Biblioteca - Dissertações de Mestrado
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Dissertações apresentadas para a obtenção do Grau de Mestre, conferido pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
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Item Minuto da literacia : proposta de um programa de educação para os media em Portugal(2025) Coelho, Sofia Castro; FCAATI - Faculty of Communication, Architecture, Arts and IT; Rodrigues, Vanessa Regina RibeiroNa sociedade atual o consumo diário de informações online tornou-se uma prática comum entre os cidadãos portugueses. Embora a internet tenha proporcionado inúmeras vantagens, também trouxe consigo desvantagens significativas, como a desinformação e as desordens informativas associadas. Por este motivo, torna-se necessário reforçar a literacia dos media. Este problema afeta cidadãos de todas as faixas etárias, que desempenham o papel de consumidores e produtores de informações em contexto digital. Urge refletir sobre as implicações das suas interações nesse contexto. Apesar da existência de diversos projetos direcionados para esta temática, as soluções existentes continuam aquém das reais necessidades, conforme reconhecido pelos próprios cidadãos. Assim, coloca-se a seguinte questão de investigação: “Que tipo de modelo/proposta de programa de literacia para os media poderá ser mais eficaz para educar os cidadãos?”. Com o objetivo de responder à pergunta de investigação, recorreu-se a uma metodologia mista. Primeiramente, foi aplicado um questionário geral sobre a temática em análise (N=101). Posteriormente, um segundo questionário forneceu orientações para a elaboração da proposta intitulada “Minutos da Literacia” (N=101). Foram ainda realizadas sete entrevistas a profissionais que desempenham funções nos meios de comunicação social. A proposta foi concebida para ser implementada em diferentes plataformas, incluindo jornais, rádio, televisão e meios digitais nativos. O seu desenvolvimento baseia-se nas principais recomendações dos participantes do estudo, considerando aspetos como o formato preferido, os meios de comunicação social mais utilizados, a duração ideal, as cores representativas e os temas prioritários a serem abordados. Palavras-chave: Literacia dos media; Projetos de intervenção de literacia dos media; Competências digitais; Cidadania responsável; Meios de Comunicação SocialItem Desinformação e polarização política : um estudo sobre as perceções e impacto da desinformação com os Estudantes da Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto(2025) Silva, Nuno Miguel Cruz; Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Oliveira, Ana Filipa PereiraAs informações manipuladas assumem, na atualidade, particular relevância. A sua livre circulação através dos dispositivos eletrónicos, sem a presença de mecanismos eficazes de filtragem ou bloqueio, faz com que se confundam, frequentemente, com notícias legítimas, e que se propaguem de forma mais célere do que aquelas divulgadas por fontes fidedignas. Quando instrumentalizada por decisores políticos, a desinformação procura confundir os cidadãos, promovendo a dúvida e a desconfiança em torno das instituições, o que pode colocar em risco a própria estrutura democrática, ao fomentar a polarização política. O presente estudo tem como objeto de análise a relação dos estudantes universitários, especificamente dos alunos da Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto, com a desinformação, o impacto auto-percebido da desinformação na polarização política e as competências de literacia mediática e da informação auto-identificadas. Recorrendo a uma metodologia mista, que combinou a aplicação de questionários com a realização de grupos de foco com os estudantes, o estudo procurou recolher dados que permitissem compreender: 1) o contacto e partilha de desinformação e 2) a perceção sobre as competências necessárias para identificar e evitar a disseminação de informações manipuladas. A partir da análise das perceções dos estudantes sobre o impacto da desinformação nas suas experiências de cidadania, o estudo explorou a interligação entre o fenómeno da desinformação e os valores democráticos. Os resultados sugerem que a exposição dos estudantes do ensino superior às desordens informativas é elevada e frequente, com um impacto potencialmente significativo na polarização política. A investigação revelou que a desinformação, amplamente difundida através das redes sociais, pode prejudicar a capacidade crítica dos jovens, intensificando a segmentação política e promovendo a criação de bolhas informativas. Este fenómeno contribui para o aumento da desconfiança nos meios de comunicação tradicionais, constituindo uma ameaça à coesão social. Palavras-chave: desinformação, democracia, fake news, ensino superior, populismo.Item Seniores, práticas digitais e idadismo : investigação-ação participativa na Academia Sénior de Gaia(2025) Maneta, Margarida Parreira; Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Azeredo, Maria José Lisboa Brites deÀ medida que envelhece, a sociedade portuguesa é, também, cada vez mais digital. Tendo este cenário como enquadramento, esta dissertação, a partir da dinamização de oficinas, de carácter prático, interventivo e reflexivo, na Academia Sénior de Gaia, situada no distrito do Porto, procurou perceber a forma como os seniores participantes percecionam as suas competências digitais e em que medida é que essa perceção é afetada pelo idadismo. As conclusões remetem para as oficinas como meio para, por um lado, desenvolver competências digitais e potenciar debates neste enquadramento com o público que tem menos iniciativas destinadas a este respeito; e, por outro, estimular a autoestima e confiança destas pessoas sobre as suas competências e aprendizagens. Este tipo de trabalhos apresenta-se como fulcral porque permite acompanhar estas transformações societais, através de abordagens situadas, que desafiam as tendências homogeneizadoras em que os debates e políticas sobre seniores e o digital frequentemente incorrem. Palavras-chave Competências Digitais; Estereótipos; Idadismo; Investigação-Ação Participativa; Seniores.Item Comunicação e marketing no mercado de luxo : as redes sociais e o impacto da contrafação(2025) Queiroz, Bárbara Figueredo Rodrigues De; Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Oliveira, Ana Filipa PereiraO processo estratégico de comunicar a proposta de valor distintiva de uma marca de luxo ao seu mercado-alvo é referido como comunicação na área do marketing de luxo. Implica o desenvolvimento de mensagens envolventes, a escolha dos canais de distribuição certos e o cultivo de ligações profundas com os clientes. Como os serviços e produtos de luxo se distinguem pela exclusividade, excelência e acabamento, esses aspetos requerem uma compreensão das preferências do público alvo, para uma melhor taxa de sucesso entre a concorrência. O mercado do luxo é altamente competitivo e conta com diversas marcas de luxo bem estabelecidas e de renome que competem por quotas de mercado. Porém, no contexto atual, e a nível global, as marcas confrontam-se, ainda, com o elevado crescimento da indústria da contrafação. O ato ilícito de criar e comercializar produtos falsificados que imitam marcas premium reais é conhecido como falsificação. Este comportamento afeta tanto os clientes como as empresas legítimas envolvidas, minando a autenticidade e o valor dos produtos de luxo originais. O propósito desta dissertação de mestrado é analisar as motivações e perceções dos indivíduos em relação aos produtos contrafeitos e para a sua aquisição, tendo como base a sua experiência digital com as marcas de luxo. O trabalho visou também o papel e impacto, do mercado da contrafação, na perceção do valor da marca, por parte dos consumidores. Para os propósitos da investigação, foi adotada uma metodologia mista que conjugou um questionário online e uma entrevista estruturada. Os resultados sugerem que a interação digital com marcas de alto padrão impacta de maneira significativa a perceção de valor dos clientes, ressaltando a relevância da autenticidade e da exclusividade na formação dessa visão. A par disso, a pesquisa indica que o mercado da contrafação afeta de maneira ambígua a reputação das marcas de luxo - às vezes diminuindo o seu prestígio, outras intensificando o seu desejo ao estabelecer uma aura de inacessibilidade. Palavras chave: Comunicação; marketing; redes sociais; fashion; luxo; premium; contrafação; moda; mercado; indústria; consumidores.Item A leitura que ultrapassa as redes : o BookTok no consumo de livros dos jovens portugueses(2025) Marques, Maria Rebeca Rodrigues; Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; COSTA, PEDRO DANIEL RODRIGUES DAEste estudo visa compreender até onde o TikTok é uma ferramenta de real influência nos jovens leitores portugueses que assistem e criam diariamente vídeos sobre novas leituras e futuros lançamentos no mercado nacional livreiro. Partindo do ponto principal da aplicação como uma forma de comunicação atraente para os jovens e com base em estudos sobre o tema além da análise de um questionário, esta dissertação espera entender até onde vai essa influência. O território mais explorado dentro da aplicação será o BookTok, que é hoje um dos nichos mais comentados no TikTok e já tem seu impacto no mundo real e no mercado editorial. A ideia é entender até que ponto esse impacto realmente reflete em novos leitores ativos ou se é apenas uma comunicação que incentiva o consumismo e o desejo por status. Palavras-chave: Leitura, TikTok, BookTok, Comunicação e ConsumismoItem Taiwan : a “guerra” eletrónica e armadilha de Tucídides(2024) Pereira, Bruno Bernardino Gomes; FL - Faculty of Law; TAVARES, ANTÃ NIO MANUEL LOPESAnalisamos a “guerra dos chips” entre a China e os Estados Unidos da América e onde Taiwan emerge com várias implicações para completar o quadro geopolítico. Os chips são componentes muito importantes para a indústria tecnológica e são utilizados em toda uma panóplia de dispositivos eletrónicos. As dependências latentes por estes componentes, alavancada pela pandemia Covid19, proporcionaram uma concorrência feroz entre os principais intervenientes globais. A China é um dos principais consumidores mundiais de chips e tem procurado aumentar a sua quota de mercado através do desenvolvimento da sua própria tecnologia e da aquisição de empresas estrangeiras. Os Estados Unidos têm uma indústria forte no campo tecnológico e tentam impedir que a China tenha acesso a tecnologia avançada, bem como limitar a venda destes semicondutores para as empresas chinesas. Taiwan, dona das maiores e mais importantes empresas de semicondutores, tem sido um ponto de tensão nesta disputa, e em que a China reivindica soberania. Palavras-chave: China. Chips. Estados Unidos. Guerra comercial. Taiwan.Item A declaração de insolvência e a proteção dos direitos laborais : uma análise jurídica e socioeconómica(2024) Andrade, Liliana Daniela Jesus; Faculdade de Direito e Ciência Política; Marques, Leticia Milhinha de PinhoO tema desta dissertação é “A Declaração de Insolvência e a Proteção dos Direitos Laborais” e tem como escopo analisar os efeitos jurídicos do processo de insolvência da entidade empregadora na esfera laboral e, consequentemente, o seu impacto socioeconómico. A problemática enfrentada durante a presente pesquisa passa por identificar quais os instrumentos jurídicos e os que se revelam mais vantajosos para o trabalhador, face à repercussão da situação de insolvência do empregador nos contratos de trabalho. Ao longo deste estudo será conduzida uma análise das disposições legais relevantes e atuais que regem a insolvência, e a forma como essas disposições afetam os créditos laborais. Palavras-chaves: insolvência; empresa insolvente; contrato de trabalho; créditos laborais; trabalhadores;Item A integração dos imigrantes da língua portuguesa em Portugal : um retrato digital(2024) Nuno, Stela Cláudia Cortêz; Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; COSTA, PEDRO DANIEL RODRIGUES DAEste estudo visa apresentar resultados sobre a integração dos imigrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em Portugal, tendo em consideração o uso de algumas redes digitais. Para isso, deu-se início a uma investigação em torno de evolução histórica da imigração desta comunidade no mundo, na União Europeia e posteriormente em Portugal, tendo em consideração os processos de integração através de redes digitais e dos respetivos sistemas tecnológicos. A integração dos imigrantes da CPLP na sociedade portuguesa é um processo desafiador e de grande importância, no sentido da promoção da diversidade cultural e da inclusão social. Os imigrantes enfrentam barreiras como a língua, a burocracia, o reconhecimento de qualificações e a discriminação. No entanto, o governo português tem implementado políticas e programas de apoio para facilitar a integração desses imigrantes, ainda que grande parte destas comunidades utilizem sistemas informais de integração através das novas tecnologias. Oriundos de países com hábitos e culturas diversas, os imigrantes têm, com frequência, dificuldades de inserção social, representando um problema para os governos dos países de acolhimento que procuram desenvolver medidas integradoras nas mais diversas esferas da vida em sociedade, com realce para a habitação, saúde e educação. Com recurso à caracterização da realidade migratória em Portugal e à execução de um inquérito por questionário com 120 respostas válidas, junto de vários imigrantes da CPLP, pretendemos analisar que estratégias digitais foram utilizadas pelos imigrantes na integração em Portugal e quais as dificuldades e constrangimentos maiores desse processo. Palavras-chave: Comunicação, Imigração; Redes Digitais; WhatsApp; Integração Social.Item O excesso de legítima defesa no contexto da problemática da violência doméstica(2025) Seara, Rita Mafalda Almeida; Faculdade de Direito e Ciência Política; VILELA, ALEXANDRA MARIA DOS SANTOS ESTEVESO estudo em apreço visa analisar uma questão bastante particular que se traduz na insuportabilidade de uma vítima de violência doméstica continuar a vivenciar a situação fática em que está inserida. Supõe-se, neste estudo, que uma vítima de violência doméstica recorreu a todas as instâncias legalmente possíveis e é exposta a uma nova agressão da qual se decide defender. Neste caso, levanta-se a questão de compreender se, aquando da ação defensiva da vítima de violência doméstica, da qual resulta a morte do seu agressor, poderá esta ver a sua culpa e/ou a ilicitude do facto por si levada a cabo atenuada, ou até mesmo, excluída. Deste modo, proceder-se-á a análise do crime de violência doméstica no contexto conjugal, para assim compreender se o agente poderá beneficiar do privilegiamento do art.133º CP, hipótese em que tal conduta é consequência de uma compreensível emoção violenta ou de um ato de desespero. Ou ainda se, por outro, podemos colocar a questão de o defendente estar a agir em legítima defesa, sendo objeto do nosso estudo saber se poderá o excesso da sua conduta ser abrangido pela norma do art.33º CP. Em qualquer das hipóteses pressupõe-se que a vítima de violência doméstica atue dominada por um estado de afeto que determine a sua conduta. Quer isto significar que se carece de avaliar os respetivos pressupostos do homicídio privilegiado e da legítima defesa para, assim, poder atenuar ou até mesmo excluir a ilicitude e a culpa inerentes à sua conduta, funcionando neste último caso a inexigibilidade de comportamento diferente, prevista no n.º 2 do art.33.º CP. Palavras-Chaves: Violência Doméstica; Violência conjugal; Homicídio Privilegiado; Legítima Defesa; Excesso de Legítima Defesa.Item Soluções insolvenciais para pessoas singulares(2024) Costa, Margarida Araújo; Faculdade de Direito e Ciência Política; Marques, Leticia Milhinha de PinhoVivemos numa sociedade em que o crédito pode tornar-se o melhor amigo de alguém, com uma sociedade cada vez mais consumista e desalinhada com os valores da vida. É cada vez mais frequente que alguém obtenha dívidas em prol da satisfação dos seus gastos supérfluos. O que leva a um maior número de insolvência de pessoas singulares em Portugal. O processo de insolvência de pessoas singulares tem como objetivo ajudar o insolvente a pagar as suas dívidas e restabelecer a sua situação financeira, tendo, por isso, duas soluções insolvenciais que passam pela exoneração do passivo restante e o plano dos pagamentos. Pretendemos com esta dissertação fazer uma apresentação destas duas soluções insolvenciais, recorrendo a uma comparação com regimes estrangeiros, tais como, o regime norte-americano, italiano, alemão, francês e espanhol. PALAVRAS – CHAVE: Insolvência de pessoas singulares – A exoneração do passivo restante – Plano de pagamentoItem A governança corporativa nas sociedades anónimas e a responsabilidade dos administradores: o papel do conselho de administração no cumprimento da governança corporativa e a responsabilidade dos administradores(2024) Carvalho, Bárbara Soraia Fão De; Faculdade de Direito e Ciência Política; MEIRELES, ANA ISA DIASUma sociedade, aquando da sua constituição, deve formar uma estrutura de governo que tenha consciência do seu objetivo e do seu impacto no mercado económico, sendo que as responsabilidades devem ser divididas pelos diferentes membros da sociedade, de forma a garantir que o interesse público é cumprido. A estrutura de governo societário tem o dever de proteger o exercício dos direitos dos acionistas, garantindo um tratamento igualitário entre os mesmos. A governança corporativa é utilizada no âmbito de uma boa governança societária, traduzindo-se na utilização de regras e mecanismos através dos quais uma sociedade é dirigida. Uma sociedade que cumpra com os pilares da governança corporativa, ou seja, com a transparência, a responsabilidade corporativa, a equidade e a prestação de contas vai ser uma sociedade que tem uma melhor imagem no mercado relativamente a uma outra sociedade que não o faça. A governança corporativa é vista como algo indispensável tendo como objetivo a longevidade e o sucesso da sociedade, uma vez que esta reflete para o público a forma como uma sociedade é administrada, o que acaba por influenciar o mercado, fortalecendo a marca, aumentando a credibilidade da mesma perante possíveis investidores e clientes, evitando ainda o surgimento de conflitos de interesses entre os administradores. A presente análise foca-se nas sociedades anónimas, na sua composição, na governança corporativa e em especial no conselho de administração, a sua composição, as suas competências e responsabilidades, analisando, em último momento, a responsabilidade dos administradores de forma individual. A responsabilidade dos administradores e a governança corporativa são essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade, sendo este o principal foco da presente análise. Tendo ainda em vista uma componente prática, vai ainda ser analisado um Relatório de Governo de Sociedade, onde será escrutinada a Governança Corporativa numa das instituições mais emblemáticas de Portugal. Palavras-chave: Governança Corporativa; Conselho de Administração; AdministradoresItem Afirmação do direito ao ambiente no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos no contexto do combate à poluição(2024) Soares, Evandro Fabrício Lopes; Faculdade de Direito e Ciência Política; Ferreira, Lígia Andreia Carvalho AbreuNa Era Pós-industrial a qualidade do ambiente começou a ficar comprometida, sobretudo pelas emissões veiculares, industriais, setor da energia, atividades domésticas e material plástico, que impactam diretamente no ambiente e na saúde humana. Existiram alguns instrumentos comunitários e internacionais que reconheceram o direito do(ao) ambiente, enquanto direito humano. Esse direito, ergueu-se com a Declaração de Estocolmo, mas existiram outros instrumentos como a Declaração do Rio, Protocolo de Quioto, Convenção de Aarhus e o Acordo de Paris sobre o Clima. Estudos científicos demonstram o impacto da poluição, do aquecimento global e das alterações climáticas sobre a saúde humana e sobre o meio ambiente. O ativismo apresenta-se como um sustentáculo da responsabilidade ambiental No caso de violação, divergência ou litígio do direito ao ambiente, há que esgotar os meios jurisdicionais internos, interpondo a referida Ação judicial nos Tribunais Judiciais e/ou nos Tribunais Administrativos. O recurso ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, deverá surgir apenas em último recurso. Dada a inexistência de um direito humano ao ambiente, previsto na Convenção Europeia dos Direitos Humanos, o presente estudo, baseado numa análise jurisprudencial do Tribunal de Estrasburgo, conclui que essa afirmação decreta-se através dos artigos 2.º, 3.º, 6.º, 8.º, 10.º e 14.º da Convenção. Palavras-chave: Direito ao ambiente; Poluição; Impactos na saúde; Direitos Humanos; Direito de Ação AmbientalItem Impacto dos conteúdos gerados pelos utilizadores (CGU) na produção jornalística(2024) Costa, Tiago Miguel Silva; Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; CATALÃO, DANIEL DOS SANTOSO surgimento da web 2.0, dos smartphones, da internet móvel e das diversas redes sociais, ampliaram a panóplia de possibilidades do cidadão no mundo digital. As combinações destes fatores tecnológicos permitiram, entre outras coisas, que o internauta se tornasse num agente ativo, sendo capaz de produzir e publicar informação produzida pelo próprio, os denominados conteúdos gerados pelos utilizadores (CGU). Estes conteúdos vieram, de uma forma natural, criar uma disrupção no panorama jornalístico, graças ao novo enquadramento comunicacional, onde as audiências ganham um papel mais ativo do que outrora, tornando-se em verdadeiros cidadãos-jornalistas, com as ferramentas necessárias para registarem tudo o que passa em seu redor e contarem as suas próprias narrativas. A adoção dos CGU por parte dos jornalistas é um tema controverso, devido aos prós e contras que estes conteúdos apresentam. Por um lado, podem afirmar-se como conteúdos com elevado índice de relevância informativa, ajudando a tornar a informação mais rica. Por outro lado, estes mesmos conteúdos apresentam se, na internet, mesclados entre muitos outros que não constituem nenhum fundo de verdade, o que pode colocar em causa a credibilidade da informação jornalística, obrigando ao jornalista a esforços redobrados na verificação das informações obtidas via audiência. Desta forma, este estudo pretende analisar o fenómeno dos CGU e perceber qual o impacto que os mesmos têm sobre os meios de comunicação em Portugal. Palavras-chave: Conteúdos gerados pelos utilizadores (CGU), jornalismo, jornalismo participativo e prosumer.Item Meios de comunicação utilizados na promoção do festival IndieJúnior Porto : relatório de estágio – IndieJúnior Porto(2025) Carvalho, Diogo Miguel Guedes; Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; SANTOS, LARA MARISA GONÇALVES DOSEste relatório de estágio foi realizado no âmbito do mestrado em Comunicação, Marketing e Media Digitais da Universidade Lusófona do Porto. O estágio totalizou três meses de trabalho, e foi realizado na empresa lndielisboa, com foco na produção da oitava edição do festival de cinema infantil e juvenil lndieJúnior Porto. Pretende-se analisar os meios de comunicação utilizados para a promoção do festival lndieJúnior Porto, sendo as atividades realizadas em ambiente de estágio, a metodologia usada para atingir estes fins. Procura-se realizar também um levantamento teórico sobre festivais de cinema e a sua importância no âmbito nacional, bem como os meios de comunicação disponíveis atualmente e qual a importância da sua utilização na promoção de festivais de cinema. De modo a complementar esta recolha de informação, foi realizado um questionário com o objetivo de analisar a utilização das redes sociais por parte do público do festival e a interação deste com os conteúdos publicados nas páginas oficiais do festival lndieJúnior Porto. No final, foram analisados todos os resultados obtidos através dos diferentes métodos de investigação, de modo a dar uma resposta ao objetivo delineado para este relatório. Palavras-chave: Festivais de Cinema, Meios de Comunicação, Marketing, Promoção, Redes Sociais.Item O impacto da inteligência artificial na perceção de credibilidade de uma marca(2025) Vieira, Bruna Alexandra Azevedo; Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Sousa, Andreia Sofia Pinto deNa sociedade contemporânea, impulsionada pelos meios digitais, as marcas têm marcado presença nas plataformas online, aproximando-se da sua audiência. Ainda assim, a utilização crescente da Inteligência Artificial (IA), como instrumento de auxílio para a produção de conteúdos, levanta questões sobre a credibilidade das marcas, isto é, embora a IA facilite o trabalho dos profissionais, ao permitir que se concentrem em tarefas mais complexas, reduzindo custos e melhorando serviços, é importante salientar que a verificação do conteúdo gerado por estas ferramentas inteligentes é fundamental, uma vez que não são totalmente fiáveis. Deste modo, a presente investigação concentra-se na credibilidade das marcas que recorrem à IA como ferramentas de apoio para a produção de conteúdos. Para compreender esta questão, foi realizada uma revisão detalhada da literatura sobre IA, credibilidade das marcas, as diversas ferramentas de produção de conteúdos baseadas em IA e os desafios e barreiras associadas à utilização destas ferramentas. Palavras-chaves: Inteligência Artificial; Credibilidade; Marcas; Produção de conteúdos digitaisItem Processo de autonomização dos jovens em unidades de apoio e promoção de autonomia(2024) Santos, Ana Maria De Jesus Pereira; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; Marques, Jacqueline FerreiraO trabalho da autonomia é longo e árduo, difícil de levar a cabo, e se reveste da necessidade de ter sempre em mente a subjetividade, na medida em que se implica um sujeito da experiência, da ação, da relação e do desejo - a criança ou jovem - em interação com outros sujeitos - os cuidadores - a quem compete ajudar o primeiro a tornar-se progressivamente mais autónomo sem sobre ele impor o seu próprio desejo, a sua pressa ou a expetativa de que seja quem não é. O presente estudo apresenta como principal objetivo importância da unidade de apoio e promoção de autonomia dos jovens no processo de autonomização dos jovens institucionalizados. O estudo foi dirigido aos jovens e à equipa técnica de unidades de apoio e promoção de autonomia da área de Lisboa. Foram efetuados pedidos de colaboração a 40 unidades e obtivemos resposta de 26 jovens e 3 técnicos, que constituíram a amostra do estudo. Foi utilizada a metodologia mista recorrendo a um inquérito por questionário com respostas fechadas e abertas e posterior análise de conteúdo categorial dos mesmos. Realizaram-se dois questionários um para os jovens e o outro para os profissionais, que integram 3 grandes dimensões: caracterização, competências adquiridas (cognitivas, emocionais e funcionais) e impacto das Unidades de Apoio e Promoção de Autonomia dos Jovens no desenvolvimento e concretização do processo de autonomização. As principais conclusões foi que através das unidades de apoio e promoção da autonomia é possível os jovens assumirem algumas responsabilidades, tais como responsabilidades de gestão doméstica e financeira (cozinhar, pagar as contas, ir as compras), bem como procurar trabalho, entre outros. O que torna esta resposta social muito importante para adquirição da autonomia. Palavras Chaves: Autonomia, Unidade de Apoio e Promoção de Autonomia, Jovens, Competências. Projeto de VidaItem Expetativas das famílias de crianças com multideficiência face à sua inclusão escolar(2024) Fonseca, Joana Filipa Freixo Pinto da; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; OLIVEIRA, ISABEL MARIA RODRIGUES DO AMARALSendo a inclusão um conceito complexo no seu entendimento, este estudo perspetivou conhecer mais sobre esta temática e sobretudo, compreender que expetativas têm as famílias de crianças com multideficiência face à sua inclusão escolar. A descoberta de caminhos inclusivos e de novas práticas pedagógicas são evidenciadas como dificuldades na inclusão destas crianças que, por sua vez, não correspondem às expetativas destes pais. Entender que barreiras existem nesse processo é importante, mas conhecer que expetativas vivem nestas casas é o principal objetivo deste relatório. Realizaram-se cinco entrevistas às mães das crianças com multideficiência com o objetivo de entender quais são as suas expetativas na inclusão escolar do seu filho, compreendendo o modo como as famílias entendem a inclusão e conhecendo melhor a sua dinâmica familiar. Foi através dessa recolha de informação que se analisou os dados fornecidos pelas entrevistadas e que, posteriormente, se respondeu à grande questão de partida deste estudo. Concluiu-se que as preocupações relativas ao futuro da criança, as dificuldades sentidas pelas entrevistadas monoparentais e a falta de apoios são motivos das suas fracas expetativas relativas ao processo inclusivo dos seus filhos, por se sentirem desamparadas. Palavras-chave: Multideficiência; Inclusão; Expetativa; Ensino EspecialItem Violência no namoro : perceções de estudantes do ensino secundário do concelho de Lagos(2024) Oliveira, Beatriz Lucas de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; Chaves, Eva Raquel Xavier de Melo GilAtendendo à literatura (inter)nacional de referência, compreende-se que a violência no namoro entre os/as adolescentes consiste num grave problema da sociedade, com sérias consequências para um adequado desenvolvimento dos/as jovens. A presente investigação tem como objetivo compreender de que forma as características sociodemográficas influenciam os níveis de legitimação de atitudes de violência no namoro dos/as adolescentes do concelho de Lagos. A amostra foi constituída por 327 estudantes, entre os 14 e os 24 anos, sendo 56,6% do sexo feminino e 41% do sexo masculino. Recorreu-se a uma metodologia quantitativa, com recurso ao inquérito por questionário, compreendendo a caracterização sociodemográfica e a Escala de Atitudes acerca da Violência no Namoro (EAVN), para a recolha de dados. Alguns dos resultados obtidos mais relevantes expõem uma maior legitimação de atitudes associada à violência psicológica. Relacionados os níveis de legitimação com as características sociodemográficas dos/as jovens, observamos níveis de legitimação superiores associados aos jovens do sexo masculino, com durações de namoro inferiores, que frequentam o 10.º ano, inseridos no ensino profissional, com maior número de reprovações escolares e que são, ou foram, agressores/as de violência no namoro. Palavras-chave: Violência no Namoro; Adolescência; Legitimação; Atitudes.Item As experiências sexuais de clientes de sexo comercial em contexto abrigado(2024) Moreno, Bárbara Cristina Bragança; Instituto de Serviço Social; Ramalho, Nélson AlvesA investigação científica sobre trabalho sexual tem sido crescente. Todavia, no contexto português, os estudos sobre os clientes do sexo comercial têm sido limitados. Assim, para suprir esta lacuna, a presente investigação pretendeu conhecer e analisar as suas experiências sexuais com profissionais do sexo. Para tal, através de uma netnografia, procedeu-se à análise de comentários efetuados pelos clientes de sexo comercial acerca das suas experiências sexuais publicados no fórum GP-PT.net, no ano de 2022. Verificou-se que as experiências sexuais dos clientes são vivenciadas de formas distintas e influenciadas por diferentes fatores que variam de acordo com o preço e o local da prestação dos serviços sexuais, os atributos físicos e relacionais das profissionais do sexo, assim como com o controlo de tempo efetuado por estas. Deste modo, a presente investigação ajudou a melhorar a compreensão do sujeito clientelar, possibilitado a desconstrução de mitos e estereótipos que, socialmente, persistem sobre estes. Palavras-chave: trabalho sexual; trabalho sexual online; clientes do sexo comercial; experiência sexualItem O trabalho em rede e a importância da comunicacão nas organizações sociais(2024) Rodrigues, Helena Abrunhosa; Instituto de Serviço Social; GAMEIRO, FÁTIMA CRISTINA DA SILVA RIBEIROO trabalho em rede e a comunicação nas organizações sociais parecem influenciar os objetivos individuais, grupais e organizacionais. Com o objetivo de conhecer a perceção do interventor social relativamente ao trabalho em rede, mais concretamente, como o define, quais os seus objetivos, estratégias de gestão, formas de participação e de avaliação utilizadas e a importância que lhe é atribuída e à comunicação no trabalho em rede, mais especificamente, o que deve ser tido em consideração na dinâmica da comunicação interna e externa e qual a sua importância quando se trabalha em rede, foram estudados 31 interventores sociais, a maioria do sexo feminino (87,1%), com idades compreendidas entre os 21 e 68 anos (M=37), licenciados (58,1%), assistentes sociais (61,3%), a desenvolver intervenção na área metropolitana de Lisboa (61,3%), com experiência profissional há más de um ano na área social (16,1%) e há pelo menos um ano na atual organização social (22,6%). Foi utilizado o método Delphi, metodologia mista, recorrendo a entrevistas semiestruturadas e a inquéritos por questionário. Como resultados, relativamente ao trabalho em rede, os interventores sociais elencaram 251 afirmações, sendo que identificaram como mais importantes 21 relativas à definição do trabalho em rede, 30 objetivos, 29 estratégias de gestão, 17 formas de participação, oito formas de avaliação, 21 afirmações para ressaltar a importância que lhe atribuem, 16 vantagens e 12 desvantagens. Quanto à comunicação no trabalho em rede, os interventores sociais listaram 87 afirmações, elegendo como mais significativas 14 relativas à dinâmica da comunicação interna, 22 à comunicação externa, oito afirmações para ressaltar a importância da comunicação no trabalho em rede e seis canais de comunicação que se devem privilegiar no trabalho em rede. Conclui se que os interventores socias forneceram um mapa conceptual significativo para o enriquecimento destes conceitos que tanto são utilizados na intervenção e que tão pouco têm sido explorados na teoria. Palavras-chave: Trabalho em Rede; Comunicação; Organizações Sociais; Interventores Sociais