimento. No caso do ensino médio esta necessidade torna-se ainda mais evidente, como afirma Sacristán (1998), ao lembrar que uma das missões que a educação pública deve exercer é a de proporcionar aos jovens opções de escolha em relação ao futuro. Para Tardif (2002) o professor tem papel fundamental na consolidação deste processo, pois, de acordo com Smole (2010), das mãos do professor nasce a vivência do currículo escolar e este não ser visto apenas como uma grade de disciplinas ou como um conjunto de expectativas de aprendizagem. De acordo com os estudados de Horta Neto (2010) a qualidade do ensino está associada também a um bom processo de avaliação externa que seja significativo para os estudantes, pois mesmo diante do caráter dominante e da tentativa do Estado em controlar os processos, ele é fundamental para avaliar as políticas educacionais implantadas pelos sistemas públicos de ensino. Diante do exposto, a presente dissertação apresentada para obtenção do Grau de Mestre no Curso de Ciências da Educação, conferido pela Escola Superior de educação Almeida Garrett, traz um Estudo Múltiplo de Casos. Ele foi realizado por meio do levantamento de dados e aplicado sobre os moldes da abordagem Qualiquanti do problema, tendo como base a análise dos impactos provocados pelo uso e pelo não uso da etnomatemática como instrumento de contextualização dos conhecimentos matemáticos no ensino desta ciência. Acreditamos que este trabalho possa contribuir com a melhoria da qualidade do ensino público e ajudar a desenvolver novas formas de aplicação, vivência e construção do currículo de matemática, através de reflexões sobre o uso e o não uso dos conhecimentos etnomatemáticos característicos de cada região onde a escola se encontra inserida.Item A concepção da escola sobre o seu papel no desenvolvimento moral das crianças na educação infantil(2017) Pereira, Elizângela de Moraes; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.Este estudo tem como questão de partida saber quais as concepções dos professores e gestores acerca do papel da escola no desenvolvimento moral das crianças na Educação Infantil? As categorias teóricas eleitas foram ética, educação infantil e cultura da escola. A investigação teve o aporte teórico metodológico da abordagem qualitativa âmbito do estudo de Caso (Yin,2001). Os instrumentos de recolha de dados foram a entrevista semiestruturada e a observação. A observação foi um instrumento fundamental para que fosse possível entender as relações de sociabilidade no cotidiano da sala de aula, para além de identificarmos como os professores lidam com os valores morais no da a dia na prática pedagógica. As categorias eleitas, cultura da escola, ética e educação infantil deram o aporte teórico à pesquisa empírica. A investigação teve como sujeitos 1 gestora, 2 educadoras de apoio de 6 professoras, que representaram o universo dos sujeitos da escola. O locus foi uma escola situada em Arcoverde, sertão de Pernambuco, Brasil, que dista cerca de 300 km da capital, Recife. Os instrumentos para análise dos dados foi a Análise de Discurso (AD). Os resultados mostram que a escola vê a família como a que deve ter responsabilidades sobre a construção destes valores. A escola não consegue ainda apreender seu papel histórico na formação do cidadão e na desconstrução de habitus (Bourdieu,2008) trazidos pelas crianças da experiência familiar, para a construção de novos habitus que ajudam na construção do aluno cidadão.Item A concepção dos professores frente à formação continuada para o uso das novas tecnologias de informação e comunicação no quotidiano escolar(2017) Nascimento, Soraia Barboza Botelho do; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.No processo de ensino, inclusive o profissional, a utilização dos recursos didáticos visa enriquecer a prática pedagógica docente convergindo para a melhor compreensão do conteúdo trabalhado no desenvolvimento da capacitação do discente. Desta forma, este estudo teve como objetivo geral analisar o uso que os docentes fazem das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) no cotidiano escolar e a relação do uso das NTICs com a formação continuada específica para o uso das NTICs. Trata-se de uma pesquisa realizada do tipo estudo de caso, descritiva com abordagem qualitativa através de entrevista semiestruturada com os docentes de uma Instituição de Ensino Superior em Pernambuco que atuam na formação de professores.Item Conflitos interpessoais no ambiente universitário e sua repercussão no ensino e aprendizagem(2015) Garcez, Conceição de Maria Ferreira Luz; Reinaldo, Telma Bonifácio dos Santos, orient.Este estudo objetivou verificar a existência de conflitos interpessoais e sua repercussão no ensino e na aprendizagem na graduação em uma instituição pública de ensino superior na cidade de São Luís (MA). Para consecução dos resultados foram utilizados 3 modelos de questionários com perguntas semiestruturadas submetidos a um público alvo específico: gestor, professores e Estudantes Universitários vinculados ao departamento que administra os cursos de graduação em administração, contábeis e imobiliária. Participaram do estudo, o gestor da área, 24 professores e 96 Estudantes Universitários cujos resultados comprovaram que o clima organizacional influencia as relações entre os professores, que o gestor percebe a interferência do conflito entre professores no ensino aprendizagem; que os professores percebem, em parte, a interferência do conflito entre eles no ensino e na aprendizagem, e por fim, que a percepção dos Estudantes Universitários sobre a interferência do conflito entre professores no ensino e na aprendizagem não se confirma por basear-se em boatos.Item Cultura escolar : práticas de interdisciplinaridade na educação ambiental no ensino médio(2017) Almeida, Clemildo Mira de; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.A Educação Ambiental se configura como um processo pensado e repensado para a sociedade, principalmente na década de 70 do século XX, na qual os profissionais da educação constroem uma noção de conteúdos assimilados pelos estudantes, bem como saber seas metodologias de ensino adotadas estão surtindo efeito na aprendizagem e para a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável. Há muito tempo, principalmente logo após a Constituição Federal de 1988 aqui no Brasil, os governos e o povo brasileiro vêm pensando em como colocar em prática metodologias eficazes para que o processo de desenvolvimento da EA seja eficientemente colocada não só na escola, mas na vida em sociedade. Ainda hoje, existem professores que acreditam e valorizam essas práticas, estimulando os seus alunos através da cultura da escola e da Interdisciplinaridade a colocar em prática ações de sustentabilidade para as atuais e para as futuras gerações. Visando a reflexão para a correção de erros e encaminhamento dos estudantes para a aquisição dos objetivos previstos. O presente estudo, pensado a partir da análise dos dados, resultado da pesquisa realizada, pode nos mostrar que essas ações transformam os alunos não só do ensino médio como os alunos do ensino fundamental e também o aluno universitário, logo analisa a concepção atual de que a cultura escolar influencia positivamente no desenvolvimento de ações modificadoras. Existem inúmeras técnicas didáticas que ajudam na reflexão e em práticas motivadoras e modificadoras da visão de que existe a natureza, a sociedade animal e a sociedade humana, sendo as mesmas dissociadas, mostrando que somos parte da natureza e não donos dela. Assim, com novas metodologias ou metodologias tradicionais eficientes, o trabalho dos professores que dialogam com a ação dos alunos, corrigindo possíveis erros e sugerindo novas maneiras para que os educandos motivados possam demonstrar todas as suas competências e habilidades.Item Cultura escolar e cultura popular : jogos e brincadeiras no ensino fundamental I(2017) Sosa, Kátia Egito Hernández; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.Esta investigação tem como fio condutor estudar o lúdico na Educação Física, contextualizando em uma abordagem sociocultural, entendendo-se a brincadeira como uma construção cultural transmitida e/ou permitida em qualquer contexto social. Por isso é necessário o entendimento dos termos: brincadeira, brinquedo, cultura e lúdico. O objetivo geral voltou-se para analisar como a cultura escolar acolhe os jogos e brincadeiras populares nas aulas de Educação Física no ensino fundamental I. O aporte teórico para essa investigação elegeu as categorias: Ensino de Educação Física, Cultura da Escola e Prática de Jogos e Brincadeiras Populares.O Locus da investigação foram 5 escolas da cidade de Arcoverde cerca de 256 Km da capital Recife.Item Dança e ensino de educação física : as concepções da escola acerca da dança como conteúdo curricular(2017) Queiroz, Fabian de; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.O objetivo desta investigação foi analisar as concepções dos professores e gestores acerca da dança no conteudo curricular na disciplina de educação física no âmbito da cultura da escola. Para realizá-lo elegemos as categorias teóricas que deram suporte à pesquisa empírica: currículo, ensino de educação física e cultura da escola. Em ensino de educação física trabalhamos a temática da dança. A metodologia foi qualitativa e foram investigadas 2 escolas da rede estadual de Pernambuco, no município de Tuparetama. Os sujeitos foram dois gestores e dois professores das escolas. Os resultados apontam para a ausência ainda de uma visão critica e teórica no ensino de educação física, os conteúdos obrigatoriamente não seguem os PCNs, ficando muito a cargo das preferências dos professores da disciplina. Por conseguinte a dança que vem apontada pelos PCNs como uma prática que trás mudanças atitudinais e socialização, fica comprometida com a possível eleição ou não na unidade curricular.Item Discurso e diversidade cultural na escola : desafios ao desenvolvimento curricular(2016) Major, Gilvaneide Creusa Dos Santos; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.Esta investigação buscou uma compreensão acerca do desafio de educar no âmbito da Diversidade Cultural da Escola, bem como uma análise do Desenvolvimento Curricular numa perspectiva multicultural, focalizando as relações entre cultura e escola, diante dos novos paradigmas educacionais. Traz um enfoque sobre a inclusão dos grupos culturais minoritários nas atividades escolares, considerando o respeito às diferenças individuais e culturais. Para tantoas categorias eleitas que deram suporte teórico foram: Cultura Escolar, Educação Multicultural, Desenvolvimento Curricular e o multiculturalismo.Item Discurso, cultura da escola x cultura popular : as representações dos professores e estudantes do ensino médio sobre a literatura de cordel(2016) Silva, Luana Freire de Souza; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.A Literatura de cordel é um instrumento pedagógico essencial para alcançar resultados significativos no processo de ensino-aprendizagem, em seu contexto literário, enaltece a cultura popular, refletindo sobre inúmeros acontecimentos da realidade social, todavia, percebe-se que professores e estudantes constroem diversas significações acerca desse tipo de literatura no cotidiano escolar. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo analisar a construção das representações dos professores e estudantes do Ensino Médio sobre a Literatura de cordel. Para realizar esta investigação a metodologia foi mista, qualitativa e quantitativa, através de questionários e entrevistas; os sujeitos foram professores e estudantes de duas escolas da Rede Pública do estado de Pernambuco, no município de Tacaratu. O suporte teórico elencou as categorias: Cultura escolar/Prática pedagógica; Cultura popular/ Literatura de cordel; e Representações Sociais. A análise dos dados qualitativos voltou-se para a Análise de Discurso (AD). Os dados quantitativos foram analisados no SPSS (Statiscal Packt for the Social Science). Na análise documental foi feito um mapeamento dos Projetos Políticos-Pedagógicos (PPP) das escolas e demais documentos que norteiam às práticas educativas das escolas, e verificamos a carência de vivências culturais no cotidiano escolar, como subsídio de contribuição. Os resultados apontam para a falta de conhecimento dos discentes sobre a literatura de cordel, o desinteresse pela cultura popular e preconceito linguístico por esta literatura apresentar as marcas da fala dos nordestinos. Em relação aos professores, constatamos um reconhecimento sobre as contribuições que o cordel exerce em sua ação pedagógica, todavia, o ensino da literatura de cordel das duas escolas necessita de inovações para despertar o interesse dos estudantes pela leitura, pela produção de cordéis, sobretudo, desmistificar as significações que os discentes constroem acerca da própria identidade cultural representada por essa literatura. O estudo sugere que as escolas devem acrescentar em seus PPP com mais clareza, propostas que fortaleçam esse compromisso com os contextos culturais – local e global em seu cotidiano, para em junção à comunidade escolar através de diálogos, reflexões e ações, projetem aprendizagem significativas em seus estudantes, honrando a diversidade cultural e procurando romper com os preconceitos e estereótipos infundados.Item Educação profissionalizante e evasão escolar : um estudo sobre o programa Senac de Gratuidade - Recife(2017) Silva, Nélio Fernando da Fonsêca Aguiar e; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.O presente estudo tem seu desenvolvimento na abordagem do processo da evasão nos cursos profissionalizantes do Programa Senac de Gratuidade (PSG) do SENAC/Recife. A evasão na educação profissionalizante no país implica refletir sobre aspectos que interfere na trajetória pessoa, familiar, social dos estudantes brasileiros e especificamente na cidade do Recife. O objetivo desta pesquisa é saber quais os motivos que levam os alunos a desistirem dos seus cursos, mesmo eles sendo gratuitos e qual o papel da motivação no combate à evasão escolar dos alunos da educação profissional. Este estudo é de grande relevância, pois, o debate sobre este tema é fundamental para identificar as causas e assim uma possível solução através de estratégias, mostrando ao aluno a importância da educação profissional na sua vida.Item Entre o campo e a cidade : relações e concepções dos docentes acerca dos sujeitos aprendentes da escola do campo(2016) Santos, Juarez Severino dos; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.Esta investigação se volta para compreender como se manifestam e são vivenciadas as dificuldades dos docentes nas suas práticas pedagógicas na escola do campo e as concepções dos docentes acerca dos sujeitos aprendentes da escola do campo em contraponto à prática pedagógica desenvolvida nas escolas da cidade. Para além desta questão norteadora, esta pesquisa pretende oferecer reflexões para alguns questionamentos: Quais as vivências e as dificuldades dos docentes na sua prática pedagógica da escola do campo? Quais as dificuldades encontradas pelos docentes no desenvolvimento curricular, nomeadamente na contextualização nas condições de aprendizagens dos sujeitos aprendentes? Como os professores se relacionam com a metodologia utilizada na escola do campo? Como trabalhar com os elementos curriculares que norteiam os métodos e práticas educacionais da educação do campo? As categorias teóricas eleitas que deram suporte à investigação empírica foram: cultura da escola; escola do campo; currículo e prática pedagógica. A tentativa de não reconhecer os conhecimentos populares para transformarem em conhecimento científico dando subjetividade a esses saberes, e a proposta de formação que articule princípios filosóficos, epistemológicos e políticos em prol de uma educação comprometida com os anseios populares. A fala da maioria dos profissionais da educação aqui entrevistados, reflete a concepção atual de educação como princípio do desenvolvimento e não só resultado das provas, mas também as relações com a realidade e identidade do sujeito aprendente.Item Evasão escolar : uma análise do impacto da proposta educacional de apoio ao desenvolvimento sustentável (PEADS) em escolas públicas em Pernambuco-Brasil(2018) Silva, Ednaldo Antonio da; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.O fenômeno da evasão escolar está presentes de forma determinantes na educação em todas as modalidades de ensino. Em resposta a reivindicação da população, o Governo Brasileiro, em conjunto com a sociedade civil e organizada, a partir de 2003 articulou esforços através de políticas públicas como Bolsa Família, PEADS, Mais Educação, Merenda, Transporte Escolar em garantia da permanência dos alunos nas escolas. O trabalho investigativo teve objetivo de analisar as características da evasão escolar, a partir da documentação em três escolas das Instituições que aderiram e/ou não a PEADS no Município de Lagoa do Itaenga/PE (2013). A coleta de dados foi realizada através da pesquisa documental e da entrevista semi-estruturada. Buscamos nos documentos de 12 escolas informações sobre a evasão escolar.Item Histórias de vida de professoras do campo : a construção de identidade profissional docente(2017) Silva, Domênica Rodrigues dos Santos; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.Este trabalho teve como tema de investigação . Histórias de vida de professoras do campo - a construção de identidade profissional docente. Tendo como caminhos percorridos para identificação do problema a ser estudado os saberes que permeiam as trajetórias de vida pessoal e profissional de professoras do campo e as indagações que perpassam por suas qualificações e formações. Bem como, sua influência na construção da identidade coletiva, apresentando através de seus discursos, suas lembranças e os caminhos feitos para a conclusão do processo de construção das identidades pessoais e profissionais. No âmbito desse contexto os objetivos tiveram como elementos contemplados na pesquisa identificar o desenvolvimento da escola do campo e sua evolução em relação às políticas educacionais, mapear e analisar a cultura escolar presente no cotidiano da escola do campo e coletar histórias de vida de professoras do campo, para a construção da identidade profissional.Item Indisciplina escolar : contribuições da família e da gestão escolar(2017) Siqueira, Mônica de Souza Carvalho; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.A questão de partida desta investigação se volta para saber como a família e gestão escolar podem atuar de forma colaborativa para diminuir a indisciplina escolar? Investigar a temática da indisciplina na escola configura-se um grande desafio por que ultrapassa a esfera da instituição escolar, por se tratar de uma instituição que acolhe um público diversificado oriundo de culturas distintas. Essa população chega a escola com regras e condutas estabelecidas, com habitus (Bourdieu, 2008) distintos e o epaço escolar torna-se em campo de poder e disputa das culturas. No caso específico deste estudo, a cidade de Caraibeiras, sertão de Pernambuco, locus desta investigação, tem uma diversidade de culturas por se tratar de um pólo artesanal que recebe imigrantes durante todo o ano. As categorias teóricas eleitas para a análise da parte empírica foram indisciplina, família e gestão escolar no âmbito da cultura da escola.Item Inovação na gestão da educação superior: um estudo sobre o núcleo docente estruturante(2014) Filho, Raimundo Nonato Serra Campos; Reinaldo, Telma Bonifácio dos Santos, orient.Este trabalho apresenta um estudo sobre a gestão da educação superior no Brasil através do Núcleo Docente Estruturante - NDE, cujo objetivo principal foi analisar a atuação desse Núcleo como gestor pedagógico nesse nível de ensino. A criação do NDE ocorreu no âmbito das políticas educacionais referentes à avaliação no ensino superior. Buscou-se identificar as concepções dos membros do NDE acerca do papel desse instrumento de gestão nos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior no Brasil; conhecer as condições logísticas para a atuação do Núcleo; verificar a aproximação ‘versus’ distanciamento entre o proposto nas normas legais e a efetiva atuação do NDE e avaliar se a implementação desse Núcleo promove inovação na educação superior. A investigação se caracterizou como uma pesquisa quantitativa e qualitativa, cujo estudo empírico foi realizado em treze cursos de instituições de ensino superior brasileiras, públicas e privadas. O procedimento metodológico da investigação consistiu na aplicação de questionários dirigidos aos docentes membros do NDE dos cursos de graduação que compuseram a amostra. A análise de conteúdo dos dados resultantes desse instrumento revelou que a maioria dos docentes compreende o NDE como um órgão de elaboração e consolidação dos projetos político-pedagógicos dos cursos e como instrumento de inovação, por proporem intervenções de melhorias na qualidade do ensino. A maioria dos problemas para a atuação do NDE nas instituições, de acordo com os professores, refere-se à indisponibilidade de horário para as atividades do Núcleo. Verificou-se, também, o distanciamento entre o prescrito nas normas legais, que instituíram o Núcleo e a sua efetiva atuação, e destaca-se que somente 3,85% dos sujeitos revelaram que o NDE dos seus cursos cumpre as finalidades previstas na legislação que o criou. Este estudo representou um esforço de compreender a atuação do NDE como um instrumento inovador de gestão com potencialidades para promover a qualidade dos serviços educacionais oferecidos pelas instituições brasileiras de educação superior.Item Interiorização da violência escolar e políticas públicas do litoral ao sertão(2017) Souza, Rinete Emiliana Alves de; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.O presente trabalho “Interiorização da violência escolar e políticas públicas do litoral ao sertão”, tem como foco analisar a interferência das políticas públicas no âmbito da prevenção e repressão da violência escolar, no ensino médio, em duas cidades de Pernambuco, uma no litoral e outra no sertão – Recife e Solidão respectivamente. Foram eleitas as categorias Políticas Públicas, e Escola, Violência Escolar e Cultura da Escola, no sentido de dar aporte teórico à pesquisa empírica. Ainda nesta esteira, analisa-se a definição e classificação dos tipos de violência, verificando se os conflitos são positivos, ruins ou negativos para a sociedade, e, ainda, esclarece, se é mito ou realidade o fenômeno do aumento da violência escolar, em decorrência da ausência da declaração tácita dos deveres das crianças e adolescentes inexistentes no corpo do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O presente trabalho ainda pontua as Políticas Públicas existentes em nosso ordenamento jurídico, os aspectos envolvidos na Cultura Escolar e os responsáveis pelo dever de assegurar às crianças e aos adolescentes o acesso, a permanência, o sucesso do processo educacional (de maneira indiscriminada e universal), como também assegurar a implantação, execução e alcance dos objetivos dos Projetos Políticos Pedagógicos – PPP’s, da comunidade escolar.Item Literatura africana e afro- brasileira : a construção da identidade dos estudantes negros(2017) Lima, Tânia Alves de; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.Esta investigação tem como questão de partida saber que uso os professores fazem acerca da literatura africana e afro-brasileira na construção da identidade dos estudantes negros da Rede Municipal de ensino da cidade do Recife. Assim sendo, as categorias eleitas nessa pesquisa centralizam-se nas políticas públicas, educação multicultural, identidade, literatura africana e afro-brasileira. A metodologia foi qualitativa privilegiando a abordagem teórico metodológica da Análise de Discurso (AD) na linha francesa (Orlandi,2005) . Esta investigação se justifica pela necessidade de viabilizar a inserção da temática no Ensino Fundamental, como demanda a Lei 10.639/03, que institui a inclusão da cultura e da história africanas e afro-brasileiras nesses níveis de ensino. Compreendemos que a investigação sobre temas que apontem a história e a cultura afro-brasileiras e africanas é de grande relevância para toda a sociedade brasileira, uma vez que essa é uma questão política e social que deve fazer parte do processo educativo, trabalhando a favor da formação democrática de cidadãos atuantes no centro de uma sociedade multicultural e pluriétnica. Os resultados apontam que os educadores no exercício de sua profissão sentem dificuldades perante certas situações de preconceito, alguns deles desconhecem a lei, embora que faça parte da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, outros apesar de conhecerem, demonstram dificuldades para trabalhar com a temática, pois afirmam haver necessidade de mais formação por parte da Secretaria de Educação.Item A mão dupla da política pública de educação e trabalho: estudo de caso - PROMINP(2016) Barbosa, Fábia Cristina Mendes; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.As políticas públicas de educação e trabalho no Brasil criaram programas que garantissem qualificação profissional, dentre eles está o Programa de Mobilização da Indústria Nacional Petróleo e Gás (Prominp), que surgiu com intuito de dispor de fornecedores competentes e mão de obra qualificada, garantindo que o mercado doméstico atenda ás demandas futuras. Nesse contexto esta investigação teve como objetivo analisar como os egressos do Prominp se inserem no mercado de trabalho no município do Cabo de Santo Agostinho, no estado de Pernambuco. Para esta análise buscou-se informações com os egressos da Escola Técnica Senai/Cabo do curso de soldagem, assim como foram entrevistados diretores e gerentes de empresas do Complexo Industrial Portuário de Suape e seu entorno. A metodologia teve o aporte quantitativo e qualitativo, com questionários para 100 egressos e entrevista para 5 gestores de empresas. A análise dos dados qualitativos se deu pelo programa SPSS e a análise qualitativa pelo aporte da Análise de Discurso (AD) na linha francesa, privilegiando os sentidos e as significações do discurso. Concluímos que os egressos do Prominp não são inseridos no mercado de trabalho através do programa, pois ao terminar o curso os/as alunos/as permanecem desempregados, mesmo a escola sendo bem conceituada e tendo metodologia diferenciada, não garante a inserção dos egressos no mundo do trabalho.Item Motivação dos estudantes e professores no espaço escolar(2016) Mota, Flávia Maria Cruz; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.A motivação no contexto escolar é um tema atual discutido na educação em diferentes espaços culturais. Esse trabalho apresenta o construto motivação à luz da Teoria da Autodeterminação(Ryan & Deci, 1981)em relaçãoà motivação dos alunos. Referindo-se a motivação do professor, nos fundamentamos na teoria de Huberman(1992)e nas teorias da motivação com base em Marlow(1954), Herzberg(1959)e McGregor(1960). A pesquisa foi realizada com os alunos e professores de duas escolas públicas municipais da cidade do Recife-PE, do 5º ano do Ensino Fundamental. A investigação utilizada foi qualitativa e quantitativa. O presente estudo, pensado a partir da análise destes dados, evidenciaram que a maioria dos alunos entrevistados se revelou motivados intrinsecamente para aprender. Quanto às professoras entrevistadas, evidenciou-se o construto motivação para ensinar, mediante ao compromisso com a aprendizagem do aluno, acreditando-se que com a educação conseguimos influenciar naformação do cidadão, mesmo diante de toda problemática e falta de investimento por parte dos governantes.Item Políticas públicas e gestão : PROGEPE - Programa de Formação Continuada de Gestores Escolares de Pernambuco e o desafio do desenvolvimento de competências em gestão(2017) Neto, Luiz Gonzaga da Silva; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.Tratando-se do atual mundo moderno e suas dinâmicas, a necessidade de ferramentas de avaliação e controle, por parte das instituições públicas, demonstram um aumento considerável no tocante a eficiência e competitividade. Juntamente com esse aumento, surgem as demandas voltadas à questão social, fazendo com que a estratégia a ser utilizada seja a de Gestão de emprego de tais ferramentas, visando as melhorias e, antes de mais nada, a necessidade de uma Gestão eficaz em seus processos. Para tornar possível esse processo, é preciso que aconteça um acompanhamento, através de uma Gestão de rotina, pois existe o envolvimento de uma coordenação e uma execução, onde está, deve caminhar acompanhada dos objetivos, ora traçados, e dos resultados almejados de tais processos, priorizando, desta forma, uma Gestão de Inovação. Partindo desse pressuposto, a presente pesquisa, teve por objetivo investigar qual o papel da PROGEPE – Programa de Formação Continuada de Gestores Escolares de Pernambuco, na formação continuada de gestores para as Escolas Estaduais do Estado de Pernambuco e, mais especificamente, como a PROGEPE viabilizada a compreensão, por parte dos formandos, inerente a dimensão da profissionalidade e da dimensão do profissionalismo, uma vez que, essas dimensões dizem respeito ao saber do gestor (Profissionalidade) e ao ser gestor (Profissionalismo), dimensões essas que devem imbricar-se na constituição profissional do gestor escolar. Como categorias teóricas eleitas foram: Políticas Públicas, Formação Continuada e Gestão Escolar. Utilizou-se a metodologia qualitativa e de entrevistas para a coleta de dados. Os resultados obtidos proporcionaram uma visão dinâmica das ferramentas do PROGEPE, sua importância e sua aplicabilidade, permitindo um maior poder de gestão e uma definição clara das atribuições e responsabilidades. Ao final, são apontadas as conclusões, dificuldades e limitações desta pesquisa e direções para realização de trabalhos futuros.