Doutoramento em Museologia

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    O axé e a memória ancestral : espaços de memória em comunidades afroreligiosas no nordeste do Brasil
    (2023) Maia, Janaina Couvo Teixeira; Cunha, Marcelo Nascimento Bernardo da, orient.
    Este Trabalho apresenta considerações relativas aos espaços de memória em terreiros de Candomblé localizados no nos estados da Bahia e Sergipe, Brasil, com o objetivo de refletir sobre a sua formação, seu aspecto comunitário e suas particularidades. Discute sobre o conceito de comunidade entre os povos africanos e como este conceito está presente no campo das religiões afro-brasileiras. Analisa as relações entre as comunidades afro-religiosas e as políticas culturais, destacando os processos de surgimento dos espaços voltados à preservação da memória religiosa afro-brasileira. Por fim, apresenta uma reflexão sobre o surgimento dos espaços de memória em terreiros de Candomblé do Nordeste do Brasil, destacando suas particularidades e a relação com a comunidade afro religiosa. PALAVRAS-CHAVE: Museologia, Memória, Comunidade afro-religiosa, Ancestralidade.
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    Sociomuseologia no Museu Histórico de Frankfurt : cinema, participação e empoderamento
    (2023) Malchow, Erica de Abreu; Primo, Judite Santos, orient.
    A presente pesquisa museológica buscou compreender e questionar o museu com base na Escola de Pensamento da Sociomuseologia, a qual delineia atividades de cunho teórico e aplicado que pressupõem um fazer museológico atento e atuante sobre temas contemporâneos, pautado em uma postura não-neutra. Evocou-se igualmente determinadas práticas de Museologia Social brasileiras e, efetuou-se assim, um trabalho de campo no Museu Histórico de Frankfurt que objetivou trazer estas referências e contribuir à gama de métodos e formatos participativos da instituição destinados a abordar o tempo presente e incluir a pluralidade de perspectivas na busca de respaldo perante a sociedade. Igualmente servindo-se das práticas participativas já existentes na instituição, empreendeu-se ações diversas e três projetos principais que trataram de assuntos como a própria cidade, questões de gênero e migração. Nesta perspectiva, propôs-se a adição do cinema como ferramenta criativa na concepção e execução de processos de musealização participativos, no que se chamou de ‘imaginação cinemuseológica’. Recorreu-se, por fim, à reflexividade e aos depoimentos de participantes e colegas em que foram pontuados aspectos acerca da participação no museu, de como os projetos realizados complementaram sua atuação e do impacto sobre o empoderamento das pessoas implicadas, de acordo com sua percepção.
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    Infografia : subsídio para socialização da informação em museu
    (2023) Ghizzo, Idemar; Figurelli, Gabriela Ramos, orient.
    A presente pesquisa tem como tema principal a Comunicação Museológica, por meio do uso da Infografia. O Museu Municipal pesquisado localiza-se no município de Pedras Grandes, Sul de Santa Catarina – Brasil. Este projeto propôs a implantação de infográficos para verificar a sua utilização e eficácia ou não, na comunicação museológica. A partir de um diagnóstico, ações práticas e avaliação, pretendeu-se averiguar a possibilidade de seu emprego no Museu. A Infografia no espaço museológico almeja suprir uma das carências da comunicação nos museus, a acessibilidade informacional. Sua elaboração comunicativa buscou completar ou não essa deficiência comunicacional, auxiliando no atendimento a seus visitantes, estimulando-os para que percebessem o discurso presente na exposição a fim de criar significados, narrativas e relações.
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    Manancial missioneiro : a ancestralidade indígena e processos museológicos em São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul, Brasil
    (2023) Gondim, Vânia Lima; Britto, Clovis Carvalho, orient.
    A presente tese tem como objetivo compreender o contexto do processo museológico e as estratégias que originaram o atual Manancial Missioneiro, localizado em São Miguel das Missões, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Essa iniciativa museal é liderada por Valter Braga, que reuniu em sua residência uma coleção, transformando-a na Exposição Cultural Missioneira, reconstruiu espaços considerados sagrados e adaptou rituais que evocam a ancestralidade guarani. A pesquisa evidencia o lugar das ruínas e a conformação do paradigma jesuítico, as ações de patrimonialização e musealização que culminaram na criação do Museu das Missões e as leituras decoloniais que privilegiam a cosmovisão indígena. Por fim, analisa a trajetória do Manancial Missioneiro e as ações em prol do reconhecimento e da valorização da ancestralidade indígena, demonstrando os impactos da Nova Museologia e da Museologia Social, ao instaurar fissuras no pensamento museológico e promover desobediências epistêmicas marcadas pela decolonialidade. Por meio de revisão de literatura, análise documental e pesquisa de campo, apresenta os contornos de uma Museologia Indisciplinada, pautada nos referenciais das populações da região, com o intuito de evidenciar como esse processo contribuiu para valorizar referências culturais indígenas, reinventando espaços e mobilizando rituais. A tese demonstra como os processos museológicos podem ser utilizados como ressonância de práticas ancestrais e como espaço de disputa para o reconhecimento de identidades indígenas.
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    Entre paisagens : história local e comunicação museológica no nordeste paulista
    (2023) Lopes, Rodrigo Touso Dias; Figurelli, Gabriela Ramos, orient.
    A pesquisa consiste numa análise sobre o modo como os museus históricos da Região Imediata de Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo, Brasil, representam as diferentes populações migrantes em seus acervos e em suas comunicações museológicas. Foram analisados 16 museus históricos, presentes em 11 cidades do espaço selecionado. A pesquisa foi realizada de maneira quali-quantitativa, composta por observação direta, análise documental, realização de questionários e entrevistas. A hipótese é que os museus históricos da região selecionada não representam as populações que foram escravizadas na região no século XIX, bem como não representam os migrantes das regiões norte e nordeste do país em suas coleções e exposições permanentes, ainda que a região de Ribeirão Preto tenha atraído, ao longo dos dois séculos anteriores, milhares de pessoas para trabalhar no setor do café e, depois, da cana-de-açúcar. Como resultados, são apresentadas as ideias de “paisagem museal”, sintetizando o cenário dos museus na região, e “paisagem museológica”, sintetizando as comunicações museológicas produzidas pelos museus da região e apresentadas no contexto de seus processos de abertura em favor de suas comunidades.
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    Desenvolvimento de públicos em perspectiva sociomuseológica
    (2023) Silva, Leticia Fernandes Rodrigues da; Monteiro, Simone Flores, orient.
    Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a relação dos museus com o público enquanto um aspecto da gestão museológica, que foi ganhando importância ao longo do tempo. Várias transformações ocorreram desde que a abertura dos museus ao público foi amplamente difundida, no século XIX. Essas transformações resultaram em uma abordagem mais centrada no visitante, na qual o uso do conceito de Desenvolvimento de Públicos foi disseminado tanto na política cultural quanto nas práticas museais. No entanto, este conceito tem um significado bastante amplo e ambivalente e é frequentemente usado de forma acrítica. A dualidade e os dilemas em torno do conceito de Desenvolvimento de Públicos serão abordados a partir de uma perspectiva sociomuseológica em um estudo de caso de três museus brasileiros: Museu da República, Museu da Língua Portuguesa e Muquifu — Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos.
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    Educação museal e feminismos no Brasil : silenciamentos, estranhamentos e diálogos a partir de um olhar interseccional e decolonial
    (2023) Santos, Karlla Kamylla Passos dos; Wichers, Camila Azevedo de Moraes, orient.
    A presente tese tem por objetivo compreender as relações entre Educação Museal e feminismos interseccionais e decoloniais no Brasil. Tendo como hipótese que silenciamentos e estranhamentos têm marcado essa relação, mas que esses diálogos são possíveis e urgentes no campo da Sociomuseologia, principalmente. A tese justificou-se pela necessidade de investigar de forma aprofundada a Educação museal no Brasil, por meio de um viés feminista crítico. Em termos metodológicos, usei a bibliometria, de questionário online e a realização de entrevistas semiestruturadas, além da revisão bibliográfica e de análise de conteúdo com o material gerado pelas entrevistas. Parto de construções realizadas por Juliana Siqueira (2017; 2019), Catherine Walsh et al., (2018) e Camila Moraes Wichers (2018), entre outras. Como resultado observei o predomínio de mulheres como referências de disciplinas de Educação nas graduações em Museologia, porém, lemos mais autoras brancas e do eixo Rio de Janeiro-São Paulo. Por fim, os diálogos estabelecidos nas entrevistas revelam barreiras a serem enfrentadas por educadoras museais, sobretudo, quando se trata de mulheres com marcadores sociais da diferença que tendem a excluí-las como raça, classe, região e sexualidade, dentre outros.
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    As dimensões da cultura : a construção de políticas públicas a partir da sociomuseologia na República do Kiribati
    (2021) Murta, Marcelo Lages; Chagas, Mário de Souza, orient.
    Esta tese foi elaborada a partir das observações em torno do desenvolvimento da Política Nacional de Cultura da República do Kiribati, articulada pelo Museu Nacional do país junto a organismos regionais e internacionais. Para tanto, a investigação partiu de uma discussão teórica sobre as disputas pela cultura nas instituições locais e globais, com um trabalho analítico sobre documentos e normativas internacionais no âmbito da UNESCO, da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos pactos associados aos Direitos Econômicos, Sociais, Culturais, Civis e Políticos. A inserção da função social dos museus nas normativas internacionais foi observada a partir da Mesa de Santiago (1972), da formação do Movimento Internacional para uma Nova Museologia (MINOM), das suas bases intrinsecamente ligadas a experiências práticas e das declarações oriundas de diversos encontros internacionais que viriam a constituir o Programa Ibermuseus, com a Declaração de Salvador (2007), num processo que culminaria na Recomendação de 2015 da UNESCO. A museologia social e a sociomuseologia foram discutidas a partir de experiências ibero-americanas, observadas principalmente em Portugal e no Brasil. Com base em um entendimento amplo, de que a sociomuseologia e as políticas públicas coincidem na busca pela identificação de problemas e de soluções possíveis no tempo presente, foi empreendida uma pesquisa para o desenho da Política Nacional de Cultura da República de Kiribati a partir de um estudo etnográfico e de ações participativas com agentes envolvidos na área cultural no país.
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    As vozes do Museu Regional de São João del Rei
    (2021) Nunes, Rosiane da Silva; Moutinho, Mário Caneva, orient.
    Apresentamos um exercício de escuta do outro, ação-reflexão-ação coletiva e constante autoanálise. As vozes dos funcionários deram o tom, caminhos e encaminhamentos para um Museu com responsabilidade social, por meio delas realizamos o registro da história institucional e direcionamos as ações desenvolvidas entre 2015-2018. As narrações foram os principais elos de ligações entre passado, presente e vontade de futuro. Diversos olhares foram desvelados e a multiplicidade de experiências possibilitou ampliar a consciência acerca da organização. A história oral, pesquisa ação, empresa generativa e autoanálise objetivou trazer o público interno e externo nas ações museais, todos esses processos foram realizados por meio da educação libertadora e de uma museologia integrativa. Ouvindo e agindo conjuntamente o museu transformou-se numa grande ação educativa. Os funcionários passaram a ser agentes do desenvolvimento da instituição e contribuíram para a interação com a comunidade. As experiências transpassaram a todos os envolvidos nesses processos, trouxemos a perspectiva da Sociomuseologia para um museu federal e tradicional. Integrar público interno e externo nas ações museais, ampliar a capilaridade da instituição, sistematizar a história institucional e principalmente promover a inclusão social por meio da escuta e ação foram as bases norteadoras desse trabalho, no qual os funcionários protagonizaram esse documento histórico.
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    Modernização em museus: Museu Histórico Nacional e Museu Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro, Brasil)
    (2011) Guimaraens, Maria da Conceição Alves de; Moutinho, Mário Caneva, orient.
    A Tese verifica as ações da modernização de edifícios de museus do Centro do Rio de Janeiro, Brasil, observando as exigências contemporâneas de uso e de conservação das características formais identitárias. Configura-se a hipótese de que a proteção da ambiência arquitetônica e urbanística histórica é fator que contribuiu para o desenvolvimento e eficácia das atividades museológicas. Nesse contexto de exceção, os edifícios de museus de núcleos históricos são objetos de interesse, pois, além de identificar os usos e vocações pretéritas, estas construções contêm elementos formais e ambientais característicos das diferentes fases de constituição das cidades. As transformações dos principais espaços exteriores e interiores dos museus Histórico Nacional e Nacional de Belas Artes são estudadas com base em quadro referencial que articula as teorias patrimoniais, os fundamentos da Museologia Social e os temas de projeto de Arquitetura de Museus. As condições e resultados da modernização desses espaços museológicos estão verificadas e comparadas face aos conceitos da Museologia Social e à eficácia das prescrições preservacionistas inscritas em documentos emitidos em reuniões de organismos internacionais.
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    Museologia e africanidades : experiências museológicas de mulheres negras em museus afro-brasileiros
    (2021) Santos, Deborah Silva; Primo, Judite Santos, orient.
    No momento em que se discute a descolonização dos museus e a decolonialidade da Museologia esta investigação problematiza experiências de mulheres negras em museus comunitários afro-brasileiros buscando refletir a dimensão de raça e a interseccionalidade de gênero e raça na Museologia brasileira. A grande maioria das instituições museais brasileiras foram constituídas a partir das lógicas da modernidade/colonialidade e, se consagraram apresentando características eurocêntricas, colonizadoras, enciclopédicas, hierárquicas, preservando a cultura material da elite econômica e política e sub-representando as culturas indígenas e negra. Nesse processo, as mulheres negras nos museus aglutinaram a invisibilidade, o silenciamento e o apagamento dado aos negros e as mulheres de desumanização, de representação em imagens estereotipadas e hipersexualizadas congeladas no estigma da escravização. A partir dos pressupostos da Museologia Decolonial que trouxe para o primeiro plano a questão da raça e do racismo, a redução das injustiças e desigualdades, reforçou a participação comunitária e reconheceu novas práticas de preservação da memória, analisou-se museus comunitários afro-brasileiros em busca do protagonismo de mulheres negras; da desobediência epistêmica; do reconhecimento da raça como estrutural; da construção coletiva e da busca pelo fim das desigualdades. Em suma da luta por uma nova ordem mundial que tenha o museu como ferramenta de enfrentamento ao racismo, de promoção da igualdade racial e de empoderamento e desenvolvimento social.
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    A face da museologia social nos museus e processos museais amazônicos
    (2020) Silva, Lúcia das Graças Santana da; Pereira, Marcele Regina Nogueira, orient.
    A Face da Museologia Social nos Museus e Processo Museais Amazônicos é fruto da investigação do Doutorado de Sociomuseologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias da Cidade de Lisboa em Portugal realizado no período de 2009 a 2019. A temática da tese faz parte da linha de pesquisa Museologia e Patrimônios locais. O objetivo da pesquisa é uma discussão ampla sobre o processo de democratização dos museus da Amazônia Paraense tendo como viés a Museologia Social como um instrumento de decolonização e de resistência cultural de comunidades modernas e subalternizadas pela herança da colonialidade do poder, do ser e do ter na América Latina. A pesquisa é fruto de um trabalho de 10 anos (2008 a 2018) em três museus e um processo museal no Estado do Pará ao Norte do Brasil. A pesquisa se baseia na Museologia Social como campo do conhecimento comprometido com a “utilização do poder das memórias, do patrimônio e dos museus em favor das comunidades populares, dos povos indígenas, dos quilombolas e dos movimentos sociais” (Chagas & Gouveia, 2014, p.16). A metodologia tem caráter documental, etnográfico, processual e cartográfico. A pesquisa é fruto não somente das entrevistas coletadas nos municípios do Pará, mas também por meio de encontros, conversas em redes sociais, experiências museológicas com envolvimento de gestores culturais, participantes de museus, ativistas culturais, público não visitante de museus que por meio destes processos contribuíram para a construção deste texto. A análise da pesquisa possibilitou um desenho de uma face múltipla das museologias amazônicas, onde as memórias são seres viventes porque: apontam a Museologia como instrumento de enfrentamento de problemas e mudanças na sociedade, ampliam a visão de museu para além das categorias instituídas pelo Comitê Internacional do Museu e Instituto Brasileiro de Museus, identificam uma cultura museal diversificada na Amazônia que apresenta sua forma de ser, poder e ter e por fim, sinalizam a reponsabilidade dos museus como agentes políticos da memória, sendo este questionador, denunciador, articulador, mobilizador, promotor e mediador das referências de patrimônios.
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    Museologia, políticas públicas e sustentabilidade : um estudo de caso sobre o financiamento de museus no Rio de Janeiro
    (2020) Varzea, Mariana Pereira Nunes; Moutinho, Mário Caneva, orient.
    Esta é uma pesquisa organizada com base na investigação científica e que aproxima as áreas da museologia e das políticas culturais de financiamento à cultura no Brasil. Buscar a sustentabilidade da área cultural brasileira tem uma trajetória difícil, sobretudo para as instituições com a complexidade como a dos museus. O processo de construção de uma política pública de financiamento para museus no Brasil não é diferente do dos outros setores culturais, todos enfrentam há muito tempo a primazia das leis de incentivo à cultura como principal mecanismo de fomento à cultura no Brasil e a consequente falta de recursos próprios das esferas governamentais, não somente para exercer as suas políticas públicas, bem como para garantir o financiamento e a autonomia de suas principais instituições. Agrega-se a isso a ausência de compreensão da cultura e dos museus como agentes da economia da cultura e da economia criativa e o seu papel no desenvolvimento econômico e social. Em 2003, Gilberto Gil assume o Ministério da Cultura e inicia um projeto inédito de estruturação das políticas culturais, a curto e longo prazo. Na área dos museus esse projeto tomou forma com a Política Nacional de Museus, institucionalização do Sistema Brasileiro de Museus e, por fim, a criação do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). A estruturação de uma política setorial em âmbito nacional influenciou a atuação nas esferas públicas estaduais e municipais, desde as políticas públicas até os processos de financiamento aos museus. Neste trabalho, pretendemos apresentar essa história de perto, mostrando os paradigmas da política atual de financiamento à cultura, a partir do estudo de caso do Edital de Desenvolvimento Institucional de Museus, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, apontando afinidades, retrocessos e avanços necessários que podem contribuir para a consolidação de uma política de financiamento da área de museus.
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    Museologia biófila : o ponto de memória da estrutural, Distrito Federal, Brasil 2011-2019
    (2020) Carvalho, Silmara Küster de Paula; Chagas, Mário de Souza, orient.
    A pesquisa investiga ações museológicas no Ponto de Memória, na Cidade Estrutural, área periférica a 16 quilômetros de Brasília, capital do Brasil, no período de 2011 a 2019. O estabelecimento da cidade Estrutural na década de 1960 teve origem nas atividades de catadores de coleta seletiva que fixaram moradia ao redor do lixão. Na década de 1990 sofreu grande adensamento irregular estimulando o alto índice de criminalidade social e ambiental, perdendo as referências biofílicas. Iniciativa comunitária de memória e Museologia Social, incentivada pelo Instituto Brasileiro de Museus, desde a sua fundação, o Ponto de Memória conduziu inúmeras ações museais em inventário, exposição, ação cultural e conservação participativa. Esses processos foram analisados a partir de conceitos da biofilia para verificar se há referências biofílicas nas ações museais que possam estimular a autocriação e a solidariedade. A metodologia de pesquisa é qualitativa, integrando a pesquisa-ação, que preconiza o diálogo entre os participantes a fim de estimular o protagonismo nas ações e decisões. Os resultados constataram a presença de uma Museologia Biófila, com práticas museológicas abundantes em vitalidade, criação e cooperação, e forte vínculo com as questões da preservação.
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    Construção e disputas do campo Museologia no Brasil : os fóruns nordestinos 1988 - 1996
    (2020) Rocha, Ana Karina Calmon de Oliveira; Teixeira, Maria das Graças de Souza, orient.
    Entre os anos de 1988 e 1996 ocorreram os Fóruns Nordestinos de Museologia. Esse movimento de irrupção, que denuncia o rompimento com a museologia praticada por parte do Sudeste do país produziu Manifestos e uma gama de documentos que registram a memória de oito encontros nordestinos de Museologia. Através deles, foi possível investigar de que modo aconteceram/acontecem as relações de asserção e reconhecimento entre o Nordeste e o Sudeste na construção sociológica do campo Museologia no Brasil. Por meio do uso da análise do discurso como recurso metodológico, problematizei o campo museológico brasileiro, suas narrativas, bem como investiguei a produção e participação dos agentes nordestinos na construção do campo científico e cultural do Brasil. A hipótese, que se confirmou, foi que, na luta pelo capital científico houve ações que invisibilizaram a importância das realizações do Nordeste que culminaram no apagamento dos trabalhos da UFBA, da FUNDAJ e demais instituições museais do Nordeste na consolidação do campo.
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    O patrimônio museológico universitário : a formação das coleções da Universidade Federal de Lavras - UFLA
    (2020) Mendes, Patricia Muniz; Rangel, Márcio Ferreira, orient.
    A presente pesquisa tem como objetivo analisar um estudo sobre a formação de coleções no âmbito universitário e o modo como foram disponibilizadas ao público bem como discutir sobre ele. Assim, a escolha do tema partiu do anseio de compreender a estrutura dessas coleções universitárias, abrangendo suas características, os colecionadores, as motivações e condições de sua seleção e coleta, ou seja, sua trajetória até o museu universitário. Inserido na ambiência universitária, daquela tipologia e no recorte temporal, optamos por investigar o patrimônio museológico da Universidade Federal de Lavras (UFLA), por meio dos estudos de caso: Museu Bi Moreira (MBM-UFLA) e do Museu de História Natural (MHN-UFLA). Vale ressaltar que a escolha desses estudos buscou potencializar as pesquisas das distintas naturezas de coleções universitárias e os modos como são disponibilizadas para a sociedade. Já no que concerne à delimitação do tema, a preferência pelo patrimônio museológico universitário foi ainda motivada pelas seguintes razões: primeiramente por sua natureza - são coleções universitárias, de âmbito local e regional; e, em segundo, pela sua disponibilização em espaços museais da esfera pública e universitária. Este último fator, no MBM-UFLA determinou uma transferência de usufruto da coleção, do particular para o público, e a implantação de um novo modelo de gestão de tutela universitária. Desse modo, o estudo dos casos elegidos permite constatar que estamos perante um cenário panorâmico, no qual se distinguem duas variáveis de formação de coleções e musealização nesta Universidade. Enquanto no MHN-UFLA a coleção foi construída com o tempo e as atividades da própria Universidade, as coleções do MBM-UFLA formaram-se em uma dimensão privada, mas assumiram no decorrer de sua trajetória uma dimensão pública por meio da musealização.
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    Tecendo novas tramas sociais em Itaipu : proposta de uma documentação museal cidadã
    (2020) Miranda, Rose Moreira de; Chagas, Mário de Souza, orient.
    A pesquisa se dedica a examinar a documentação produzida em museus, a partir dos conceitos de poder, saber e discurso presentes na trajetória intelectual do filósofo Michel Foucault. Visando depreender as práticas discursivas do campo, analisa os sujeitos e a criação de procedimentos documentais em coleções e museus, em determinados momentos históricos, além dos documentos referenciais produzidos pelos organismos internacionais de proteção aos museus e ao patrimônio. De forma especial, mapeia e explora toda a produção dos Cadernos de Sociomuseologia, na busca por discussões teóricas e práticas sobre a documentação. Tendo como estudo de caso o Museu de Arqueologia de Itaipu, propõe, testa e avalia um modelo de documentação para iniciativas de memória e museus compromissados com os princípios teóricos e práticos da Museologia Social. O modelo proposto deverá ser capaz de potencializar os saberes e as memórias individuais e coletivas, relacionadas ao território em que a instituição museal está inserida. Além disso, deverá prever o desenvolvimento de instrumentos de recuperação da informação, indicadores quantitativos e qualitativos para avaliação ou construção da Política de Aquisição, Política de Documentação e o seu Plano Museológico.
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    Sociomuseologia e género : imagens da mulher em exposições de museus portugueses
    (2011) Rechena, Aida; Primo, Judite Santos, orient.
    Este estudo incide sobre a relação teórica entre a Museologia, na vertente da Sociomuseologia, e a categoria analítica Género que tentamos verificar através da análise da imagem da mulher em exposições de alguns museus portugueses. Numa época em que a preocupação com a igualdade de género está cada vez mais presente na elaboração das políticas públicas e no desenvolvimento de projetos visando a valorização igual da contribuição de homens e de mulheres na sociedade, torna-se premente que a museologia se debruce sobre esta matéria. Relacionar a museologia (com incidência na vertente da sociomuseologia) com a categoria analítica género e compreender as repercussões que a integração da categoria terá para a metodologia, o campo de estudo e o corpus teórico, integra-se nessas preocupações gerais e nas tendências contemporâneas de atuação da museologia. Abordando a questão do género sob uma ótica feminina, investigamos a imagem da mulher em exposições museológicas em espaço museal, na tentativa de perceber se essas imagens perpetuam os estereótipos e as categorias de mulher que promovem a desigualdade e uma distinta valorização social da mulher.
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    Modernidade e provincianismo: MASP, MAM-SP e a Campanha Nacional de Museus Regionais no nordeste brasileiro
    (2020) Pausini, Adel Igor dos Santos Cangueiro Romanov; Primo, Judite Santos, orient.
    A tese buscou identificar o capital social de determinados grupos da elite agrária paulista do século XIX e a sua relação com a ideia de ciência, museus e arte, articulados com o contexto político e econômico do período. Partindo do conceito de modernização conservadora de Florestan Fernandes, a proximidade tecida entre este grupo e o Movimento de Arte Moderna de 1922, na década de 1940, associados ao capital industrial emergente e ao capital cultura e econômico internacional, influenciaram o processo de constituição de museus de arte em São Paulo, comprometidos com a formação e a promoção do diálogo museológico e artístico entre o cenário externo e o cenário nacional. Em contexto de Guerra Fria, a pesquisa buscou discutir o envolvimento desses museus com o quadro político, econômico e cultural internacional, bem como compreender se a Campanha Nacional dos Museus Regionais significou a tentativa de reverberar tais aspectos internacionais, acrescido por um suposto projeto urbano-industrial paulista para outras regiões do país, a partir da política de implantação de museus regionais de arte moderna. Os estudos foram concentrados nos três museus regionais estimulados pela Campanha na região Nordeste do Brasil, inaugurados nas cidades de Olinda, Feira de Santana e Campina Grande na década de 1960, durante o regime militar brasileiro. Considerando a centralidade de Yolanda Penteado, vinculada a esses múltiplos processos, por meio da pesquisa de campo, aliada à revisão bibliográfica e a fontes documentais, a tese buscou compreender as dinâmicas dialógicas estabelecidas entre os grupos locais que acolheram o projeto de implantação dos museus regionais e o grupo paulista no momento de fundação de tais museus, bem como compreender as dinâmicas que foram determinantes para a manutenção desses museus regionais após a extinção da Campanha Nacional de Museus Regionais em 1968.
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    Memórias rebeldes : a invenção clássica e sua transfiguração em processos sociomuseais decoloniais e ecossistêmicos
    (2020) Rangel, Vânia Maria Andrade Brayner; Primo, Judite Santos, orient.
    Só após mais de 70 anos do movimento antropofágico, podemos dizer que a invenção e a surpresa lançaram-se contra as ‹‹elites vegetais›› na museologia brasileira. Uma museologia que, mesmo empanturrada de cópias, deglute as musas da invenção clássica e regurgita originalidades museais nativas — nas favelas, nos terreiros e quilombos, aldeias indígenas, comunidades e espaços virtuais —, todos os lugares onde o museu, enquanto movimento e abertura para a vida, espraia-se no chão fértil de memórias oprimidas. Conscientes dessa opressão, rebelam-se e já não aceitam a ‹‹leitura do mundo›› a partir de um único relato do passado, contado pelos vencedores da história. Organizam-se na resistência contra um presente inelutável e um futuro já dado, único e inexorável. Debater a sociomuseologia brasileira sob a perspectiva decolonial e ecossistêmica desafia este trabalho. Para isto, promove o encontro entre o filósofo Paulo Freire, a museóloga Waldisa Rússio, o antropólogo Tim Ingold e aqueles que pensam e fazem o Quilombo Nação Xambá e o Ponto de Cultura Espaço Livre do Coque, em Pernambuco; o Ilê Axé Ijexá Orixá Olufon e o Matamba Tombenci Neto, na Bahia; entre outras experiências, resultantes do conquistado exercício da possibilidade museal