Mestrado em Ciência das Religiões
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Item A deterioração da liberdade religiosa em Angola entre 2002 e 2019(2023) Barros, Pedro Songo; Lino, Brissos, orient.Este estudo sobre a deterioração da liberdade religiosa em Angola, aborda a pro-blemática que ocorre em torno do tema referente aos acontecimentos que se estendem desde ano 2002 até ao primeiro semestre de 2019, por serem períodos marcantes. Em 2002, foi assinalado o memorando de paz possibilitando cada cidadão ser possuidor da liberdade de expressão em diferentes campos de actuação no contexto social. Após a in-dependência, em 1975 até à data existem 84 igrejas legalizadas, ao passo que ainda veri-fica-se mais de 2.000 confissões ilegais, fruto de inúmeras políticas burocráticas existen-tes no processo de legalização das congregações. O Estado, um número elevado de fiéis e outras recomendações viabilizando deste modo com que haja aumento gradual do in-cumprimento legal por parte das igrejas. No ano 2004, havia sido criada Lei que permitia o reconhecimento oficial de novas igrejas, aumentando consequentemente a multiplica-ção de seitas religiosas. A dissertação em estudo serve de instrumento-base, para que o Governo se preocupe atentamente sob a importância da proliferação das igrejas no quoti-diano angolano. Nomeadamente a convivência pacífica entre práticas, crenças espirituais e denominações religiosas independentemente da origem social e étnica, condena práticas erradas recorrentes dentro das novas e antigas confissões religiosas, casos como acusar crianças as práticas de feitiçaria e outra acção reprovável assenta no uso da fé como ne-gócio para o enriquecimento pessoal. Palavras-chave: Religião, Deterioração, Proliferação, Liberdade, Seitas.Item Os conflitos da liberdade religiosa em Angola na perspetiva dos direitos humanos : estudo de caso paróquia Jesus e Fé da Igreja Evangélica de Angola(2023) Jorge, Edson Maria Sebastião; Lino, Brissos, orient.Procurámos debruçar-nos sobre os conflitos de liberdade religiosa em Angola na perspectiva dos direitos humanos. Para isso elaborámos um estudo de caso na Paróquia Jesus e Fé da Igreja Evangélica de Angola.Em termos comparativos comprovou-se ao longo do trabalho que apenas 84 confissões religiosas estão reconhecidas pelo Estado, privilegiando as relações bilaterais apenas com as confissões religiosas reconhecidas juridicamente.Deste modo foram deixadas de fora cerca de 2.000 confissões religiosas, que permanecem ilegais mas existemsem reconhecimento oficial. Terão que aguardar pela obtenção do reconhecimento jurídico, caso cada uma delas consiga recolher as 60 mil assinaturas dos fiéis exigidas, sendo essa a principal razão dos conflitos de liberdade religiosa em Angola, mas como se compreende é muito difícil uma nova confissão religiosa alcançar este número. Palavras-chave: Conflito, Culto, Liberdade, Religião.Item A importância da religião no resgate de valores morais das famílias angolanas no período pós-guerra : o caso da paróquia do Imaculado Coração de Maria(2023) Santos, Conceição Domingos José dos; Lino, Brissos, orient.O presente trabalho, tende de conhecer a importância da religião no resgate de valores morais das famílias angolanas no período pós-guerra – o caso da paróquia do Imaculado Coração de Maria. O objectivo geral deste estudo é conhecer a importância da religião e das igrejas no resgate de valores morais das famílias angolanas no período pós-guerra, que serviu de base à análise na reconciliação e a preservação da Paz. Depois da guerra em Angola tudo indicava que a independência – em 11 de Novembro de 1975 – viria a produzir efeitos positivos como estabilidade social, paz e desenvolvimento. Para a elaboração da parte teórica, usou-se a metodologia bibliográfica, com recurso a obras estritamente ligadas ao ramo da religião e não só, com utilização do método descritivo. Em seguida, aplicámos um questionário de perguntas fechadas aos fiéis da paróquia, o que permitiu desenvolver uma análise de dados tanto qualitativa como quantitativa. A apresentação, discussão e análise dos resultados da investigação permitiu então algumas conclusões no estudo de caso na Paróquia Imaculado Coração de Maria.Item As semelhanças entre o Cristianismo e a bruxaria : uma comparação entre o Antigo Testamento e o grimório de São Cipriano de Antióquia, o bruxo(2023) Silva, Camylla de Oliveira Pacheco da; Ribeiro, Lidice Meyer Pinto, orient.O objetivo deste trabalho é averiguar as semelhanças ritualísticas e dogmáticas existentes entre as bases do judaísmo/cristianismo e as práticas da bruxaria. A principal hipótese levantada é que a magia e a Bíblia podem se misturar. Para comprovar que as bases do judaísmo/cristianismo não são totalmente antônimas à bruxaria, a autora expõe alguns textos do Antigo Testamento com as feitiçarias contidas no grimório de São Cipriano, o bruxo. Ao longo do trabalho, foram frisadas oito práticas comparativas em ambos os livros e essas práticas são minuciosamente comentadas e discutidas como traços em comum do Antigo Testamento na Bíblia com o grimório bruxo. Um leque enorme de possibilidades surge, estimulando as pesquisas estudar dos textos sagrados das duas vertentes religiosas. Ao final da dissertação fica muito mais fácil perceber o quanto existe de magia no Antigo Testamento, e o quanto a bruxaria herdou também dos costumes judaico-cristãos. Os chamados gentios ou politeístas, estavam muito mais presentes na fundação do povo de Israel do muitos imaginam. Pôde-se concluir após a pesquisa realizada que todos(as) feiticeiros(as) podem eventualmente recorrer às crenças judaico-cristãs, assim como todo crente monoteísta do Antigo Testamento vivenciava um ato mágico nos atos litúrgicos sem provavelmente se aperceber disto.Item Humbaba (Huwawa), o terrível : o mito e o simbolismo por trás da figura mitológica(2022) Claro, Ana Sofia Lopes de Sousa; Pinto, Paulo Mendes, orient.Desafiámo-nos a trabalhar Humbaba (Huwawa), um terrível monstro mitológico, presente na Epopeia de Gilgameš (Tabuinhas II-V). O que se pretende com esta dissertação é analisar e compreender, a densidade simbólica em torno da importante figura mítica de Humbaba (Huwawa) da mitologia suméria. Os académicos conhecem no melhor pela sua presença na Epopeia de Gilgameš. Humbaba (Huwawa) um monstro terrível, um gigante, mas com o estatuto de guardião de um espaço sagrado. Quem é Humbaba, quem o criou, qual a sua função, qual a sua intenção e qual a sua representação. Pretendemos compreender, o porquê da necessidade de desafiar este monstro, resultando na sua morte, e perceber o respetivo resultado dessa morte, ou seja, o que ela realmente pode significar. Pretendemos compreender a relação, entre a morte de Humbaba, com a Revolução Neolítica (ou com o homo faber e a necessidade do domínio da natureza e da agricultura, como pano de fundo). Abordaremos a importância deste trio: Humbaba, Gilgameš e Enkidu, de forma a perceber, todo o enredo desde a relação Gilgameš e Enkidu, passando pelo desejo de se deslocarem à Floresta dos Cedros, o plano arriscado de aniquilação do guardião desse espaço sagrado, e o resultado desse encontro, assim como as suas consequências. Isto porque não falamos de uma floresta qualquer, e não falamos de um gigante, um monstro guardião qualquer. Humbaba (Huwawa) seria muito mais que isso, foi criado por um deus supremo, Enlil, tornando-o absolutamente legítimo de existir, e com um propósito. O que realmente morre, após esta ação dramática cometida pelo “Pastor de Uruk” e o seu companheiro Enkidu? Qual a dimensão dessa luta entre o herói (semi-deus), o homem selvagem (entretanto civilizado por Šamhat) e o gigante guardião, legítimo e crucial no espaço sagrado que protegia?Item S. Paulo, as comunidades primitivas, a identidade feminina e a família(2022) Duarte, Maria Isabel Ferreira Gonçalves Colaço Cantiga; Lino, Brissos, orient.Paulo de Tarso é uma das figuras a quem mais se deve a implementação e difusão do cristianismo, tornando-o universal. Paulo pertence ao grupo de pessoas que gera invariavelmente controversa. Inicialmente foi um dos grandes perseguidores do cristianismo, tornou-se o maior defensor após a sua viagem a Damasco. A Teologia da Cruz foi a sua prioridade. Cristo morreu e ressuscitou para sermos salvos. Para passar a mensagem de Cristo, por vezes tinha comportamentos e escritos explosivos no afã de todos serem seus imitadores. Estes devem ser dos escritos que a igreja mais tem analisado e mais polémica têm levantado. O presente trabalho tem por finalidade tentar compreender porque nas últimas décadas, com o crescente poder de algumas correntes da sociedade nomeadamente as feministas tem sido conotado como misógino. Partimos do corpo epistolar de Paulo uma vez que aí se encontram as frases mais polémicas. Pela análise do conteúdo das cartas enquadrando-as na sociedade em que Paulo viveu argumentamos, baseado em vários estudos complementares que a sua escrita correspondeu ao seu desejo de passar a mensagem de Cristo mesmo que esse intuito o levasse a ultrapassar os limites do racional em relação às mulheres. Num mundo em que imperava uma sociedade patriarcal Paulo não foi mais hostil com as mulheres do que com os homens. Paulo foi um judeu convertido ao Cristianismo, mas mantendo ética judaica tendo defendido uma Igreja igual para todos. Foi com Paulo que o Cristianismo se tornou universalItem A história do Mormonismo em Portugal(2022) Moreira, Joaquim Jorge Oliveira; Lino, Brissos, orient.Este trabalho académico tem o objetivo de desenvolver o conhecimento sobre a jornada d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, seus princípios e doutrinas. Além de uma introdução em relação à sua posição religiosa a nível mundial, a dissertação instruirá sobre o seu início em Portugal, o seu crescimento e a sua influência religiosa no país que tem surpreendido académicos, religiosos, políticos, jornalistas, sociólogos e investigadores na área das ciências das religiões. A transição política ocorrida após o 25 de Abril de 1974 abriu as portas para o progresso da liberdade religiosa em Portugal. Durante o processo, alguns membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias dos Estados Unidos da América, que residiam em Portugal, exerceram alguma influência junto do governo português nesse processo legislativo, para auxiliar a aprovação da liberdade religiosa, de forma a criar um país aberto, um país livre. Todos os processos para fazer crescer a religião da Igreja de Jesus Cristo e a liberdade para todas as outras religiões foram seguidos, e com o auxílio do Ministro da Justiça, foi incentivada a abertura de Portugal a uma nova religião e fé. No decorrer da investigação, é surpreendente constatar como A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias se tornou a segunda igreja cristã mais proeminente em Portugal, sendo que além de ser uma igreja recente em comparação a outras mais entranhadas na história de Portugal, existia uma aversão à restrição do sacerdócio aos negros, à polémica doutrina da poligamia e à origem da sua base como igreja, que seria os Estados Unidos da América. Sendo a Igreja Católica Apostólica Romana a religião cristã mais representativa em Portugal, sempre se cogitou que as igrejas Evangélicas tinham mais preponderância para crescer e vincar no país devido à totalidade dos seus fiéis. Constato que no conjunto das igrejas que compõem a Aliança Evangélica, é uma realidade que o seu peso social no país é substancial, mas na separação individual de cada confissão religiosa, é uma realidade factual que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, é a segunda igreja cristã com maior número de fiéis, sendo um total de 40.941 membros. Como resultado do que foi mencionado acima, este trabalho reflete uma investigação profunda de como A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias surgiu, se estabeleceu, organizou, cresceu, e solidificou como instituição religiosa no mundo, mas especialmente em Portugal, apesar das suas doutrinas e tradições religiosas cujas crenças opunham a visão tradicional de certos conceitos em relação à Trindade e às escrituras, ainda mais sendo algumas delas antagónicas à cultura e credos existentes no país. Este trabalho académico vai refletir também sobre as tradições religiosas, culturais e socias que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias importou para o país e para os seus membros; privilegiando a diversidade dos membros, a sua integração social, uma instrução para suplementar uma mudança comportamental dos seus membros no que diz respeito à moralidade, ética e fé. E que, desse modo, ambicionavam amparar os membros da Igreja. Uma das novidades que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias introduziu no país foi uma teologia singular, comparada com as outras crenças cristãs existentes em Portugal. Entre outras diferenças, a igreja incorporou outras formas de pensar sobre a Fé em Jesus Cristo, a doutrina da Criação, a expiação de Cristo, a ressurreição, um conceito sobre a doutrina da Graça, bem como uma compreensão mais ampla do plano de salvação, onde podemos perceber de onde viemos, porque estamos aqui e para onde vamos depois de morrermos. Além da explicação da doutrina e procedimentos, analisarei como as doutrinas se diferenciam de outras religiões cristãs no país. Sendo elas o cristianismo católico, ortodoxo oriental, protestante e evangélico. Sem dúvida que todas as religiões abraâmicas têm verdades, práticas, rituais e ordenações comuns em relação às suas crenças, mas é notório que este estudo vai também incidir no conhecimento, nas diferenças da exegese do texto sagrado e dar a conhecer a estrutura organizacional da própria igreja, que a leva a ser uma das instituições no mundo mais respeitáveis no que concerne ao trabalho humanitário e serviço ao próximo. Concluirei o trabalho ao elaborar como a reflexão da sua ideologia está presente num crescimento sustentado e constante através de um esforço missionário e um desejo de fazer uma diferença positiva no país.Item Arte no Candomblé: uma leitura feminina das obras de Neves e Sousa(2022) Martins, Natasha Ferreira; Pinto, Paulo Mendes, orient.Este trabalho tem como finalidade dialogar sobre a performance ritual do Candomblé a partir das experiências corporais de mulheres que integram a religião. Como fio condutor da narrativa elaborada, foram usadas obras do artista e etnografista português Neves e Sousa, consideradas aqui como iconografias históricas. Para o Candomblé, a arte é o meio por onde as memórias são passadas, sendo também, a chave essencial de todo ritual para atrair e manifestar o sagrado, que nesta cosmovisão, são reconhecidos como Orixás. Entre todos os elementos artísticos que compõem o Candomblé, tais como dança, teatro, música, ornamentária, vestimenta, gastronomia e outros, o destaque está no corpo, pois é ele quem manipula os saberes e recebe seus deuses. Assim, sendo esta uma religião tradicionalmente matrifocal, percebeu-se na literatura a necessidade de abordar as experiências corporais e místicas, que partissem de olhares propriamente femininos. A proposta levantada não almeja concluir, mas sim abrir espaços para reflexões sobre como no universo de terreiro, arte e religião mesclam-se e desenvolvem-se junto dos movimentos sociopolíticos brasileiros ao longo do tempo. Performance Ritual, Candomblé, Arte, Feminino, CorporalidadeItem Um olhar Holístico sobre a Fraternidade e os Direitos Humanos(2022) Vaz, João Luís Fonseca Teixeira; Pinto, Paulo Mendes, orient.A presente Dissertação debruça-se prioritariamente sobre a possibilidade da Fraternidade Universal poder ser um instrumento inspirador de um novo paradigma, em que os Direitos Humanos sejam a bússola orientadora. Partindo do artigo Primeiro da “Declaração Universal dos Direitos da Humanidade”, tentaremos também projetar alguma luz sobre a Fraternidade Universal, assim como o viver em Espírito de Fraternidade. Para tal, por via de investigação histórica, apontaremos alguns elementos sobre a génese do Direito e sobre a base da vida em Espírito de Fraternidade. Posteriormente, auscultaremos várias individualidades ligadas à Religião e/ou espiritualidades, acerca das suas conceções de Fraternidade. Palavras-chave: (Direitos Humanos, Fraternidade, Novo Paradigma)Item O fenómeno religioso em A Cor da Romã : elementos para construção de uma identidade arménia(2022) Bogossian, Gabriel Gouvêa; Pinto, Paulo Mendes, orient.Tomando como linha de pensamento a análise do fenómeno religioso dentro da jornada do povo arménio, este trabalho visa apontar alguns dos elementos formulados ao longo dos séculos, instrumentos de construção de identidade e alicerce indissociável da cultura nacional, enquanto veículos unificadores. Indicar caminhos para efetivação do diálogo inter-religioso faz-se também presente, no sentido de utilizar exemplos do contexto pertencente ao coletivo arménio, para observar como os símbolos e identidade integram a ecologia dos povos. A fim de maior compreensão, será traçada uma linha do tempo histórica, com os acontecimentos geopolíticos que moldaram a forma de viver da região do sul do Cáucaso, percebendo como a vida no verdadeiro centro do mundo é marcada pela busca de preservação identitária, à medida que sobrevive e valoriza a troca, seja por expansão ou pressão. Seguidamente, o estudo se aprofundará nos mitos originários e lendas nacionais que definem a identidade arménia, ao passo que se indicarão antigas divindades pré-cristãs, tão presentes até os dias de hoje, tal e qual os procedimentos de conversão ao cristianismo e o papel da Igreja Apostólica Arménia na vida cultural e social. Por fim, debruçando na obra de Sergei Paradjanov, A Cor da Romã, serão analisadas as similaridades entre o diretor e o herói de sua obra, o trovador arménio Sayat Nova, como refletores da vida transcaucasiana e a vivência de antigos ciclos do passado com o novo, na eternização dos símbolos e seus significados. Serão, portanto, apontados, elementos específicos presentes no longa-metragem que exemplifiquem detalhes característicos da identidade religiosa nacional arménia, com o objetivo de conseguir definir a multiplicidade singular da armenidade.Item A Igreja Evangélica Judaizante - Casa de Oração Igreja Primitiva de Jesus : – sob a ótica da doutrina dos apóstolos na igreja cristã primitiva do século I : estudo de caso(2021) Borges, Walter Souza; Lino, Brissos, orient.Com a morte, ressurreição e ascensão de Jesus aos céus, narrado pelos evangelistas do Novo Testamento, após uma breve ausência de liderança, os apóstolos e discípulos escolheram Tiago (irmão de Jesus), Pedro e João para liderarem o movimento messiânico que nascera com Jesus. Os seguidores desse ministério de Jesus eram todos judeus e ficaram conhecidos como nazarenos ou o caminho. A princípio eles não tinham a pretensão de formarem uma nova religião, eram na verdade, um movimento judaico de renovação teológica do judaísmo, para tanto, seus primeiros seguidores observavam as leis mosaicas, a torá e as festas judaicas. Com a conversão de Paulo de Tarso e sua autodenominação de ser o apóstolo dos gentios, houve uma ruptura nos ensinamentos dessa ordem, expandindo-se e adaptando aos não judeus. A doutrina pregada por Paulo de Tarso em seu trabalho de evangelização pelo império romano levou com que esses novos adeptos de Jesus ficassem conhecidos como cristãos e se afastassem definitivamente da sua essência teológica inicial. Com a transformação do cristianismo em religião do império, os nazarenos remanescentes foram considerados hereges, tanto pelos judeus quanto pelos cristãos e no decorrer dos anos, desaperecem da história do cristianismo. No século XX, surgem movimentos evangélicos de retorno às raízes judaicas do cristinismo, fazendo com que o Judaísmo e Israel retornem-se ao centro dos acontecimentos escatológicos bíblicos. Os membros desses movimentos evangélicos se dizem judeus por adoção, através de Jesus, outros ainda se declararam descendentes sanguíneos dos judeus conhecidos como cristão-novos ou criptojudeus. Desse modo o trabalho apresentado, utilizando-se da metodologia qualitativa com uma abordagem de estudo de caso e com o objetivo principal de analisar a igreja judaizante: Casa de Oração Igreja Primitiva de Jesus da cidade de São José do Ribamar no Maranhão, sob um olhar da doutrina dos Apóstolos na Igreja Primitiva do séc. I. Buscou as variantes e as igualdades simétricas da filosofia, cultura e teologia que estavam perdidas ou escondidas de forma não intencional em documentos, nos ideais dos seus líderes e no dia-a-dia dos seus associados e membros.Item A importância da escola bíblica dominical na Igreja Assembleia de Deus para o bairro Vila Nova República em São Luís do Maranhão(2021) Silva, Jorge Murilo Barbosa da; Lino, Brissos, orient.O presente trabalho parte da preocupação acerca da necessidade de uma orientação educacional religiosa, a importância da Escola Bíblica Dominical. Os resultados são obtidos a partir de uma pesquisa realizada através da coleta de dados na Escola Bíblica Dominical na Igreja Assembleia de Deus, localizada no bairro Vila Nova República em São Luís do Maranhão, Brasil, situada em uma comunidade rural. Na análise sistemática são apresentadas respostas à seguinte indagação: considerando a importância da fundamentação histórica para o entendimento dos objetivos atuais da Escola Bíblica Dominical e considerando a atuação no objeto de estudo, é possível afirmar que além de tudo que a EBD promove a função social de integração entre as pessoas da comunidade? Descreve-se a metodologia como sendo bibliográfica, descritiva, inferencial e qualitativa, visto que analisa, descreve e relata as características dos membros dessa igreja bem como de que forma essa influência e impacta a sociedade do bairro Nova República e adjacências. Em resultados, constata-se que a igreja atua com seus professores e isso gera um impacto direto na sociedade local. A problematização é respondida quando os dados mostram que é possível desempenhar o papel social através de todos os benefícios da EBD, além de promover a integração na área de estudo, com ênfase nos calendários festivos da comunidade.Item Jornada para a vida : Jornada Mundial da Juventude : impactos nos jovens portugueses e contributo para a edição de Lisboa(2021) Borges, Inês de Garcez Dias e Teves; Dworak, Krzysztof, orient.As Jornadas Mundiais da Juventude são um dos maiores eventos religiosos do mundo e têm impactado a vida de muitos jovens desde a sua primeira edição, em 1986, em Roma, com o Papa João Paulo II. Neste trabalho, tentou entender-se quais foram os impactos que as Jornadas Mundiais da Juventude deixaram nos jovens portugueses. Procurou perceber-se que lacunas estes jovens encontraram nas edições em que participaram, de forma a contribuir para a organização da próxima edição, que decorrerá em Lisboa, no Verão de 2023. Para isso, foi também importante conhecer o que se tem vindo a fazer na preparação do evento, tendo como recurso alguns depoimentos de membros do Comité Organizador Local.Item A evolução da catequese muçulmana em Portugal(2021) Ismael, Rachid Daud; Pinto, Paulo Mendes, orient.A história do nosso Mundo e das nossas sociedades conheceram, no passado, momentos e épocas de uma profunda mudança. Atualmente, o rápido desenvolvimento e disseminação da informação levou a que a sociedade vivesse numa crescente ansiedade, assim como contribuiu para que as pessoas procurassem a felicidade em bens materiais. Este fenómeno é descrito como o hiperconsumismo. É notório um enorme pendor para o digital baseado no materialismo e que apesar de acalentar um contentamento imediato, apenas proporciona uma satisfação momentânea que se traduz num sucesso intrínseco e unicamente conexo a conceitos económicos. Por outro lado, existe uma corrente que procura não comprar a felicidade em sentido puramente económico, mas em adquiri-la de uma forma natural e duradoura, que permita alcançar o verdadeiro sentido de ‘ser feliz’. O presente trabalho destrinça e caracteriza a forma como a Comunidade Muçulmana Portuguesa encarou este fenómeno emergente no seu seio, recorrendo para tal à adoção de uma alternativa baseada na aprendizagem e instrução da vertente ‘espiritual’. Vertente esta imbuída desde a infância e ao longo de toda a vida, que proporcionasse com isso, uma forma real e verdadeira de sentir a felicidade. Nesse sentido, a adaptação dos ensinamentos dados pela formação religiosa muçulmana, que no presente trabalho será designada com o termo de ‘Catequese Muçulmana’, à realidade atual revelou ser uma importante ferramenta cuja relevância demonstrou ter desempenhado um papel fulcral na procura de soluções que alimentassem a alma e o espírito visando uma satisfação e felicidade profundas e duradouras.Item O simbolismo do Graal e o espírito iniciático de demanda na tradição mítico-espiritual portuguesa(2021) Gonçalves, Nuno Manuel Ferreira; Boscaglia, Fabrizio, orient.Neste trabalho perscruta-se a essência simbólica do mito do Graal, o grau de influência exercido por esse mito na cultura e espiritualidade portuguesas, e o quanto essa influência nos poderá ajudar a entender as particularidades do pensamento mítico espiritual português, essencialmente na sua vertente gnóstica e esotérica. Para tanto, são investigadas as fontes pagãs do mito, a transmissão islâmica do seu simbolismo esotérico, a sua cristianização, e a introdução e circulação da matéria da Bretanha nas cortes medievais portuguesas. Seguidamente, são discutidos os elementos mítico-históricos utilizados por determinados círculos literários para conferir a Portugal o estatuto escatológico de Portugral ou Porto do Graal. Finalmente, são analisados os resíduos das lendas arturianas patentes na poesia épica de Camões e de Pessoa, focando fundamentalmente o simbolismo da travessia iniciática das águas rumo ao Além-mar, ao Outro Mundo, onde o tempo e o espaço são outros, com vista a desembarcar no Reino do Graal e a revelar ao mundo a “Eucaristia Nova”, que é a da união do homem-deus consigo mesmo, o anthropos da mitanálise junguiana; o homem, enfim, interior, espiritual, integral.Item Narrativas bíblicas na poética de Maria Teresa Horta(2020) Reis, Patrícia do Pilar Henriques; Lino, Brissos, orient.A partir da análise de três obras poéticas de Maria Teresa Horta procuramos apurar o legado das narrativas bíblicas no seu universo ficcional/poético e de como o divino está impregnado na imaginação da autora. A partir da desconstrução do cânone, Maria Teresa Horta humaniza a relação de Maria e do anjo Gabriel, denúncia a natureza sexual dos anjos e reivindica para as feiticeiras a liberdade que, ainda agora, considera indispensável às mulheres, reflexo da sua atividade enquanto feminista. Apesar de ter recusado a fé católica na adolescência, as narrativas bíblicas surgem na obra da autora e, na sua reinterpretação, há um gesto político, de denúncia, de ousadia.Item A agenda 2030 e o assistencialismo das Instituições Particulares De Solidariedade Social - o caso do Grupo Espírita Batuíra em Portugal - análise das práticas de assistencialismo das IPSS e das ASS em articulação com os objetivos de desenvolvimento sustentável da agenda 2030 da ONU(2021) Martinho, Solange Aparecida; Franco, José Eduardo, orient.Realizar um Estágio numa instituição religiosa de cariz espírita kardecista, foi um desafio que teve início nas leituras realizadas acerca da proposta dessa doutrina durante as disciplinas do curso de Mestrado em Ciência das Religiões, onde a investigadora pôde ter contato com as ideias do codificador da doutrina, Allan Kardec através de trabalhos científicos. Surgiu a partir daí, duas reflexões durante essas leituras: a primeira, diz respeito às propostas da doutrina enquanto visionária da transformação para “um mundo melhor” baseados na moral e nas boas práticas de caridade aos mais necessitados, sendo que esta “caridade”, não se restringe, segundo os seus adeptos, às necessidades de ordem material, mas sim, ela deve ir além disso, ou seja, ultrapassar este lugar no ser humano e seguir para o não-lugar que cada um traz em si, aquele não-lugar que é o oculto, que é particularmente invisível em cada um. Por outro lado, ainda que de modo equidistante do espaço religioso, temos os pressupostos da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas que preconiza também uma mudança no mundo através da participação de todos os seres humanos enquanto cidadãos que convivem no mesmo espaço terrestre, convidando-os a esta “transformação” interna e externa, que é expressa materialmente no documento: “Transformar o Nosso Mundo: a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis”. O objetivo deste estudo foi descrever, analisar, compreender e interpretar as atividades das Instituições Espíritas Kardecistas elegidas na amostra em articulação com os ODS. É uma investigação de estudo de caso, qualitativa, apresentada em forma de Relatório tendo como fonte direta três Instituições Particulares de Solidariedade Social com origem no Brasil, e extensão em Portugal: a Associação Frei Fabiano de Cristo, o Grupo Espírita Batuíra e a Verdade e Luz Editora e Distribuidora Espírita, filiadas na Federação Espírita Portuguesa, bem como enquadradas na Lei de Base da Economia Social e Solidária do Terceiro Setor da Economia. O resultado deste trabalho foi a verificação de que a filantropia da proposta Espírita em articulação com as suas atividades contribui de forma significativa com os Cinco P´s da Agenda 2030.Item A Umbanda e a divinização do elemento água(2019) Cunha, Celso Alcântara da; Dworak, Krzysztof, orient.Esta dissertação pretende estabelecer um paralelismo original entre as ‘Fases do Ciclo da Água’ e ‘Orixás da Umbanda’, uma religião sincrética de raiz Africana centrada na sacralização das ‘Forças da Natureza’. O primeiro capítulo trata da troca contínua de água na hidrosfera, que se perpetua nas três ‘Fases/Processos de Transferência Principais do Ciclo Hidrológico’: ‘Evaporação, Precipitação e Escoamento’. O segundo capítulo apresenta uma pesquisa aprofundada sobre as ‘Origens, Fundamentos e Prática Religiosa da Umbanda’, nomeadamente a influência da ‘Diáspora Luso-Afro-Brasileira’, na sua implementação e vinda para Portugal, e no ‘Sincretismo’ entre ‘Orixás’ e «Santos Católicos». No terceiro capítulo referem-se algumas particularidades importantes das ‘Religiões Tradicionais Africanas’ presentes na Umbanda, como sejam o carácter animista e um Panteão presidido por ‘Um Único Deus Criador’, assessorado por um conjunto extenso de ‘Orixás’ que representam as ‘Forças da Natureza’, procedendo-se depois à apresentação da distribuição inovadora proposta dos ‘Orixás da Água’, por cada uma das três ‘Fases do Ciclo Hidrológico’. Na conclusão comenta-se, sucintamente, a distribuição realizada dos ‘Orixás’ pelas três ‘Fases do Ciclo da Água’, tecem-se algumas considerações acerca do ‘Afrocentrismo’ e da ‘Teologia Afro-negra’ e identificam-se outras áreas de desenvolvimento futuro relacionadas com Religiões e com a ‘Simbologia dos Quatro Elementos’.Item O Caminho de Abraão como contributo para a paz entre judeus, cristãos e muçulmanos(2019) Moura, Francisco Nunes de; Lino, Brissos, orient.O presente trabalho tem como objetivo apresentar um Relatório do Projeto “O Caminho de Abraão” como Contributo para a Paz entre Judeus, Cristãos e Muçulmanos, desenvolvido pelo autor, a partir de um trabalho prévio no terreno, de organização de duas peregrinações ecuménicas à Terra Santa, em 1995 e em 2005. Procurando sistematizar e tornar acessível ao público, sem perder o rigor e a profundidade histórica e antropológica, o projeto visa criar no futuro uma trilha de peregrinação ao Médio Oriente e ao Egito, seguindo os passos do profeta Abraão e do seu clã, pai na Fé para judeus, cristãos e muçulmanos, portanto, enquanto figura que une os três monoteísmos. Além do objetivo comercial, esta rota tem como principal finalidade dar um pequeno contributo, para o caminho da conciliação e pacificação do Médio Oriente, ao fortalecer pontes entre as culturas e as religiões abraâmicas, e fomentando o próprio desenvolvimento económico dessas regiões. Entre outros aspetos, o projeto materializa-se num roteiro descritivo dos locais que a tradição judaica acredita ter sido o itinerário percorrido há cerca de 3 800 anos pelo clã do Patriarca Abraão. Procurando fazer jus à classificação do Turismo como a “Indústria da Paz” este trabalho apresenta uma valiosa auscultação aos líderes religiosos sobre a pertinência da peregrinação, através de um questionário. O interesse demonstrado pelos representantes constitui uma garantia de viabilidade do projeto, a partir do momento em que esteja estabelecida a paz no Médio Oriente.Item Os manifestos rosacruzes(2019) Freitas, Rui Manuel Nogueira Fernandes Lomelino de; Santos, João de Almeida, orient.The present dissertation aims to frame, present and analyse critically the Rosicrucian Manifestos of the 17th century. Fama Fraternitatis, Confessio Fraternitatis and Die Chymische Hochzeit – or Alchemical Marriage –, are three referential and seminal works which, by the way they have been valued over four centuries, can be considered as a cultural and a spiritual heritage of humanity. This dissertation’s goal is to provide a basis for a critical edition of the Manifestos. Furthermore, with this idea in mind, it is the purpose of this dissertation, to describe the historical context of the first edition of the Manifestos and to clarify some historical puzzles. We want in this dissertation to have a perception of their influence in society, in philosophical thought, in the arts, in the sciences, but also in later Rosicrucian, Masonic, Theosophical, or Anthroposophical schools. We will try here also to understand the sources that gave rise to the Rosicrucian thought. But above all, we want to understand the Rosicrucian proposal of the 17th century, in perspective with contemporary thinking.