Percorrer por autor "Rocha, Leonardo Manuel das Neves, orient."
A mostrar 1 - 20 de 38
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Análise da prática pedagógica do Professor de Ensino Superior(2012) Lopes, Maria do Socorro Nóbrega; Rocha, Leonardo Manuel das Neves, orient.Esta pesquisa objetivou investigar a compreensão da prática pedagógica e a necessidade de formação dos docentes de uma Instituição de Ensino Superior privada, identificando as práticas pedagógicas docentes a partir de como o professor de ensino superior ministra suas aulas e como avalia, destacando as perspectivas que o professor de ensino superior aspira no dia a dia, apontando as dificuldades bem como os desencantos sofridos pelos professores no âmbito do ensino superior. O trabalho processa-se a partir de um estudo pautado no referencial de uma pesquisa teórica, seguida de uma pesquisa de campo e realizada com professores escolhidos de forma aleatória de uma Instituição de Ensino Superior de caráter privado, localizada na região do sertão da Paraíba, no Brasil, tendo como população pesquisada trinta e seis professores dos Cursos de Direito e Fisioterapia, consultados através de um inquérito por questionário, contendo dezoito questões que, ao serem analisadas, propiciaram reflexões importantes, mostrando, a partir desses resultados, como se dá a natureza da prática nessa Instituição de Ensino Superior, dessa região, seus sonhos e problemas. Aponta, também, a necessidade do docente de nível superior buscar novos caminhos para superar as dificuldades, pautando-se na ética e no respeito às diferenças, sempre reconstruindo os conhecimentos na busca constante do fazer pedagógico eficaz.Item Análise da relação entre o esporte e desempenho escolar : um estudo de caso(2017) Carvalho, Rosiméria Maria Braga de; Rocha, Leonardo Manuel das Neves, orient.A pesquisa resulta da necessidade de compreender a relação entre o esporte e desempenho escolar, destacando os fatores relacionados aos aspectos de organização desse processo por parte da instituição, de professores, técnicos e alunos, contextualizando o esporte, mediante dados histórico-conceituais. Analisa-se como os alunos/atletas que conciliam a sua rotina de treinamento esportivo com a escolarização básica conseguem sucesso escolar em relação aos alunos que participam apenas das aulas de Educação Física na Escola da rede Estadual Centro de Ensino Barbosa de Godóis da cidade de São Luís, Estado do Maranhão. Três pressupostos básicos e fundamentais funcionam como balizas de orientação e de observação teórica: (i) a relação entre prática esportiva competitiva e desempenho escolar; (ii) o processo de escolarização dos alunos/atletas pertencentes às equipes desportivas e a sua formação básica; (iii) as principais dificuldades dos alunos/atletas na conciliação Desporto e na sua Formação, como estudantes. Neste contexto de pressupostos, insere-se o trabalho na perspectiva de uma pesquisa de campo, de caráter Exploratório, predominantemente qualitativa, descritiva e documental. Realizada por meio de questionários, análise de documentos e observação do campo investigado. Os resultados demonstraram que os alunos-atletas não encontraram dificuldades em conciliar a prática esportiva como os estudos.Item Análise de Ensino de Educação Física no 1º ciclo, comparando Professores generalistas e especialistas(2011) Dias, Valter André Raposo; Rocha, Leonardo Manuel das Neves, orient.Este estudo teve como objectivo analisar se a área de formação do professor que lecciona Educação Física no 1.º Ciclo do Ensino Básico – professores licenciados em Educação Física e Desporto, designados por professores especialistas e professores licenciados em Educação Básica, denominados por professores generalistas – interfere com o número de alunos em empenhamento motor. Assim, foram filmadas oito aulas, duas por cada professor, em duas Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho, situadas na freguesia de Sacavém. A amostra foi constituída por quatro professores (dois licenciados em Educação Básica e dois licenciados em Educação Física e Desporto) e por 36 alunos pertencentes a duas turmas do 4.º ano. Como sistema de observação foi utilizado o Planned Activity Check, de Siedentop. A realização do estudo em questão permitiu concluir que a média de alunos em empenhamento motor por minuto foi maior nas aulas de Actividade Física e Desportiva, leccionadas pelos professores especialistas.Item Atividade física na promoção de estilos de vida ativos(2012) Melo, Mónica Joana Borges Ferreira de; Rocha, Leonardo Manuel das Neves, orient.Com o presente estudo pretendeu-se conhecer e caraterizar os hábitos de prática de atividade física de 177 jovens, 92 rapazes e 85 raparigas, dos 6º e 8º anos de escolaridade, com idades dos 11 aos 17 anos, correspondendo a uma média de idades de 12,64, do concelho de Lagoa - Algarve. Na recolha dos dados foi utilizado um questionário sobre os estilos de vida dos jovens. Dos resultados obtidos poderemos concluir que falar com os amigos, ver TV ou vídeo, ouvir música e fazer os trabalhos de casa são as atividades de lazer preferidas, que 87,7% se envolve em atividades físicas informais e 34,4% em atividades físicas formais. Os rapazes apresentam índices de prática de atividade física superior às raparigas. As modalidades desportivas mais praticadas são o futebol e os desportos de raquete. Facto relevante é que quase metade da amostra participa nos núcleos/equipas do desporto escolar. A forma física e fatores sociais são as razões mais apontadas para a prática de atividade física. A existência de coisas mais interessantes, ou a falta de jeito, são apresentadas como justificação para a não prática. 9,4% indica não se sentirem de boa saúde.Item Avaliação participativa: o que pensam professores e alunos(2015) Pereira, Maria do Socorro de Moura; Rocha, Leonardo Manuel das Neves, orient.A dissertação que ora se busca resumir tem como tema avaliação participativa: o que pensam professores e alunos. Objetivou-se com este estudo investigar os impedimentos que levam os alunos a não participarem como sujeitos ativos do processo de avaliação. Tal estudo teve como metodologia a pesquisa de campo, dentro de uma proposta qualitativa e quantitativa. A coleta de dados quantitativos aconteceu por meio de um questionário para os alunos, e uma entrevista semiestruturada para os professores. Os resultados apontam que esses jovens assumem uma postura de passividade, quietação e até comodismo diante de seu processo de construção do saber, e nele é possível incluir a avaliação que fazem sobre sua aprendizagem. Os instrumentos de avaliação são pensados exclusivamente pelo professor, e o seu uso, mesmo que diversificado, não efetiva a avaliação participativa. Concluiu-se a respeito do que pensam os professores, que alguns não têm claro o conceito de avaliação, nem pensam na possibilidade do discente participar do processo avaliativo, inibindo assim a uma nova forma de vivenciar a avaliação.Item Concepções dos professores do 1ºciclo do ensino básico sobre a educação física neste nível de ensino(2011) Tomé, Susana Margarida de Oliveira Machado; Rocha, Leonardo Manuel das Neves, orient.Reconhecidas as principais razões que justificam a importância da Educação Física no desenvolvimento das crianças e tendo em atenção que esta é uma área que compõe o currículo de todos os alunos do 1º ao 12 º ano de escolaridade é com preocupação vemos uma realidade longe de ser o desejável no 1ºCiclo do Ensino Básico. Considerando o papel fundamental do professor do 1º Ciclo do Ensino Básico na aplicação do currículo pretendemos perceber como a Educação Física é entendida por estes agentes de ensino. O presente estudo analisa as concepções de Educação Física dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico na linha de investigação do Pensamento do Professor. Foram tratados e analisados os dados de 49 questionários e de 4 entrevistas tentando descortinar a forma como o professor ajuíza e intervém na área curricular de Expressão e Educação Físico-Motora. Os resultados apontam para a existência de diferentes concepções sobre a Educação Física. Apenas 28,6% dos professores revelam ter ‘melhor’ concepção sobre a Educação Física no 1ºCiclo do Ensino Básico enquanto a grande maioria dos professores enquadra-se no grupo da ‘pior’ concepção sobre a Educação Física neste nível de ensino, colocando esta área à margem do currículo.Item Condições de trabalho do professor de educação básica e a qualidade do ensino na rede pública(2016) Santos, Alexsandra de Almeida ; Rocha, Leonardo Manuel das Neves, orient.Este trabalho teve como objetivo principal analisar a influência das condições de trabalho do professor da Educação Básica na promoção de um ensino de qualidade na Escola Pública. Tendo em atenção os objetivos propostos para este estudo, optou-se por realizar uma investigação de abordagem mista (quali-quantitativa), utilizando um questionário com questões abertas e fechadas. Foram selecionados, para esta pesquisa, trinta professores de uma instituição de ensino localizada no município de Propriá/SE. Para identificar aspectos relacionados ao ambiente escolar que apresentam impacto na atividade docente, realizou-se uma análise das condições de trabalho e formação dos professores. A investigação lançou um olhar sobre os fatores que afetam esse trabalho e, consequentemente, a qualidade do ensino ofertado, destacando o modo como os docentes manifestam sua consciência crítica sobre as necessidades de mudança no espaço escolar. Os resultados do estudo reforçam a perspectiva de que existe uma relação diretamente proporcional: quanto melhores as condições de trabalho, mais qualidade no ensino. Chega-se, portanto, à conclusão que, para que os alunos realizem mais plenamente seus estudos, torna-se imprescindível que tenham condições materiais adequadas, professores bem formados, com boas condições de trabalho, infraestrutura na escola e materiais didáticos adequados para a construção de um ensino de qualidade.Item Conhecimento dos níveis de aptidão física e interesse pela prática da atividade física em adolescentes dos dois gêneros(2019) Souza, Gleide Sandra Oliveira; Rocha, Leonardo Manuel das Neves, orient.O presente trabalho teve como objetivo analisar o impacto do conhecimento do nível de aptidão física em alunos do gênero masculino e feminino no interesse pela prática da atividade física e na promoção da sua saúde. O trabalho caracterizou-se como pesquisa, os sujeitos são constituídos por 70 alunos de uma escola pública, sendo estratificado proporcionalmente, 35 do sexo feminino e 35 do sexo masculino com idade entre 16 e 17 anos, matriculados na 12ª classe do ensino secundário, no município de Ribeira do Pombal – BA. O instrumento utilizado foi a aplicação de uma bateria de testes compostos por: massa corpórea; estatura; composição corporal; medidas de força e resistência muscular; flexibilidade e capacidade aeróbica, proposto por Fontoura (2008) para avaliação de aptidão física relacionado à saúde na escola, além de questionário em anexo (1) (adaptado de Marques et al, 2015) para verificar o efeito do conhecimento do nível de aptidão física no gosto dos alunos pela prática da atividade física e sua influência na saúde. Os resultados apontaram em análise geral dos gêneros que há diferença entre alunas e alunos nos níveis de aptidão física que reflete no interesse pela pratica de atividade física. Portanto, esses dados indicam que é de extrema importância que trabalhos de orientação e incentivo à atividade física sejam utilizados nas aulas de educação física, mediados pela concepção da promoção da saúde, fazendo com que, dessa forma, os escolares passem a adotar um estilo de vida mais ativo fisicamente, e que sirva de incentivo aos demais escolares para que mantenham ou até melhorem seus padrões de aptidão física. A pesquisa apresenta como suporte teórico Mattos, Guimarães, Nahas, Vilarta, entre outros, como uma possibilidade de se pensar a escola como um espaço para promover saúde.Item Conhecimentos sobre aptidão e condição física, sua relação com o estilo de vida ativo(2012) Santos, José Joaquim Gonçalves de Sousa; Rocha, Leonardo Manuel das Neves, orient.O estilo de vida ativo está associado à saúde e ao bem-estar, facto que tem valorizado o papel da atividade física, no conjunto dos comportamentos promotores de um estilo de vida saudável. A disciplina de Educação Física assume-se como um instrumento fundamental na transmissão de conhecimentos promotores de estilos de vida ativos e saudáveis. O objetivo geral deste estudo foi caracterizar o estilo de vida ativo dos alunos, considerando o grau de conhecimento que estes manifestam, sobre condição e aptidão física. A amostra foi composta por 129 alunos dos 10º,11º e 12º anos, de ambos os géneros, da área de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária de Silves. Os resultados do estudo revelam que os conhecimentos dos alunos sobre condição e aptidão física não influenciam a sua prática de atividade física. Apenas 4 em cada 10 alunos são suficientemente ativos. Os rapazes são mais ativos que as raparigas e a prática de atividade física decresce do 10º para o 12º ano. Os alunos apresentam um bom nível de conhecimento sobre aptidão e condição física, as raparigas registaram uma melhor pontuação média que os rapazes e os alunos do 12º ano têm mais conhecimentos que os restantes.Item Contribuição da formação contínua para uma prática reflexiva – o que pensam os professores(2015) Araújo, Maria Gisélia Brandão; Rocha, Leonardo Manuel das Neves, orient.O estudo partiu da relevância do tema da reflexão docente no pensamento pedagógico mais recente e do pressuposto de que a formação contínua contribui para uma prática reflexiva e que a mesma é potencializadora tanto de revisões e mudanças qualitativas na prática pedagógica quanto no perfil profissional do docente. Diante das transformações ocorridas no mundo contemporâneo, a formação do professor reflexivo aparece como contributo a formação contínua e começa a aparecer nas práticas pedagógicas, ainda que timidamente. A observação da prática pedagógica de professores no cotidiano mostraram as insatisfações dos professores quanto à ausência de práticas reflexivas no processo ensino-aprendizagem além de muitos questionamentos sobre as condições de trabalho e as exigências a que são submetidos nos dias atuais, entre outras questões que demandam considerações mais elaboradas como a dicotomia entre a teoria e a prática. Utilizamos um estudo de caso, com uma abordagem qualitativa utilizando-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2002) cujo objetivo é analisar o papel da Formação Contínua na prática reflexiva de professores de uma escola pública estadual do Estado da Paraíba. Outro aspecto relevante dessa pesquisa é contribuir para novas discussões sobre a identidade do professor como sujeito crítico reflexivo, que confere qualidade à profissão docente. Concluímos que a maioria dos participantes dessa pesquisa é do sexo feminino, têm mais de 41 anos e contrato de prestação de serviço [não efetivos do quadro de professores do Estado]. Afirmam ainda que não existem Formações Contínuas frequentes na escola, mas que participam com entusiasmo por considerarem importante para a melhoria do trabalho na escola, crescimento profissional, atualização e interação profissional com os pares.Item Contribuição para um estudo sobre a utilização das metas de aprendizagem ; na escola e no trabalho dos professores(2011) Belo, Ana Margarida de Carvalho; Rocha, Leonardo Manuel das Neves, orient.As Metas de Aprendizagem (MA) surgem em 2009 como o culminar de várias reformas curriculares, feitas avulsamente e com pouca articulação entre si. Sendo facultativas até 2013, este seria o momento ideal indagar se os professores de Educação Física as conhecem, o que pensam sobre elas, como as integram no seu planeamento individual / de grupo, o que se constitui como objectivo do estudo. Sendo um instrumento de Desenvolvimento Curricular multifacetado, apoiámo-nos numa Literatura que, para além de uma breve contextualização histórica, abordasse três áreas nucleares: as próprias Metas de Aprendizagem, o Planeamento e a Avaliação. Para concretizar os objectivos, foi testado e aplicado um questionário a 45 indivíduos, distribuído aleatoriamente, e cujas respostas foram sujeitas a tratamento estatístico. Não sendo uma amostra representativa, logo, impassível de extrapolação, obtiveram-se as seguintes conclusões: a maioria dos professores conhece e concorda com o documento; a maioria dos 33 indivíduos que conheciam as MA, revelou uma posição crítica muito positiva referindo como vantagens o apoio ao currículo e a uniformização do ensino, afirmou usar as MA no seu planeamento individual / grupo e manifestou-se unanimemente satisfeito com a sua aplicação. Os discordantes focam-se mais em questões de princípio do que na organização do documento.Item As contribuições da leitura para as práticas pedagógicas dos docentes do ensino superior em São Luís-MA(2013) Cruz, Maria do Socorro Côrrea da; Rocha, Leonardo Manuel das Neves, orient.O principal objetivo desta investigação empírica fundamenta-se na questão da história das práticas de leitura na trajetória profissional dos docentes do ensino superior e a contribuição dessa leitura para as práticas pedagógicas em sala de aula. A metodologia consiste em uma pesquisa empírica realizada com aplicação de questionários com 34 docentes de ambos os sexos e faixa etária diversas de duas instituições de ensino superior na cidade de São Luís-MA. Os resultados obtidos apontam que durante formação profissional, os entrevistados adquiriram seus materiais bibliográficos, por meio dos professores e bibliotecas. Constatou-se que houve contribuição da leitura dos materiais bibliográficos que leram durante a formação profissional para a prática em sala de aula, dos 47% investigados apontaram que alguns materiais lidos tiveram contribuição em sua prática em sala de aula. Outros (29%) responderam que às vezes esses materiais lidos contribuem em sua prática, porém, 18% dos investigados responderam que todos os materiais lidos contribuem na sua prática pedagógica em sala de aula. Somente 6% dos investigados responderam que os materiais lidos não têm nenhuma contribuição ou significância em sua prática em sala de aula. Assim constatou-se que somente alguns materiais bibliográficos têm contribuição em sua prática em sala de aula.Item Contribuições das tecnologias da informação e comunicação na ação educativa(2015) Ramos, Moisés Rodrigues; Rocha, Leonardo Manuel das Neves, orient.É sabido que as novas TIC’s vêm se tornando, de forma crescente, importantes instrumentos de nossa cultura e sua utilização um meio concreto de inclusão e interação no mundo. Mas, como tem sido a inserção das TIC’s na escola? Como os professores têm se posicionado em uma sociedade marcadamente tecnológica? Diante do exposto, o objetivo deste estudo é analisar usos e contributos das TIC’s na atividade docente de professores de escolas públicas. Para tanto, foi realizado um estudo de campo que contou com a participação de professores de Escolas Públicas de Patos – PB. Os principais resultados indicaram que os professores encontram dificuldades para trabalharem com as TIC’s em sala de aula, principalmente por falta de formação para uso das ferramentas tecnológicas no contexto pedagógico, falta de estrutura e motivação. Em contrapartida, as TIC’s ocasionam melhorias em termos de proporcionar aulas mais atraentes e a motivação de alunos para ampliação dos conhecimentos. Assim, foi possível concluir que a escola precisa viabilizar o processo de formação e capacitação do corpo docente, bem como equipar e manter em funcionamento as ferramentas disponibilizadas para uso pedagógico e dos alunos.Item Corpo e escrita: a grafomotricidade na educação infantil(2013) Demeda, Clenice Teresinha Favero; Rocha, Leonardo Manuel das Neves, orient.A dissertação “Corpo e escrita: a grafomotricidade na educação infantil” tem por objeto de estudo o desenvolvimento psicomotor e a grafomotricidade sendo essa um dos aspectos preponderantes para à aquisição da escrita. Para tanto, contou-se com um grupo de seis crianças na faixa etária entre 5 e 6 anos de idade integrantes do nível V da educação infantil. A investigação recorreu aos princípios da pesquisa participante nos conformes da abordagem qualitativa, na qual se pode observar e acompanhar o desempenho psicomotor das crianças através da relação teoria/prática da psicomotricidade. Assim, foi possível entender a complexidade que envolve corpo, desenvolvimento psicomotor, cognição e psique como princípios que unificam o ser humano, possibilitando à criança apropriar-se das aquisições psicomotoras, principalmente a grafomotricidade. A abordagem teve como referencial teórico as obras de Acouturie (2007), Boscaini(1998), Fonseca (2008), Levin (2002), Le Boulch (2001), Ferreira(2008) , Piaget(1973), Oliveira (2010) Kramer (2009), Vygotsky (1996), entre outros. Com esse cenário, podem-se apresentar três pontos fundamentais: o princípio da educação infantil no Brasil, corpo e desenvolvimento psicomotor como pressuposto da grafomotricidade, escrita e aprendizagem a partir da concepção da psicomotricidade e da educação e seus efeitos no desenvolvimento infantil. Através dos recursos metodológicos da psicomotriciade pudemos constatar que ocorreu evolução no desenvolvimento psicomotor e grafomotor das crianças colaboradoras.Item Crenças dos pais e alunos relativamente à actividade física desportiva no 1º CEB(2011) Vaz, Joana Isabel Gonçalves; Rocha, Leonardo Manuel das Neves, orient.Com o presente estudo pretende-se analisar as crenças, expectativas dos pais e alunos relativamente à Actividade Física Desportiva, de forma a saber qual o objectivo e a importância que dão a esta. Com esse objectivo constituiu-se uma amostra de 114 alunos do 4ºano de escolaridade, 52 do género feminino e 62 do género masculino, com idades compreendidas entre os 9 e os 12 anos, bem como 114 Encarregados de Educação, 79 mães, 31 pais e 4 com outro grau de parentesco, com idades compreendidas entre os 19 e os 50 anos. Foram utilizados como instrumentos para a recolha de dados, dois tipos de questionários, um direccionado aos alunos e outro aos Encarregados de Educação, em que os respectivos dados foram tratados estatisticamente através do programa informático EZanalyze versão 3.0 para o Windows e do SPSS. A conclusão deste estudo é que ambos os grupos de sujeitos, Encarregados de Educação e alunos têm uma atitude positiva relativamente à AFD, no qual só num aspecto analisado, posição da AFD, que não se verificou uma concordância significativa entre os dois.Item A educação continuada para a enfermagem : motivações e dificuldades(2013) Baldoino, Luciana Stanford; Rocha, Leonardo Manuel das Neves, orient.Para a compreensão do fenômeno da educação continuada na docência na graduação de enfermagem, foi desenvolvido um estudo do tipo exploratório-descritivo com abordagem quantitativa em que se buscou estudar as razões que motivam e as dificuldades dos docentes do Curso de Enfermagem da docência do ensino superior da Faculdade Aliança no desenvolvimento de sua educação continuada no município de Teresina-PI. Fizeram parte deste estudo: 24 docentes da citada instituição e com a mesma formação na graduação de enfermagem e tendo a faixa etária entre 25 a 53 anos e todos pertencentes ao curso de graduação de enfermagem, sendo que o instrumento utilizado para produção dos dados foi um questionário, em que 100% dos docentes responderam a este questionário. O mesmo foi construído e fundamentado tendo base no quadro teórico desta pesquisa, seguindo o roteiro previamente estabelecido. Os dados foram analisados e articulados ao referencial teórico a partir dos questionários aplicados nesse estudo. Constatou - se nesta pesquisa que os docentes, têm várias dificuldades na prática ao realizar sua educação continuada. Seja pela falta de tempo, liberação da instituição a qual está vinculada, pela questão financeira e por outros motivos. Portanto, ao concluir este estudo todos os objetivos foram alcançados, e que os docentes de enfermagem tenham subsídios científicos no desenvolvimento do cotidiano de sua vida profissional de modo a valorizar essas ações e reconhecer esse processo como diferencial, priorizando a aquisição de novos conhecimentos, sejam no desenvolvimento de sua educação continuada, permanente através de cursos on-line, pós-graduações (especializações), mestrado, doutorado e pós-doutorado e que possa contribuir para a melhoria de suas ações quando estiverem atuando na docência do ensino superior da graduação de enfermagem quando forem por em prática em suas aulas teóricas e práticas nos hospitais ou clínicas quando forem repassar seus conhecimentos aos seus discentes do curso de graduação de enfermagem.Item Educação física e conhecimentos na promoção de estilos de vida ativos(2012) Martins, Carla Isabel Mourinho Sequeira; Rocha, Leonardo Manuel das Neves, orient.A atividade física e desportiva é fundamental para o desenvolvimento equilibrado dos adolescentes, devendo os hábitos de prática serem adquiridos precocemente, para que façam parte integrante do seu estilo de vida. O estudo teve como objetivo geral caracterizar o estilo de vida dos alunos da Escola Secundária de Silves, relacionando-o com os seus conhecimentos de aptidão física e condição física. A população é composta por 89 alunos que frequentavam o 12º ano da Escola Secundária de Silves, 21 rapazes e 68 raparigas. Os resultados revelam que a maioria dos alunos apresenta uma atitude favorável face às aulas de educação física. Estudando a prática da atividade física e desportiva formal e informal, verificámos que maioritariamente os alunos não acumulam a quantidade de prática diária recomendada, considerando-se pouco ativos ou sedentários, sendo os rapazes mais ativos do que as raparigas. Verificámos grande debilidade dos conhecimentos nas questões relacionadas com as recomendações de prática, benefícios para a saúde associados a um estilo de vida ativo e perigos associados à inatividade física. Não há diferenças significativas entre os conhecimentos dos rapazes e os das raparigas. Não há diferenças significativas entre conhecimentos e estilo de vida. Há uma correlação fraca entre prática da atividade física formal e conhecimentos.Item Educação física na promoção da saúde: concepções e práticas dos professores da rede municipal de Aracaju(2010) Oliveira, Marcone Conceição de; Rocha, Leonardo Manuel das Neves, orient.O presente estudo teve como objetivo analisar as concepções e práticas pedagógicas dos professores de Educação Física da Rede municipal de Aracaju. Para tal, destaca-se nessa pesquisa, o papel da disciplina Educação Física para a promoção da saúde, numa abordagem voltada para a Saúde Renovada, ou seja, para a introdução da educação da saúde para os alunos integrantes das séries iniciais e ensino fundamental, dado os inúmeros casos de sedentarismo, em decorrência dos avanços tecnológicos e a ingestão de produtos industrializados. Portanto, todos esses aspectos, não se referem ao objetivo geral da Educação Física nas escolas, e sim, a importância da concepção da saúde renovada como componente imprescindível no processo de ensino e aprendizagem da disciplina para o alunado. Através dos resultados obtidos na pesquisa e nas análises de dados, constatou-se que os docentes aplicavam em suas práticas educacionais várias abordagens pedagógicas referentes à área de atuação da Educação Física escolar.Item Educação profissional na prevenção de doenças osteomusculares de trabalhadores do processo produtivo(2018) Frazão, Romero Sales; Rocha, Leonardo Manuel das Neves, orient.O homem, notrabalho,sofre influência de fatores impactantesno seu processo saúde-doença, ocasionandoinsatisfação quanto às atividades desempenhadas em seu posto laboral, contribuindo para o adoecimento. ALER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) tem grande importância dentre os adoecimentos ocupacionais, acometendo indivíduos, em plena fase produtiva, sendo a mais frequente causa de afastamento do trabalho no mundo. A educação surge, portanto, para intervir crítica e conscientemente no mundo, conscientizando o trabalhador de seu papel social como agente de transformações. Este estudo teve por objetivo verificarse aeducação profissionalpode contribuir paraa prevenção deLER/DORT em trabalhadores de uma Indústria na Cidade de Campina Grande-PB. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas, mediante pesquisa quantitativa, buscando caracterizar o perfil dos trabalhadorescom LER/DORT, a partir doconhecimento que estestêm acerca do tema,e ainda relacionando seusgrausde instruçãocom a ocorrência destefenômeno,identificando práticas educativas aplicadas para a prevenção do adoecimento.Os resultados mostraram que a empresa oferece treinamentos ou palestrasobjetivandoprevenir o surgimento de LER/DORT segundo 53% dos participantes. Dentre estes, verificou-se que 85%acham satisfatóriasas orientações educativas de prevenção de LER/DORT.15% deste grupo relataram o contrário.Item O Ensino Médio Integrado: a superação do dualismo entre o ensino profissionalizante e o propedêutico(2014) Oliveira, Sirema Sâmia da Silva; Rocha, Leonardo Manuel das Neves, orient.Este trabalho tem como objetivo central verificar se o Ensino Médio Integrado (EMI) proporciona ao estudante a habilitação tanto para inserir-se dignamente no mundo do trabalho quanto para continuar os estudos no ensino superior. Busca ainda: a) compreender a articulação do ensino médio com a educação profissional técnica de nível médio, b) identificar o perfil do EMI, c) levantar dados sobre alunos egressos dessa modalidade de ensino que ingressaram no mercado profissional e/ou no ensino superior, além de d) analisar o dualismo entre o caráter propedêutico e a formação para o trabalho. A pesquisa sustenta-se na Sociologia da Educação e do Trabalho e analisa a evolução histórica do ensino médio no Brasil, assim como as leis que regulamentam esse nível de ensino. Os sujeitos da pesquisa foram o Diretor de Ensino Técnico, professores e alunos concludentes de cinco cursos do EMI em 2011, do Instituto Federal do Maranhão - IFMA. O recurso metodológico utilizado é o método misto, discutido por Sampieri, Callado & Lucio (2013), considerando as particularidades da pesquisa que não podem ser quantificáveis. Os resultados encontrados revelaram que há uma mudança de foco, pois a grande maioria ingressou no curso superior, havendo uma inversão na proposta do EMI.