Mestrado em Ciência das Religiões

URI permanente para esta coleção:

Navegar

Entradas recentes

A mostrar 1 - 20 de 42
  • Item
    Igreja ou comunidade? : o caso da comunidade batista acreana
    (2023) Oliveira, Hildomar De Jesus Pinheiro; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    A Igreja Cristã, como um movimento humano, passou por profundas mudanças eclesiásticas, políticas, teológicas, doutrinárias e linguísticas, como um organismo que precisava reinventar-se ao longo da história. Considerando esse cenário de transformações, a Comunidade Batista Acreana insere-se no mercado religioso acreano como uma via alternativa em um mercado religioso marcado por matizes católica, protestante reformada, pentecostal e neopentecostal. Para justificar sua inserção religiosa, cultural e social no mercado religioso acreano, rompe com a nomenclatura histórica de se denominar uma igreja batista para ser uma Comunidade Batista Acreana. O modelo proposto foi o resultado de uma pesquisa histórica e comparativa dos padrões eclesiásticos que a Igreja Cristã desenvolveu e adaptou ao longo de sua história, justificando a não existência de uma única expressão de ser igreja. Por outro lado, o universo religioso na pós-modernidade é volátil, plural e não se apega aos paradigmas religiosos do passado. Tendo em vista estas considerações, a Comunidade Batista Acreana justifica sua inserção religiosa, cultural e social no mercado religioso acreano. Palavras-chaves: Igreja, Modelo, História, Comunidade, Batista
  • Item
    Os ‘Anawim’ de deus : “os pobres de espírito” no Novo Testamento e sua influência na teologia da Madre Teresa de Calcutá
    (2023) Andrade, Maria Dolores Santos de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Esta dissertação propõe investigar os ‘Anawim’ de Deus, ou ‘os pobres de espírito’, com especial enfoque no Novo Testamento, temática que é frequentemente equivocada como referindo-se exclusivamente aos pobres economicamente. A análise evidencia que Jesus, ao personificar o verdadeiro ‘anaw’ dos ‘anawim’, clarifica esta distinção e amplia a compreensão do termo, elevando-o a uma característica essencial para a entrada no reino dos céus. Além disso, Jesus ensina e incentiva os seus discípulos na prática do amor e da caridade, em obediência aos seus mandamentos. Estudar a trajetória dos ‘anawim’ de Deus, os seus desafios e conquistas, confirma que o ensino e o exemplo de Jesus Cristo projetam uma imagem de simplicidade e despojamento. Os discípulos foram co-participantes do trabalho desenvolvido por Jesus aos pobres e deram seguimento aos seus ensinamentos.O apóstolo Paulo, cuja vida foi transformada ao tornar-se um ‘anawim’, enfatiza em várias das suas epístolas a importância do cuidado para com os pobres. Este estudo explora também as influências dos ‘anawim’ de Deus na teologia de Madre Teresa de Calcutá. Reconhecida internacionalmente como a mãe dos pobres, Madre Teresa, através da sua fé e trabalho social, fundou a organização Missionárias da Caridade em Calcutá. Através desta organização e de inúmeros voluntários, tem prestado assistência a pobres e enfermos em diversos países, influenciando e ajudando muitas pessoas, independentemente da religião, raça ou classe social. Esta dissertação, portanto, busca não apenas elucidar a verdadeira essência dos ‘anawim’, mas também demonstrar o impacto duradouro dos seus princípios na prática da caridade cristã ao longo da história, com particular ênfase na vida e obra de figuras influentes como os apóstolo, Paulo, Dorcas e Madre Teresa de Calcutá. Palavras- chaves: Anawim de Deus, pobres de espírito, Novo Testamento, madre
  • Item
    O atual papel da mulher na Igreja Evangélica em Portugal : o caso da II igreja Batista do Barreiro e da igreja O Renovo
    (2023) Oliveira, Raquel Maria Nunes Rodrigues de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    O presente trabalho tem por objetivo, investigar o atual papel das mulheres na igreja Evangélica em Portugal, e a forma como ela foi e continua a ser tratada historicamente, bem como a importância de inseri-la como sujeito da observação. A pesquisa não só observa o papel atual da mulher na igreja evangélica em Portugal, mas também, visa promover um debate mais interno na observação e prática real, pois muito do que é aparente não corresponde à vivência das intituladas ‘liberdades’ e ‘direitos’ conquistados. Para tal, procurou-se responder a três questões cruciais. 1. Em que ministérios pode a mulher ser envolvida. 2. Que papéis podem as mulheres assumir na família e na sociedade. 3. Quais, se há algumas, as posições de autoridade que as mulheres podem desempenhar na igreja. A hipótese apresentada é que a despeito do impacto social do feminismo nas últimas décadas que provocou um aumento da presença feminina no espaço público a igreja manteve a mulher aquém das posições de liderança e autoridade governativa fora dos padrões assumidos pelo caráter de liderança no período do Novo Testamento. O papel do homem, na igreja, ainda continua a prevalecer e a impor-se com um tom de dominância patriarcal, apesar de alguns avanços. Utilizam-se textos, pesquisas e análises que procuram evidenciar a trajetória e função da mulher em diferentes tempos, particularmente, na igreja evangélica, descrevendo o seu papel principal, o trabalho e as transformações que são necessárias para que a igreja comece a tratar a mulher sob um novo olhar. Faz-se também uma pequena referência ao pensamento de alguns estudiosos sobre o papel da mulher, a sua influência, e a sua importância, na busca pela tão almejada igualdade. Apresenta ainda, reflexões sobre o papel da mulher em diversos períodos e segmentos da igreja. Como estudo de caso, examinou-se a II igreja Batista do Barreiro e da igreja de O Renovo através de inquéritos aos pastores principais das igrejas, que esclarecem as suas posições a respeito do papel atual da mulher na igreja. Os resultados são interessantes pois, se de um lado observamos um manter a mulher num condicionamento tradicional com a continuidade da masculinização, sempre sustentado por uma exegese bíblica condicionada e até faltosa, pelo outro lado existe uma liberalização, mas que na prática não se traduz numa totalidade. Há evidências bíblicas e históricas de que, não só a igreja primitiva de Atos dos Apóstolos, como também as posteriores comunidades cristãs, não só sofreram a influência feminina como estiveram a cargo de mulheres. Priscila, Lídia, Febe ou Junia são alguns exemplos de mulheres, dentre outras, que estiveram ‘na frente’. Elas não estiveram retidas no diaconato, diakonos1, feminino (que alguns líderes advogam como um grande avanço na liberdade da mulher na igreja) mas exerceram papéis de liderança, pregação, governo e expansão, sendo uma delas a muito discutida Junia, Iounian, (que todas as traduções mais antigas consideram apenas como feminina), tendo exercido o apostolado cujo ofício não era restrito aos Doze iniciais, como não o foi o apóstolo Paulo. Na atualidade, embora haja uma pretensiosa preocupação no discurso oficial da Igreja, no que respeita à dignificação da mulher em geral, no contexto dos valores cristãos, o problema reside na prática. Ao observar-se, a forma como esses valores têm sido aplicados há uma falta de maior empenho em fazer com que a mulher aceda a instâncias tanto de gestão como de governação. Nestes espaços a presença feminina é restrita senão ausente. A liderança feminina… está ligada a um homem – ser pensante, racional – para direcionar a mulher – dotada de sentimentalismo e emoções – à liderança. As linhas sugerem um princípio de divisão entre masculino – ativo – e feminino – passivo – e, por conseguinte, uma hierarquia fundamentada na divisão de género (Neto, 2016:101). A mulher é mantida no ‘seu lugar’ tradicional e retida no que não deveria de ser. Observa-se a continuidade da masculinização, que é defendida por muitos, acerrimamente, sustentando essa posição com passagens bíblicas fora de contexto e numa exegese bíblica totalmente distorcida, como no caso de 1 Timóteo 2:122 ou 1 Coríntios 14:33-353, advogando que a Bíblia realmente proíbe papéis de liderança e, logo, governo na igreja. Palavras chave: História. Igreja Evangélica. Papel atual das mulheres
  • Item
    Interpretando o profetismo pentecostal sul-africano num contexto de abuso da prática religiosa
    (2023) Silva, Júlio José da; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Esta dissertação pretende apresentar uma linha de investigação no âmbito da dinâmica do profetismo, e assim, dentro da vertente pentecostal, os seus líderes sedutores, o possível narcisismo e o inevitável abuso religioso vivenciado na África do Sul. Com o objetivo primordial de interpretar tais espiritualidades como a influência da cultura e da superstição num amálgama do cristianismo pentecostal sul-africano, foram analisados crentes das principais denominações pentecostais clássicas. Face ao desespero das doenças sociais e físicas, os sul-africanos pobres procuram normalmente a magia, na pessoa do «sangoma», para aliviar as suas aflições. No entanto, também são atraídos para as grandes tendas onde milagres, curas e exorcismos são oferecidos em toda a África do Sul por profetas-pastores. Esta concorrência no mercado religioso faz com que a multiplicidade do fenómeno religioso seja oferecida por esses autoproclamados profetas. Os abusos da prática religiosa observados nos arredores de Pretória atraíram a atenção do governo. Apesar da liberdade religiosa consagrada na Constituição da República da África do Sul, a Comissão para a Promoção e Proteção das Comunidades Culturais, Religiosas e Linguísticas da África do Sul tentou regulamentar a religião em 2016. Este acontecimento catalisou as igrejas pentecostais e carismáticas do país a tomarem uma posição para que não fossem comparadas ao que foi considerado ser um abuso dos direitos humanos e violação da lei. Palavras-chave: Pentecostalismos, Profetismo, Avivamentos, Narcisismo, Abuso Religioso
  • Item
    A influência das lideranças neopentecostais e a sua repercussão em Portugal
    (2023) Oliveira, Carlos Alberto Rodrigues de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Esta dissertação investiga o efeito da influência projetada por algumas lideranças Neopentecostais desde 1974 após a instalação do Neopentecostalismo em Portugal. Contudo, é necessário olhar primeiro para o Pentecostalismo e os seus fluxos essenciais de desenvolvimento, bem como para o Movimento Carismático posterior. É necessário que este estudo se baseie na história dos dois movimentos acima mencionados a nível mundial; isto porque o Neopentecostalismo em Portugal tem a sua base nestes movimentos religiosos internacionais. A importância da Revolução dos Cravos em abril de 1974 e a abertura à liberdade proporcionaram a entrada de novas ideias em Portugal, abrindo assim a possibilidade a novas posições de pensamento e atitude, bem como a várias sensibilidades religiosas que até então eram proibidas no país. Este acontecimento histórico provocou uma mudança de cosmovisão na sociedade portuguesa, a aceitação de outras tendências do pensamento, bem como o estabelecimento de outras correntes religiosas das quais o neopentecostalismo faz parte. Contudo, a recolha de informação relevante para informar esta dissertação tornou-se difícil devido à escassez de dados credíveis disponíveis, bem como à relutância dos líderes neopentecostais em fornecer declarações nas entrevistas necessárias por serem consideradas importantes para a investigação. PALAVRAS-CHAVE: Pentecostal, Carismático, Neopentecostal, Prosperidade, Autoproclamados líderes neopentecostais
  • Item
    A deterioração da liberdade religiosa em Angola entre 2002 e 2019
    (2023) Barros, Pedro Songo; Lino, Brissos, orient.
    Este estudo sobre a deterioração da liberdade religiosa em Angola, aborda a pro-blemática que ocorre em torno do tema referente aos acontecimentos que se estendem desde ano 2002 até ao primeiro semestre de 2019, por serem períodos marcantes. Em 2002, foi assinalado o memorando de paz possibilitando cada cidadão ser possuidor da liberdade de expressão em diferentes campos de actuação no contexto social. Após a in-dependência, em 1975 até à data existem 84 igrejas legalizadas, ao passo que ainda veri-fica-se mais de 2.000 confissões ilegais, fruto de inúmeras políticas burocráticas existen-tes no processo de legalização das congregações. O Estado, um número elevado de fiéis e outras recomendações viabilizando deste modo com que haja aumento gradual do in-cumprimento legal por parte das igrejas. No ano 2004, havia sido criada Lei que permitia o reconhecimento oficial de novas igrejas, aumentando consequentemente a multiplica-ção de seitas religiosas. A dissertação em estudo serve de instrumento-base, para que o Governo se preocupe atentamente sob a importância da proliferação das igrejas no quoti-diano angolano. Nomeadamente a convivência pacífica entre práticas, crenças espirituais e denominações religiosas independentemente da origem social e étnica, condena práticas erradas recorrentes dentro das novas e antigas confissões religiosas, casos como acusar crianças as práticas de feitiçaria e outra acção reprovável assenta no uso da fé como ne-gócio para o enriquecimento pessoal. Palavras-chave: Religião, Deterioração, Proliferação, Liberdade, Seitas.
  • Item
    Os conflitos da liberdade religiosa em Angola na perspetiva dos direitos humanos : estudo de caso paróquia Jesus e Fé da Igreja Evangélica de Angola
    (2023) Jorge, Edson Maria Sebastião; Lino, Brissos, orient.
    Procurámos debruçar-nos sobre os conflitos de liberdade religiosa em Angola na perspectiva dos direitos humanos. Para isso elaborámos um estudo de caso na Paróquia Jesus e Fé da Igreja Evangélica de Angola.Em termos comparativos comprovou-se ao longo do trabalho que apenas 84 confissões religiosas estão reconhecidas pelo Estado, privilegiando as relações bilaterais apenas com as confissões religiosas reconhecidas juridicamente.Deste modo foram deixadas de fora cerca de 2.000 confissões religiosas, que permanecem ilegais mas existemsem reconhecimento oficial. Terão que aguardar pela obtenção do reconhecimento jurídico, caso cada uma delas consiga recolher as 60 mil assinaturas dos fiéis exigidas, sendo essa a principal razão dos conflitos de liberdade religiosa em Angola, mas como se compreende é muito difícil uma nova confissão religiosa alcançar este número. Palavras-chave: Conflito, Culto, Liberdade, Religião.
  • Item
    A importância da religião no resgate de valores morais das famílias angolanas no período pós-guerra : o caso da paróquia do Imaculado Coração de Maria
    (2023) Santos, Conceição Domingos José dos; Lino, Brissos, orient.
    O presente trabalho, tende de conhecer a importância da religião no resgate de valores morais das famílias angolanas no período pós-guerra – o caso da paróquia do Imaculado Coração de Maria. O objectivo geral deste estudo é conhecer a importância da religião e das igrejas no resgate de valores morais das famílias angolanas no período pós-guerra, que serviu de base à análise na reconciliação e a preservação da Paz. Depois da guerra em Angola tudo indicava que a independência – em 11 de Novembro de 1975 – viria a produzir efeitos positivos como estabilidade social, paz e desenvolvimento. Para a elaboração da parte teórica, usou-se a metodologia bibliográfica, com recurso a obras estritamente ligadas ao ramo da religião e não só, com utilização do método descritivo. Em seguida, aplicámos um questionário de perguntas fechadas aos fiéis da paróquia, o que permitiu desenvolver uma análise de dados tanto qualitativa como quantitativa. A apresentação, discussão e análise dos resultados da investigação permitiu então algumas conclusões no estudo de caso na Paróquia Imaculado Coração de Maria.
  • Item
    As semelhanças entre o Cristianismo e a bruxaria : uma comparação entre o Antigo Testamento e o grimório de São Cipriano de Antióquia, o bruxo
    (2023) Silva, Camylla de Oliveira Pacheco da; Ribeiro, Lidice Meyer Pinto, orient.
    O objetivo deste trabalho é averiguar as semelhanças ritualísticas e dogmáticas existentes entre as bases do judaísmo/cristianismo e as práticas da bruxaria. A principal hipótese levantada é que a magia e a Bíblia podem se misturar. Para comprovar que as bases do judaísmo/cristianismo não são totalmente antônimas à bruxaria, a autora expõe alguns textos do Antigo Testamento com as feitiçarias contidas no grimório de São Cipriano, o bruxo. Ao longo do trabalho, foram frisadas oito práticas comparativas em ambos os livros e essas práticas são minuciosamente comentadas e discutidas como traços em comum do Antigo Testamento na Bíblia com o grimório bruxo. Um leque enorme de possibilidades surge, estimulando as pesquisas estudar dos textos sagrados das duas vertentes religiosas. Ao final da dissertação fica muito mais fácil perceber o quanto existe de magia no Antigo Testamento, e o quanto a bruxaria herdou também dos costumes judaico-cristãos. Os chamados gentios ou politeístas, estavam muito mais presentes na fundação do povo de Israel do muitos imaginam. Pôde-se concluir após a pesquisa realizada que todos(as) feiticeiros(as) podem eventualmente recorrer às crenças judaico-cristãs, assim como todo crente monoteísta do Antigo Testamento vivenciava um ato mágico nos atos litúrgicos sem provavelmente se aperceber disto.
  • Item
    Humbaba (Huwawa), o terrível : o mito e o simbolismo por trás da figura mitológica
    (2022) Claro, Ana Sofia Lopes de Sousa; Pinto, Paulo Mendes, orient.
    Desafiámo-nos a trabalhar Humbaba (Huwawa), um terrível monstro mitológico, presente na Epopeia de Gilgameš (Tabuinhas II-V). O que se pretende com esta dissertação é analisar e compreender, a densidade simbólica em torno da importante figura mítica de Humbaba (Huwawa) da mitologia suméria. Os académicos conhecem no melhor pela sua presença na Epopeia de Gilgameš. Humbaba (Huwawa) um monstro terrível, um gigante, mas com o estatuto de guardião de um espaço sagrado. Quem é Humbaba, quem o criou, qual a sua função, qual a sua intenção e qual a sua representação. Pretendemos compreender, o porquê da necessidade de desafiar este monstro, resultando na sua morte, e perceber o respetivo resultado dessa morte, ou seja, o que ela realmente pode significar. Pretendemos compreender a relação, entre a morte de Humbaba, com a Revolução Neolítica (ou com o homo faber e a necessidade do domínio da natureza e da agricultura, como pano de fundo). Abordaremos a importância deste trio: Humbaba, Gilgameš e Enkidu, de forma a perceber, todo o enredo desde a relação Gilgameš e Enkidu, passando pelo desejo de se deslocarem à Floresta dos Cedros, o plano arriscado de aniquilação do guardião desse espaço sagrado, e o resultado desse encontro, assim como as suas consequências. Isto porque não falamos de uma floresta qualquer, e não falamos de um gigante, um monstro guardião qualquer. Humbaba (Huwawa) seria muito mais que isso, foi criado por um deus supremo, Enlil, tornando-o absolutamente legítimo de existir, e com um propósito. O que realmente morre, após esta ação dramática cometida pelo “Pastor de Uruk” e o seu companheiro Enkidu? Qual a dimensão dessa luta entre o herói (semi-deus), o homem selvagem (entretanto civilizado por Šamhat) e o gigante guardião, legítimo e crucial no espaço sagrado que protegia?
  • Item
    S. Paulo, as comunidades primitivas, a identidade feminina e a família
    (2022) Duarte, Maria Isabel Ferreira Gonçalves Colaço Cantiga; Lino, Brissos, orient.
    Paulo de Tarso é uma das figuras a quem mais se deve a implementação e difusão do cristianismo, tornando-o universal. Paulo pertence ao grupo de pessoas que gera invariavelmente controversa. Inicialmente foi um dos grandes perseguidores do cristianismo, tornou-se o maior defensor após a sua viagem a Damasco. A Teologia da Cruz foi a sua prioridade. Cristo morreu e ressuscitou para sermos salvos. Para passar a mensagem de Cristo, por vezes tinha comportamentos e escritos explosivos no afã de todos serem seus imitadores. Estes devem ser dos escritos que a igreja mais tem analisado e mais polémica têm levantado. O presente trabalho tem por finalidade tentar compreender porque nas últimas décadas, com o crescente poder de algumas correntes da sociedade nomeadamente as feministas tem sido conotado como misógino. Partimos do corpo epistolar de Paulo uma vez que aí se encontram as frases mais polémicas. Pela análise do conteúdo das cartas enquadrando-as na sociedade em que Paulo viveu argumentamos, baseado em vários estudos complementares que a sua escrita correspondeu ao seu desejo de passar a mensagem de Cristo mesmo que esse intuito o levasse a ultrapassar os limites do racional em relação às mulheres. Num mundo em que imperava uma sociedade patriarcal Paulo não foi mais hostil com as mulheres do que com os homens. Paulo foi um judeu convertido ao Cristianismo, mas mantendo ética judaica tendo defendido uma Igreja igual para todos. Foi com Paulo que o Cristianismo se tornou universal
  • Item
    A história do Mormonismo em Portugal
    (2022) Moreira, Joaquim Jorge Oliveira; Lino, Brissos, orient.
    Este trabalho académico tem o objetivo de desenvolver o conhecimento sobre a jornada d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, seus princípios e doutrinas. Além de uma introdução em relação à sua posição religiosa a nível mundial, a dissertação instruirá sobre o seu início em Portugal, o seu crescimento e a sua influência religiosa no país que tem surpreendido académicos, religiosos, políticos, jornalistas, sociólogos e investigadores na área das ciências das religiões. A transição política ocorrida após o 25 de Abril de 1974 abriu as portas para o progresso da liberdade religiosa em Portugal. Durante o processo, alguns membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias dos Estados Unidos da América, que residiam em Portugal, exerceram alguma influência junto do governo português nesse processo legislativo, para auxiliar a aprovação da liberdade religiosa, de forma a criar um país aberto, um país livre. Todos os processos para fazer crescer a religião da Igreja de Jesus Cristo e a liberdade para todas as outras religiões foram seguidos, e com o auxílio do Ministro da Justiça, foi incentivada a abertura de Portugal a uma nova religião e fé. No decorrer da investigação, é surpreendente constatar como A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias se tornou a segunda igreja cristã mais proeminente em Portugal, sendo que além de ser uma igreja recente em comparação a outras mais entranhadas na história de Portugal, existia uma aversão à restrição do sacerdócio aos negros, à polémica doutrina da poligamia e à origem da sua base como igreja, que seria os Estados Unidos da América. Sendo a Igreja Católica Apostólica Romana a religião cristã mais representativa em Portugal, sempre se cogitou que as igrejas Evangélicas tinham mais preponderância para crescer e vincar no país devido à totalidade dos seus fiéis. Constato que no conjunto das igrejas que compõem a Aliança Evangélica, é uma realidade que o seu peso social no país é substancial, mas na separação individual de cada confissão religiosa, é uma realidade factual que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, é a segunda igreja cristã com maior número de fiéis, sendo um total de 40.941 membros. Como resultado do que foi mencionado acima, este trabalho reflete uma investigação profunda de como A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias surgiu, se estabeleceu, organizou, cresceu, e solidificou como instituição religiosa no mundo, mas especialmente em Portugal, apesar das suas doutrinas e tradições religiosas cujas crenças opunham a visão tradicional de certos conceitos em relação à Trindade e às escrituras, ainda mais sendo algumas delas antagónicas à cultura e credos existentes no país. Este trabalho académico vai refletir também sobre as tradições religiosas, culturais e socias que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias importou para o país e para os seus membros; privilegiando a diversidade dos membros, a sua integração social, uma instrução para suplementar uma mudança comportamental dos seus membros no que diz respeito à moralidade, ética e fé. E que, desse modo, ambicionavam amparar os membros da Igreja. Uma das novidades que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias introduziu no país foi uma teologia singular, comparada com as outras crenças cristãs existentes em Portugal. Entre outras diferenças, a igreja incorporou outras formas de pensar sobre a Fé em Jesus Cristo, a doutrina da Criação, a expiação de Cristo, a ressurreição, um conceito sobre a doutrina da Graça, bem como uma compreensão mais ampla do plano de salvação, onde podemos perceber de onde viemos, porque estamos aqui e para onde vamos depois de morrermos. Além da explicação da doutrina e procedimentos, analisarei como as doutrinas se diferenciam de outras religiões cristãs no país. Sendo elas o cristianismo católico, ortodoxo oriental, protestante e evangélico. Sem dúvida que todas as religiões abraâmicas têm verdades, práticas, rituais e ordenações comuns em relação às suas crenças, mas é notório que este estudo vai também incidir no conhecimento, nas diferenças da exegese do texto sagrado e dar a conhecer a estrutura organizacional da própria igreja, que a leva a ser uma das instituições no mundo mais respeitáveis no que concerne ao trabalho humanitário e serviço ao próximo. Concluirei o trabalho ao elaborar como a reflexão da sua ideologia está presente num crescimento sustentado e constante através de um esforço missionário e um desejo de fazer uma diferença positiva no país.
  • Item
    Arte no Candomblé: uma leitura feminina das obras de Neves e Sousa
    (2022) Martins, Natasha Ferreira; Pinto, Paulo Mendes, orient.
    Este trabalho tem como finalidade dialogar sobre a performance ritual do Candomblé a partir das experiências corporais de mulheres que integram a religião. Como fio condutor da narrativa elaborada, foram usadas obras do artista e etnografista português Neves e Sousa, consideradas aqui como iconografias históricas. Para o Candomblé, a arte é o meio por onde as memórias são passadas, sendo também, a chave essencial de todo ritual para atrair e manifestar o sagrado, que nesta cosmovisão, são reconhecidos como Orixás. Entre todos os elementos artísticos que compõem o Candomblé, tais como dança, teatro, música, ornamentária, vestimenta, gastronomia e outros, o destaque está no corpo, pois é ele quem manipula os saberes e recebe seus deuses. Assim, sendo esta uma religião tradicionalmente matrifocal, percebeu-se na literatura a necessidade de abordar as experiências corporais e místicas, que partissem de olhares propriamente femininos. A proposta levantada não almeja concluir, mas sim abrir espaços para reflexões sobre como no universo de terreiro, arte e religião mesclam-se e desenvolvem-se junto dos movimentos sociopolíticos brasileiros ao longo do tempo. Performance Ritual, Candomblé, Arte, Feminino, Corporalidade
  • Item
    Um olhar Holístico sobre a Fraternidade e os Direitos Humanos
    (2022) Vaz, João Luís Fonseca Teixeira; Pinto, Paulo Mendes, orient.
    A presente Dissertação debruça-se prioritariamente sobre a possibilidade da Fraternidade Universal poder ser um instrumento inspirador de um novo paradigma, em que os Direitos Humanos sejam a bússola orientadora. Partindo do artigo Primeiro da “Declaração Universal dos Direitos da Humanidade”, tentaremos também projetar alguma luz sobre a Fraternidade Universal, assim como o viver em Espírito de Fraternidade. Para tal, por via de investigação histórica, apontaremos alguns elementos sobre a génese do Direito e sobre a base da vida em Espírito de Fraternidade. Posteriormente, auscultaremos várias individualidades ligadas à Religião e/ou espiritualidades, acerca das suas conceções de Fraternidade. Palavras-chave: (Direitos Humanos, Fraternidade, Novo Paradigma)
  • Item
    O fenómeno religioso em A Cor da Romã : elementos para construção de uma identidade arménia
    (2022) Bogossian, Gabriel Gouvêa; Pinto, Paulo Mendes, orient.
    Tomando como linha de pensamento a análise do fenómeno religioso dentro da jornada do povo arménio, este trabalho visa apontar alguns dos elementos formulados ao longo dos séculos, instrumentos de construção de identidade e alicerce indissociável da cultura nacional, enquanto veículos unificadores. Indicar caminhos para efetivação do diálogo inter-religioso faz-se também presente, no sentido de utilizar exemplos do contexto pertencente ao coletivo arménio, para observar como os símbolos e identidade integram a ecologia dos povos. A fim de maior compreensão, será traçada uma linha do tempo histórica, com os acontecimentos geopolíticos que moldaram a forma de viver da região do sul do Cáucaso, percebendo como a vida no verdadeiro centro do mundo é marcada pela busca de preservação identitária, à medida que sobrevive e valoriza a troca, seja por expansão ou pressão. Seguidamente, o estudo se aprofundará nos mitos originários e lendas nacionais que definem a identidade arménia, ao passo que se indicarão antigas divindades pré-cristãs, tão presentes até os dias de hoje, tal e qual os procedimentos de conversão ao cristianismo e o papel da Igreja Apostólica Arménia na vida cultural e social. Por fim, debruçando na obra de Sergei Paradjanov, A Cor da Romã, serão analisadas as similaridades entre o diretor e o herói de sua obra, o trovador arménio Sayat Nova, como refletores da vida transcaucasiana e a vivência de antigos ciclos do passado com o novo, na eternização dos símbolos e seus significados. Serão, portanto, apontados, elementos específicos presentes no longa-metragem que exemplifiquem detalhes característicos da identidade religiosa nacional arménia, com o objetivo de conseguir definir a multiplicidade singular da armenidade.
  • Item
    A Igreja Evangélica Judaizante - Casa de Oração Igreja Primitiva de Jesus : – sob a ótica da doutrina dos apóstolos na igreja cristã primitiva do século I : estudo de caso
    (2021) Borges, Walter Souza; Lino, Brissos, orient.
    Com a morte, ressurreição e ascensão de Jesus aos céus, narrado pelos evangelistas do Novo Testamento, após uma breve ausência de liderança, os apóstolos e discípulos escolheram Tiago (irmão de Jesus), Pedro e João para liderarem o movimento messiânico que nascera com Jesus. Os seguidores desse ministério de Jesus eram todos judeus e ficaram conhecidos como nazarenos ou o caminho. A princípio eles não tinham a pretensão de formarem uma nova religião, eram na verdade, um movimento judaico de renovação teológica do judaísmo, para tanto, seus primeiros seguidores observavam as leis mosaicas, a torá e as festas judaicas. Com a conversão de Paulo de Tarso e sua autodenominação de ser o apóstolo dos gentios, houve uma ruptura nos ensinamentos dessa ordem, expandindo-se e adaptando aos não judeus. A doutrina pregada por Paulo de Tarso em seu trabalho de evangelização pelo império romano levou com que esses novos adeptos de Jesus ficassem conhecidos como cristãos e se afastassem definitivamente da sua essência teológica inicial. Com a transformação do cristianismo em religião do império, os nazarenos remanescentes foram considerados hereges, tanto pelos judeus quanto pelos cristãos e no decorrer dos anos, desaperecem da história do cristianismo. No século XX, surgem movimentos evangélicos de retorno às raízes judaicas do cristinismo, fazendo com que o Judaísmo e Israel retornem-se ao centro dos acontecimentos escatológicos bíblicos. Os membros desses movimentos evangélicos se dizem judeus por adoção, através de Jesus, outros ainda se declararam descendentes sanguíneos dos judeus conhecidos como cristão-novos ou criptojudeus. Desse modo o trabalho apresentado, utilizando-se da metodologia qualitativa com uma abordagem de estudo de caso e com o objetivo principal de analisar a igreja judaizante: Casa de Oração Igreja Primitiva de Jesus da cidade de São José do Ribamar no Maranhão, sob um olhar da doutrina dos Apóstolos na Igreja Primitiva do séc. I. Buscou as variantes e as igualdades simétricas da filosofia, cultura e teologia que estavam perdidas ou escondidas de forma não intencional em documentos, nos ideais dos seus líderes e no dia-a-dia dos seus associados e membros.
  • Item
    A importância da escola bíblica dominical na Igreja Assembleia de Deus para o bairro Vila Nova República em São Luís do Maranhão
    (2021) Silva, Jorge Murilo Barbosa da; Lino, Brissos, orient.
    O presente trabalho parte da preocupação acerca da necessidade de uma orientação educacional religiosa, a importância da Escola Bíblica Dominical. Os resultados são obtidos a partir de uma pesquisa realizada através da coleta de dados na Escola Bíblica Dominical na Igreja Assembleia de Deus, localizada no bairro Vila Nova República em São Luís do Maranhão, Brasil, situada em uma comunidade rural. Na análise sistemática são apresentadas respostas à seguinte indagação: considerando a importância da fundamentação histórica para o entendimento dos objetivos atuais da Escola Bíblica Dominical e considerando a atuação no objeto de estudo, é possível afirmar que além de tudo que a EBD promove a função social de integração entre as pessoas da comunidade? Descreve-se a metodologia como sendo bibliográfica, descritiva, inferencial e qualitativa, visto que analisa, descreve e relata as características dos membros dessa igreja bem como de que forma essa influência e impacta a sociedade do bairro Nova República e adjacências. Em resultados, constata-se que a igreja atua com seus professores e isso gera um impacto direto na sociedade local. A problematização é respondida quando os dados mostram que é possível desempenhar o papel social através de todos os benefícios da EBD, além de promover a integração na área de estudo, com ênfase nos calendários festivos da comunidade.
  • Item
    Jornada para a vida : Jornada Mundial da Juventude : impactos nos jovens portugueses e contributo para a edição de Lisboa
    (2021) Borges, Inês de Garcez Dias e Teves; Dworak, Krzysztof, orient.
    As Jornadas Mundiais da Juventude são um dos maiores eventos religiosos do mundo e têm impactado a vida de muitos jovens desde a sua primeira edição, em 1986, em Roma, com o Papa João Paulo II. Neste trabalho, tentou entender-se quais foram os impactos que as Jornadas Mundiais da Juventude deixaram nos jovens portugueses. Procurou perceber-se que lacunas estes jovens encontraram nas edições em que participaram, de forma a contribuir para a organização da próxima edição, que decorrerá em Lisboa, no Verão de 2023. Para isso, foi também importante conhecer o que se tem vindo a fazer na preparação do evento, tendo como recurso alguns depoimentos de membros do Comité Organizador Local.
  • Item
    A evolução da catequese muçulmana em Portugal
    (2021) Ismael, Rachid Daud; Pinto, Paulo Mendes, orient.
    A história do nosso Mundo e das nossas sociedades conheceram, no passado, momentos e épocas de uma profunda mudança. Atualmente, o rápido desenvolvimento e disseminação da informação levou a que a sociedade vivesse numa crescente ansiedade, assim como contribuiu para que as pessoas procurassem a felicidade em bens materiais. Este fenómeno é descrito como o hiperconsumismo. É notório um enorme pendor para o digital baseado no materialismo e que apesar de acalentar um contentamento imediato, apenas proporciona uma satisfação momentânea que se traduz num sucesso intrínseco e unicamente conexo a conceitos económicos. Por outro lado, existe uma corrente que procura não comprar a felicidade em sentido puramente económico, mas em adquiri-la de uma forma natural e duradoura, que permita alcançar o verdadeiro sentido de ‘ser feliz’. O presente trabalho destrinça e caracteriza a forma como a Comunidade Muçulmana Portuguesa encarou este fenómeno emergente no seu seio, recorrendo para tal à adoção de uma alternativa baseada na aprendizagem e instrução da vertente ‘espiritual’. Vertente esta imbuída desde a infância e ao longo de toda a vida, que proporcionasse com isso, uma forma real e verdadeira de sentir a felicidade. Nesse sentido, a adaptação dos ensinamentos dados pela formação religiosa muçulmana, que no presente trabalho será designada com o termo de ‘Catequese Muçulmana’, à realidade atual revelou ser uma importante ferramenta cuja relevância demonstrou ter desempenhado um papel fulcral na procura de soluções que alimentassem a alma e o espírito visando uma satisfação e felicidade profundas e duradouras.
  • Item
    O simbolismo do Graal e o espírito iniciático de demanda na tradição mítico-espiritual portuguesa
    (2021) Gonçalves, Nuno Manuel Ferreira; Boscaglia, Fabrizio, orient.
    Neste trabalho perscruta-se a essência simbólica do mito do Graal, o grau de influência exercido por esse mito na cultura e espiritualidade portuguesas, e o quanto essa influência nos poderá ajudar a entender as particularidades do pensamento mítico espiritual português, essencialmente na sua vertente gnóstica e esotérica. Para tanto, são investigadas as fontes pagãs do mito, a transmissão islâmica do seu simbolismo esotérico, a sua cristianização, e a introdução e circulação da matéria da Bretanha nas cortes medievais portuguesas. Seguidamente, são discutidos os elementos mítico-históricos utilizados por determinados círculos literários para conferir a Portugal o estatuto escatológico de Portugral ou Porto do Graal. Finalmente, são analisados os resíduos das lendas arturianas patentes na poesia épica de Camões e de Pessoa, focando fundamentalmente o simbolismo da travessia iniciática das águas rumo ao Além-mar, ao Outro Mundo, onde o tempo e o espaço são outros, com vista a desembarcar no Reino do Graal e a revelar ao mundo a “Eucaristia Nova”, que é a da união do homem-deus consigo mesmo, o anthropos da mitanálise junguiana; o homem, enfim, interior, espiritual, integral.