Mestrado em Ciências da Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação por assunto "ABANDONO ESCOLAR"
A mostrar 1 - 11 de 11
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Da criança da rua a meninos de rua: um estudo da problemática socioeducativa e familiar no município de Bom Jesus/PI(2018) Paulino, Cremildes Martins Nunes; Sabino, Emmanuel Maria Carlos Borrego, orient.A finalidade da nossa pesquisa é investigar a visão dos pais, professores e alunos sobre os meninos de rua em duas escolas estaduais no município de Bom Jesus/PI, cidade do Sul do Estado, que apresenta abundância em água, rica em produção agrícola, Região Nordeste do Brasil. Mesmo crescendo economicamente, como referem os representantes políticos, ainda está entre as indicadas à exclusão socioeconômica. Na fundamentação teórica e metodológica da nossa pesquisa, usamos teoria de autores que trabalharam com o mesmo tema em seus lugares de origem. Entre eles: Zoran Roca, Vicente Celestino e, falando sobre a criança em situação de rua, recorremos a Antônia Lima, Maria Vidigal e orientações do livro Políticas Integradas para a garantia de direitos (PAICA-RUA Org., 2002). Esses estudos foram bases, abrindo horizonte para entendermos a situação dos meninos de rua, suas famílias e a ação da escola e da sociedade em relação a eles. Escolhemos a pesquisa qualitativa, pois, através das entrevistas, questionários e desenhos, detectamos a dura realidade do cotidiano dos meninos de rua na visão dos agentes entrevistados expostos nesta investigação. Analisando a situação destas crianças, concluímos que é um problema socioeconômico e familiar, que se encontra em uma pequena parte da população excluída do meio social, sem esperança de retorno, pois esses meninos se consideram discriminados, humilhados, porém autônomos, sem limites e sem ordem. Vimos, através da visão dos agentes mencionados nesta pesquisa, nas entrevistas, questionários e desenhos, a vida inexorável dessas crianças devido a problemas diversificados, e por outro lado, lançam o pedido de “socorro” em busca de um resgate dessas crianças para que possam ter um viver social mais justo.Item Dilema da repetência e da evasão em escolas rurais de um município sergipano (2006-2008)(2011) Lima, Laurisana Dantas; Mendonça, Otávio Machado Lopes de, orient.Diversos estudos realizados na área educativa têm demonstrado a importância de escolaridade para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Apesar disso, o alto índice de repetência e evasão escolar está presente em diversas escolas do país. Para tanto, este trabalho tem como tema central o dilema da repetência e da evasão em escolas rurais de um município sergipano. Assim, o trabalho desenvolve uma análise sobre os altos índices de evasão e de repetência em escolas rurais, apoiada numa revisão de literatura que discute essa temática. Participaram dessa pesquisa 10 alunos evadidos da 1° a 4° séries do Ensino Fundamental, no qual, o processo de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada, onde os questionamentos foram formulados através de um roteiro prévio de cinco questões. Através dessas questões, procurou-se discutir e refletir as causas da agravante repetência e evasão com alunos rurais, além da possibilidade de seus retornos às escolas vencendo os obstáculos que a educação local impõe. Trabalhamos também a história de vida de cada entrevistado. Por fim, buscou-se oferecer subsídios para a compreensão das condições em que educação rural se encontra.Item O diretor de turma face à educação profissional integral e integrada ao ensino médio: sua intervenção para a melhoria da educação no estado do Ceará(2017) Oliveira, Maria Erisvan Alves de; Sabino, Emmanuel Maria Carlos Borrego, orient.Esta pesquisa, que tem como propósito investigar como o papel do Diretor de Turma face à Educação Profissional integral e integrada ao ensino médio pode contribuir para a melhoria da educação no Estado do Ceará, está incluída na linha de investigação das políticas educacionais. Esta dissertação tem a pretensão de retratar uma pesquisa realizada em duas Escolas de Educação Profissional da 3a. CREDE (Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação), bem como, em uma vasta documentação que estuda a história e as legislações da educação Cearense, que antecede o DT. Esta investigação teve como amostra, 80 alunos, 11 Diretores de Turma e 11 professores, que responderam a questionários, como também professores que exercem cargos de chefia, em nível de escola, CREDE e Secretaria de Educação, envolvidos com a execução das políticas públicas, que foram entrevistados. Utilizamos como metodologia: quanto aos procedimentos metodológicos, pesquisas bibliográfica, documental e empírica; quanto ao tipo de estudo, exploratório - descritivo. O acervo documental e bibliográfico nos leva por uma viagem aos índices de fluxo escolar e analfabetismo que, ao longo da história, para Ceará, tem sido um “calcanhar de Aquiles” e motivo de muitas políticas, programas, projetos, tais como as Escolas de Educação Profissional com a TESE (Tecnologia Empresarial Sócio Educacional) e o PDT (Projeto Diretor de Turma), no Ceará. É prazeroso ainda, folhear algumas das legislações que cada governo institui na busca por uma educação de qualidade. A pesquisa exploratória-descritiva favorece o conhecimento acerca de como funciona o DT (assunto pouco explorado), que faz parte da política da Educação Profissional de Ensino Médio do Ceará, EEEP (Escola Estadual de Educação Profissional), qual a contribuição dessa junção para a melhoria dos resultados acadêmicos internos e externos, assim como para a aproximação da família à escola, nossas questões de pesquisa e suposições. Essa excursão de duração longa embevece o pesquisador ao constatar que as funções do DT, segundo a opinião de todos os sujeitos da amostra, valida suas suposições, embora ainda sejam necessários alguns ajustes no Projeto, algumas conquistas dos Diretores de Turma e a melhoria nos resultados individuais dos alunos, referentes ao ingresso na Universidade. Embora a média do ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio) e SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará) de boa parte das EEEPs se distancie das escolas regulares e apresente bons resultados no coletivo, o número de alunos dessas instituições que adentram o nível superior não atinge ainda os 50%, havendo muito ainda a conquistar.Item A distribuição da merenda e o abandono escolar : estudo de caso em escolas do primeiro ciclo da comuna dos Ramiros, município de Belas, província de Luanda(2021) Muvuma, Alice Sakuema; Sousa, Óscar Conceição de, orient.Este trabalho resulta de um estudo realizado no âmbito do relatório de Mestrado em Ciências da Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração de Lisboa e visou, essencialmente, analisar a relação da problemática da merenda escolar no abandono escolar dos alunos das escolas de zonas rurais de Angola, em especial da província de Luanda, município de Belas, comuna dos Ramiros. Para a fundamentação teórica e contextualização dos dados deste estudo e construção de uma base científica sobre o assunto, foram abordados vários autores, que de alguma forma já se debruçaram sobre o mesmo tema. No geral o estudo foi uma análise comparativa de duas escolas sediadas na comuna dos Ramiros, município de Belas, província de Luanda. A metodologia utilizada é descritiva, fundamentalmente qualitativa na recolha de pareceres dos dois diretores de escolas implicadas e quantitativa na recolha de dados do abandono escolar nas duas escolas. Os instrumentos de recolha de dados foram fontes documentais e entrevistas. A análise dos dados permitiu concluir a relação existente entre a merenda escolar e o abandono escolar.Item Evasão escolar : evasão escolar no ensino médio: causas e propostas para sua redução(2019) Alves, Elisangela de Sousa; Sabino, Emmanuel Maria Carlos Borrego, orient.O estudo aborda a evasão escolar no Ensino Médio e procura estudar as causas e encontrar propostas para sua redução. A evasão escolar ainda é um dos grandes problemas educacionais do Brasil e de muitos países. Portanto, é necessária a união de forças como: escola, família, estado e sociedade para o combate a este problema que é sério. Diante do exposto, a reflexão leva-nos a um questionamento sobre os motivos que levam os alunos do ensino médio a abandonarem a escola Beija Flor. A escolha da escola Beija Flor foi motivada pela constatação da pesquisadora do alto índice de evasão escolar, apresentado por seus alunos do ensino médio, bem como pelo fato de ser professora nesta instituição e de não ter encontrado nenhum registro de pesquisa realizada anteriormente sobre a evasão nesta unidade de ensino. A escola é uma das mais antigas de José de Freitas e, atende alunos do ensino fundamental e médio nos três turnos, matutino, vespertino e noturno e o abandono se situa entre 10% e 15%. Diante do exposto, faz-se necessário diagnosticar e analisar quais os motivos que levam os alunos do ensino médio, da escola mencionada a evadirem-se da mesma? A metodologia utilizada recorre a técnicas de inquérito em forma de entrevista para 13 professores e Gestor Escolar e em forma de questionário aos alunos. Fizeram parte da pesquisa 13 (treze) professores, sendo 1 (um) de cada disciplina da grade curricular do ensino médio, abrangendo docentes dos turnos: tarde e noite e 31 (trinta e um) alunos matriculados nos turnos tarde e noite. Através do estudo percebe-se pela interpretação e compreensão dos dados apresentados, a importância de conhecer mais de perto a opinião do gestor, para entender quais são as dificuldades encontradas pelos alunos para prosseguir nos estudos, levando-os a evadir.Item A evasão escolar dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas públicas do Município de Tamandaré – PE(2015) Silva, Zuleide Maria Chaves da; Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.A dissertação apresentada é resultado do trabalho de pesquisa em escolas públicas municipais, que teve como objetivo geral analisar os fatores que contribuem para a evasão dos alunos da Educação de Jovens e Adultos das escolas pública do Município de Tamandaré – PE. Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa de nível descritivo e explicativo, onde 140 alunos, 04 professores e 03 gestores fizeram parte desse trabalho, em 03 escolas do Município de Tamandaré onde funciona a EJA, tendo sido utilizados questionários e entrevistas na coleta de dados que depois de organizado e analisados, o material final da pesquisa nos mostra que 42% dos educandos garantem deixarem à escola porque precisam trabalhar, por viverem numa cidade turística onde o período de veraneio é esperado com grande expectativa afasta os alunos da sala de aula por não terem flexibilidade no horário determinado pela escola, e mais, com a chegada do verão 67% dos estudantes que já estão trabalhando e são requisitados para outras funções, afirmam estarem muito cansados para permanecerem na sala de aula depois de uma intensa jornada de trabalho. Outros motivos contemplados são: problema com saúde, desinteresse pela escola, falta de transporte e outros. Ficou claro que dos alunos que se evadem, voltam a matricula-se na tentativa de melhorar a qualidade de vida para sua família. Entretanto, com uma nova leitura feita a partir dos resultados dos trabalhos concluídos e analisados, se percebe o outro lado da questão, entre os resultados óbvios, e os entendidos no âmago do problema, essa reflexão leva a desafios que possam ajudar a diminuir a ausência do aluno EJA na sala de aula, como: rever a metodologia e o processo avaliativo utilizado na prática pedagógica dessa modalidade de ensino, promover formação continuada para os professores, provocando-os à pesquisa. Os resultados apontam para a necessidade de gestores das instituições de ensino formular estratégias para suprimir a evasão escolar principalmente nas turmas de EJA, pois o fracasso escolar atribuído ao aluno está camuflado nos fatores socioeconômico e politica pública educacional. Na tentativa de erradicar a evasão escolar são necessárias transformações racionais e pertinentes à realidade do educando.Item Evasão escolar na EJA: estigma ou desafio das escolas públicas?(2016) Peres, Gleyce Marinho Barreto; Parreira, Artur, orient.Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa que pretendeu conhecer os principais causadores da infrequência e posterior evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos no município de São Gonçalo (RJ) e também, as estratégias implementadas por duas escolas dessa rede no enfrentamento do problema. Buscou-se investigar os seguintes fatores geradores da evasão: o modelo de educação que privilegia a mera recepção de conteúdos, o currículo desassociado da realidade do alunado adulto, a avaliação (prova) como único meio, classificatório e excludente, além da questão relativa ao horário de ocupação profissional que incide sob o horário escolar de EJA. Como pano de fundo, procurou-se ainda conhecer o envolvimento não só dos educadores, mas de toda a comunidade escolar, no desenvolvimento de relações interpessoais que possibilitam a criação de vínculos de amizade e respeito mútuo entre os envolvidos no processo educativo, de tal forma que, vêm contribuindo de maneira relevante e perceptível para a permanência de diversos alunos adultos do ensino noturno, do início ao término do curso, nas Unidades escolares investigadas. A pesquisa empírica desenvolvida, de cunho qualitativo e exploratório, utilizou-se de entrevistas semiestruturadas, questionário e levantamento de dados estatísticos da evasão nos anos de 2012-2013, junto às secretarias das escolas e à Secretaria Municipal de São Gonçalo. A amostra consistiu em um total de 11 entrevistas (7 alunos evadidos, 3 professoras e 1 coordenadora geral da EJA do município referido) e aplicação de questionário a 180 alunos frequentadores da EJA. Não surgiu qualquer pretensão de se alcançar proporcionalidade na amostra, mas sim, fazer um recorte do campo educacional brasileiro, a fim de levantar elementos qualitativos que fundamente a discussão do tema, compondo um rol de matrizes representacionais e explicativas desse fenômeno social. Ao proceder á análise dos dados, conjugou-se as perspectivas teóricas com os dados da pesquisa. Os resultados desse estudo mostram que há algumas falhas por parte dos administradores municipais e das instituições de ensino pesquisadas, no sentido de formular estratégias para a erradicação da evasão escolar, ou pelo menos, a diminuição do fenômeno. Percebe-se pouca preocupação e engajamento dos gestores responsáveis em buscar soluções para a questão. Torna-se necessário reavaliar todas as estratégias (ações) desenvolvidas até aqui, mantendo as que estão dando certo e planejando novas no sentido de enfrentar o problema, uma vez que, essas ações não tem sido eficazes, pois a cada ano o fenômeno se repete. O estudo aponta que os principais motivos de contribuição para a manutenção deste fenômeno são: exclusão na escola, inadequação do sistema de ensino e fenômeno político macrossocial, por exemplo, a pressão do trabalho sobre os alunos. Os profissionais de educação sinalizam que a “resolução” do problema depende, ainda, de aspectos ligados à política de educação em sentido local e geral.Item Evasão escolar no ensino fundamental : a concepção de egressos do projovem urbano em Carmópolis/SE : um estudo de caso(2012) Borja, Izabel Maria França de Souza; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.A presente pesquisa objetivou, a partir da percepção dos egressos do ProJovem Urbano, do Município de Carmópolis/Sergipe, compreender as razões que levam o aluno à evasão escolar, depois de aderir a um programa educacional. Tendo em atenção o objetivo desse trabalho, que era o de investigar a evasão em programas educacionais, a estratégia de pesquisa selecionada, foi o estudo de caso, exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. A coleta de dados constituiu-se de entrevistas semi estruturadas, realizadas com 20 egressos e 07 professores do programa educacional de governo, ProJovem Urbano, que teve início em abril de 2009 e encerramento em Outubro de 2010, realizado no Município de Carmópolis, Estado de Sergipe/Brasil. Os resultados obtidos permitiram apontar que fatores, enquadrados em três grandes categorias: contexto familiar, contexto social e contexto escolar concorreram para que o estudante interrompesse ou abandonasse sua vida acadêmica. Os dados coletados possibilitaram, também, considerações acerca do conceito de evasão e dos procedimentos utilizados para a investigação desse fenômeno. Buscou-se, em especial, oferecer subsídios para uma reflexão crítica, a respeito dos programas educacionais de governo, criados com o objetivo de facilitar e estimular o ingresso ou o retorno do indivíduo ao ambiente educacional, mas não são suficientes para amenizar as taxas de fracasso ou evasão escolar.Item A evasão escolar numa universidade pública, no interior do Paraná : estudo de caso(2018) Nairne, Simone Soares; Sanches, Isabel Rodrigues, orient.A evasão escolar é muito mais do que um simples desligamento do aluno e da Instituição à qual está vinculado. É um dos principais problemas educacionais, pois é considerada como a perda de aluno. Esta perda gera graves consequências nas esferas sociais, económicas e académicas, causando sérios transtornos ao desenvolvimento do sujeito e, de maneira mais ampla, ao desenvolvimento da sociedade. O presente trabalho busca responder à questão que tem gerado angústias e inquietações nos profissionais envolvidos: por que os alunos abandonam os seus cursos? Assim, procurou-se descrever e analisar tal fenómeno nas turmas de cinco cursos de graduação ofertados no Campus, com os alunos evadidos que ingressaram nos anos de 2014 e 2015 e que evadiram até o final do ano de 2017. É uma pesquisa descritiva e analítica cujo desenvolvimento se deu a partir da análise de documentos e de inquérito por questionário aos alunos evadidos. Os dados obtidos com a pesquisa revelam que a causa “Reprovações Constantes” foi apontada por 41.5% dos sujeitos respondentes ao questionário como determinante para a evasão. Os elementos evidenciados aqui indicam para a necessidade dos gestores criarem um sistema identificador do problema, que seja competitivo no intuito de manter estes alunos na Instituição, tendo em vista que grande parte dos evadidos continua a estudar em outras Instituições e os que estão fora do sistema, pretendem retomar os estudos.Item Percursos escolares dos sujeitos do Projovem Urbano : percepção sobre os motivos da evasão no município de Linhares, Espírito Santo/Brasil(2021) Cupertino, Poliana Hofman de Souza; Sousa, Óscar Conceição de, orient.A presente pesquisa buscou analisar os motivos que contribuíram para o ingresso e as razões do abandono escolar recorrente dos jovens do Projovem Urbano no Município de Linhares, Espírito Santo/Brasil. Para tanto, com base na metodologia qualitativa foram realizadas entrevistas semiestruturadas a 15 estudantes evadidos do Projovem Urbano no Município de Linhares, Espírito Santo. Os resultados revelaram um cenário com trajetórias escolares descontínuas, uma vez que, foram interrompidos pela necessidade de trabalhar, motivo citado pelos alunos como sendo o principal pelo abandono escolar anterior e posterior ao ingresso no Projovem Urbano. Além do trabalho, outros motivos foram citados pelos entrevistados que em seus pontos de vista foram determinantes, tais como, a necessidade de ir morar em outro bairro, a proibição do companheiro em prosseguir com o curso, a carga horária longa do curso, como também, a falta de força de vontade, a separação, problemas particulares, curso distante e perigoso e filho pequeno. Sobre os motivos do regresso escolar, os jovens citaram a conclusão do ensino fundamental, da qualificação profissional, da oportunidade de conseguir um emprego melhor e ainda pela oportunidade de aprender e adquirir conhecimento. Em síntese, o estudo evidenciou que a evasão escolar revela em sua face, desigualdades e incertezas vivenciadas pelas juventudes tendo em vista que estes sujeitos são excluídos do processo de ensino e aprendizagem devido suas condições de vida, que lhes privam da oportunidade de ascenderem socialmente.Item Problemática da evasão escolar na educação de jovens e adultos (EJA) da unidade de educação básica alberto pinheiro em São Luís – Maranhão(2013) Fontoura, Júlio César Silva; Reinaldo, Telma Bonifácio dos Santos, orient.Estudo sobre a problemática da Evasão Escolar na Educação de Jovens e Adultos – EJA da Unidade de Educação Básica Alberto Pinheiro em São Luís – Maranhão. Fundamenta-se na análise da literatura sobre as políticas de Educação de Jovens e Adultos no Brasil, no estado da arte sobre a evasão escolar desse segmento de ensino e ainda na análise dos documentos escolares, relatórios e atas de avaliação, que subsidiaram esta investigação. Aplicaram-se questionários e entrevistas, além de pesquisa de campo através da observação direta. Os sujeitos investigados foram os ex-alunos evadidos, professores e pedagogos desse segmento de ensino. A pesquisa indicou que nesse segmento da EJA existe um percentual consistente de evasão escolar, cujas causas vão desde a necessidade de trabalhar até a baixa escolaridade da família. Os resultados mostram o perfil de uma clientela que em sua maioria deseja estudar, mas é impelida a se evadir por diversos motivos, como: a falta de tempo, distância entre o domicílio e a escola, gravidez precoce e despreparo dos professores que atuam nessa modalidade de ensino. Conclui-se que existe a necessidade de melhora das condições físicas e estruturais da oferta da EJA, o que compreende a valorização do professor e as condições materiais da escola.